Amêndoas

Amêndoas Won-pyung Sohn

Resenhas -

Soukokinho 20/05/2024

Não acho que vale o hype
Essa foi uma leitura muito fácil, com certeza, mas... eu esperava bem mais pelo que me prometeram.

Achei um plot muito interessante, porque nunca tinha visto um livro com esse tema, no entanto, foi muito mal desenvolvido. Não foi um livro horrível, eu na verdade até gostei, mas não pude deixar de ficar decepcionada também.

Os personagens não têm muito desenvolvimento (para não dizer nenhum), além do Gon, que foi o melhorzinho. E o pouco desenvolvimento que o protagonista teve ao longo do livro, foi se perdendo aos poucos e tudo relacionado a ele ficou meio incongruente para mim. Teve muitos furos.

E o final foi extremamente poder da amizade e sem sentido, com um romance completamente aleatório jogado de qualquer jeito e sem necessidade.

Não recomendo esse livro para quem espera uma grande leitura ou um enredo bem desenvolvido. Mas quem só quer uma leitura fácil para passar o tempo, talvez seja uma boa.

Murasakibara12 20/05/2024

Medíocre
O começo é incongruente e a personalidade do personagem é inconsistente, até tem um backgroud interessante e a relação com o Gon é o que salvou o livro pq é muito amorzinho e faz sentido. O desenvolvimento do Yunjae é porco e o romance foi completamente desnecessário e literalmente apodreceu com o que sobrava da consistência narrativa.

Deiy226 19/05/2024

Será que eu tô insensível?
Quando eu li a sinopse do livro, já pensei que choraria horrores, por ser uma história trágica e não chorei em nenhum momento, achei o livro muito bom mas não consegui me conectar com a história, talvez porque o personagem não tinha nenhum sentimento (devido a sua condição) eu não tive a empatia que eu esperava, e esse e realmente o sentimento do livro né? Ser objetivo. Como costumo assistir doramas a um tempo até que já conhecia um pouco da cultura coreana e acho que o livro entregou o ponto de vista da autora,e vendo assim acaba fazendo mais sentido!
A história se passa na Coreia.

Achei um livro reflexivo e necessário.
Li em aproximadamente seis horas, achei a leitura super fluida.

Beth 19/05/2024

?? ?? ?? ??
O amor é capaz de transformar a pessoa em um monstro ou um monstro em um ser humano.

Danny 19/05/2024

Yunjaee
"... As pessoas não suportam quando alguma coisa é diferente, aigu, meu monstrinho adorável..."
Esse livro me destruiu. ?

leticiadobangchan 19/05/2024

A autora ao construir dois personagens distintos, mas tão parecidos em um ponto específico: ambos serem negligenciados pela sociedade devido ao seu modo ser; se comportar, me fez refletir:

O que eu faria se meu filho (a) não suprisse minhas expectativas? rejeitaria-o? amaria-o independente disso?

É uma questão muito delicada que a autora conseguiu explorar com excelência.
Através da leitura de "Amêndoas", ficou cada vez mais nítido que as experiências que vivenciamos, principalmente na infância, moldam o nosso desenvolvimento no futuro.
O fato de você ter dificuldade para expressar seus sentimentos, por exemplo, não é totalmente a sua culpa, e sim do ambiente que você foi criado, das experiências que você viveu, como é a apresentado na história.

Para quem se interessa pelo assunto e gostaria de ler um livro mais "tranquilo", eu recomendo a leitura.

Larissa 19/05/2024

O melhor do aaaaano !!!
A história é muito gostosinha e aconchegante.
a escrita é bem leve e fluida, você nem sente as páginas passando. acompanhar o crescimento do protagonista é muito lindo, continuaria lendo sobre a vida e o desenvolvimento dele por muito mais páginas se tivesse. foi favoritado demais !!!

Lola 19/05/2024

A relação entre Yunjae e Gon é simplesmente fascinante.
Adorei a forma como a escritora construiu a narrativa.
Vou carregar esse universo comigo por um longo tempo.

soufernanda 19/05/2024

Literatura Coreana pela primeira vez
Esta foi uma leitura muito rápida e fluída.
Os personagens não são muito complexos, mas eu me afeiçoei bastante a eles, especialmente Yunjae e Gon.

O enredo do livro também é bem simples e, na minha opinião, cumpre o seu propósito. Não acredito que a autora tinha pretensões de escrever uma obra grandiosa, ela apenas escreveu a história que queria contar e o resultado foi bastante satisfatório.

O único ponto questionável da obra é a maneira como a doença (alexitimia) é tratada. Admito ser ignorante acerca deste assunto, mas acho que o desfecho da história fez com que todo o alvoroço e comoção do início se tornasse sem sentido. Quer dizer, não parece estranho que um cardiologista aposentado entenda mais sobre uma doença neurológica do que todos os médicos que diagnosticaram a criança? Por que nenhum deles disse para a mãe dele que o menino poderia apresentar melhoras com o passar do tempo? Tenho certeza de que essa informação teria diminuído significativamente o seu desespero e a sua angústia, além de poupar mãe, filho e avó de perder tempo com todos aqueles exercícios mentais desnecessários...

Por esta razão, não avaliei este livro com cinco estrelas, mas recomendo muito a leitura, principalmente para adolescentes que estejam iniciando seu contato com a literatura ??

Literaduuh 19/05/2024

Sem palavras
Quando li a sinopse desse livro já imaginei que eu ficaria presa nessa narrativa. Bem, essa história me deixou presa do início ao fim, com os acontecimentos curtos sendo narrados eu fiquei muito instigada e curiosa todo o tempo. O fato de ter capítulos muito curtos me ajudou muito a ler o livro.
Eu achei que foi muito bem escrito o livro e muito bem desenvolvido o crescimento do Yunjae e da sua condição. Gostei do modo que foi tratado.
O final foi bem rapidinho, mas eu acho que o que o livro quis passar ele passou muito bem nas poucas páginas que possui. Eu recomendo a leitura.

sunny22 19/05/2024

Curou minha ressaca melhor que engov
Eu comecei amêndoas sem muita expectativa e sabendo um total de 0 coisas sobre o livro, e meu deus, que experiência incrível. A maioria dos personagens ? em especial o Yunjae e o Gon ? são trabalhados com uma zona cinza que dá gosto. Não são do jeito que são 'porque sim', há toda uma justificativa que te deixa angustiado por entender as origens deles e as atitudes que tomam, mas não deixam de ser errados ou inapropriados, e o livro te deixa nessa espiral de "Eu entendo o que você passou e simpatizo com isso porém não deixa de ser errado"

tainafr 19/05/2024

"crianças querem ser amadas e podem também demonstrar amor acima de qualquer pessoa"
Demorei muito pra terminar esse aqui, por falta de tempo ou porque decidi enrolar ele. vai ter algumas partes que você vai empurrar ele com a barriga mas, não me arrependo de ter lido, ele traz uma visão muito clara do que as crianças são, são pequenos adultos, yunjae com sua condição neurológica mostrava um lado bem racional o que me fazia pensar que ele era adulto as vezes e gon com seus traumas e sentimentos reprimidos me mostrava um adulto egoísta mas eles eram só crianças.. vale muito a pena ler esse e entender o que a autora quis mostrar.

niconii 19/05/2024

Ótima escrita.
Foi uma leitura muito boa e interessante, apesar de eu achar a história um tanto parada, em um certo momento do livro, mas fora isso, foi incrível. Tive vários momentos de emoção, choque, indignação e reflexão durante a leitura, a experiência foi interessante.
Sobre o livro em si, eu não sei muito bem o que dizer, eu confesso que esperava um pouco mais, diante de todo o hype que ele tem, mas isso é questão de gosto mesmo.
Fiquei interessado nos livros de autores asiáticos, e tenho vontade de comprar mais para ler. ?

Carol 19/05/2024

Eu tenho amêndoas em mim, assim como você
Em Amêndoas acompanhamos a história de Yunjae um garoto com uma condição rara na qual não consegue sentir medo, alegria, tristeza...

A história é na verdade bem melancólica, mas trás bonitas reflexões conforme o garoto cresce e começa e se questionar sobre os sentimentos, apesar de não senti-los.

Recomendo pra quem está procurando uma leitura rápida e cheia de lições.