O Despertar do Sonhador

O Despertar do Sonhador Maggie Stiefvater

Resenhas - O despertar do sonhador (O Sonhador 3)

1 | 2 | 3 | 4

rafazaakar 09/02/2024

QUERIA TER AMADO, MAS APENAS GOSTEI :(((
Eu amo Ronan e Adam. Pra mim eles sempre foram muito maiores que Gansey e Blue - são fatos, não adianta me odiar, Maggie perdeu a mão e criou um personagem secundário muito mais importante e interessante que o principal. Ponto.

Mas essa trilogia teve o mesmo desenvolvimento que a Saga dos Corvos: Interessante, misterioso, mágico e diferente de tudo que a gente já leu no começo, para bagunçado, cansativo e mal pensado no final. A gente precisa concordar, o final da Saga dos Corvos foi tão perdido, tão cheio de fios soltos, de coisas não explicadas, que quando veio essa trilogia do Sonhador, eu pensei "Alá, ela vai responder o que não ficou bem respondido", mas não foi isso que rolou.

Eu já estava meio sacudo no final do segundo volume, porque eram tantos pontos de vista, tantos personagens falando, tanta coisa acontecendo sem explicação, e dai vem aquele final, e a autora resolveu simplesmente excluir o Adam de quase toda a trama, que quando veio esse ultimo volume eu falei "É isso, vou ler apenas para tentar entender o básico".

Mesmo esse volume sendo ligeiramente menor e mais rápido de se ler, a sensação que deixou quando terminei foi de que faltava algo. A história parecia rasa, apesar de toda a conotação sentimental que tem, a narrativa parece muito corrida, desesperada por acabar logo. E ainda assim deixa MUITAS pontas soltas, ASSIM COMO NA SAGA DOS CORVOS!

Eu terminei e fiquei com aquele sentimento de "Nossa, é isso mesmo? Só isso?". Haviam tantos pontos que eu gostaria muito mais de ler, de ver que teve uma atenção da autora, como por exemplo o romance pós Aglionby do Ronan e do Adam. Simples, direto, um romancinho com uns toques de fantasia, e uma trama paralela. Mas ai ela criou um mundo novo, a parte, encheu de personagens, de tramas paralelas, e tudo se transformou em um oceano no quesito imaginação, com 30cm de profundidade no quesito trama.

Os pontos principais são muito mal explicados, tem informações aqui nesse volume que poderiam ser MUITO melhor trabalhadas antes, como a questão da Renda (que até agora eu não consegui entender ao certo o que é!), o Ronan ser o Greywaren, Mór, os docemetais em sí... Mas tudo fica extremamente vago.

É triste terminar a saga assim, mas infelizmente foi o que aconteceu. Eu li mesmo porque sou apaixonado pelo Ronan e pelo Adam, e olha que engraçado, o que a gente menos tem nessa trilogia toda é isso kkk

Enfim, uma leitura obrigatória aos fans, mesmo que negativa.
leonardo.schwan 09/02/2024minha estante
e eu achei que era impossível ser pior que o final de the raven king?.

leonardo.schwan 09/02/2024minha estante
pois fale

Deysiane 22/02/2024

Greywaren
O Despertar do Sonhador é tão confuso e incrível quanto seus precedentes; só é muito melhor! O único defeito é que ele é curto demais...
Luiz.lima 29/02/2024minha estante
Tem os outros dois volumes ( o chamando do corvo ) e ( sonhador impossível) três vão está na minha lista

Eveba 08/02/2023

Sobre sonhadores, sonhos e mentirosos ??
Esse livro é perfeito de uma forma completamente imperfeita, com as ideias costuradas e suas bordas irregulares. Torna difícil se despedir. Sua lógica é simples, o sonhador dobra a realidade ao tamanho dos seus sonhos, tanto quanto um mentiroso forja a realidade com as suas mentiras. E, às vezes, sonhos e mentiras são a mesma coisa. A família Lynch é realmente algo imprevisível.

Gabi 15/02/2023

E eu comecei a gritar AAAAA
Se o segundo livro já tinha abalado as minhas estruturas, esse terceiro e último veio pra acabar com tudo o que restava.
Maggie Stiefvater prometeu e entregou tudo (inclusive uma abertura para continuação).
Sinceramente eu amo o desenvolvimento dos personagens e da relação dos irmãos Lynch uns com os outros, com seu passado e pressente, com os pais e com eles mesmos.
Declan é um dos meus personagens favoritos (e eu odiava ele na primeira coleção haha) e o final que ele teve, achei muito fofo e merecido. Assim como aquela cena final entre Adam e Ronan, derreteu meu coração, afinal, eu li os 3 livros esperando por isso!
Sinto que a Maggie encerrou a trilogia com chave de ouro, mostrando os personagens mais maduros e com seus rumos tomados.

Sopinha cobalthorn 27/02/2023

Nunca vou superar
Um dos universos mais bem escritos, serei completamente e eternamente apaixonada por essa trilogia assim como sou com a saga dos corvos. Um final perfeito, impecável, esses personagens são tudo

Joyce 02/03/2023

"Estava tudo muito bem"
É tão bom começar um livro sem muita expectativa e ser surpreendida por ele, esse é o melhor tipo de leitura.
Minha falta de expectativa foi porque o último livro deixou muito a desejar, eu esperava muito mais dele, e nunca imaginei que a Maggie escreveria um final tão perfeito, porque ainda estou até hoje meio decepcionada com o fim dos garotos corvos. Mas ela conseguiu enfiar nesse livro coisas inacabadas da série anterior, e ficou tudo perfeito.
Esse livro foi o menos enrolado e mais empolgante da trilogia, eu não conseguia parar de ler, sempre curiosa com o que aconteceria em seguida, todo capítulo terminava de forma explosiva e com várias descobertas chocantes, e teve muitas cenas tristes, mas que no fim se resolveram.
O epílogo foi muito emocionante e nostálgico, com alguns personagens antigos de volta. Eu nunca teria imaginado um final tão perfeito assim.

jusouzr 07/03/2023

Ronan não colocaria um título
Quando eu li o primeiro livro da saga, eu senti muita coisa tudo junta, uma mistura de sentimentos mas principalmente eu senti felicidade, o que não me acontece muitas vezes em muitos livros. a maggie escreve diferentemente de tudo o que eu já li, acho que sou grata por um dia ela ter tido a ideia de escrever sobre sonhos e sonhadores. esse livro em específico teve um grande final e muito especial pra mim, inclusive chorei com uma mariposa voando

Esquadrão 312 14/03/2023

Ameii
Gente... Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto!

Essa saga é O melhor universo que já vi! Meu livro favorito SEMPRE
Esse é o último, e eu simplesmente chorei a noite inteira, não por causa de uma morte triste ou algo assim, mas porque eu terminei.
A autora não vai fazer mais nada sobre garotos corvos, esse é o fim, sei que to exagerando, mas eu sou bem sentimental em relação a universos literários, e esse é o que eu mais amei, AMEI mesmo, muito mais do que gostar.
O fim, o Gansey aparecendo, com 24 anos eu acho, falando como "ser adolescente era mesmo uma merda". Cara, isso me lembrou de que eu não posso mais voltar no tempo, onde eu ainda estava lendo pela primeira vez, já adorando, como o tempo passou rapido e como tudo acabou. E eu sei bem que isso é bobo, mas esse é AQUELE universo literário que parece mais real que a realidade, mais confortável que um lar. E pensar que acabou é muito triste, sabe?
Enfim, a historia é muito boa, o desfecho incrível, muitos eu adorei a triologia do sonhador!!

Mélia 21/03/2023

Crescer não é negociável
Eu teria aproveitado muito mais a leitura desse universo se eu tivesse lido o primeiro livro (garotos corvos), lá em 2013, mesmo que, naquela época, a adolescência já estivesse me escapando. E é com esse lamento, por não ter amado tanto quanto eu poderia estes personagens, que decidi fazer essa breve resenha.

O universo compartilhado destas duas sagas persegue o amadurecimento dos personagens e como crescer é difícil, solitário, todos os dias uma dor que nunca some, você só vai aprendendo a lidar com o mundo e tentando dar ao seu eu mais jovem um olhar de carinho.

Chegou mesmo a hora de virar gente grande, de perceber as dores e lidar com elas sem espernear, porque não adianta; de receber amor e cuidado sem desconfiar tanto das intenções. De certa forma, é um final novelesco, tem um epílogo feito só de coisas boas, feliz demais para ser ideal e eu não me importei, de forma alguma, porque os três envolvidos mereciam.

Talvez nem seja um livro 4 estrelas. Talvez não seja o melhor desfecho possível, mas foi o que deixou em mim essa impressão de que crescer não é negociável, acontece para todos: para o pragmático e mentiroso, o doce e confuso, o rebelde e perigoso. E é uma grata surpresa quando se desmascara essa ideia de que é um verbo tranquilo de ser conjugado, de que não é violento, então se descobre, no lugar, outro tipo de sentimento possível de ser apagado sem tantos danos, quando falamos do que sentimos, reconhecemos traumas e vamos seguindo com a vida. Não existe muita alternativa. Fico muito feliz que Ronan Lynch tenha aprendido a crescer. Fico feliz por seu cérebro incendiado e apaixonado, pelos amigos que fez no caminho, incluindo os irmãos, principalmente os irmãos.

(Nota importante: Declan Lynch tem um desenvolvimento tão bom! O coração do moço foi aberto com direito a autópsia para escancarar os sentimentos que ele engolia com café e antiácido, Maggie, mulher, não acredito que você me fez amar tanto um padrão engomadinho, que, a primeira vista, quase parecia tóxico kk Jordan, eu te entendo)

1 | 2 | 3 | 4