A inconveniente loja de conveniência

A inconveniente loja de conveniência Kim Ho-yeon

Resenhas - A inconveniente loja de conveniência

Luis0501 07/05/2024

Que conveniente
A senhora Yeom, gerente de uma pequena lojinha de conveniência perto de falir, conhece por acidente Dok-go, um gentil morador de rua que a ajuda em um momento de necessidade. Como retribuição, ela o contrata para trabalhar na loja. E é através do contato dele com seus colegas de trabalho e clientes, que vemos como seu jeito meio inconveniente e gentil demais pode mudar as vidas das pessoas, assim como elas mudam a dele.
Adorei o livro. É uma obra simples, com uma trama simples. E sabe disso. Sabe que é um livro fácil de ler, não tenta ser grandioso, nem nada. Abraça sua identidade e tira proveito dela (na maior parte do tempo, mas já chegou lá).
Cada capítulo do livro é narrado por uma personagem diferente (começando pela senhora Yeom, passando pelos funcionários da loja e alguns clientes, até que o último é contado pelo próprio Dok-go). Dessa forma, vemos como cada pessoa interagia com ele e como ele interagia com elas, se metendo em seus problemas e as ajudando. Todos os personagens são muito humanos, com problemas reais (emprego ruim, relação conturbada com a família, problemas com bebida, entre outros), o que torna muito fácil nos identificarmos com as personagens.
Mas, infelizmente, o livro não é perfeito. Tem dois pontos que atrapalharam minha experiência com ele. O primeiro sendo o filho da senhora Yeom. Ele é colocado mais ou menos como o vilão da história, querendo tomar a loja da mãe para vendê-la e usar o dinheiro para enriquecer através de negócios fáceis e não tão legais assim. Porém esse drama meio que se resolve sozinho e ele estando ou não no livro, não faria a menor diferença para a história no geral. O segundo ponto é justamente o desfecho. Dok-go sofre de amnésia, não sabe quem é, de onde veio, ou porque passou a viver na rua. Essa questão é resolvida no último capítulo, quando descobrimos sua real identidade e o que aconteceu com ele. Mas isso contrasta muito com as outras histórias do livro, que eram simples e reais, sendo uma trama envolvendo corrupção, crimes e um esquema de lavagem de dinheiro, quase um roteiro de novela. Isso vir logo depois de histórias tão identificáveis com a nossa realidade causa uma certa estranheza, mas nada que prejudique a qualidade da obra.
Como considerações finais, quero dizer que é um livro simples, mas muito gostoso de ler. Recomendo para qualquer um, de adultos à adolescentes. Para aqueles que tem o hábito da leitura e para os iniciantes nesse mundo. Um livro perfeito para curar uma ressaca literária.

sahxiss 03/06/2024

Era uns dos livros que eu mais tinha vontade ler. nesse livro, o autor contou a história de cada personagem em capítulos separados, mas no final e durante cada história elas se conectam.
o livro nos ensina a reconhecer nossos erros, não se envergonhar de se encontrar em momentos difíceis e principalmente sobre segundas chances (senhora yeom é a prova disso. :D
não vou mentir, achei a leitura um pouco cansativa, mas mesmo assim, não desisti de terminar de ler.
é um ótimo livro pra quem é amante de escritas coreanas, e para quem não gosta, acaba sendo uma oportunidade para conhecer novas culturas, novas formas de ser, de viver e de pensar. ????

Vanessa 04/02/2024

Conveniência...
Eu costumo gostar de finais definidos, e depois do final feliz, aconteceu o que?! Mas por incrível que parece eu gostei de como a continuidade da vida já é um final feliz, voltar a ter vontade de viver é um final feliz e pq não aceitar isso como um fim?

É um livro leve e gentil. Eu gosto da forma como a gente pode mudar a vida de uma pessoa de forma drástica só destruindo amor e gentileza por aí. Que a vida seja assim, leve e que possamos ser importante na vida das pessoas que estão ao nosso redor. Ouvir, acolher e amar. ??

Leticia 18/02/2024

É o segundo livro dessa leva de autoras coreanas que vêm fazendo sucesso que leio, gosto da forma direta e objetiva como são escritos... Me parece que é algo cultural. Direto e objetivo mas carregado de sentimento e mensagens.

Acho impressionante como, sem enrolação nenhuma, os personagens, suas vidas, problemas e questionamentos são apresentados de forma profunda.

Gostei muito dessa história e do personagem principal, e como ele se apresenta aos outros personagens formando assim as intenções desse livro:

Perdoar a si mesmo, respeitar a si mesmo, antes de tentar conseguir o perdão e o respeito dos outros. O seu trabalho não te define, descanso faz parte do processo de trabalhar/criar/produzir.

Porém o que mais gostei foi :

"Os membros de uma família também são como clientes; na verdade, são convidados na nossa jornada da vida, não são? Sejam eles convidados de honra ou convidados indesejados, se os tratarmos como clientes, ninguém sairá machucado. "
Eu recomendo ?

MelPaiva 03/02/2024

A loja foi o meio de cura
Interessante como a loja vai reunindo pessoas que buscam cura, mudança, paz..
O final foi bonito, mas lá pelos 70% o livro fica um pouco cansativo, depois volta a melhorar.

Cristiane 30/05/2024

A inconveniente loja de conveniência
Uma idosa perde sua bolsinha com moedas e documentos na estação de Seul. Um morador em situação de rua encontra, guarda e devolve para ela. Os dois se tornam amigos. Ele é enorme e perdeu a memória... Ela é uma professora aposentada, dona de uma loja de conveniência. Ela devolve o favor lhe dando comida, um trabalho...
Assim como ele foi ajudado, ele ajudará as pessoas ao seu redor.

Renata_ Pandora 06/01/2024

Um livro pessoal
Não acho que todos vão gostar do livro, mas ele falou muito comigo, tem características dos livros Antes que o café esfrie. Uma senhora ajuda um homem e esse homem ajuda várias outras pessoas, um gesto de gentileza que salvou vidas, famílias. Mostra também um lado deprimente da sociedade coreana..

luluqbfm 13/02/2024

Uma história emocionante que caiu no meu colo de paraquedas, me tirando choro, risadas e as lições mais lindas sobre a vida
Anadyva 16/02/2024minha estante
Oiiiii, amei sua resenha

Se não houver problema vc poderia me informar a classificação indicativa desse livro por favor?

sarambarbosa 15/04/2024

A incoveniente loja de conveniência
"Histórias e emoções complicadas de pessoas comuns" essa frase é o resumo perfeito do livro. É triste mas ao mesmo tempo traz uma leveza. Recomendo muito

Ana Caroline 06/04/2024

Sinceramente? Não gostei.
Achei a escrita atrapalhada, os personagens rudes e sem carisma. A história poderia até ser boa mas a construção dela não é , o autor foca em detalhes irrelevantes que não contribui para a história.
Não sei se é cultural mas não gostei do jeito que os personagens se comunicavam e se expressavam.

Vanessa.Vasconcelos 01/04/2024

Um livro muito conveniente...
"Eu lembraria que a vida, de um jeito ou de outro, continua, e que sempre tem algum propósito. Continuaria vivendo"

Só agradeço pela oportunidade de ter conhecido esse livro...

Paola 08/04/2024

Foi meu primeiro contato com a escrita coreana e eu gostei da experiência.
Dok-go é um personagem curioso, acredito muito que sua história nos ensina sobre compaixão, erros e segundas chances.
O que dizer então da chefe, encantadora.
Há ainda momentos em que é possível relembrar o drama da pandemia, as vezes nem parece que passamos por tudo aquilo.
Várias vezes me senti dentro da inconveniente loja de conveniência, ao longo da leitura você vai entender o porque desse título.
Paola 08/04/2024minha estante
ficou o gostinho de: quero mais leituras assim.

Parkinho 12/04/2024minha estante
agora leiaaaaa PACHINKO. Tenho certeza que tu vai amar!!!!! Foi o livro que me fez apaixonar por essa literatura