Salmo para um robô peregrino

Salmo para um robô peregrino Becky Chambers

Resenhas - Salmo para um robô peregrino

gigis 19/04/2023

é um livro bem curtinho mas com reflexões muito boas
é interessante demais o universo que a autora criou e conhecer e entender um pouquinho mais dele através dos personagens, que também estão tentando conhecer e entender um ao outro

uma ótima leitura e bem leve (e o robô é um fofo!!!!)

Kaka 29/04/2023

Um livro ok
Esse é um livro bom, mas podia ser bem melhor. Uma ótima idéia, mas com pouco tempo para se desenvolver.
Os primeiros capítulos foram uma tortura, uma narração sem fim e cansativa, várias descrições sem importância que fizeram um livro curto se tornar um livro demorado para se ler.

A história só ficou mais fluída quando o robô apareceu, e o/a protagonista só ganhou uma personalidade apartir daí, antes não se tinha uma noção de quem elu era, porque a narração se focava mais com descrições de cenário, do que apresentar o/a personagem.
O livro passa uma mensagem que pra ser sincera, eu não entendi muito bem, o final teve umas reflexões bacanas, mas eu não entendi como isso se ligava com a crise que o/a personagem estava tendo.

Em resumo, não é um livro detestável, só que podia ser bem melhor. Um livro que talvez daria mais certo em uma história mais longa.

yasmine 09/10/2023

Um livro curto porém extremamente intenso. Todas os questionamentos filosóficos que são feitos pelos personagens são discutidos em forma de diálogos rápidos e certeiros. Gostei bastante.

Marco 04/05/2023

Solar punk, pode entrar!
Eu poderia ter lido esse livro em um dia, mas me permiti acompanhar Irme Dex e Chapeu de Musgo por quase um decêndio. nesse tempo, refleti muito sobre as várias questões levantadas na história, tirei um tempo para fazer uma autoanálise e avaliei os pontos em que eu pude me identificar com as personagens. Foi uma experiência incrível.
Assim como nos outros livros que já li da Becky Chambers, aqui ela entrega uma história bastante intimista que gira em torno das personagens, o livro é inteiramente sobre a jornada de Irme Dex (e, em determinado ponto, passa a ser de Chapeu de Musgo também), focando mais em conflitos internos, sem recorrer a acontecimentos externos mirabolantes ou reviravoltas bombásticas. Além disso, como também é característica da autora, a construção de mundo é muito rica, detalhada, verossímil — apesar de retratar uma utopia típica do gênero solar punk, o mundo criado por Becky Chambers poderia existir se nossa relação com o meio-ambiente seguisse por um caminho diferente do que temos percorrido principalmente nos últimos dois séculos.
Enfim, super animado para ler o segundo livro e saber o desfecho da história de Irme Dex e Chapeu de Musgo.

Iris 31/08/2023

Salvo alguns momentos de muita identificação com questões pessoais, não foi um livro que me prendeu profundamente. É uma boa história, a construção de universo é boa, mas no desenvolvimento fiquei sentindo falta de algo que me conectasse, em alguns momentos até li no automático

Catia.Rocha 26/05/2023

Surpreendente
Eu costumava, literalmente, julgar um livro pela capa (rsrs) ou pelo título. Ganhei este livro da minha filha e confesso que estava relutante em lê-lo. Mas agora que li estou apaixonada! É uma leitura rápida, porque é fininho, divertida e leve, mas cheia de reflexões quanto à vida e propósitos! Amei! Louca para ler o volume 2 agora!

Raquel.Euphrasio 29/05/2023

Eu amo as palavras dessa autora. Eu não sei dizer o que ela faz, mas é como se ela falasse: senta aqui vamos conversar, rs. Eu amo as histórias dela, que são sempre de muitos pensamentos... eu amo, simples assim!

Jonas119 29/05/2023

A ideia é boa mas...
... a escrita acaba desabonando muito o livro por alguns pontos: (1) o livro começa com a sensação que a narrativa está caindo da escada, pela velocidade da introdução no universo do livro e na vida do/da protagonista, (2) a escrita não-binaria é uma inovação mas confesso que em português é bastante incômodo de ler, (3) o livro termina no meio (eu sei que faz parte de uma série) o que também parece deixar a leitura incompleta. Então apesar de gostar da ideia e das discussões entre o/a monge com o robô a escrita decepciona.

booksbyni1 19/06/2023

Salmo para um robô peregrino
Leia esse livro se:

- Se você gosta do existencialismo
- Se você gosta de revolução científica e tecnológica
- Se você gosta de chá
- Se tem problemas para encontrar um sentido e se sente perdido na vida
- Se gosta de ler numa sentada só

little11 04/07/2023

No início estava super empolgado com o universo e a religião que fora descrita no prólogo, mas já um pouco mais pra frente não parecia que eu estava lendo o mesmo livro. Não senti que teve um desenvolvimento nes personagens e a história ficou cadê vez mais difícil de terminar, foi tudo muito corrido e o que era pra ser um livro de reflexão não passou realmente o ideia pra mim.

Flôr 18/07/2023

Perfeito!
Terminei esta leitura me perguntando pq não li a Becky antes. Lindo, bucólico, doce, instigando, doce... Uma "distopia filosófica" profunda em 169 páginas. Leiam! Escrita em linguagem neutra, nos convida a sair do lugar comum com delicadeza.

Agora quero todos os livros da autora!!

Luciara 20/07/2023

Becky Chambers, não sei como consegue?! Que livro simples, e gostosinho de ler. Um robô e ume monge saem em uma jornada de entendimento de si mesmos.

Renata_ Pandora 21/07/2023

Acredito que a editora ou a vendedora deveria informar quando o livro estiver nessa tal dessa aberração chamada linguagem neutra, simplesmente estragou a experiência da leitura.

Apple3 26/07/2023

"Como você sabe que está satisfeite?"
Ok, a tradução usa linguagem neutra (já que foi usada no texto original) quando se trata de Dex e Chapéu de Musgo, o que já pode afastar muitas pessoas desse livro. E só posso dizer que vão estar perdendo uma obra incrível.
É uma leitura fluída, uma obra que pode se tornar bem pessoal. Personagens incríveis, e que você vai amar.
Mais um favorito do ano.