A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ju 12/04/2024

Tolkien
Era ler e lembrar da série, amo ler Tolkien, suas descrições e ações de historiador só trazem para a fantasia um toque de realidade. Aqui temos mais uma peça desse enorme quebra cabeças

Sikewiecz 22/05/2024

Coleção
O livro só vale pela coleção, por que não tem nada de novo para quem leu Silmarillion e Contos inacabados.

Zaqueu 31/05/2023

A glória e queda de um povo.
Interessante como Tolkien descreve no decorrer desta obra maravilhosa a ascensão e queda de Numenor. Como que a ordem sem harmonia com a vida pode se tornar um caos e como o homem tem as duas forças em suas mãos de fazer sua própria história de glória e queda. Temos Sauron corrompendo as mentes apenas oferecendo o que eles sempre queria, poder para dominar o mundo todo. Mesmo pagando um preço altíssimo eles vão caminhando a passos largos para o precipício até não sobrar mais nada para contar. Me lembrou bastante da obra do mesmo autor onde após passar todo o sofrimento Frodo se vê a chance de destruir o anel no fogo e diz que o anel é dele só dele. Ou seja todo homem por mais fiel que tenta ser estará sujeito a corrupção do mundo, e a perda dos valores que ele acredita, pode cair por terra e viver na escuridão onde é assombrado pelos Nazgul. Todas as obras desse autor maravilhoso nos trás grandes lições de vida e aprendizado para nossas vidas.

Anne.Chaves 10/01/2023

A Queda de Númenor é um conjunto de textos em ordem cronológica organizados pelo Brian Shibley. Ainda sou novata no fantástico mundo do Tolkien, mas pelo que eu entendi, não há conteúdo inédito nesse livro, apenas uma edição de vários textos de outros livros já lançados. Além das belíssimas ilustrações do Alan Lee.
Bem, essa foi uma das leituras mais gostosas que eu já tive quando o assunto é Tolkien. Não posso dizer que superou o Silmarilion, porque o Silmarilion contém meus contos favoritos do universo, mas foi uma leitura mais tranquila.
Se você ficou empolgado com a série Anéis de Poder pode ser uma boa chance de afundar nesse universo, pois o livro conta ascensão e queda do maior reino dos homens dentro desse universo. Além de comentários a respeito dos textos, tanto por Christopher Tolkien como do Brian Shibley. Certos dias enfrentei dificuldades para parar de ler e ir dormir, pois queria continuar lendo sem parar! Às vezes desejei morar em Númenor, em outros fiquei aliviada que a ilha nunca existiu. Além de receber deliciosas migalhas de Sauron, uma das minhas personagens favoritas do Legendarium. É bem mais fácil de assimilar a história contada nessa organização, sem ir e voltar em histórias de outros povos, como em Silmarilion. Em resumo, é fluído e imersivo.
Recomendarei essa leitura a todos os amigos que querem se aventurar por Tolkien, mesmo sem ter lido outras coisas, parece uma boa porta de entrada (apesar de ousada). Em caso de falta de ousadia ler o Hobbit, Senhor dos Anéis e o Silmarilion antes de A Queda de Númenor.

Rafael.Tadeu 16/12/2023

Um resumao da Segunda era,tendo o foco um Numenor,gostei bastante apesar de um pouco repetitivo.

Com ctz vale a leitura

Yago.Fonseca 11/11/2023

O final da segunda Era
Uma das cidades mais imponentes de Arda, sucumbida não pelo uso da força, mas pela ganância instigada por Sauron aos descendentes de Elros

Messias 18/10/2023

Sobre a qualidade do legendário de Tolkien qualquer elogio é redundante. Mas o excelente trabalho de edição e organização de Brian Sibley merece todos os elogios, digno do cuidado e da qualidade do que foi desenvolvido por Cristopher Tolkien. Ainda que os textos estejam presentes em outros volumes, esta organização linear, com poucas interferências, nos faz acreditar que foi concebida pelo próprio J. R. R. Tolkien. As ilustrações de Alan Lee mantem a beleza com a qual já nos acostumamos. Eu diria que esse volume poderia estar lado a lado com os três grandes contos.

stella87 15/04/2023

ótimo para quem gosta de se aprofundar nos detalhes!
Recomendo bastante para quem já leu o silmarillion, os contos inacabados e a natureza da terra-média (mas também é bom ler os outros três ?livros-contos?! ou você pode ficar meio perdido)! um livro cheio de detalhes e curiosidades para quem não se cansa desse universo fantástico de tolkien!!

Leticia 22/07/2023

O tombo de Numenor
Fiquei surpresa com o quanto consegui ficar imensa na historia. Ela é um relato, geralmente não fico conectada com esse estilo de narrativa. Mas fiquei muito interessada nas historias dos reis de numenor e como os homens eram uns idiotas (minha opinião). Fiquei feliz, mas foi como ver um documentário. Eu ficaria mais feliz em ler algo de tolkien em forma de história novamente.
Porém, é sempre bom voltar a Terra Media

Camimiiiii 07/01/2024

AAAA MUITA EMOÇÃO PRA UM LIVRO SÓ.
Música:
Get Free - Lana Del Rey

Que livro perfeito, eu sempre fui fã dos trabalhos do Tolkien e esse livro me pegou de um jeito absurdo. O livro se passa antes dos eventos de Senhor dos Anéis e me fez sentir muita coisa. A ambientação do livro é perfeita e as ambições dos personagens nesse livro em específico são nítidas. O Tolkien é um dos meus escritores preferidos e esse livro me fez lembrar do motivo, esse foi um dos contos que me deixou mais animada na minha vida.

Com certeza vale a pena a leitura.

Eduardo.Junior.JF 06/01/2024

Fantástico
A Queda de Númenor" é uma obra extraordinária que nos faz mergulhar ainda mais fundo no vasto universo de J.R.R. Tolkien. A narrativa cativante, repleta de mitologia e personagens marcantes, transporta-nos para um mundo fantástico e demonstra o quão criativo e erudito Tolkien era. Ao explorar a ambição, o orgulho e as consequências das escolhas humanas, Tolkien oferece uma reflexão profunda. A narrativa sobre a grandiosa ilha de Númenor e sua queda trágica revela-se uma leitura obrigatória para qualquer fã dedicado da Terra-média, enriquecendo ainda mais o legado literário deixado pelo Mestre Tolkien.

Xandy 23/10/2023

Cada nova leitura sobre o mundo criado por Tolkien é simplesmente uma sem fim a uma mitologia repleta de personagens e momentos tão icônicos. Acho que no caso da Terra-Média não foi Tolkien quem a escreveu. Ele foi apenas um método de canalizar todas essas ideias e conceitos e coloca-las no papel. A história é viva e ela escreveu por si mesma.

Camila Maria 24/03/2024

Maravilhoso! Assim como tudo que Tolkien nos deixou <3
O livro acrescenta algumas notas importantissimas sobre a Queda de Numenor, que todos já sabemos de forma resumida, já contado anteriormente no livro Silmarillion, mas ele acrescenta informações de grande relevância para o entendimento de como aconteceu toda a castastrófe, no decorrer dos anos de Numenor, como a vida dos numenorianos virou de ponta a cabeça. A chegada de Sauron, e cá entre nós, o melhor vilão, né? ahahaha Adorei! O livro é repleto de minucias que estão presentes nas demais obras de Tolkien, que enriquecem mais e mais a história. A Edição da Harper Collins está lindissíma! Amei, leiam, não se apeguem a ideia de que tudo o que já está nesse livro pode ser encontrado em outros, vivam a experiência, vale cada frase.

davicezarborges 15/04/2023

Fantastico
Um compilado de vários livros do tolkien que conta de maneira excelente a ascensão e queda de Numenor

Danlmg 18/09/2023

Na minha opinião é a melhor história do Tolkien depois de O Hobbit e a triologia de Senhor dos anéis.
A forma que ele detalhou como numenorianos se dividiram entre os seguidores dos elfos e os de Sauron. Como Sauron os odiava e usou da raiz fraca do ser humano para os destruir, estimulando o orgulho.
Vale muito a pena leitura, além de ter vários ensinamentos com aplicabilidade na vida cotidiana.

1 | 2 | 3 | 4 | 5