Salmo para um robô peregrino

Salmo para um robô peregrino Becky Chambers

Resenhas - Salmo para um robô peregrino

Mialle @mialleverso 11/12/2022

Uma obra curta que venceu o Hugo Awards em 2022 por "best novella", Salmo para um Robô Peregrino é uma obra que começa um pouco desconexa, Dex não é a pessoa mais carismática que existe incialmente e apenas depois de várias páginas é que comecei a sentir alguma coisa sobre sua história e no desenrolar dela as coisas se ajeitam melhor.

O robô é um destaque com sua personalidade divertida e opinões que confrontam diversas das ideias de Dex. A maior parte do carisma do livro está com Chapéu de Musgo.

Eu nunca tinha lido nada da Becky Chambers e já planejo mudar isso. Este livro foi outro quentinho no coração que começa aos poucos, mas realmente aquece.

Também foi a minha primeira leitura com linguagem neutra e apesar de começar estranhando bastante e travando um pouco na leitura, logo é perfeitamente possível se acostumar e não atrapalha a leitura como algumas pessoas podem dizer.

Depois de pouco mais de 30 páginas eu já estava completamente envolvida. Becky Chambers escreve este livro de uma maneira simples e algumas vezes as conclusões podem até ser óbvias, mas a jornada dos personagens é muito especial e mal posso esperar para ler o próximo volume.

Vera 30/12/2022

A culpa é da expectativa
Acho que eu talvez eu tivesse amado este livro, ou pelo menos apreciado ele mais se eu não tivesse ido com as expectativas tão altas, e não tivesse lido o meu favorito do ano no meio dele, mas aconteceu.

Enfim, gostei do livro. Ele é ficção científica mas as vezes lê quase como uma fantasia. A escrita da Becky Chambers é maravilhosa, e o livro tem momentos incríveis, como esse: "Não precisamos estar na mesma categoria para ter o mesmo valor."

Enfim, indico. E vou ler a continuação.

@enightlibrary 01/01/2023

Único defeito é que acaba
A simplicidade e a complexidade mais incrível que já encontrei em uma única história. Dex e Chapéu de musgo merecem um filme estilo Studio Ghibli é sobre ???

Ana 10/01/2023

?Você tem permissão para simplesmente viver?
Esse livro entrega tudo o que se propõe e vai além!
A linguagem inclusiva (neutra) me causou estranheza a princípio, mas logo me acostumei e achei incrível.
Os personagens principais, um robô e um monge, são uma dupla preciosa e as conversas entre elus continham mensagens TÃO importantes.
O livro em si tem várias mensagens importantes contidas nele, sobre impacto ambiental, consciência e propósito.
Eu fiquei me perguntando como um livro com menos de 200 páginas conseguiria me fazer pegar apego aos personagens e ter uma história concisa e deveria ter acreditado mais na capacidade dessa autora, porque foi tudo o que eu podia esperar e mais.
Que venham os próximos livros dessa saga ??

Beatriz 27/09/2023

Que leitura deliciosa!
Durante uma festa uma amiga indicou esse livro para mim e eu agradeço muito, que leitura esplêndida!

Como uma fã de distopias fiquei feliz vendo um futuro que não está imerso em caos e guerras, gostei de ver uma visão mais otimista sobre.

Adorei os personagens e suas interações, Esplêndido Chapéu de Musgo Sarapintado você é um amor e Dex me identifiquei com você mais do que eu gostaria.

É uma leitura gostosa que vale muito a pena, as reflexões presentes no livro são muito bonitas.

Letícia 25/01/2023

que livro lindo!
esse é um "cozy book". perfeito pra ler enquanto chove, tomando uma xícara de café e comendo chocolate. é um livro lindo! apresenta muitas partes filosóficas e uma construção de mundo incrível. me identifiquei com Dex. e também aprendi a gostar de Dex. vemos algumas diferenças de tradução: em relação a pronomes, verbos, etc. no começo, isso me atrapalhou um pouco e não gostei; mas depois, fluiu tranquilamente e ajudou na construção da personagem.

Julia4900 29/01/2023

Um livro para os solitários que estão cansados
Fui inocentemente ler essa obra, achando que seria uma ficção científica normal, e acabei me deparando com os meus pensamentos escritos.
Aqui acompanhamos Dex, ume monge do chá que está cansade da vida que leva, e em um momento de "loucura" larga tudo para ir viajar para o meio da floresta buscar algum significado, alguma resposta para sua vida. Nisso, elu encontra Chapéu de Musgo, um robô que tem a missão de descobrir o que os humanos precisam, e juntos, elus vão construir uma amizade inesperada.
Nesse universo, as máquinas acordaram e resolveram que não queriam mais trabalhar para os humanos e queriam ser livres, e para minha surpresa, os humanos deixaram, e dividiram o mundo, a parte humana, e o resto da natureza, para os robôs e os outros seres viverem sem a interrupção dos homens. É basicamente uma utopia, pois sabemos muito bem que se isso acontecesse, o ser humano não deixaria os robôs e a natureza em paz tão fácil, mas mesmo assim, é bom ver um futuro esperançoso, em que o homem se tornou mais humano e menos cruel.
A história de Dex é muito identificável, porque mesmo que elu tenha tudo que precise, ainda assim, não se sente complete, e bem, não é assim que boa parte de nós nos sentimos? Sentir que nada é suficiente é algo extremamente humano, que destoa da visão de mundo de Chapéu de Musgo que é um robô adorável, que simplesmente vive e é bondose porque sim.
O final é muito lindo, mostrando que mesmo que estejamos perdidos e achemos que tudo está errado, se pararmos um pouco, bebermos um pouco de chá e escutarmos os grilhos, o peso da vida vai se tornar mais leve.

Debs @DeboraMaryn 29/01/2023

Lá vem ela, Becky Chambers, com mais um livro maravilhosa - dando início a mais um linda série. Eu amo a escrita e criação de mundos da autora.

Flor.Braz 30/01/2023

Bonito e fluído, esperava mais profundidade.
O livro fala sobre a busca de propósito, e mostra essa jornada para Dex, um monge que, em sua primeira tentativa de busca por algo maior, mudou completamente de função e depois, ainda infeliz, foi buscar no mundo selvagem (no maior estilo "into the wild") um sentido maior para a vida, onde encontra o robô senciente Chapéu de Musgo. Nas palavras da contra-capa, o robô busca entender o que os humanos precisam - sendo que já vivem numa sociedade onde, no sentido prático, todos tem o que necessitam.

É um livro calmo, bonito, contemplativo - é ambientado em Panga, em sua sociedade "perfeita". Sem pobreza, sem destruição do meio ambiente, sem preconceitos entre os humanos. Não há grandes aventuras, suspense, apenas a jornada de auto-conhecimento e a construção da relação entre o humano e o robô.

No que para mim foi o diálogo mais interessante, é apresentada a dicotomia entre o apenas existir e o desejo de fazer algo maior, deixar uma marca no mundo, encontrar o seu propósito, ponto esse, que é defendido por Dex. Como contra-argumento, o robô fala que já somos maravilhosos por existir, somos um milagre, então não precisa de um propósito na vida, além de viver, aproveita-la. Infelizmente, por mais interessante que o trecho tenha sido é curto, e não há muito mais desenvolvimento além disso, o que para mim faz bastante falta.

A sensação que fiquei é que talvez o livro tenha mirado muito alto, numa questão filosófica profunda e não conseguiu atingir o nível de discussão que almejava. Felizmente, lembrei que se trata de uma série, então isso ainda pode ser atingido no próximo volume. Vou torcer para que sim, pois foi uma leitura bastante agradável e adoraria ler mais desenvolvimentos sobre as questões filosóficas apresentadas.

hades3 20/02/2023

A conversa do último cap alugou um triplex na minha cabeça meu deus repensando todo o sentido da minha vida e da vida humana, q livro incrível

adriananovato 23/02/2023

Primeiro favorito do ano
Me sinto tão grata de ter conhecido esse livro e muito privilegiada pela leitura. É daqueles simples e fáceis, mas com uma mensagem essencial a ser passada

Marcelo Martins 24/02/2023

Emocionante
Uma leitura fofa. Uma historinha emocionante e de muita sensibilidade. Leitura muito gostosa, leve e rápida. Uma ótima escolha para quem precisa de um pouco de suavidade.
Narrativa muito boa, bastante poético e reflexivo.

Pam 28/02/2023

É um livro muito bom.
O chapéu de musgo é meu personagem favorito.
Mas é legal da ênfase pro foco do livto, realmente sempre estamos em busca de um propósito, acho que sem metas poucos seres humanos existiriam e com tantas metas e propósitos, e essa pressão toda de sempre estar fazendo alguma coisa, poucos seres humanos continuam lúcidos.

Lore 04/11/2023

?Não precisamos estar na mesma categoria para ter o mesmo valor? um livro muito bem escrito, que faz a gente refletir em diversos momentos.