O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

Marciainvitti 15/05/2024

Está e a curiosa história de um homem que nasceu com 70 anos e misteriosamente envelhece ao contrário, rejuvenescendo ao passar dos anos, até se tornar um bebê.
Até o momento eu só tinha assistido ao filme, o que ao que me lembro, é uma adaptação um pouco diferente deste livro.

Luiza 15/05/2024

A juventude é desperdiçada com os jovens?
Gostei muito do conto! A edição da Antofágica está impecável, além de linda conta com textos de apoio bem legais que ajudam a contextualizar e interpretar a obra. Não lia nada de F. Scott Fitzgerald desde "O Grande Gatsby", me lembrei agora do quanto ele é genial.

wsx.lipe 14/05/2024

Reflexão sobre o tempo
Achei uma leitura super reflexiva, o que garante que vai prender o leitor até a última página.

Gostei de acompanhar a vida do Benjamin e como o processo de envelhecimento dele foi totalmente diferente do que conhecemos. Esse ponto despertou muito minha curiosidade a respeito da obra. E falando sobre a escrita, é super fluída, tanto que você lê e nem percebe. Adorei!!

Samu 12/05/2024

Certezas inescapáveis
O livro traz certa estranheza por tamanha precisão nos detalhes do que seria algo irreal, que nunca imaginaríamos que acontecesse...

O mundo baseado em aparências, no que as pessoas vão pensar de Benjamin Button, que não tem como controlar o que está acontecendo com ele, como nós não podemos evitar o passar dos dias, meses e anos, e consequentemente nosso envelhecimento (mas no sentido correto)

Clarissa.Rodrigues 12/05/2024

Leitura agradável
O curioso caso de Benjamim Button é um conto muito leve e de leitura agradável. É interessante observar as relações formadas durante a vida dele e suas conquistas.

luiza 12/05/2024

Primeiro livrinho de 2024
Super curtinho, li num piscar de olhos. A narrativa te prende, por não ler sinopse, não fazia ideia do que se tratava, me surpreendeu bastante. Ainda estou devendo o filme.

João Gabriel 05/05/2024

Filme melhor que livro?
Esse é um dos poucos livros, que a adaptação, na minha opinião, é melhor que o livro.
- A vontade de reviver momentos marcantes é também inerente à nossa condição e, como não nos é facultada a sua realização, advém a saudade ? sentimento tão bem metaforizado por Chico Buarque na canção ?Pedaço de mim?: ?a saudade dói como um barco/ que aos poucos descreve um arco/ e evita atracar no cais?. Uma vez na correnteza espaço-temporal, não há como sair de suas águas senão na foz que, ao fim, nos acolherá. Ou, como diz Manoel de Barros, ?o tempo só anda de ida?, embora o tempo na vida de Benjamin Button tenha sido de volta.

-" O curioso caso de Benjamin Button fala dos temas mais caros a seu autor: a pressão das aparências, a armadilha do individualismo, a solidão, a impermanência do amor e a maneira como lugar e época influenciam cada uma dessas questões. Fitzgerald realça sua face mais universal e humana. Benjamin Button, homem invertido, é uma metáfora de todos nós ? e nos permite perguntar: o que faz um homem? Ou ainda, o que faz uma vida?"
dorispinosa 05/05/2024minha estante
???

Alice.Lima 03/05/2024

Nossa esse livro te faz pensar bastante sobre como é gasto o seu tempo, o que vc tá fazendo p viver o agora?

Alex07 01/05/2024

Muito boa a história, ou conto como dizem os críticos.
O filme foi muito bem elaborado e essa história Muito envolvente em que crianças velhas se tornam adultos jovens , muito complexo.
Trazendo para a nossa realidade da para se pensar muito sobre as nossas fases da vida e pensar se a vida é mesmo assim .

Rhauã 01/05/2024

A vida é puramente aparências
Este conto mostra de uma forma inversa e fantasiosa, a ridícula sociedade humana. Baseada nas aparências e papéis de idade, a sociedade americana contada por Fitzgerald nos surpreende com sua incrível forma de descrever.
O protagonista nasce velho e vai decrescendo até o final de sua vida. Em vários momentos essa obra me deixou uma marca e me desconcertou.

"Agora, pare um pouco e imagine como seria se todos pensassem desse jeito: como é que o mundo ia ficar?" (Página 71)

jojo 01/05/2024

Sobre o tempo..
Muitos assim como eu devem ter assistido o filme antes de ler este conto
Leiam o conto. É maravilhoso. Essa edição da @antofagica é linda, belíssimas ilustrações e textos de apoio.
Este conto sobre Benjamin Button e seu caso bastantes peculiar. Nasce com 70 anos e seu fim será como recém-nascido. E Interessante essa trajetória de sua vida, em momentos que ele parece ser irmão de seu pai, e depois filho do seu próprio filho e até ser irmão do seu próprio neto. Imaginem só, e acontecendo em um cenário no século 19 . Época de guerra hispano-americana.
E deixo aqui uns diálogos mais tristes entre conflito do seu filho em aceitar a naturalidade de seu pai
"Roscoe não considerava o cenário "eficaz" . Sentia que o pai, ao recusar-se aparentar sessenta anos, não havia se comportado como um "macho de verdade"

Deskvice 29/04/2024

Um bom livro, uma proposta interessante, de uma perspectiva curiosa. Apesar de ser um conto bem rápido, ele consegue te deixar imersivo em toda narrativa, trazendo questões existenciais, de valores e socioculturais, vale muito apena conhecer. Afinal o que é a vida? Isso nem Benjamin soube, msm ele que já nasceu velho, a única vida que o pode viver foi sua própria, limitado pelo tempo e pelo espaço, seguiu o fluxo sem poder fazer nada assim como todos nós.

Bru 29/04/2024

Genial
Um clássico incomparável.
Leitura fácil e envolvente com uma história bem fora da curva.

Vale muito a pena a leitura e ja vou assistir ao filme, fiquei 100 vezes mais interessada.

Carolina 28/04/2024

Foi uma leitura rápida e bem gostosa. Apesar de não ter assistido ao filme, eu já conhecia a famosa história.
Eu achei genial