Primavera dos Sonhos

Primavera dos Sonhos Nicholas Sparks

Resenhas - Primavera dos Sonhos

Nayara144 26/01/2024

Acrescentando uma história paralela ao romance que são clássicos de Nicholas, ele abordou temas bastante atuais e importante de uma maneira sensível e que nos ajuda a desenvolver cada vez mais empatia.
Como sempre, perfeito e viciante a leitura.

May 13/02/2023

Frustrada
Confesso que os últimos livros de Sparks me frustraram. Ele era meu autor favorito, passava dias na fossa por causa de um livro dele.
Excelente em contar romances de suspirar, cheio de clichê, porém com aquela reviravolta típica dele. Senti falta disso nesse livro.

Natália 23/12/2022

Me tirou da ressaca
E eu que achava que não leria mais nada em 2022, veio o Nicholas e como sempre me tirou da ressaca!

Infelizmente esse livro não me emocionou como os outros, mas não tem como negar que o Nicholas sempre surpreende e faz a gente ficar curiosa para as próximas páginas.

Então, por mais que não tenha sido o meu favorito dele, sempre vale a pena a leitura!

Letícia 12/12/2022

O amor e o sofrimento são dois lados da mesma moeda.
Eletrizante. Em alguns momentos do livro a gente até prende a respiração com a expectativa do que virá pela frente. Parece que os capítulos vão se encurtando enquanto a gente só quer saber o que vai acontecer e como tudo vai se conectar.

Duas narrativas totalmente diferentes e aparentemente desconectadas.

De um lado temos o Colby, ele é um jovem fazendeiro, apesar de nunca ter sonhando trabalhar na roça, como ele mesmo diz, a vida acabou o levando nessa direção. Sua paixão é a música, ele se perde e se reconecta consigo mesmo através de suas composições. Pela primeira vez, desde muito tempo, ele consegue tirar uns dias de férias e o que ele não poderia imaginar é que encontraria o amor.

“Desde o momento que nos conhecemos, foi como se... a gente se encaixa de alguma forma... como quando você coloca o número certo no cadeado.”

Do outro temos a Beverly, ela está fugindo. De um marido abusivo e de uma vida de mentiras, ela foge da casa "perfeita" e “confortável” com seu pequeno filho, o Tommie. A todo momento ela acredita que de alguma forma o marido irá aparecer para tirar o filho dela.

“Olhando para trás, ela sabia que deveria ter ido embora naquele instante. Deveria ter compreendido que Gary era um cameleão, um homem que aprendera a esconder seu verdadeiro eu. Ela não era ingênua; tinha assistido a reportagens de TV e lido matérias em revistas sobre homens abusivos. Mas o desejo de acreditar e confiar havia sobrepujado seu bom senso.”

As histórias vão se aprofundando, as partes do Colby são narradas em primeira pessoa, enquanto as da Beverly em terceira. E ao final de cada parte dá aquela vontade de dar uma espiada na próxima, já que são intercaladas entre os dois.

Ao mesmo tempo que vamos suspirando com o Colby se apaixonando, vivendo dias como se fossem um sonho, regados a muita música. Vamos prendendo a respiração a cada relato da Beverly, um pesadelo, com muita correria, medo e falta de grana.

A forma pela qual tudo se conectou me pegou de surpresa, mesmo tendo diversas pistas ao longo do livro, eu só fui perceber quando tudo foi desvendado.

Um problema de saúde mental é trabalhado pelo Sparks no livro, não direi qual e nem qual personagem terá que passar por esse desafio, vou dizer apenas que toda a situação e vivenciar essa doença nos deixa com o coração na mão e com muita empatia.

“– Eu odeio ser defeituosa. Odeio não conseguir controlar nem mesmo o que eu penso.
- Você não é defeituosa. Foram apenas alguns dias ruins que bagunçaram o esquema. Todos temos dias ruins.”

Outro ponto que eu achei muito interessante no livro e é algo que com certeza ficará comigo foi o conceito de ‘dias nublados’, sabe aqueles dias que a gente só tem vontade de chorar, que não importa o que a gente faça, o que a gente veja ou quem apareça, as coisas só estão “nubladas” e essas nuvens metafóricas podem ser mais densas ou não, mais escuras ou não, acho que todo mundo já teve um dia “nublado”, o que é normal, o desafio é não torná-los constantes em nossas vidas.

Os livros do Sparks sempre me fazem questionar o que é o amor e me dão choque de realidade sobre como a vida pode ser ou se tornar complicada e como a gente não controla nada, a não ser os nossos sonhos.

A quote que usei para iniciar a resenha é o que rege todo o livro, amor e sofrimento. Apesar de um não significar o outro, esses dois sentimentos estão quase sempre conectados, e nem apenas quando se trata do amor romântico, qualquer tipo de amor nos deixa totalmente vulneráveis, querendo ver quem a gente ama bem e quando as coisas fogem do controle, que é o que acontece quase sempre, vem o sofrimento. E nem por isso, amar deixa de ser algo fundamental nas nossas vidas.

Preciso dizer que ele conseguiu mais uma vez, terminei de ler com lágrimas nos olhos e a garganta apertada, mas com o coração totalmente quentinho, obrigada Sparks!

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/12/resenha-primavera-dos-sonhos-nicholas.html

Maria Júlia Comin 26/04/2024

Venho por meio deste me retratar pelas reclamações que fiz desse livro ? o final é bem surpreendente, mas o livro todo é beeeeem arrastado. O que me motivou a continuar foi saber onde e quando as histórias iriam se cruzar, se não fosse isso, teria abandonado porque achei super cansativo. Apesar de ter lido muuuuito Nicholas Sparks na adolescência, acho que vou deixar ele por lá ? não pretendo pegar outro livro dele hehe

Rê Lima 19/03/2023

Demorei bastante nesse livro, não sei dizer o motivo, mas a história de amor dos dois mocinhos me entediou tremendamente. A parte mais interessante era a da Beverly e já tinha imaginado qual seria o plot twist de tudo.

Suzi 04/12/2022

É sempre sobre várias formas de amor & dedicação
Ele se reinventou nesse novo livro, mas não do jeito que a maioria pensa, foi com as pautas, a forma como o livro se desenrola, totalmente diferente do que já vi nos anteriores.

Trouxe assuntos atuais, para a nova geração e sem duvida isso me encantou.

Na minha bolha, de quem viveu a linha de frente (covid) foi gratificante ler o em partes o que ouvi de muitos pacientes: RECOMEÇAR, e nessa nova ?chance? levando o que realmente importa.

Néia Barbosa 27/02/2024

Esse livro te deixa cada vez mais curiosa com cada página, envolvente e aborda assuntos cotidianos e necessários, diferente de vários outros livros dele, vale muito a pena sua leitura.

Jaira Costa 24/03/2023

Apesar de ser fã dele, não são todos os livros que amo totalmente. E esse eu achei que faltou algumas coisas para conversar comigo de fato.

Bru 23/11/2022

Pra quem aprendeu a ser "leitora" com Nicholas Sparks. Ler o último livro e se decepcionar tanto é algo difícil de expor. Na minha cabeça quem escreveu "Diário de uma Paixão" não escreveria "Primavera dos Sonhos".
Horrível. Enredo enrolado, desfecho sem nexo ? triste.
Gusmão 25/01/2023minha estante
senti isso com O retorno dele, sou apaixonado em outras histórias dele mas parece que as últimas...

Tay 13/11/2022

Nicholas Sparks, meu autor preferido. Então sou suspeita para dizer o que achei dessa história.

A maneira como escreve me prende de uma maneira que não sei como explicar.

Jaque 04/03/2023

Responsabilidades
Primavera dos sonhos é um romance bem leve, com uma pitada de drama e suspense. Morgan é uma recém saída da faculdade e está curtindo com suas amigas e Colby tirou uns dias de folga da fazenda e foi cantar em uma cidade praiana. Eles se conectam logo e se apaixonam. Vivem momentos de amor de verão, mas sabem que esse amor é diferente de tudo que já viveram. Colby fala sobre a fazenda e ela sobre suas aspirações de cantora, ela quer que ele va viver com ela, mas as situaçõesda vida dele o impede. No meio de toda esta história, tem a a Bervely com uma história bem conturbada de fuga e perseguição. Colby precisa antecipar sua volta da viagem por conta da tia e da irmã. Esles tem uma interrupção em sua história, mas Morgan não desiste de Colby. Até que ponto um relacionamento a distância sobrevive? Isto que fica no ar.

Nanda 06/03/2023

Primavera dos Sonhos
É impressionante como Nicholas Sparks nunca erra. Achei Incrível a forma que a doença da personagem foi abordada, me prendeu demais, quanto ao romance, achei meio fraquinho.

Steh18 20/03/2023

Uma boa história!
“Primavera dos sonhos” é um romance que conta uma história de amor e superação, que pode nos fazer refletir sobre nossas próprias escolhas e desejos. Dividido em duas partes, o livro apresenta a trajetória de Colby Mills, um fazendeiro e cantor country, que conhece Morgan Lee, uma jovem aspirante a estrela da música. O encontro casual entre eles acende uma faísca de paixão e sonhos, mas a realidade impõe obstáculos que os separam. Enquanto Morgan parte em busca de seu sonho em Nashville, Colby volta para sua fazenda na Carolina do Norte. A segunda parte da história apresenta Beverly Mills, uma mãe solo que enfrenta o medo constante do ex-marido violento e tenta recomeçar a vida em uma pequena cidade.
O autor Nicholas Sparks é conhecido por seus romances emocionantes, que retratam temas universais como amor, amizade, esperança e coragem. Em "Primavera dos Sonhos", ele nos brinda com uma história sensível e bem construída, que nos envolve desde o início. A narrativa apresenta personagens cativantes, que nos fazem torcer por suas realizações e se emocionar com suas escolhas. Sparks também explora temas importantes como a violência doméstica e a busca pelo autoconhecimento, de forma tocante e delicada. O resultado é um romance inspirador e cativante, que merece ser lido por todos que buscam uma história envolvente e emocionante.

Ana Caturelli 30/11/2022

Tudo por um sonho
Colby sempre sonhou com uma carreira musical, porém é na fazenda da família que ele tira seu sustento.
Quando decide tirar umas férias e colocar em prática a música, ele conhece Morgan que fará com que seu coração bata mais forte e que mudará todos os seus planos.
Nicholas Sparks sempre nos envolve em romances cheios de tramas e desilusões, porém nos trás algum sentido. Tudo que é vivido com amor, sempre terá um final feliz.