Príncipe Caspian

Príncipe Caspian C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clara 10/07/2023

Anestesiada em conforto, e um pouco de dor
Eu nunca tive nenhum contato com as Crônicas de Nárnia até começar esse projeto de leitura dos livros. Tenho que confessar que senti inclinações maiores em relação ao primeiro livro - ordem de publicação - mas esse foi tão doce e simples e mágico quanto o primeiro.

Eu comecei o livro com aquela sensação de encontrar uma velho amigo - o que me é particularmente engraçado por ter lido o anterior ontem - e terminei ele com o desejo e um sincero amor de o ver novamente, e principalmente por isso que o final me pegou bastante. Eu não esperava; e por isso que me encontro um pouco triste diante a consciência dele, essencialmente porque EU quero voltar para Nárnia.

Talvez seja pela, como já mencionado, a simplicidade dessa história como um todo, desse universo que foi destinado a contar essas histórias, mas eu sempre acabo chorando, e não me entenda mal, eu choro com a sensação de uma felicidade surda no peito, com o conhecimento daquela sensação que todo livro simples e bom desperta. Com a sensação de estar em casa, e querer voltar para ela. Me sinto da mesma forma todas as vezes que leio "O Pequeno Príncipe".

Claro que, posso apenas ser uma tolinha sensibilizada por histórias corajosas em simplicidade e verdade, e que por isso também são mágicas.

Ps: Algumas reflexões foram feitas após um tempo considerável do final eufórico e nublado da leitura; lembrei de alguns comentários/diálogos completamente misóginos que me incomodaram profundamente, alguns sinais desse tipo foram observados no primeiro livro, de uma forma que deveria ser "camuflada" mesmo que seu vislumbre ainda é bastante claro. Realmente uma pena terminar a resenha de um livro tão bonito com esse tipo de observação - que é sempre necessário ser devidamente feita.

Vik 08/07/2023

Um pouco cansativo
Não sei exatamente porque, mas achei esse livro mais cansativo que o primeiro, os personagens tem uma jornada bem longa e só no final é que fica mais interessante. Porém, gostei mesmo assim e creio que vou continuar a saga, mesmo não imaginando como será os próximos livros.

Thiago662 24/06/2023

O universo de Nárnia é quase perfeito! É uma leitura leve, fluída, em que o bem sempre vence o mal! Nesse contexto atual é altamente necessário!

LuanGabs 11/06/2023

As crônicas de Nárnia vão se tornando minhas fábulas preferidas e o tipo de comfort book que sempre vai deixar seu coração quentinho.

Os momentos em que Aslan realiza sua mágica são sempre descritos maravilhosamente bem, assim como no primeiro.
A forma como a narrativa alterna entre o grupo dos 4, para contar o pedaço da história de Caspian é bem simples e mantem a fluidez da leitura.
Nesse segundo livro, há alguns pequenos plot twists e revelacoes que dão um ar maior de surpresa do que o primeiro livro, apesar de que a quantidade de acontecimentos importantes e impactantes é maior no primeiro!

Ótima leitura, e ja nao vejo a hora de embarcar no próximo!

Dâmares Liberato 10/06/2023

A escrita do autor é muito fluída e envolvente, é um livro mais voltado para o público juvenil, mas que vale a leitura em qualquer idade.

Kaique 08/06/2023

Foi uma boa leitura Lewis constroi muito bem as cenas mas eu senti falta da forma que ele narrava o primeiro livro como se ele tivesse contando uma história mas agora parece mas do mesmo no quesito narração?

MatthewsVianna 18/05/2023

Como nas crônicas anteriores, a narrativa é extremanente fluida, em um tom de fábula muito agradável de se ler. Sempre me impressiono como o autor conseguiu criar um personagem tão grande quanto Aslan. Ele preenche todos os ambientes, estando presente ou não.

Dito isso, creio que, deixando de lado o contexto bíblico que cerca a narrativa exigindo certa bagagem e maturidade literária, sempre fico com a impressão que essa leitura seria muito melhor se a tivesse feito mais novo. Mas seguimos...

edisik 30/04/2023

Que leitura gostosa. Aquece o coração e nos faz querer continuar nas aventuras em Narnia. É um livro para todas as idades.

Hanny 05/04/2023

Incrível!
?As crianças sentiram muito deixar Cair Paravel, que, mesmo em ruínas, parecia ser seu lar outra vez.?
Não sei se estou vivendo ou esperando o lançamento dessas edições! Ler Nárnia está me fazendo um bem que não sei explicar. Aquece e destrói o coração ao mesmo tempo. ??

ThaisaScarpa 29/03/2023

Príncipe Caspian conta a história de um período em que Nárnia era dominada pelo Rei Miraz; toda a magia e encanto de Nárnia foram abafadas por seu reinado. Seu sobrinho, Caspian X, é o rei legítimo de Nárnia e contará com a ajuda de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia para retomar o trono e restabelecer a paz.

Rodolfo_Domingos 24/02/2023

Um salto de qualidade
Enquanto o primeiro livro corre demais, esse aqui dá o tempo que a história precisa pra se desenvolver.

E a forma como a história se tece ajuda a gerar uma curiosidade enorne sobre a expansão de Nárnia como um mundo mítico e místico.

Mas, puxa, precisava mesmo de todos esses diálogos misóginos??

1 | 2 | 3 | 4 | 5