O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

Carolina 28/04/2024

Foi uma leitura rápida e bem gostosa. Apesar de não ter assistido ao filme, eu já conhecia a famosa história.
Eu achei genial

Ivonete 27/04/2024

Contrastes
A história de um homem que nasce velho e rejuvenesce ao longo do tempo ficou famosa nos cinemas.

Eu mesma gostei muito do filme, sem saber que era baseado em um conto.

Existem muitas diferenças entre o conto e o filme: o filme é mais dramático e tem mais beleza, o livro achei mais direto, duro e reflexivo.

Juventude, passagem do tempo e a vida de aparências são temas deste conto.

Mas o interessante da literatura é que cada pessoa pode ter uma interpretação de acordo com sua vivência e conhecimento.

O que me ficou do texto é a tendência humana de querer tornar típica uma situação atípica, por conta das aparências e julgamentos externos.

Benjamin Button era um velho (interna e externamente) sendo obrigado a viver situações que não eram ideais para sua condição: um contraste entre o que ele aparenta ser e o que ele realmente é.

Mesmo vivendo plenamente, usufruindo de todas as fases, ele estava sempre fora do padrão.

Outro ponto marcante é a ideia de que é possivel mudar uma condição intrínseca unicamente pela força de vontade.

Aquela ideia vendida que todos conhecemos: você só está assim poque quer.

É aquele tipo de história que todos se identificam de uma forma ou de outra: estar fora de seu tempo, não se encaixar, ser responsabilizado por algo que não está no seu controle, viver plenamente apesar de tudo, amar, ser amado e deixar de amar....

isa.geffer 26/04/2024

O curioso caso de Benjamin Button é um dos meus filmes favoritos, simplesmente eu amo.

Agora esse conto é uma dádiva, a brincadeira com o tempo é muito bem contada, e no final tudo que temos é ele e a certeza de que o tempo vai passar para todos.

O conto é bem diferente do livro, é algo mais "superficial", mas ao mesmo tempo com uma bela mensagem.

Nota:4/5

Carol 24/04/2024

Releitura do clássico
Reli esse livro pois ia debater ele num clube 60+ para idosos (sim, eu ia me meter lá no meio pois era o único horário que eu tinha pra discutir literatura com as pessoas).

E como sempre EU AMO ESSE LIVRO, tem tantas camadas, é tão rápido e te deixa pensando em tanta coisa, depois que você e relê (meu caso) dá de entender perfeitamente porque ele é um clássico.

Cheguei a discutir ele na terapia pois terapia e livro bom é assim, a gente leva com a gente aonde estivermos ?

Leiam e deixem Benjamin Button tocar o coração de vocês, notem as fases da nossa vida tão distintas mas tão semelhantes, o amor entre as linhas do livro, as críticas sociais tão antiquadas e contemporâneas ???? perfeição!

A edição da Antofágica é maravilhosa e depois vi a aula extra que acompanha o ebook me ajudou ainda mais a entender alguns pontos, super sugiro que o leito faça esse mesmo percurso para desvendar ainda mais essa obra de arte ?
Caco 30/04/2024minha estante
Gosto muito desse livro e tenho o hábito de ler ele que nem mangá, ou seja, de trás pra frente.

Lua 23/04/2024

Um livro breve mas muito interessante!!! Bom que as críticas de antigamente servem para hoje tbm kkkk

Giovana.Brugnara 23/04/2024

O Curioso Caso de Benjamim Button
Fui ler esperando algo semelhante ao filme e me decepcionei.

Não é um livro precisamente ruim, mas achei os personagens bem rasos e a história pareceu pouco aproveitada.

Em compensação, é um livro bem fácil e rápido de se ler, perfeito para ler em uma tarde. E as ilustrações são bem bonitas, deixam a leitura ainda mais dinâmica

Stephani.Duartt 23/04/2024

Um belo conto
Percebe-se neste conto o valor que era e que é dado ao tempo, a diferença não tão diferente do nascimento de um bebê e a morte de um homem idoso, o que mais difere esses dois extremos é os valores que são dados, enquanto um bebê nasce e é tratado com o maior cuidado e amor, é ensinado a andar, a falar, a comer variados tipos de coisas, um idoso precisa usar bengala, não fala tão bem, não enxerga tão bem, e também necessita de cuidados, porém o por causa dos valores da sociedade são tratados de maneira completamente diferente. No livro O Curioso Caso de Benjamim Button, quando nasce, apesar de ter a aparência de um velho, é trato com os cuidados de um recém nascido, e isso não choca tanto, pois ele realmente tinha acabado de nascer (apesar da aparência) porém quando bebê o filho o deixou de lado e uma ama cuidou, e isso sim pode chocar um pouco, você imagina um bebê sendo rejeitado e tratado por uma cuidadora, deixado lá para enfim encontrar o seu fim sem nenhum tipo de amor, pode ser chocante mas é a realidade fria e cruel.

Adelson 20/04/2024

Simples e direto
Assim como o livro a sinopse é extremamente simples.
Os Button tem um filho que cresce de trás pra frente.

Maria.Paula 17/04/2024

Não sei o que pensar?
A leitura muito muito boa e fácil de ler, li em algumas horas, achei algumas coisas meio estranhas porque tava acostumada com o filme, mas no geral é bom

car1osfe1ipe 17/04/2024

A pressão das aparências
?A pressão das aparências e os custos psicológicos de uma vida girada pelo olhar externo? são alguns dos temas desse excelente livro. Recomendo.

Karol 14/04/2024

Se você espera algo como o filme, como eu?
?não espere.

Eu já tirei essa expectativa antes de iniciar a leitura e ler algumas resenhas que fala exatamente o mesmo, o livro é extremamente curto, essa edição da Antofagica contém muitas imagens também.

Eu quis ler exatamente por ter achado o filme muito interessante e diferente de tudo que já vi antes e esperei que talvez no livro pudesse ter uma explicação melhor, mas o livro é um conto bem curto, o filme é uma adaptação bem completa e quero desejo assistir novamente.

O livro é uma opção boa de leitura rápida e diferente dos clichês habituais.

Rodrigo 12/04/2024

Uma leitura reflexiva para pensarmos no tempo, na vida e em toda a sua complexidade.
Do nascimento a morte ou, da infância a velhice, o que acontece nesse percurso?
E se ele for inverso?
É o que vemos aqui.

bellrock 11/04/2024

Depois de ter visto o filme anos atrás, me deparo com esse livro curtinho e logicamente não pude deixar passar, a escrita é tão fluída que mal vi as páginas passando, a ótima escrita de fitzgerald nos leva a refletir sobre essa vida curiosa do benjamin e em como é inevitável chegar a velhice de uma maneira ou de outra, houveram algumas coisas que me fizeram preferir o filme (apesar de suas mudanças) mas doi uma ótima experiência e uma ótima porta para conhecer as obras desse autor.

Brenda.Azevedo 07/04/2024

Bem ruinzinho
Acabei gostando muito mais do filme que do livro. Não gostei da personalidade do Ben e achei que não teve muito sentido