Salmo para um robô peregrino

Salmo para um robô peregrino Becky Chambers

Resenhas - Salmo para um robô peregrino

Hamilton* 07/02/2023

paz
Becky Chambers é de longe uma das minha autoras preferidas, entre "n" motivos o que se destacou mais nessa história é o sentimento de tranquilidade que transpassa das páginas.

leiturasdamafe 04/03/2023

Novo fav da vida
Quando eu falo que esse livro mudou minha vida eu n to exagerando, pqp q obra prima!!! quero indicar p td mundo

Moringan 24/05/2023

Minúcias por vezes já consideradas/ ambientação confortável.
Provavelmente lerei os volumes seguintes, se mantiverem o mesmo formato de poucas páginas.
Poderia ser muito interessante um dia ter uma conversa com Chapéu de Musgo Sarapintado. E adoraria ter uma carroça e uma bicivaca para sair por aí tomando chá e conversando com pessoas.

Adriana Naves 28/01/2024

Um amorzinho
Eu nunca tinha lido uma utopia antes, e foi tão estranho, mas muito terno. Aqui o conflito é apenas interno, na mente de Irme Dex, e quando o robô aparece os dois possuem discussões incríveis, tocantes e que propõem reflexões sobre a vida, propósito e humanidade. Essa é uma leitura que acalenta o leitor, no fim fiquei desejando que nós, humanidade, pudéssemos construir um mundo como aquele, que pudéssemos sobreviver a tempestade e mudar tudo antes que o fim chegasse.

Isa 16/07/2023

Tranquilo e tocante
Assim como "Uma longa viagem a um pequeno planeta hostil", outro livro da autora que já li, a história consiste na jornada, e não no objetivo final. É sobre os empecilhos que encontramos, os motivos pelo que tomamos decisões, as pessoas que encontramos no caminho. É sobre os questionamentos sobre a vida, sobre propósito de cada um, sobre trabalho e realização.

Nesse livro, Dex é uma pessoa que tem uma vida tranquila, sem nada nada para reclamar. Porém, elu sente falta de alguma coisa, há algo incomodando que não deixa elu dormir direito, que faz com que não se sinta complete. É aí que decide sair em uma jornada na floresta para sair da civilização e encontrar o que está faltando. Durante essa jornada, elu encontra um robô. Os robôs há anos não são vistos em terras humanas, o que torna o encontro muito inesperado.

A relação dos dois e a descoberta dos universos diferentes é o que traz o enriquecimento para o livro. Traz reflexões sobre a vida, sobre nós seres humanos, sobre consciência e sobre esses sentimentos que sentimos quando não estamos completamente realizados. O que buscamos? O que nos faz feliz?

É um livro muito interessante. É uma leitura rápida, leve e curiosa. Traz ideias de uma sociedade futurista que vive em paz com o meio ambiente, com as pessoas e a tecnologia.

Particularmente, gostei muito da profissão monge de chá. É uma reflexão sobre como todos os seres humanos precisam de alguém para desabafar. Somos pessoas com sentimentos, necessidades e problemas diferentes, mas todos precisamos de um conforto de vez em quando.

Lau 03/10/2022

Se você, como eu, adicionou esse livro na lista esperando encontrar uma jornada filosófica ou até transcendental, preciso dizer que ele não é exatamente um prato cheio...

Os cenários são bonitos, o background, interessante, mas o foco da história mesmo, que seria talvez um debate de ideias, não é tão surpreendente assim. Os axiomas são bem comuns, em geral é bastante raso. Quase um desperdício de oportunidade, eu diria - o que poderia ter mais assunto do que o confronto de consciências tão diferentes quanto a de um monge humano e um robô? Acaba sendo um bom livro pra relaxar... só que foi pouco pra mim. Fico pensando se isso é apenas no primeiro livro, pode até ser que os próximos se aprofundem mais, então também não vou dizer que não lerei de novo ¯\_(?)_/¯

Agora, o que achei mais inovador foi o uso da linguagem neutra. Fiquei muito surpresa quando vi! Não sei se é comum nas obras da Becky Chambers, mas nunca tinha visto ela sendo usada em qualquer veículo fora das redes sociais, o que me deixou muito interessada. Não sou uma pessoa que normalmente usa linguagem neutra, a não ser que me peçam, por isso pensei que seria um desafio. Mas foi super tranquilo, realmente basta o hábito. E acho importante introduzir essa linguagem na literatura, dessa forma natural, não panfletária, nem que seja só pra testar... afinal, é assim que as coisas eventualmente mudam.

Tô pensando se ainda leio outras obras dela...

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 04/08/2023

Resenha: Salmo para um robô peregrino | Monge e o Robô # 1 | Becky Chambers
Salmo para um robô peregrino é uma novela de ficção científica escrito pela autora Becky Chambers corresponde a Editora Morro Branco traduzido pelo Fábio Fernandes, é da série Monge e o Robô. Eu recebi o livro mais o marcador em parceria com a editora. Esse livro eu escolhi por indicação da Heila que trabalha na editora ela o indicou quando eu conheci ela pessoalmente na Festa do Livro da USP e a Mari do @sobreamorelivros gostou muito de ler esse livro.

"Em um mundo onde as pessoas têm tudo de que precisam, será que ter mais importa?"

Esse livro é sobre um universo futurista, em que os robôs estão livre e selvagens num planeta chamado Panga. Um mundo bem único, personagens principais eis nossos protagonistas: Irme Dex que servem chás para outros e elu saí com a bicivaca, Irme Dex está indo se tornar um monge de chá e conhece o Chapéu de Musgo que é um robô também sem gênero. Eles se conhecem mas estão fazendo caminho oposto, o robô quer saber mais sobre os humanos.

"Fechou os olhos e os deixou fechados por mais algum tempo." p.81

Bem interessante que nessa obra utiliza o pronome neutro elu/delu que faz todo o sentido para a tradução. Esse livro passa pensamentos, mensagens e reflexões filosóficas. Becky Chambers fala muito sobre o sentido no universo incrível e único que ela criou. Mas da história: Eles vivem agora em aldeias lugares mais simples, contato um encontro entre séculos de um robô e o Monge. O robô quer entender mais sobre os humanos e isso, as conversas deles é interessante e reflexiva.

"—Ensinamos que o propósito não vem dos deuses, mas de nós mesmos. Que os deuses podem nos mostrar bons recursos e boas ideias, mas o trabalho e a escolha, são nossos. Decidir seu propósito é uma das coisas mais valiosas que existem." p.157
Eu gostei muito de ler esse livro, a escrita mesmo ser filosófica é muito fácil de ler e entender, esse livro me surpreendeu muito. Eu esperava que fosse algo mais simples mas me fez refletir bastante. Com certeza pretendo continuar a ler essa série quando tiver disponível o próximo volume vou querer ter e ler ele. Foi uma excelente indicação da Heila e da Mari. Eu também indico essa leitura!

"Chapéu de Musgo estava sentade em frente a elu, pernas cruzadas, mãos dobradas sobre o colo." p.138

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2023/08/resenha-salmo-para-um-robo-peregrino.html

Flavio.Vinicius 12/08/2022

Ótima novela solarpunk
O livro tem um ritmo lento, requer uma postura de apreciação. Esse ritmo mais contemplativo tem relação direta com o fato de se tratar da história de um monge e um robô que, na história, são personagens meditativos e se fazendo perguntas sobre a existência.
O livro foi muito bem traduzido pelo escritor Fábio Fernandes, as palavras foram bem escolhidas, inclusive com a presença de termos não tão comuns e que podem ser considerados como palavrão. “Caramba” é uma expressão repetida inúmeras vezes.
A narrativa pode ser classificada como uma ficção científica e, dentro desse espectro, como literatura solarpunk: é uma história em que a humanidade aprendeu a lidar melhor com a natureza, abandonando a característica de ser uma espécie devastadora; há tecnologias integradas ao meio ambiente; já não há a terrível desigualdade entre as pessoas, nem fome ou miséria (ao que parece). As pessoas têm tudo do que precisam, bastando imprimir os objetos de que têm necessidade. A estética está entranhada com a natureza: plantas, animais e elementos naturais são presença constante na obra.
A linguagem neutra incomoda um pouco, por ser uma novidade. Imagino que uma das pretensões seja exatamente essa: a de desaquietar o leitor. Com o prosseguimento da leitura, no entanto, passei a incorporar a linguagem neutra com maior facilidade. Algo que me incomodou um pouco na leitura foram os diálogos, muitos dos quais apresentam reticências. Em geral, parece uma falha da autora, uma incapacidade de representar, usando, para tanto, a muleta das reticências.
Gostei do livro e espero ler os demais volumes da série O Monge e o Robô. Fico me perguntando a relação que essa história tem com o livro O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. No caso do Monge e o Robô, acho que seria mais como uma paródia do Monge e o Executivo; ou, pelo menos, uma intertextualidade com finalidades satíricas.

Chelsea.Archer 29/02/2024

Gostei, mas não amei.
Oieeee
Hoje concluí a leitura de Salmo para um Robô Peregrino da Becky Chambers.

O livro não é uma corrida alucinante, com muitas reviravoltas. É mais como um fluxo de reflexões e acontecimentos corriqueiros, onde temos um Monge que não consegue encontrar um sentido para a vida e vai em busca de conhecer a natureza intocada.

Mas essa natureza intocada que ele busca, precisa ser a que ladeia uma estrada pavimentada. Por que né? Deus o livre de entrar na vegetação mesmo!

Nessa "aventura" ele acaba encontrando um Robô, que também está em busca de conhecimento e aprendizados. É então que as reflexões e conclusões que começamos a ver, mudam de acordo com as interações entre eles.

Gostei da leitura, e apesar de achar um pouco arrastada no começo, entendi depois que a ambientação e o propósito da história requeriam esse ritmo.

-Nyx 03/03/2023

- Foi uma leitura boa? '
- Fiquei impressionada, eu não estava gostando da leitura e mesmo assim fluiu bem rápido.
O começo estava entediante, não curto muito ler páginas e páginas de descrição de ambiente e características, mesmo que seja necessário em determinados livros, principalmente nesse, que não releva muita coisa sobre em que tempo se passa. Mas enfim? A história demora um pouco para desenrolar, e a personalidade caótica de Dex me deixava um pouco angustiada.
Mas depois de um certo ponto, quando o robô apareceu na história, a leitura ficou muito interessante e tornou a leitura ainda mais fluida.
Achei bem legal, o final foi bom? achei um ótimo livro para passar o tempo, e é excelente para quem procura uma leitura rápida. '

Alessandra 07/04/2023

Encontre a força para fazer as duas coisas
No geral, eu gostei. O livro traz uma brisa e diversas filosofias acerca do propósito da vida. O caminho do monge e do robô é interessante, eu achei legal, mas nada de muito relevante.

Carla.Ligia 08/02/2023

Quero o vol 2???
Que livro maravilhoso. A busca por aquilo que nos falta, o completo despreendimento nesta busca.
Irme Dex nos leva em sua jornada que poderia muito bem ser nossa.
Amei cada capítulo e quando chegou no final, não queria que terminasse. Fiquei órfã até o lançamento do vol 2.
Landressa 02/03/2023minha estante
Quero muito ler esse, ainda mais que tu gostou... tem mais chance de ser bom

Daniela 04/09/2022

Perfeito como tudo que Becky Chambers escreve
Uma novela rápida de ler, mas de uma profundidade sem igual. Conforme mergulhamos na vida dos personagens centrais, humano e robô, vamos aprendendo com eles sobre suas vidas, universos, temores e anseios. Descobrimos que não somos tão diferentes assim dos nossos "amigos de lata".

De forma muito sensível, estilo da autora, reconhecemos nossas falhas como ser humano e como poderíamos ser melhores. É incrível. Leiam. ?

cristian_yuri 24/05/2023

Uma leitura agradável.
Não recebi exatamente o que eu esperava (culpa minha por criar expectativas).

Apesar de abordar alguns temas interessantes, como as insatisfações humanas e propósito, não nos dá nada de tão profundo ou grandes ensinamentos, apenas reflexões bem sutis.

O final é... Adorável, confortável.