O Garoto no Alto da Torre

Resenhas - O Garoto no Alto da Torre

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@emcadacapa 26/07/2023

UAU!!!!!!
Se tem um autor que gosta de uma reviravolta que faz o leitor ficar sem chão, esse é o Vinícius Fernandes, nossa!

O Garoto no Alto da Torre é daquelas leituras que te levam em uma trama dificil, mas que você entende por conta do período onde a história se passa. Porém você vai pensar que sabe exatamente onde tudo vai dar, mas quando chego ali nos 85 ~ 90% da história tudo vira de cabeça pra baixo e você terminha o livro sem saber o que te atingiu.

O livro é ambientado em Petrópolis na década de 1950, com isso em mente você já pode imaginar o que esperar de uma história de amor entre dois jovens, afinal sabemos bem como era ser LGBTQIAP+ nesse período (ainda não é nada fácil, mas era pior). Além desse fator, ainda temos a rivalidade entre as famílias de Rafael, de família rica, e Pietro, de família pobre. Rafael está sendo obrigado a casar com a filha do prefeito para aumentar a influência de sua família, mas então conhece Pietro e tudo vai mudar. Essa narrativa segue com encontros as escondidas, desafios parmomentos tensos na dinâmica familiar de ambos os personagens , planos para o futuro e então vem o momento onde tudo muda, onde a históraeu sei q... Vinícius soube muito bem encaixar a reviravolta e com um ritmo frenético que não deixa o leitor respirar, é incrível.

Aqui temos personagens apaixonantes, mas também temos aqueles que são piuro ranço a primeira lida. No início algumas descrições de personalidade ou acontecimentos se tornam um tanto repetitivas, mas nada que estrague a experiência de leitura.

Luvale 10/03/2024

O que falar desse livro nacional de romance aquileano, que tem uma capa incrível e que peguei sem saber absolutamente nada, esperando um livro fofo de romance. Porém o livro é bem mais que isso, trazendo uma leitura intensa, triste, angustiante e é quase um protesto, para fazer pensar sobre as lutas diárias da população LGBTQIAP+. Eu amei, ri e chorei com esse livro, já preciso ler tudo do autor ( e preciso que ele pague minha terapia ).

Acompanhamos Pietro e Rafael, dois jovens de realidades muito distintas na Petrópolis da década de 50. Rafael, pertencente à família mais influente e rica da cidade, vive sob o peso das expectativas e dos planos de seu pai. Prometido à filha do prefeito, sem sentir nada por ela, Rafael enfrenta uma profunda infelicidade. É então que ele conhece Pietro, um rapaz simples, filho de um marceneiro que tem muitos problemas com a família de Rafael, cheio agressividade e ressentimento. Pietro, por sua vez, compartilha das sombras das frustrações dos pais e encontra seu único refúgio nos braços de Rafael. Diante de uma sociedade preconceituosa e repleta de pessoas perversas e egoístas, os dois jovens enfrentarão uma batalha por seu amor.

O livro é muito bem ambientado e trás uma realidade próxima, mesmo que se passe em 1950, muitas coisas infelizmente não mudaram. Os personagens são bem construídos, capazes de transmitir sensações muito intensas, de amor e ódio. Tem muitas cenas lindas, de descoberta e amor, ao mesmo tempo em que paira uma aura de "tudo vai dar errado" o tempo todo. O livro é frenético, não deixa um momento pra respirar, com acontecimentos felizes intercalados por situações tensas e angustiantes.

Li muito rápido e precisei de um tempo para digerir algumas coisas, principalmente o final, onde o autor conseguiu escrever uma cena cheia de reviravoltas, devastadora e que ao mesmo tempo era inevitável, considerando todo o contexto. Uma leitura triste, mas que fala sobre ser livre e autêntico, trazendo uma montanha russa de emoções que vai marcar todo mundo, principalmente quem é LGBTQIAP+. Perfeito

Rafael.Brina 03/03/2024

Um lindo romance, que nao acabou como eu queria
Esse livro nos apresenta uma linda história de amor entre 2 jovens gays numa dura realidade da década de 50, em Petrópolis, RJ. Se hj é dificil ser LGBT, imagina nessa época, ainda mais na realidade em que os 2 garotos viviam, com pais supercontroladores e asquerosos. As partes romanticas foram lindas, mas i felizmente o final me fez ficar na bad pro dias. Então, esse livro contém gatilhos, por isso não deve ser lido se vc tiver passando por algum problema psicológico. Mas enfim foi uma otima leitura e super bem escrito. Gostaria de saber o que houve depois.

Andre350 28/09/2023

É lindo mas arranca seu coração!
Eu terminei esse livro 30 minutos antes de escrever essa resenha, porém as lágrimas ainda escorrem pelo meu rosto?essa história é tão bonita, tem uma pureza tão gostosa, um amor tão encantador, os desafios que eles enfrentam podem ser entendidos por todos nós que já sofreram pressões por sermos diferentes?recomendo muito essa leitura, mas prepare-se pra chorar!

Gabi1509 18/07/2023

Uma história fofa, mas com ressalvas
Rafael e Pietro é aquele casal que foi feito para ficar junto. Eles são fofos, respeitosos e se completam.

MAS

Nem tudo são as maravilhosas flores do jardim de Rafael. Os pais, extremamente preconceituosos e egoístas, controlam o futuro dos filhos. Rafael irá se casar com Mariana e Pietro é manipulado a continuar sua rotina de escola - casa - trabalho.

Mas o amor é uma força poderosa, capaz de mover montanhas. E os dois garotos vão lutar contra tudo e todos pelo seu amor.

As últimas 40 páginas são de tirar o fôlego. Gostei da ousadia e virada de chave do autor. Deu um novo significado pra essa história. Incrível!

isa.tsantos 24/07/2023

Leiam esse livro, sério
A história desde o início prende de uma forma inexplicável e a cada novo desenrolar de tudo, fica mais difícil parar de ler.
O romance leve dos protagonistas em meio a tantos desafios e provações é simplesmente tão confortável.
O final, inesperado, mas a leitura vale muito a pena, sensacional.

"Mal podia acreditar que estava deitado ao lado de Pietro e que o tinha beijado.
Tinha beijado outro garoto."
Ray 26/07/2023minha estante
Aí tô na metade dele e tô com medo do final ???

isa.tsantos 26/07/2023minha estante
se prepare bem pro final viu kkkkkkk

Fabi @entrepaginaslinhas 18/07/2023

Leitura fofaaa
Livro: O garoto no alto da torre | Vinicius Fernandes | @astralcultural
?Rafael Albuquerque é o filho da família mais rica de Petrópolis, e quando completar 18 anos, terá as subir ao altar em um casamento arranjado pela sua família. E o seu maior pesadelo, é acabar com sua família, que vive de aparência, quando ninguém esta vendo, é uma família infeliz.
????Com o casamento se aproximando, cobranças que envolvem os negócios da família, Rafael já não via uma saída. Até Pietro cruzar em seu caminho.
Quando a vida de ambos se encontram, Pietro Soares e Rafael Albuquerque, um mundo de novas possibilidades surge para ambos.
?Em meio a muitas descobertas e encontros secretos, Rafa e Pietro terão os melhores (e piores) dias de suas vidas. E o mais lindo, juntos construindo uma verdadeira história de amor.
????Mais uma vez a escrita do Vini é arrebatadora, cheia de romance, flores e muita coragem de ambos os personagens. Com capítulos curtos, você se sente parte da historia.
Amei ter a oportunidade de ler esse livro encantador.
Vocês conhecem a escrita do Vini? Quem ai ficou curioses para ler??

Rodrigo.Gorsani 18/10/2023

Eu estou simplesmente chocado e impactado. Que história minha gente. Que história!
Vinicius é aquele autor que sabe te prender na histpória, várias pequenas reviravoltas e o final enlouquecedor e meio trágico. Uma obra a lá óperas de Verdi, drama, paixão e tragicidade. Simplesmente aquele autor para acompanhar e aguardar ansioso as histórias.

Uma história linda, recheada de momentos perfeitos da descoberta do amor puro e verdadeiro e da paixão alucinante e revigorante. Mas pelo contexto temporal e o local onde se passa você já fica aguardando algo ruim acontecer. E suas expectativas vão se alterando a cada novo acontecimento na história até o final alucinante e muito mais trágico que suas piores expectativas. Fiquei arrasado ao final, não o esperava, mas acho que foi simplesmente estrelar. A magia de sempre necessitava se enternizar daquela forma.
Para finalizar precisava falar dos momentos emocionantes, o maior de todos, em minha humilde opinião, com um personagem secundário mas muito lindo e especial para Rafael.

SIMPLESMENTE leia. É NECESSÁRIO para qualquer pessoa, especialmente para a comunidade LGBTQIAPN+.
Andre350 18/10/2023minha estante
Eu não sei se me recuperei até hoje hehe

Smith 06/10/2023

O garoto no alto da torre
Vinícius sempre perfeito nas suas histórias.
Me surpreendendo a casa página, que história incrível, eu simplesmente amei do começo ao fim, muito apaixonante, intrigante, as aventuras e o romance são perfeitos, o final ... inesperado, eu fiquei de queijo caído, foi uma das melhores leituras do ano

João 09/01/2024

Eu não sei o que escrever sobre esse aqui? não é um livro péssimo, mas também não é espetacular. Achei muito repetitivo tanto em cenas quanto as escrituras. As vezes parecia que os pais de ambos era o mesmo. Não consegui me simpatizar com os personagens e chegou num momento que queria terminar o livro para para acabar mesmo e o final por mais que me surpreendeu e eu não esperava como a história ia terminar não fez minha opinião mudar, apesar que para mim essa foi a melhor parte do livro por ter me surpreendido.

joaoost 21/09/2023

Os que vieram antes de nós
"Vamos ser eternos"...

Confesso que desde que terminei essa história, tudo que eu consigo fazer é chorar. Me apaixonei por esses dois personagens: Pietro e Rafael.

É desolador imaginar quantas pessoas passaram por essas dificuldades, e que de alguma maneira, ainda passam... poder amar quem você quiser sem medo, é um privilégio que precisa sempre ser lembrado.

Que a história do Pietro e Rafael viva eternamente para nos lembrar da importância de sermos livres em todos os sentidos. Estou muito triste pelo final de ambos, mas irei carregar seus sonhos comigo a partir desse momento.

Delduque.Avelino 03/08/2023

Um excelente e lindo marco na literatura LGBTQIAPN+ ??
Vinícius Fernandes, mais uma vez, escreve tão bem e com uma escrita envolvente e emocional. "O garoto no alto da torre" é um livro para se ler e pensar, a narrativa mergulha bem nas profundezas, vulnerabilidade e anseios de cada personagem. É genuíno, passional, comovente e até irritante, tudo ao mesmo tempo. O relacionamento entre Rafael e Pietro é encantador, cativante e acontece, aos nossos olhos, e isso é tão impactante para nós leitor. E o final, que é surpreendente e inesperado, dilacera nossos corações (preparem-se!). O autor nos coloca, numa montanha-russa emocional e, depois de ler a palavra "fim", a gente ainda agradece por isso!

Margarida.Marcos 09/10/2023

Viny, te odeio, 5 estrelas kkkkkk Esse livro é a perfeição
Mais um livro maravilhoso do Viny!
Amei a história desse livro por toda essa temática de anos 50 e Petrópolis.
A história de amor entre Rafael e Pietro é tão linda, tão preciosa.
O livro prendeu minha atenção do início ao fim, me fazendo criar mil teorias e torcer pelo casal.
Nunca vou perdoar o Viny por uma certa cena ?
E o final fechou essa história com chave de ouro.
Viny, te odeio, 5 estrelas kkkkkk

GustavoSaboia 12/11/2023

Decepção
Pra mim é triste vir fazer essa resenha e dar essa nota, mas pra mim esse livro não funcionou mesmo. Eu conheci ele direto com o autor, na bienal, e comprei ele junto do "Não Quero Ser Como Você". Eu li esse outro primeiro e curti, então vim pra cá com uma expectativa maior, já que era um livro mais novo e o principal que estava sendo divulgado. Porém, não deu certo.

Pra mim poucas coisas funcionaram nesse livro. Eu achei o romance dos personagens muito instantâneo, eles mal tinham se falado e já pareciam apaixonados e fazendo altos planos, pra mim não colou muito. Me parece que em alguns momentos o autor preferiu descrever o cenário que eles estavam do que aprofundar a relação dos dois.

O segundo ponto que pra mim foi ruim é a ambientação. O livro é muuuuito descritivo, mas ao mesmo tempo a ambientação não funciona pra mim. O livro é situado nos anos 50 em Petrópolis, mas boa parte dos cenários lembram pouco a cidade, enquanto a escrita é muito atual. A impressão que fica é que a história poderia facilmente se passar nos anos 2000. Alguns termos narrativos, como o "loop infinito", quebraram totalmente essa ambientação dos anos 50.

Por fim, teve a questão do ritmo. Esse foi um dos livros que eu mais demorei pra ler nesse ano, a história pra mim simplesmente não fluía. Fiquei quase 20 dias pra ler a primeira metade do livro porque a impressão é que nada acontecia, apenas alguns diálogos soltos, alguns encontros aleatórios entre os personagens etc... Eu me forcei a ler a segunda metade pra poder ir pra outro livro, inclusive.

Como já li o outro livro do autor, sei que ele tem um potencial muito bom e que é capaz de escrever boas histórias. Se alguém quiser começar a conhecê-lo, não começaria por essa obra.

1 | 2 | 3 | 4 | 5