Príncipe Caspian

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vinicius 14/01/2024

Mágico
Muito bom, mesmo gostando mais do primeiro eu ainda gosto muito desse, esse mundo magico me encanta e pretendo ler os próximos o mais rapido possível.

Xandy 06/01/2024

Eu lembro que quando eu vi o filme de O Príncipe Caspian eu tinha adorado e agora, depois de ler o livro, eu vejo que a história é realmente boa pelo simplesmente fato de que ela é boa. Foi muito bem adaptada e simplesmente estou curioso para seguir adiante com as próximas histórias.

Miguel Leite 31/12/2023

Simples, mas bom
Assim como o livro anterior, esse e BEMais simples que o filme, bem menos ousado em certas coisas, mas ele é muito bom na sua simplicidade, é muito confortável de ler.

Leila 30/12/2023

Mais uma aventura em Nárnia.
Muito encantador, cheio de criaturas mágicas e batalhas épicas.
Estou ansiosa pelo próximo livro.

AventureiroLiterário 25/12/2023

Assim como a história amadurece, também amadurece a escrita de Lewis
"Príncipe Caspian", segundo volume da série "As Crônicas de Nárnia" (em ordem de publicação), traz uma situação completamente diferente do primeiro livro e introduz um novo tema dentro de suas referências cristãs. Particularmente, apreciei muito mais este segundo volume do que o primeiro. Mas vamos por partes.

Depois de todos esses anos, acredito que a grande maioria já está a par do futuro dos personagens, mas é interessante observar como Lewis já vinha trabalhando, desde este livro, nas transformações que os mesmos passam. O quarteto de crianças foi alterado por suas experiências em Nárnia, assim como pelo último ano que passaram na Terra, envelhecendo.

Lúcia continua sendo a mais pura e de maior fé; Edmundo aprendeu com seus erros e está muito mais tolerante, até mais do que Pedro; este, por sua vez, apesar de ser o Alto Rei, não está isento de cometer erros e fazer escolhas equivocadas, embora ainda mantenha a humildade para reconhecer seus equívocos; e Susana... Bom, digamos que as experiências mundanas e a idade não têm sido boas fontes de influência para ela.

Enquanto em "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" temos uma referência à história bíblica de Jesus e seu sacrifício para perdoar os pecados da humanidade, esta segunda obra é um pouco mais sutil e gira simplesmente em torno da fé. Aborda como até mesmo as pessoas fiéis podem perder a fé e as consequências desse afastamento, assim como as adversidades enfrentadas por aqueles que mantêm sua fé e confrontam a descrença daqueles ao seu redor. Não sou, nem nunca fui, um cristão, mas gostei bastante das mensagens transmitidas e consigo extrair valores que vão além da religião.

Como história de fantasia, a trama foi muito mais interessante de acompanhar, com os personagens sendo mais ativos e os elementos sobre o universo sendo enriquecidos. Quando li o primeiro livro da série, achei-o um tanto parado, com as crianças apenas indo de um lado para o outro enquanto o elenco secundário resolvia tudo. Em "Príncipe Caspian", me envolvi muito mais com os acontecimentos e a presença ativa do quarteto ao longo da história.

A conclusão é satisfatória, embora não seja espetacular, mas termino este livro com uma opinião muito melhor do que a do primeiro. Até agora, é o meu volume preferido das Crônicas, embora ainda tenha mais outros cinco para conhecer.

Rebecca152 04/12/2023

Legal
Eu até gostei do livro e acho que te dá uma perspectiva melhor do que acontece, e o filme fica até mais emocionante

Manoel 01/12/2023

Releitura 10 anos depois
É interessante pensar como nossa percepção sobre as coisas pode mudar ao longo dos anos. Li esse livro quando tinha 16. Agora, com 26 e com o relançamento dos livros, reli. Continuo amando o livro, mas agora eu percebo que tem muita coisa faltando, muitas pontas soltas etc.

Medica Leitora 24/11/2023

Nárnia, Nárnia e O Leão!
Mais uma crônica relida com sucesso nessa nova edição!!!

Ela não é uma das minhas favoritas mas tbm é repleta de ensinamentos???

Sempre por Nárnia e por Aslam!

Willpacheco 16/11/2023

O retorno a Nárnia
É tão bom retornar a esse mundo, o livro nos leva de volta a Nárnia junto com os 4 irmãos em uma aventura única para ajudar o príncipe Caspian.
O livro é consideravelmente pequeno e rápido de se ler, com uma escrita tão tranquila e leve que dá vontade de começar e terminar no mesmo dia. Super recomendado!

naike.jordan 06/11/2023

A história particular desse livro é incrível. Ele nos mostra o quanto acreditar nos sonhos é importante, contanto que sejam sonhos que vá trazer bênçãos para o povo, e também para que a gente sempre mantenha esperança naquele que está sempre disposto a nos ajudar, porque con certeza vai ser de grande valor para nossas vidas.

Ritinh@ 25/10/2023

Diferente do filme
"? Bem ? disse Pedro ? foi uma esplêndida aventura!
? Ora bolas! ? exclamou Edmundo. ? Deixei minha lanterna nova em Nárnia?"

Eu gosto muito da escrita do Lewis. É leve e gostosa. E também amo os cenários que ele descreve.

Diferente do filme, aqui há poucos diálogos e teve momentos que eu não estava entendendo o que acontecia, é um enredo bem mais infantil do que o filme, mas mesmo assim é bem legal.

Francisco Pacheco 23/10/2023

Tudo indo?
Estou bem animado para saber o resto da história, até agora não houve nada de surpreendente, mas com certeza os próximos livros serão muito mais profundos e animadores.

Larissa.Ramos 08/10/2023

O livro , a edição é linda , achei a história muito interessante mas pouco fluida , parece que eles ficaram uma vida na floresta procurando o caminho , gostei mais do primeiro

Julia4717 04/10/2023

Nárnia
O livro é bom, ele mostra um pouco mais sobre as aventuras das crianças em Nárnia, sobre como Nárnia mudou em 1 ano no nosso tempo, e agora as crianças precisam salvar Nárnia das mãos do rei que decidiu tirar a essência daquela terra.

Rayssa Oliveira 03/10/2023

Sinceramente, acho que me frustrei um pouco, não sei se é por conta do filme. O fato é que, pensei que teria mais aventuras e que seria mais emocionante.

Por exemplo, o filme ele consegue me prender, por mais que seja praticamente a mesma história, mas no livro achei até arrastado.

SPOILER

Do início do livro até mais da metade, é o Caspian reunindo seu exército, dai só quase no final que ele encontra os antigos reis e rainhas de Nárnia e rola a batalha. Então, para mim, acabou se tornando um pouco maçante.

Um detalhe que no livro não tem, mas que colocaram no filme, e que eu achei uma referência genial, foi o portal que leva Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia de volta para o mundo real.

Quem leu o primeiro livro (O Sobrinho do Mago) e assistiu o filme (Príncipe Caspian), vai saber da árvore que Aslan plantou para proteger Cair Paravel ou Nárnia (não me recordo bem) da Feiticeira Branca.

Outro detalhe que também não me recordo de ter no livro, mas vi uma colega comentando, foi o romance de Susana com o Caspian, inclusive vou até reler porque realmente não lembro dessa parte no livro. No filme sei que existe, e eu até prefiro que tenha esse romance mesmo.

De qualquer forma, recomendo demais a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5