O segredo da Medusa

O segredo da Medusa Hannah Lynn

Resenhas - O segredo da Medusa

Kauê 02/12/2023

????????
?Os deuses não pagam o preço pelos seus erros. Os mortais sim. Os deuses, tal como os ricos do mundo, impõem as suas agendas àqueles cujas vozes não são suficientemente altas para falarem por si próprios. As mulheres. Os fracos. Os indesejados. E ninguém grita por quem mais precisa. Por que eles fariam isso? Gritar por outro é arriscar-se a perder algo. E o homem não consegue ver além da profundidade do seu próprio reflexo."

Uma releitura do famoso mito das Górgonas, criaturas monstruosas capazes de petrificar qualquer pessoa que olhe para ela. Uma história que faz justiça à Medusa, que sempre foi retratada injustamente como uma criatura cruel e implacável: os monstros criaram a Medusa, mas ela não nasceu deles, lemos no prólogo. E de fato é clara a impotência da Medusa diante das decisões divinas e o seu mal-estar, a ponto de levá-la a pensar que só com a morte poderá ter paz. A Medusa não tem fome de vítimas e estas são apenas o resultado da sua autodefesa. Hannah Lynn conta o mito dando espaço a duas figuras: principalmente Medusa e depois Perseu, e depois alternando seus pontos de vista na narração dos acontecimentos. O estilo é simples e fluido. Senti um pouco de pressa no epílogo e também teria gostado de um final que incluísse o destino das outras Górgonas, que desapareceram completamente. No entanto, acabou sendo uma leitura agradável. Recomendo!

Jaque 18/12/2023

Fiquei sem ter o que criticar kkk. O livro é bem escrito, com uma ótima linha temporal e me prendeu do começo ao fim. Simplesmente sensacional. Me apaixonei pela medusa e me comovi com o seu fim.

Ana 18/12/2023

O segredo da Medusa
Sabe a história da Medusa? A que tinha cobras na cabeça e petrificava quem olhasse para ela?? Então...
A gente quando vê só um lado da história não vê um todo. Mesmo ferrada ela ainda tentava fazer o bem.

De novo, o machismo "imperando" ?

Só não dei 5 estrelas porque a história de Perseu ficou incompleta. Aprendi sobre duas histórias mitológicas num só livro. Gostei.

AAnacruz 18/12/2023

A mitologia é cheia dessas histórias, estupros, castigos, assassinatos e pessoas pagando o preço de algo que não fizeram.

Venâncio 19/12/2023

Recomendo muito
Smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena,Smt Athena, smt Athena, smt Athena, smt Athena,

AmadoThriller 25/12/2023

Eu amei esse livro até a metade dele, quando contava a história de Medusa. Depois uma outra história se entrelaça e para mim perdeu a graça. Também achei a Medusa “boazinha” demais, esperava que ela fizesse alguma vingança contra os Deuses, que ela descontasse sua raiva e revolta em alguém ou algo, mas ela fica muito passiva na história e isso me desmotivou. O final também achei injusto e um pouco revoltante, o prometido não foi cumprido e no final das contas a Medusa só se lascou a vida inteira. Eu imaginava que os Deuses eram bons, mas nesse livro retrata todo o o egoísmo e maldade deles e eu odiei isso, me decepcionei.

Brunareader 27/12/2023

Nem todo homem, mas sempre um homem. Nesse caso... um deus
Ela está longe de ser uma vilã. Ela era incrível, amava ajudar as mulheres, mas infelizmente tem que aparecer um homem/deus pra acabar com tudo. Atenas, custava você escutar a mulher???

Eu só queria que as irmãs dela tivessem um final de paz assim como ela teve ?

Rê Lima 27/12/2023

Para quem gosta de mitologia, é um prato cheio. Para quem espera uma história cheia de aventuras, rola uma decepção. Mas eu gostei.

Nayara Moraes 30/12/2023

Eu asmei!!
A minha forma favorita de pensar na história da Medusa, apesar de considerar uma injustiça sem tamanho, gosto do fato dele provar que nem todos os monstros são criados sozinhos, muitos possuem criadores que gostam de se inocentar.
Apenas leiam, é muito bom e a leitura é rápida e dinâmica.
O último de 2023, nós nos vemos ano que vem!! ?

GioT0 09/01/2024

A Injustiçada Medusa
Mesmo conhecendo um pouco do conto original da medusa fui completamente surpreendida com a sensibilidade com que este em específico foi escrito.
O passar dos anos da transformação da medusa criança para sacerdotisa e por fim górgona é triste ao mesmo tempo que injusta. Não pude deixar de me chatear com o destino e com os deuses por permitirem uma história tão trágica para Medusa enquanto a usam para exaltar Perseu.

Apesar da segunda parte, onde conhecemos Perseu, ser necessária, o bichinho é bem sem sal e torna essa parte do livro mais arrastada. Não consegui simpatizar com ele.

Se você tiver procurando uma boa leitura, vale a pena ler.

Isa 17/01/2024

Fiquei um pouco decepcionada, estava esperando uma releitura mais disruptiva desse mito e na real é meio que o original mesmo.
Não é ruim, mas não era o que eu estava esperando.

Rose 03/02/2024

Sou apaixonada por mitologia e dentre os vários mitos e histórias existentes sobre a mitologia grega, o da Medusa é um que sempre me revoltou.

Neste livro temos a versão mais cruel e verdadeira, pois simbolicamente não deixa de representar o que acontece em nossa realidade.

Afinal, quantas não foram as vezes em que crianças e adolescentes foram até suas mães, cheias de vergonha contarem que foram violentadas pelos namorados, pais, padrastos e suas mães não acreditaram?

Justamente aquelas que deveriam ser as primeiras a protegê-las, viram-lhe as costas...

Ou quantas vezes não vemos a vítima ser acusada de ter provocado o abuso? Ou então, quantas vezes não são as próprias mulheres as primeiras a levantarem ataques a outra mulher?

Com Medusa foi assim. Primeiro Atena, a deusa que deveria lhe proteger, acabou amaldiçoando-a, destruindo sua fé e devoção.

Depois, sua mãe não acreditou em sua inocência e atacou sua honra.

No fim, Poseidon saiu ileso, e Medusa pagou pelo crime que ela sofreu.

Engraçado que o monstro foi construído pelos próprios deuses que depois forjaram um herói para esconderem seus podres.

Aliás,  que ironia, Perseu que usou da bondade de Medusa, prometeu contar a todos a verdade sobre ela, recebu seu prêmio e se calou. Ficando com os louros que nem merecia.

Um enredo que mostra bem o que temos de pior, inveja, prepotência, abuso de poder, opressão, egoísmo, machismo.

Os deuses mandam e desmandam, fazem o que querem e não são responsabilizados. Para isso, existem os mortais. Joguetes nas mãos dos que detém todo o poder.

Medusa nunca teve chance, mas que eu adoraria ter visto ela tacar fogo no mundo... ah como eu adoraria...

É mitologia, mas poderia ser vida real.

Leitura muito boa, mas senti falta de um melhor aproveitamento das irmãs de Medusa.

esther.crisrocha 12/02/2024

Como uma pessoa fascinada por mitologia grega não teve como não participar da leitura coletiva desse livro, que foi organizada pela editora excelsior.
Em segredo da Medusa, Hannah traz um releitura do mito de Medusa, mostrando desde de uma jovem deixada pelo seu pai no templo da deusa Atena para poder se tornar sacerdotisa. Porém, um dia ela atrai a atenção de Poseidon, o deus dos mares, está além de qualquer proteção. Afinal, homens poderosos raramente respondem por suas ações. Depois de vários anos, vivendo em uma ilha isolada ela acaba se encontrando com Perseu, que dará um fim nessa historia.
O livro traz um ponto de vista totalmente diferente para história, mostrando como os deuses e as pessoas poderosas tinha o “direito” de fazer qualquer coisa sem se questionado ou preocupar com a consequência.
Foi a primeira fez que li o mito completo, desde então só tinha ouvido partes dele. E foi bem interessante, a autora, mostra como os monstros eram criados e como os deuses também poderiam ser injustos em suas decisões.
É por isso que gosto tanto da mitologia grega, pois ela mostra que os deuses poderiam ser também ruins e injustos. No momento que a Medusa precisou de ajuda da deusa que tanto servia, ela recebeu toda a culpa e ainda por cima recebeu uma maldição.
A segunda parte não me chamou tanta atenção, já que é totalmente focada em Perseu, e não consegui gosta dele aqui, a parte dele pareceu um pouco parada, esperava ver um pouco mais da aventuras deles. Além do final ser um pouco decepcionante, sinceramente a autora tinha tudo para trazer um final épico, mas ela foi por uma caminho diferente.