O Despertar do Sonhador

O Despertar do Sonhador Maggie Stiefvater

Resenhas - O despertar do sonhador (O Sonhador 3)

1 | 2 | 3 | 4

jeslendo 19/08/2023

Releitura!
Foi arrebatador reler esse livro depois de quase um ano e perceber que a magia não sumiu de suas páginas. É um livro repleto de angústia e sentimentos conflitantes, mas também de muito amadurecimento dos personagens, nos levando até quem eles acabam se tornando, o tipo de pessoas que, no futuro, eles querem ser. É muito bonito ver tudo isso acontecer com personagens que eu vi crescer bem diante dos meus olhos em todos aqueles livros anteriores e estar no fim e sentir o meu coração aquecer novamente, sabendo que eles estão em boas mãos, saber que eu posso, enfim, deixá-los um pouco por conta própria até, um dia, voltar para ver como estão, apenas dar uma pequena espiada, matar um pouco a saudade, uma coisa que eu farei com toda a certeza do mundo, não tem coisa melhor.

Sopinha cobalthorn 27/02/2023

Nunca vou superar
Um dos universos mais bem escritos, serei completamente e eternamente apaixonada por essa trilogia assim como sou com a saga dos corvos. Um final perfeito, impecável, esses personagens são tudo

vanes.rc 04/11/2023

Nem sei como começar essa resenha. O livro teve um início cheio de apreensão, medo do que poderia acontecer e no final tudo o que senti foi conforto. Foi uma maneira linda de encerrar a trilogia. A Maggie tem um jeito único de escrever, de provocar emoções na gente e, nossa, esse livro me tirou lágrimas. Ver esse ciclo de encerrando, após Os Garotos Corvos é emocionante e, ao mesmo tempo, agridoce. Eu amo esse universo, amo os personagens, eu me perdia em cada página quando estava lendo e agora... acabou. Sabe aquela sensação de vazio que fica quando algo que você gosta muito termina e você só tem que se conformar que acabou? Então, estou sentindo ela agora. Contudo, foi um ciclo lindo.

Obrigada, Maggie!

Deysiane 22/02/2024

Greywaren
O Despertar do Sonhador é tão confuso e incrível quanto seus precedentes; só é muito melhor! O único defeito é que ele é curto demais...
Luiz.lima 29/02/2024minha estante
Tem os outros dois volumes ( o chamando do corvo ) e ( sonhador impossível) três vão está na minha lista

Mirelle26 18/06/2023

Que belo fim
Ao terminar essa trilogia senti a mesma coisa de quando terminei os livros dos Garotos Corvos.

O universo de sonhadores que a autora criou é muito autêntico e com personagens intrigantes.

Esse livro é o melhor dos três na minha opinião, por ser muito esclarecedor em relação as pontas soltas deixadas nos livros anteriores, pela quantidade de reviravoltas (muito boas por sinal), e pela evolução de todos os personagens principais. Ronan, Declan e Mathew são maravilhosos cada um a seu modo, Jordan, Henessy e Farooq-Lane fizeram total diferença na reta final da história.

Recomendo demais, foi um dos favoritos do ano.

Joyce 02/03/2023

"Estava tudo muito bem"
É tão bom começar um livro sem muita expectativa e ser surpreendida por ele, esse é o melhor tipo de leitura.
Minha falta de expectativa foi porque o último livro deixou muito a desejar, eu esperava muito mais dele, e nunca imaginei que a Maggie escreveria um final tão perfeito, porque ainda estou até hoje meio decepcionada com o fim dos garotos corvos. Mas ela conseguiu enfiar nesse livro coisas inacabadas da série anterior, e ficou tudo perfeito.
Esse livro foi o menos enrolado e mais empolgante da trilogia, eu não conseguia parar de ler, sempre curiosa com o que aconteceria em seguida, todo capítulo terminava de forma explosiva e com várias descobertas chocantes, e teve muitas cenas tristes, mas que no fim se resolveram.
O epílogo foi muito emocionante e nostálgico, com alguns personagens antigos de volta. Eu nunca teria imaginado um final tão perfeito assim.

Raie 22/04/2023

AAAAAA
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo essa história e eu fico muito feliz de dizer que ela foi encerrada com chave de ouro. QUE LIVRO BOM, que desfecho perfeito que história incrível

Só tenho a agradecer por ter vivenciado e sentido tudo isso

Lynch12 17/02/2024

Um livro sobre amadurecimento escrito de uma forma magnífica, impossível não se emocionar de novo com todos os personagens nesse último livro

Outra coisa é que declan se consagra como o melhor personagem da trilogia e uns dos melhores que a maggie já escreveu

Byfeferreira 08/05/2023

Final acelerado!
Eu estava com medo do livro ser um pouco lento ou de perder tempo com enredos não tão importantes, mas não precisava me preocupar.

O livro é ótimo, sabe usar muito bem o enredo e traz muitos plot twists bons, momentos tristes e um senso de urgência que me fez ler mais da metade do livro em uma tarde.

Eu gostei bastante dessa conclusão, acho que tudo foi finalizado de um ótimo jeito, e só queria ter visto um pouco mais do que acontece no epílogo, mas sei que é tudo muito dentro do padrão de escrita da Maggie, com bastante subjetividade e espaço para o leitor preencher as lacunas.

Eu amei essa trilogia e acho que vale bastante a pena ler ela.

rafazaakar 09/02/2024

QUERIA TER AMADO, MAS APENAS GOSTEI :(((
Eu amo Ronan e Adam. Pra mim eles sempre foram muito maiores que Gansey e Blue - são fatos, não adianta me odiar, Maggie perdeu a mão e criou um personagem secundário muito mais importante e interessante que o principal. Ponto.

Mas essa trilogia teve o mesmo desenvolvimento que a Saga dos Corvos: Interessante, misterioso, mágico e diferente de tudo que a gente já leu no começo, para bagunçado, cansativo e mal pensado no final. A gente precisa concordar, o final da Saga dos Corvos foi tão perdido, tão cheio de fios soltos, de coisas não explicadas, que quando veio essa trilogia do Sonhador, eu pensei "Alá, ela vai responder o que não ficou bem respondido", mas não foi isso que rolou.

Eu já estava meio sacudo no final do segundo volume, porque eram tantos pontos de vista, tantos personagens falando, tanta coisa acontecendo sem explicação, e dai vem aquele final, e a autora resolveu simplesmente excluir o Adam de quase toda a trama, que quando veio esse ultimo volume eu falei "É isso, vou ler apenas para tentar entender o básico".

Mesmo esse volume sendo ligeiramente menor e mais rápido de se ler, a sensação que deixou quando terminei foi de que faltava algo. A história parecia rasa, apesar de toda a conotação sentimental que tem, a narrativa parece muito corrida, desesperada por acabar logo. E ainda assim deixa MUITAS pontas soltas, ASSIM COMO NA SAGA DOS CORVOS!

Eu terminei e fiquei com aquele sentimento de "Nossa, é isso mesmo? Só isso?". Haviam tantos pontos que eu gostaria muito mais de ler, de ver que teve uma atenção da autora, como por exemplo o romance pós Aglionby do Ronan e do Adam. Simples, direto, um romancinho com uns toques de fantasia, e uma trama paralela. Mas ai ela criou um mundo novo, a parte, encheu de personagens, de tramas paralelas, e tudo se transformou em um oceano no quesito imaginação, com 30cm de profundidade no quesito trama.

Os pontos principais são muito mal explicados, tem informações aqui nesse volume que poderiam ser MUITO melhor trabalhadas antes, como a questão da Renda (que até agora eu não consegui entender ao certo o que é!), o Ronan ser o Greywaren, Mór, os docemetais em sí... Mas tudo fica extremamente vago.

É triste terminar a saga assim, mas infelizmente foi o que aconteceu. Eu li mesmo porque sou apaixonado pelo Ronan e pelo Adam, e olha que engraçado, o que a gente menos tem nessa trilogia toda é isso kkk

Enfim, uma leitura obrigatória aos fans, mesmo que negativa.
leonardo.schwan 09/02/2024minha estante
e eu achei que era impossível ser pior que o final de the raven king?.

leonardo.schwan 09/02/2024minha estante
pois fale

nakaharangst 11/06/2023

Te amo ronan te amo adam te amo declan te amo matthew te amo hennessy te amo jordan TE AMO GANSEY e te amo blue

1 | 2 | 3 | 4