A inconveniente loja de conveniência

A inconveniente loja de conveniência Kim Ho-yeon

Resenhas - A inconveniente loja de conveniência

Malumarylou 29/01/2024

Brilhante!
Chega a ser difícil falar de um livro tão sensível. A simplicidade com que os sentimentos mais complexos são descritos é realmente encantadora. Uma das melhores leituras que já fiz na vida. Muito fluida e muito cativante. Você se identifica com os sentimentos de todos os personagens e se vê um pouco em cada um deles. Vê o bom e o mau em cada um e isso faz com que vejamos o bem e o mau em nós mesmos também. A vida é feita de muitos erros e as vezes precisamos passar pelas piores situações imagináveis para perceber o quanto fomos tolos e arrogantes. Mas o mais importante é o que fazemos para reparar esses erros. Cada pessoa que passa por nós é uma oportunidade. Leitura impecável!

Gabi Voss 14/05/2024

Poderia ser melhor
Eu tive um mix de sentimentos com essa leitura. Por um lado gostei de como os personagens são "reais", parecem mesmo pessoas comuns que você convive no dia a dia, mas por outro lado eles me irritaram muito. Por se tratar de um livro do gênero "ficção de cura" minhas expectativas com essa leitura foi de que eu saísse dela com o coração quentinho e inspirada em ver o melhor das pessoas e que toda história tem dois lados. Mas o que eu senti com esse livro foi um lembrete de como as pessoas podem ser mesquinhas e julgadoras, e quando eu leio um livro, especialmente desse gênero, eu não quero ser lembrada disso.

Isabela354 18/05/2024

Simplesmente incrível, adorei o desenvolvimento dos personagens e a trama por trás da história, essa leitura é de aquecer o coração!

Elaine 12/05/2024

Que livro maravilhoso!
Muitas vivências, recomeços e lições para serem levadas para a vida.

Super recomendo.

Mariana Dal Chico 07/03/2024

“A inconveniente loja de conveniência” de Kim Ho-Yeon foi publicado no Brasil pela @bertrandbrasil com tradução de Joe Hyung Who e eu recebi um exemplar de cortesia da editora.

Comecei essa leitura bastante empolgada, as últimas leituras de autores sul coreanos que fiz foram agradavelmente surpreendentes. Por isso, minhas expectativas estavam bem altas.

A narrativa é envolvente e instigante no começo do livro, mas a partir do segundo terço faz-se uma barriga que atrapalha a fluidez. Para mim, os problemas de cada personagem que Dok-go ajudava, se resolviam de forma simplista e rápida. Foram diversos temas importantes - alcoolismo, diferenças geracionais, falta de amparo ao idoso, relacionamentos familiares, entre outros -, que mereciam mais atenção em seu desenvolvimento.

Dok-go é um morador de rua que por causa de uma boa ação recebe ajuda da dona da loja de conveniência, que lhe oferece um emprego no período noturno. O protagonista não tem memória da sua vida antes de ficar em situação de rua, e isso está relacionado à quantidade de álcool que ele ingeriu por um tempo prolongado.

O final não me agradou em nada, esperava um fechamento do arco de rendição de Dom-go mais sincero e menos conveniente. O leitor fica sabendo sobre o passado de Dok-go, mas não é nada satisfatório ou catártico como prometia ser, foi uma resolução fácil e rápida.

site: https://www.instagram.com/p/C4A3u-0LhAX/

nanisplanet 25/05/2024

Não sei, acho que coloquei muita expectativa por causa da capa bonita, mas a história começa boa e no meio pro final fica entediante, o livro é tão cotidiano que pode ficar chato

gecunha 01/02/2024

"No fim das contas, vida era relacionamento, e relacionamento era comunicação."
Um livro muito bonito para começar o ano lembrando que há sempre uma segunda chance.

Ste 27/05/2024

Gostei & recomendo <3
Preciso começar a resenha exaltando a cultura coreana. A escrita reflete um ritmo e estilo de vida tão diferente do nosso!
Por vezes eu chegava a me incomodar e até ficar ansiosa enquanto lia por achar a história ?parada?, mas isso me mostrou a simplicidade do dia a dia e o prazer nas pequenas coisas, sabe? Me encantei com o valor do aqui & agora e das pequenas conversas.

Gosto de livros que trazem a perspectiva de diversos personagens e aumentam a nossa empatia e compaixão pelas pessoas. Também gosto de personagens sinceros e genuínos, e nisso, esse livro serve muito.

Me desconectei da história pelo mesmo motivo que me conecta: a diferença sociocultural. Pessoas vivendo bem e com autonomia mesmo ganhando um salário-mínimo, conseguindo emprego de forma simples, rápida e fácil, professora aposentada que ganha bem? confesso que me incomodou por ser uma realidade bem distante, e são coisas que permeiam todo o livro, sabe? Mas os personagens em si são tão interessantes que fica difícil de largar a leitura. Também gosto de ver como a honra, o respeito e a união são coisas importantes pra eles, me faz admirar a cultura coreana mais ainda!

Também me fez pensar sobre a marginalização de pessoas com dependência química e a negligência aos idosos, mas de forma inspiradora e esperançosa. Gosto de livros que falam sobre temas pesados, mas despertam fé na humanidade dentro da gente

luluqbfm 13/02/2024

Uma história emocionante que caiu no meu colo de paraquedas, me tirando choro, risadas e as lições mais lindas sobre a vida
Anadyva 16/02/2024minha estante
Oiiiii, amei sua resenha

Se não houver problema vc poderia me informar a classificação indicativa desse livro por favor?

laisla8 21/03/2024

A inconveniente loja de conveniência é uma obra que transcende os limites do convencional, mergulhando o leitor em um universo de surrealismo e reflexão. Com a narrativa envolvente e personagens complexos, a autora cria um mundo onde o inesperado se mescla com a realidade, levando o leitor a uma jornada única e inesquecível de descobertas. Explorando temas como solidão, identidade e a busca por significado, Ho-Yeon cativa com sua escrita perspicaz e instigante, deixando uma marca na mente do leitor.

Mariana.Danieli 07/06/2024

Um livro que fala sobre propósito e empatia. Guardarei essa história no meu coração. Dok-go é um morador de rua que recebe uma oportunidade para trabalhar em uma loja de conveniência, bastante dedicado e com uma personalidade única, Dok-go aconselha diversos clientes que passam pela loja de conveniência. Mas o que fez com que esse homem tão sábio fosse morar na rua? O livro também conta a história de Dok-go ?

Martha 19/01/2024

“É só que... não tenho mais saída. Sinto que cheguei ao meu limite. Eu costumava pensar que era forte, mas estou um pouco cansada.”
Título: A Inconveniente Loja de Conveniência
Autor: Kim Ho-Yeon
Classificação: +12
Avaliação: ★★★★★

É fácil de entender porque “A Inconveniente Loja de Conveniência” foi o livro mais vendido na Coreia do Sul em 2022 e como ele já ultrapassa a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas. Com uma história realista e cativante, o autor Kim Ho-Yeon nos guia em uma jornada que emociona e aquece os corações.

Publicado no Brasil em novembro de 2023, a obra surge em um momento em que não só o Brasil mas o mundo como um todo passa a enxergar a cultura sul-coreana com outros olhos, não só conhecendo como também consumindo a cultura pop produzida pelo país. Temos o consumo da música popular que se dá por meio de grupos como BLACKPINK e BTS, passando para as mídias audiovisuais que ganharam notoriedade nos últimos anos com filmes como Parasita e séries como Round 6. É possível ver que o mercado literário não está alheio a esse fenômeno e assim o acesso a literatura sul-coreana também passa a ganhar mais espaço.

“A Inconveniente Loja de Conveniência” é uma obra que mostra como nossa vida pode mudar de uma hora para a outra, mas acima de tudo, mostra como através das nossas atitudes temos o poder de mudar a vida daqueles a nossa volta. Com situações e dilemas capazes de gerar identificação tanto nos leitores mais velhos quanto nos mais novos, Kim Ho-Yeon cria uma obra capaz de nos fazer refletir sobre o mundo, a vida e as pessoas.

A trama segue Dok-Go, um morador de rua que não tem lembranças do seu passado. Ele acaba encontrando uma bolsinha com os documentos da Senhora Yeom, uma professora aposentada. Dok-Go entra em contato para devolver a bolsinha a sua dona, para demonstrar sua gratidão a Senhora Yeom leva o morador de rua até sua loja de conveniência e lhe dá comida. Ao ver a felicidade dele, ela pede para que ele passe lá todos os dias para pegar uma marmita.

Os dias vão passando até que durante um assalto, Dok-Go intervém e acaba salvando a Senhora Yeom daquela situação desagradável, vendo a bondade do homem e contrariando o bom-senso e a opinião dos demais funcionários, ela acaba contratando Dok-Go para trabalhar no turno da noite. Ninguém esperava muito dele, mas Dok-Go se mostra um excelente funcionário e consegue cativar as pessoas ao seu redor, tanto aqueles que trabalham com ele, como as pessoas que visitam a loja. Só tem um probleminha, o filho vigarista da Senhora Yeom tenta a todo custo convencer a mãe a vender a loja para que possa aplicar esse dinheiro em seus negócios pessoais, para que seu plano corra bem ele contrata um detetive para descobrir quem é Dok-Go e o que ele fazia no passado.

Os personagens que compõem a narrativa são únicos e envolventes. Cada um com sua história e com seus problemas, mas todos eles tem aquela lojinha de conveniência como algo em comum. A forma como evoluem e como suas vidas mudam a partir do momento em que conhecem Dok-Go é algo que nos faz acreditar que mesmo as pessoas que menos esperamos podem sim ser boas, independente das circunstâncias.

Com uma linguagem fácil e direta temos uma história que é curta mas cheia de significado. Não se trata de um livro muito descritivo, mas ainda assim é de se admirar a riqueza de detalhes da narrativa. É preciso salientar que para aqueles que não entendem muito sobre o sistema monetário coreano ou sobre conversão alguns dos problemas e questões financeiras citados no livro podem não ter tanto peso ou podem não causar o impacto esperado. Não é algo que vai tornar a história ruim, longe disso, mas é necessário dedicar um pouco de tempo à pesquisa para que o livro seja entendido em sua totalidade.

Fora que para os leitores que amam capítulos curtos, esse livro pode decepcionar, pois temos duzentas e setenta e duas páginas diluídas em apenas oito capítulos. Apesar do susto inicial, os capítulos não são tão longos e nem maçantes, e como cada um vai passar pelos dramas de personagens diferentes, a sensação que alguns podem ter é de que a leitura se assemelha a de um livro de contos.

“A Inconveniente Loja de Conveniência” é realista e desperta no leitor sentimentos como curiosidade, surpresa e comoção. Mesmo narrando a história de diversos personagens, o foco se mantém em Dok-Go e na Loja de Conveniência. O final pode não agradar a todos, mas encerra bem a obra sem que haja necessidade de uma continuação, o que pode acontecer após o final? Fica a cargo do leitor imaginar as possibilidades.

Em resumo, trata-se de uma obra capaz de despertar fortes emoções e sentimentos, além de trazer ensinamentos valiosos para aquele que lê e está atento para entender o que o autor quer falar através de cada interação e de cada situação. Uma história que explora a fundo as dificuldades enfrentadas nas diferentes fases da vida e mostra como a felicidade não pode só ser procurada, deve ser construída. Surpreendente, engraçado, emocionante e ouso dizer, um pouco inconveniente até...

Resenha por: Martha Cristina
IG: @eu.e.meus.livros