O segredo da Medusa

O segredo da Medusa Hannah Lynn

Resenhas - O segredo da Medusa

Nayara Moraes 30/12/2023

Eu asmei!!
A minha forma favorita de pensar na história da Medusa, apesar de considerar uma injustiça sem tamanho, gosto do fato dele provar que nem todos os monstros são criados sozinhos, muitos possuem criadores que gostam de se inocentar.
Apenas leiam, é muito bom e a leitura é rápida e dinâmica.
O último de 2023, nós nos vemos ano que vem!! ?

Gabriel 03/04/2024

Uma grata surpresa
Eu sou apaixonado por mitologia desde criança e a Medusa sempre me causou um fascínio por ser uma das criaturas mais imponentes e assustadoras - antes mesmo de conhecer sua verdadeira (e triste) história.

Aqui vamos acompanhar de uma maneira romantizada a história de uma mulher que foi traída, abusada e condenada a viver em uma maldição eterna pelos erros dos outros. A escrita da autora é muito fluida e dinâmica, enquanto vamos acompanhando a transformação de Medusa nesse monstro temido e injustiçado que, apesar de não querer matar, faz parte da sua natureza e foi criada para isso.

O livro acontece muito rápido e a história é toda contada de uma maneira simples e crua. Super indico para quem gostaria de conhecer melhor a história por trás do mito, principalmente por não ser um livro longo e "técnico" e não necesseriamente precisar possuir um conhecimento prévio.

Garota Imersiva 27/02/2024

Revoltante
É uma leitura fluída porém pesada, muita injustiça em nome dos Deuses, vidas destruídas pela ira e vontade dos ?superiores?, nada diferente do que acontece hoje em dia. Quantos de nós não conhecemos pelo menos uma medusa? Se bobear, todos? o gaslight que nós mulheres sofremos é real, sempre amaldiçoadas pela boca do povo.
Perseu aparece e você acha que finalmente vai existir redenção, mas o mundo é corrupto e o inferno está cheio de boas intenções.
Valeu super a pena, eu gostei muito kkkk mesmo passando raiva, eu amo mitologia e nesse temos bastante contexto dos personagens, ansiosa para ler os outros volumes da série.
Narrativa fluída, capitulos curtos e escrita bem objetiva.

AmadoThriller 25/12/2023

Eu amei esse livro até a metade dele, quando contava a história de Medusa. Depois uma outra história se entrelaça e para mim perdeu a graça. Também achei a Medusa “boazinha” demais, esperava que ela fizesse alguma vingança contra os Deuses, que ela descontasse sua raiva e revolta em alguém ou algo, mas ela fica muito passiva na história e isso me desmotivou. O final também achei injusto e um pouco revoltante, o prometido não foi cumprido e no final das contas a Medusa só se lascou a vida inteira. Eu imaginava que os Deuses eram bons, mas nesse livro retrata todo o o egoísmo e maldade deles e eu odiei isso, me decepcionei.

Karini.Couto 13/02/2024

Por Ka e Patty

Mitologia grega é algo que sempre nos chama atenção, e hoje trouxemos a história da Medusa, que apesar de por muitas vezes ser taxada como uma "vilã", sua história possui camadas que muitos desconhecem.

Neste livro é inevitável uma comparação em trazer esse enredo à superfície da nossa sociedade, afinal, nós mulheres, ao longo dos anos passamos por violências, abusos e somos tantas vezes desacreditadas e encorajadas a crer que somos nós o problema e não aquele ou aqueles que nos infringiram dores e crueldades. E não a sociedade machista, patriarcal, e não os preconceitos pré estabelecidos desde o berço...

Sobre o enredo: Medusa é levada por seu pai para servir como sacerdotisa no templo da poderosa deusa Athena, deslumbrada e ao mesmo tempo amedrontada com essa nova missão. No entanto ela vai desempenhar bem o papel de sacerdotisa e será uma das mais sábias e íntegra que vai ajudar mulheres maltratadas pelos homens e pela vida.

"Não conheço guerras, mas conheço batalhas. Batalhas travadas em nome da minha família. Batalhas que travei quando me recusei a deixar as mãos dos homens vagarem por onde eles consideravam que tinham direito... Não foram batalhas de sangue, é verdade, mas são batalhas. Batalhas que lutei e venci."

Poseidon, deus dos mares, é cruel e sem escrúpulos, contempla a beleza e integridade de Medusa como objeto de desejo e faz de tudo, até conseguir usar seu corpo como bem quer, deixando Medusa jogada no chão, dilacerada emocional e fisicamente.

Violentada, Medusa se recorda de quantas mulheres enfrentaram essa situação e ela sempre as incentivou a buscar ajuda no templo da deusa Athena ou no seio da própria família, para não se perder em meio à tristeza e o desespero. Mas infelizmente ela não teve o mesmo acolhimento.

Julgada e acusada pela deusa que afirma que Medusa profanou seu tempo ao se entregar à Poseindon no intuito de consumir seus desejos carnais, ela amaldiçoa Medusa. Na tentativa de ter auxílio, Medusa busca sua família e lá encontra o desprezo da mãe sendo mais uma vez desacreditada.

Como reagir diante de uma situação em que sua própria mãe a acusa injustamente, ao invés de lhe conceder abrigo e compreensão?

" — Por que as mulheres são vistas como estáveis? As mulheres seguram facas com mais frequência durante o dia do que os homens, mas não são as mulheres que esfaqueiam seus maridos até a morte quando temem o adultério. Somos constantemente acusadas de sermos emocionais e irracionais."

Uma narrativa intensa que mostra como muitas mulheres são julgadas, trazendo para nossa realidade e para as gerações que vieram antes de nós e provavelmente que virão depois de nós.

A história de Medusa é um retrato da crueldade e da culpa imposta sempre nas costas daquelas que sofrem e sofreram abusos, rejeições, culpas que não lhe cabiam. A culpa muitas vezes recai sobre a mulher, julgando seu comportamento, vestimenta, sendo desacreditadas e desencorajadas o tempo todo. Essa mitologia nos lembra nitidamente o quanto nós mulheres ainda somos subjugadas em diversos cenários na vida real.

Quando a arte imita a vida ou vice e versa.. Mitologia, mundo real.. De certa maneira, cenários diferentes, assuntos reais!

Nessa mitologia em especial, queríamos muito um final diferente para Medusa, que ela assumisse o controle e mostrasse aos deuses em seu próprio jogo a crueldade e dor que lhe fora imposta.

Uma leitura que recomendamos fortemente como necessária, pois ainda que seja ficção pode muito bem ser um espelho para nossa sociedade.

site: https://instagram.com/alempaginas

Kauê 02/12/2023

????????
?Os deuses não pagam o preço pelos seus erros. Os mortais sim. Os deuses, tal como os ricos do mundo, impõem as suas agendas àqueles cujas vozes não são suficientemente altas para falarem por si próprios. As mulheres. Os fracos. Os indesejados. E ninguém grita por quem mais precisa. Por que eles fariam isso? Gritar por outro é arriscar-se a perder algo. E o homem não consegue ver além da profundidade do seu próprio reflexo."

Uma releitura do famoso mito das Górgonas, criaturas monstruosas capazes de petrificar qualquer pessoa que olhe para ela. Uma história que faz justiça à Medusa, que sempre foi retratada injustamente como uma criatura cruel e implacável: os monstros criaram a Medusa, mas ela não nasceu deles, lemos no prólogo. E de fato é clara a impotência da Medusa diante das decisões divinas e o seu mal-estar, a ponto de levá-la a pensar que só com a morte poderá ter paz. A Medusa não tem fome de vítimas e estas são apenas o resultado da sua autodefesa. Hannah Lynn conta o mito dando espaço a duas figuras: principalmente Medusa e depois Perseu, e depois alternando seus pontos de vista na narração dos acontecimentos. O estilo é simples e fluido. Senti um pouco de pressa no epílogo e também teria gostado de um final que incluísse o destino das outras Górgonas, que desapareceram completamente. No entanto, acabou sendo uma leitura agradável. Recomendo!

luadepaginas 25/03/2024

Uma releitura bem fiel ao mito original, mas com uma visão bem contemporânea sobre injustiças, abusos, poder e família. Gostoso e fácil de ler.

@pamleitora 28/04/2024

Descobrindo a Humanidade por Trás do Mito: O Segredo de Medusa
Na história de Medusa, transcende a mitologia grega para nos confrontar com questões universais de poder, traição e injustiça. Nesta resenha, explorarei como esta obra mergulha nas camadas mais profundas da condição humana por meio da história da famosa Górgona.

A narrativa nos transporta para um mundo de deuses e mortais, onde a beleza e a tragédia se entrelaçam. A autora habilmente desvela a história por trás do mito, revelando Medusa não como um monstro, mas como uma jovem vulnerável, vítima de abusos e traições. A brutalidade de sua jornada reflete os desafios enfrentados por muitas mulheres na realidade, trazendo à tona temas como o abuso de poder e a misoginia.

A relação de Medusa com Poseidon, marcada pela violência e pela manipulação, é um ponto central da trama. A forma como a autora aborda essa dinâmica complexa nos obriga a questionar as estruturas de poder e as normas sociais que permitem tais abusos.

Além disso, "Medusa" não se limita a retratar a dor e o sofrimento da protagonista. Também nos lembra da resiliência e da força interior que podem surgir mesmo nos momentos mais sombrios. A jornada de Medusa é um testemunho da capacidade humana de encontrar redenção e transformação, mesmo em face das adversidades mais cruéis.

“O segredo de Medusa” é mais do que uma simples recontagem de um mito antigo. É uma poderosa reflexão sobre a natureza humana, a injustiça e a esperança. Ao mergulhar nas profundezas da história de Medusa, somos confrontados com nossa própria humanidade, com todas as suas complexidades e contradições. Uma leitura que não apenas cativa, mas também nos desafia a refletir sobre o mundo ao nosso redor e sobre o que podemos fazer para criar um futuro mais justo e compassivo.
Por hoje é só, beijos da Pâm e até a próxima resenha.

AAnacruz 18/12/2023

A mitologia é cheia dessas histórias, estupros, castigos, assassinatos e pessoas pagando o preço de algo que não fizeram.

MelQuezado 28/02/2024

Cara, todos já conhecemos a história de Medusa, sendo que ler novamente, é super triste. Saber sobre tudo que ela sofreu, sobre ainda uma outra deusa, mulher, passar pano, não acreditar na outra. Tudo isso é muito triste. Embora isso até hoje aconteça. Vamos ter mais sororidade! Perseu, mesmo tentando compreender, não quiser perder seu título de glória, mesmo falando sobre, não insistiu em disseminar a verdade.

Rê Lima 27/12/2023

Para quem gosta de mitologia, é um prato cheio. Para quem espera uma história cheia de aventuras, rola uma decepção. Mas eu gostei.

Louise Mariane 14/04/2024

Este livro é maravilhoso. Retrata a personagem sob uma perspectiva que pouco ouvimos falar. Ao ler o livro, saí da visão de Medusa como uma herege e assassina, e adotei a visão de uma Medusa sacerdotisa, fiel e injustiçada.
Foi uma ótima leitura.
??Leitura aprovada com louvor.

Rose 03/02/2024

Sou apaixonada por mitologia e dentre os vários mitos e histórias existentes sobre a mitologia grega, o da Medusa é um que sempre me revoltou.

Neste livro temos a versão mais cruel e verdadeira, pois simbolicamente não deixa de representar o que acontece em nossa realidade.

Afinal, quantas não foram as vezes em que crianças e adolescentes foram até suas mães, cheias de vergonha contarem que foram violentadas pelos namorados, pais, padrastos e suas mães não acreditaram?

Justamente aquelas que deveriam ser as primeiras a protegê-las, viram-lhe as costas...

Ou quantas vezes não vemos a vítima ser acusada de ter provocado o abuso? Ou então, quantas vezes não são as próprias mulheres as primeiras a levantarem ataques a outra mulher?

Com Medusa foi assim. Primeiro Atena, a deusa que deveria lhe proteger, acabou amaldiçoando-a, destruindo sua fé e devoção.

Depois, sua mãe não acreditou em sua inocência e atacou sua honra.

No fim, Poseidon saiu ileso, e Medusa pagou pelo crime que ela sofreu.

Engraçado que o monstro foi construído pelos próprios deuses que depois forjaram um herói para esconderem seus podres.

Aliás,  que ironia, Perseu que usou da bondade de Medusa, prometeu contar a todos a verdade sobre ela, recebu seu prêmio e se calou. Ficando com os louros que nem merecia.

Um enredo que mostra bem o que temos de pior, inveja, prepotência, abuso de poder, opressão, egoísmo, machismo.

Os deuses mandam e desmandam, fazem o que querem e não são responsabilizados. Para isso, existem os mortais. Joguetes nas mãos dos que detém todo o poder.

Medusa nunca teve chance, mas que eu adoraria ter visto ela tacar fogo no mundo... ah como eu adoraria...

É mitologia, mas poderia ser vida real.

Leitura muito boa, mas senti falta de um melhor aproveitamento das irmãs de Medusa.