O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

Karol 14/04/2024

Se você espera algo como o filme, como eu?
?não espere.

Eu já tirei essa expectativa antes de iniciar a leitura e ler algumas resenhas que fala exatamente o mesmo, o livro é extremamente curto, essa edição da Antofagica contém muitas imagens também.

Eu quis ler exatamente por ter achado o filme muito interessante e diferente de tudo que já vi antes e esperei que talvez no livro pudesse ter uma explicação melhor, mas o livro é um conto bem curto, o filme é uma adaptação bem completa e quero desejo assistir novamente.

O livro é uma opção boa de leitura rápida e diferente dos clichês habituais.

Rodrigo 12/04/2024

Uma leitura reflexiva para pensarmos no tempo, na vida e em toda a sua complexidade.
Do nascimento a morte ou, da infância a velhice, o que acontece nesse percurso?
E se ele for inverso?
É o que vemos aqui.

bellrock 11/04/2024

Depois de ter visto o filme anos atrás, me deparo com esse livro curtinho e logicamente não pude deixar passar, a escrita é tão fluída que mal vi as páginas passando, a ótima escrita de fitzgerald nos leva a refletir sobre essa vida curiosa do benjamin e em como é inevitável chegar a velhice de uma maneira ou de outra, houveram algumas coisas que me fizeram preferir o filme (apesar de suas mudanças) mas doi uma ótima experiência e uma ótima porta para conhecer as obras desse autor.

Brenda.Azevedo 07/04/2024

Bem ruinzinho
Acabei gostando muito mais do filme que do livro. Não gostei da personalidade do Ben e achei que não teve muito sentido

Kleiton 07/04/2024

Uma vida ao contrário.
Uma narrativa que nos faz refletir sobre o significado do tempo, da identidade e do propósito na vida.

Voraciousreader 05/04/2024

Benjamin Button
Sempre tive vontade se ler este conto. Amei o filme com toda minha alma desde novinha, mas confesso que ler este conto em particular deixou-me decepcionada de alguma forma, esperava mais.. mais ânimo, mais drama, mais êxtase.. Os dias se passaram para ele com ávida rapidez, o que fez com que algumas peças ficassem soltas. Confesso que o conto do filme é mais interessante que dê Fitzgerald. Mas é intrigante a criatividade do mesmo em regressar o tempo e isso cabe a tantas pessoas, de forma filosófica.
Enfim, é um bom livro, ilustrações maravilhosas e boa estória.

Lorayne.Stinguel 02/04/2024

O livro é bom, mas li sob a ótica do filme... esperava um pouquinho de romance, então me frustrei um pouco. É uma história interessante e complexa.

Leiturascomthays 29/03/2024

Sensacional esse leitura, amava a adaptação para o cinema. Mais amei ler, houve mudanças mas foi quase a mesma coisa.

Não importa se estamos envelhecendo ou rejuvenescendo, iremos ao mesmo lugar ??

SammyaLC 28/03/2024

Um conto arrebatador sobre a indignidade da velhice, a inevitabilidade de mudar com a passagem do tempo, a crueldade de viver mantendo as aparências e a solidão inerente à existir!

Pedro.Gondim 24/03/2024

Outro ciclo
?- Vem comigo! - disse, num tom ríspido.
O filho deu a mão a ele, sem questionar.
- Como é que o senhor vai me chamar, pai? - balbuciou, quando os dois saíam do berçário. - Só de "bebê", por enquanto? Até pensar num nome melhor?
O sr. Button soltou um grunhido.
- Não sei - respondeu, seco. - Acho que seu nome tinha que ser Matusalém.? (p.29)

Marcia.Moutinho 24/03/2024

É impressionante verificar como a humanidade empurra as pessoas "diferentes" para a margem da sociedade. Embora nessa história a "diferença" seja bastante peculiar, as pessoas continuam reagindo da mesma forma preconceituosa de sempre, com indiferença e repulsa.

whatsmaryreading 22/03/2024

?Tudo agora mesmo pode estar por um segundo?.
"O curioso caso de Benjamin Button" de F. Scott Fitzgerald ????

Benjamin sofreu muito. Sua condição física o isolou e o obrigou a enfrentar o preconceito e a incompreensão da sociedade. Ele foi privado de uma infância normal e teve que lidar com a solidão e a culpa por algo que estava além do seu controle.

O livro explora temas como a pressão das aparências, a armadilha do individualismo e a impermanência do amor. Benjamin, por sua condição peculiar, nunca se encaixou nos moldes sociais. Ele era diferente, e isso o obrigou a questionar as normas e valores da sociedade em que vivia.

É comovente ver como Benjamin é privado do amor e do apoio paterno por causa de sua aparência. O pai o trata como um fardo e muitas vezes eu senti vontade de chorar. Ele é obrigado a agir como um senhor quando jovem e como uma criança quando velho.

Ao longo da narrativa, acompanhamos a jornada de Benjamin em busca de aceitação e amor. Apesar das dificuldades, Benjamin nunca desiste de buscar a felicidade. Ele encontra momentos de alegria e significado em sua vida, principalmente em seus relacionamentos com Hildegarde e Nana.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" é um livro que nos faz pensar sobre a vida, a morte e tudo o que existe entre esses dois pontos. É um livro que nos faz lembrar que o tempo é um presente precioso que devemos valorizar. E também nos ensina sobre a importância da resiliência e da superação. Apesar de todas as dificuldades que enfrentou, ele encontrou amor, amizade e aventura, e viveu a vida com plenitude.

?Tudo agora mesmo pode estar por um segundo?.

A história de Benjamin Button também nos ensina que a vida é um ciclo. Nascemos dependentes de outros, e eventualmente nos tornamos independentes. No entanto, à medida que envelhecemos, podemos precisar de ajuda novamente.

"O Curioso Caso de Benjamin Button" é um livro que nos faz pensar sobre o que realmente significa ser humano.

LeandroCastro88 20/03/2024

Leitura muito gostosinha. Dei boas risadas com os diálogos absurdos do texto. Acontece algo bizarro e as pessoas não tratam do verdadeiro problema. O pai do nascido exige que ele seja criança a todo custo, obrigando-o a brincar com brinquedos de criança, que não interessam ao idoso. Ele parece acreditar que isso vai fazer a situação melhorar. Depois o filho do Benjamin fala verdadeiros absurdos do tipo: "você PRECISA dar um fim nisso". O fim, no caso, é o processo de rejuvenescimento. O livro é muito mais dolorido que o filme. O filme é lindo e poético. O livro é cruel e brutal. Gostei de ambos, mas prefiro ficar com o filme.

EloiiseBridgerton 19/03/2024

Comparação do filme
O livro do Benjamin Button comparado ao filme é completamente diferente, interessante mas não tão profundo.

Enquanto o filme leva mais para o lado de um amor quase que impossível, no livro, se tiver 10% de romance é o máximo, o que ainda é bem bonito, e acaba retratando que TUDO ao seu tempo (não importa como) vai deixando de ser o que é. As relações com o pai, filho, etc, são bastantes passageiras, e ainda tem a questão de que no livro, levam tudo de uma forma mais descontraída e leve.

Enfim, o Filme fez um EXCELENTE trabalho de adaptação e mil vezes mais rico comparado ao conto.

Mesmo assim, ainda recomendo a leitura, pois até nos trás bastante reflexões (principalmente quando se trata da sociedade, do quanto o diferente é "feio") e é uma narrativa bem agradável pra falar a verdade.

A edição da Antofagica faz a experiência ficar mais incrível com as imagens.
Peguei uma pergunta de uma outra leitora que me deixou bastante reflexiva sobre o assunto, então deixarei de lição pra vocês também: o que é a vida senão um mero piscar de olhos?

"Assim como Benjamin não pode impedir a si mesmo de envelhecer ao contrário, nenhum de nós pode se impedir de envelhecer na direção certa. A passagem do tempo, o envelhecimento do corpo e a morte são certezas inescapáveis, e sua inversão dentro da narrativa é um mecanismo eficiente para explorar a impotência dos seres humanos frente à marcha da vida.?

melmelmelmel 19/03/2024

O curioso caso de Benjamin Botton é uma história super clássica e se encaixa em muitos temas que o Fitz costuma abordar em suas várias outras obras. É uma leitura super fácil e rapidinha de fazer, com uma linguagem muito clara e que permite um entendimento completo do caminho a ser seguido.

É protagonizado por Benjamin, uma pessoa que vive sua vida "ao contrário", nasce já velho e vai rejuvenescendo com o passar dos anos. É uma ideia completamente maluca e divertida de explorar, pense nas tantas vezes que dizemos como seria mais fácil nascer com a sabedoria dos idosos, ou como nunca conseguimos aproveitar a nossa adolescência justamente porque somos adolescentes. Benjamin traz essa visão e mostra que nem assim podemos aproveitar plenamente a vida.

Gosto muito de como a mente do Button vai desamadurecendo conforme os anos se passam e o Fitz deixa escancarado muitas singularidades de cada uma dessas fases. O tempo passa sem parar, o amor se esfria, a relação familiar enfraquece, a reputação que construímos não possui valor algum, amigos nos deixam, o trabalho consome nossa alma e no final corremos cada vez mais desesperados por objetivos que nunca nos deixarão satisfeitos.

Assim como em O grande Gatsby, Fitzgerald explora essa questão de relacionamentos baseados em interesses e fama e a efemeridade dos eventos da vida.

Com uma escrita envolvente como nos livros anteriores e relacionamentos muito muito muito rápidos, mas o que é a vida senão um mero piscar de olhos?