A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Silas-sama 27/12/2022

boring
Sim, correndo o risco de repetir os pontos do meu último comentário de leitura desse livro: ele é desnecessário para quem acompanhou todos os escritos do Tolkien publicados no Brasil. Principalmente Silmarillion, só repete tudo que teve no RESUMO de lá.

Esperava mais, tivemos talvez uns pequenos acréscimos mas nada que valha à pena. Os comentários enormes (e desnecessários) após poucas frases do conto original torna a leitura massiva e entediante. Os modelos anteriores separaram melhor isso, por vezes colocado-os todos juntos no final do livro.
Karina 06/01/2023minha estante
Estava com medo do livro ser exatamente isso

Cássius 16/01/2023minha estante
Como que pode ser entediante e você dar 4 estrelas? Kkkkkk

Talita Hanna Cabral 27/01/2023minha estante
Era esse o meu receio: de ser repetitivo para quem já leu os demais livros de Tolkien.

Silas-sama 04/02/2023minha estante
Cara, Tolkien é o meu predileto kkk, 4 estrelas foi uma nota ridícula pra ele, todos os outros levaram 5 kkk (isso pq só tenho 3 autores 5??, nenhum outro levou 5)

Silas-sama 04/02/2023minha estante
Pois é meninas, não vale mesmo.

Juana.Carolina 28/05/2023minha estante
Bom saber, já estava na minha lista de compras. Como ainda não li nenhum conto pensei em começar por esse,vou de silmarillion msm

Thiago 07/02/2023

A água bateu?
Desde o lançamento de ?Os Filhos de Húrin?, tenho a impressão de que os herdeiros de Tolkien espalham a manteiga do patriarca até onde conseguirem enquanto acusam cineastas de explorarem o material ao máximo. Será que precisamos reler os mesmos contos em suas várias versões (até mesmo rascunhadas)?

Com lançamento mundial alinhado ao cronograma de ?Os Anéis de Poder?, acabou que ?A Queda de Númenor?, apesar da pretensão de caça-níquel impulsionado, me pareceu um livro bem mais interessante do que pouco prometia, apesar da carência de conteúdo inédito realmente relevante. A organização do editor a partir da cronologia descrita nos Apêndices tornou a leitura mais agradável, sem contar que as adições dos conteúdos de ?As Cartas de J.R.R. Tolkien? são puro ouro e ampliam nosso entendimento para coisas que passaram batido. As artes do Alan Lee também são outro fator positivo aqui.

Adorei ler ouvindo os temas que o Bear McCreary fez para ?Os Anéis do Poder?, principalmente o de Númenor que deixa tudo bem mais emocionante. E espero mesmo que os showrunners falcatruas da série tenham lido este livro em tempo de não vacilar mais com a narrativa na TV.

TommyOelke 05/04/2024

Panorama
O livro é uma boa base e viaja por diversos contos que compõem a mitologia de Tolkien. Me agradou muito e é definitivamente um dos livros mais bonitos que já li!

Ogaiht 09/04/2023

Uma Obra Caça Níquel, Mas?
Último livro lançado sobre os diversos escritos deixados pelo lendário J.R.R. Tolkien, a Queda de Númenor narra o equivalente do mito de Atlântida do legendários tolkeniano.
Após a derrota de Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão, os homens que ajudaram os elfos nessa terrível guerra recebem como presente, uma ilha para morarem em paz, em riqueza e longe das trevas em que se encontrava boa parte da Terra-média nessa época.
Os núnenorianos muito se desenvolveram em sua terra, dominados os mares com seus vastos conhecimentos de navegação, possuíam grande erudição, força e viviam quase 4 vezes que os homens comuns. Mas a semente plantada por Morgoth no mundo começa a florescer aqui, e alguns habitantes de Númenor começam a questionar sua mortalidade e desejar a vida imortal dos elfos e dos Valar. Sauron, o segundo Senhor da Escuridão e antigo servo de Morgoth, aproveita dessa situação e se deixa capturar pelos númenorianos e acaba se tornado servo e conselheiro do rei. Aproveitando da semente da discórdia na ilha, Sauron provocará a queda desta grande civilização, que terá grande influência nos próximos acontecimentos na Terra-média.
Com relação ao conteúdo do livro, não há o que reclamar. A narrativa de Tolkien mesmo em rascunhos ou textos inacabados é maravilhosa. Mas devo admitir que esta é apenas uma obra caça níquel, pois não há nenhum conteúdo inédito na obra. Tudo o que fizeram foi pegar todos os conteúdos acerca da ilha de Númenor espalhados em diversas obras e juntarem tudo em uma só. Claro que não se pode negar que, para os estudiosos em Tolkien, isso é muito prático. O trabalho gráfico também é belíssimo e tem as tradicionais ilustrações maravilhosas de Alan Lee. A Harper Collins pecou na revisão do texto, talvez pela pressa em ser uma das primeiras editoras no mundo a lançar a obra, havendo vários erros de ortografia no livro. Mas de qualquer forma, é uma leitura incrivelmente prazerosa e só prova que Tolkien é uma dos maiores escritores da literatura mundial.
Thiago275 09/02/2024minha estante
Concordo inteiramente com você!

Chester 29/11/2022

Uma análise racional contra uma análise passional
Um livro que compila vários trechos, escritos, já lançados ou não no Brasil, que, de maneira cronológica, deixa mais simples de entender. Toda a história de Númenor, seja anterior ou posterior com seus ecos pelo mundo.

Henrique653 18/03/2023

Edição surpreendente
O livro foi editado por Brian Sibley que, de forma bem sucedida, compilou os escritos da segunda era da terra média em único livro, organizando os eventos de forma cronológica.
Há quem diga que o livro repete o que se fala sobre Númenor em O Silmarillion e em Contos Inacabados porém, ele traz uma riqueza de muitos mais detalhes acerca de segunda era, compilando informações relevantes e outros contos contidos em O Senhor dos Anéis e em livros da coleção A História da Terra Média.
A Segunda era parecia receber pouca atenção se comparada às outras eras, mas este livro vem para entregar aos aficionados pelo legendário essa falta.

Jean 15/04/2024

Os escritos de J.R.R. Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-média reunidos pela primeira vez em um único volume e com pinturas coloridas e desenhos a lápis feitas pelo premiado artista Alan Lee!
Agora, trabalhando com base na linha de tempo de O Conto dos Anos constante no ?Apêndice B? de O Senhor dos Anéis, o experiente editor tolkienista Brian Sibley reuniu pela primeira vez em um único volume comentado os variados escritos de J.R.R. Tolkien sobre a Segunda Era da Terra-média. Sibley procura organizar uma narrativa única e linear dos principais eventos dessa Era e que tiveram impacto no que é contado em O Senhor dos Anéis.

Léo 27/03/2023

Um Adendo Importante
A Queda de Numenor oferece detalhes extremamente importantes, não somente sobre Numenor, mas também sobre a história dos outros povos com um foco especial wm Sauron. Leitura mais que essencial!

Thiago 19/12/2022

Que nunca pare de surgir material de Tolkien
Este livro não apresenta material inédito de Tolkien, mas reúne de modo ordenado toda a história de Númenor, seu povo e seu legado. Caso fosse de qualquer outro autor sobre qualquer outro tema, eu o classificaria como um caça-níquel barato. Contudo, sendo o que é de quem é, só posso chamar de magistral, como esperado.
Destaco a particularidade da obra não ter sido editada pelo co-autor do Legendário, Christopher Tolkien, já falecido. Isso torna os comentários mais secos, uma vez que o editor não é uma referência tão grande quando se trata de acadêmicos de Tolkien (como é o caso de "A Natureza da Terra-Média").
O livro está organizado em ordem cronológica, desde o final da Guerra da Ira até a morte de Isildur e o desaparecimento do anel, reunindo tudo o que já foi publicado em todas as fontes sobre Númenor e os númenoreanos, incluindo a geografia da ilha e os costumes desse povo.
Essa releitura do mito de Atlântida é, provavelmente, o que há de mais explícito em termos de religiosidade em Tolkien. Enquanto em outros temas, como a falha de Frodo em sua missão e as Silmarils, essa característica fica mais latente, na história de Númenor isso fica claro, ao começar pelo título que remete à perda humana do Éden. A não aceitação da benção dos homens pelos númenoreanos é uma mostra da sua falta de fé, eles se revoltam em ter de simplesmente confiar que seu destino singular cumprirá o propósito de Ilúvatar e que, de uma certa forma, essa benção os torna superiores até mesmo aos elfos.
A obra é indicada a todos os tipos de leitores, não só aos fãs de Tolkien, pois conta com diversas histórias tocantes e com personagens complexos, como a história de Aldarion e Erendis (que, infelizmente, não teve um fim completo), e enriquecerá a existência de todos.
Aline.Fazio 20/12/2022minha estante
Ótima resenha e comparativo com outras obras!

Bruno Oliveira 17/12/2023

O MITO ATLANTE DO TOLKIEN PAI
Continuando o trabalho árduo de pesquisa nos incontáveis documentos escritos pelo Tolkien pai, e editados pelo Tolkien filho, Brian Sibley nos entrega este A queda de Númenor: e outros contos da Segunda Era da Terra-média. O livro possui textos já publicados em outros livros que possuem essa mesma temática (textos não publicados em vida do Tolkien pai que tratam da cosmogonia do mundo fantástico vistos em O Hobbit e em O Senhor dos Anéis), contudo, aqui tudo é reunido em um livro só e, claro, há textos inéditos. Da sua criação à sua extinção, Númenor nos é apresentada de toda. Reis e rainhas vemos nascer e perecer. Destaque à história de Aldarion e Erendis que é a mais extensa e a mais desenvolvida no livro. Os númenóreanos são homens singulares, são quase elfos, pois vivem facilmente mais de cem anos, mas, entretanto, morrem, diferentemente dos Primogênitos (os elfos, o primeiro povo a chegar na Terra-média). Sendo assim, é mais um livro para os fãs (ou não) do Tolkien pai a fim de se inteirar de todo o background que ele labutou em imaginar.

Messias 27/01/2023

Sobre a qualidade do legendário de Tolkien qualquer elogio é redundante. Mas o excelente trabalho de edição e organização de Brian Sibley merece todos os elogios, digno do cuidado e da qualidade do que foi desenvolvido por Cristopher Tolkien. Ainda que os textos estejam presentes em outros volumes, esta organização linear, com poucas interferências, nos faz acreditar que foi concebida pelo próprio J. R. R. Tolkien. As ilustrações de Alan Lee mantem a beleza com a qual já nos acostumamos. Eu diria que esse volume poderia estar lado a lado com os três grandes contos.

Taci.Souza 23/01/2023

Ler os escritos de Tolkien sobre a Terra-média, só reforça a minha admiração por sua mente imaginativa. Livros como "A Queda de Númenor" nos mostram o quão complexo era o seu processo criativo e o quão amplo se faz o seu legendário.

É inegável, a medida que avançamos na leitura desses textos complementares, o cuidado e comprometimento que Tolkien tinha com a sua obra; a preocupação de não deixar pontas soltas, de estar sempre revisando e reorganizando detalhes para entregar uma mitologia forjada na verossimilhança.

É notável o amor e empenho que ele dedicou à obra de sua vida, na qual só deixou de trabalhar por razão de sua morte. Após a partida do autor para os campos imortais, coube ao seu filho, Christopher, seguir expandindo e protegendo esse legado, missão que ele realizou com fidelidade e determinação herdadas do pai.

Esse tipo de experiência literária potencializa a admiração e gratidão que agitam meu coração, cada vez mais Tolkieniano.
B.norte 24/01/2023minha estante
Comprei esse semana, já está na pilha de leitura ?

Marcos 27/04/2023

Um estudo
Totalmente para fãs de Tolkien, o livro não é uma maravilha, mas é um livro para se aprofundar na história que já conhecemos, uma estudo que vale muito apena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5