A Filha do Guardião do Fogo

Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

carol 11/07/2023

Incrível!!!
Eu fiquei completamente imersa nessa leitura, a ambientação é muito cativante e os personagens são interessantes. Foi meu primeiro contato com a cultura indígena através de um livro e não poderia ter sido melhor. Amei conhecer essa cultura, mesmo sendo um livro de ficção, ele fala muito da realidade desses povos, temas pesados, mas importantes de serem tratados.

A investigação deixa o livro bem instigante e fluido, ele é bem construído e com um ótimo desenvolvimento, tem acontecimentos chocantes e algumas reviravoltas de tirar o fôlego. Recomendo a todos!

Priscilla Santiago 11/07/2023

Me indiquem bons livros sobre cultura indígena, porque esse...
Pior livro do ano até agora! A sinopse e a capa até chamam atenção, mas o livro em si é uma bomba. A única coisa boa dele é quando descreve a cultura e as relações da comunidade indígena, são as melhores partes do livro. Porém todo o resto é muito ruim! A investigação é sem sal, o romance é extremamente chato principalmente por causa da protagonista, a garota começa o livro com sofrimento e só adquiri mais sofrimento ao longo do livro. Muita gente pode me criticar sobre isso que eu vou falar agora, mas vale realmente a pena ter uma representatividade como essa? Onde a protagonista se tem um dia bom no dia seguinte vai vir um tragédia atrás de tragédia. Havia momentos que eu tinha raiva da infantilidade dela e momentos em que eu sentia pena porque tudo de ruim acontecia com essa menina, ela praticamente não tinha 1 segundo de paz. Se não acontecia com ela acontecia com pessoas que ela amava e o livro não tem um momento em que ela pudesse ter esperança!
Enfim decepcionada demais com esse livro e já aviso que tem gatilhos para estupro, drogas e etc.
(lidos só 2021 em diante) 11/07/2023minha estante
Eita

gmorgana 11/07/2023minha estante
Obrigada pela resenha, já baixei as expectativas. Não conheço um livro de tema indígena, mas um parecido (sobre exploração de povos e colonização) é "floresta é o nome do mundo". Eu li recentemente

littlekozmicblues 11/07/2023minha estante
?A queda do céu: palavras de um xamã yanomami?

Ana Sá 11/07/2023minha estante
O som do rugido da onça (Micheliny Verunschk); Crônicas de SP (Daniel Munduruku)... A Queda do Céu é fantástico, mas beeem denso...

marcelinharl 30/06/2023

Meu deus. Que livro maravilhoso.
Fechando junho com chave de ouro!
Esse livro é uma ficção policial, que envolve romance e que fala sobre comunidades indígenas. A história é muito boa, o enredo é muito bom. Gostei muito da forma como o suspense se desenrolou, o jeito que ela introduziu e aprofundou sobre povos indigenas e a forma como as personagens se desenvolveram durante o livro. É uma história muito emocionante e chocante. Leitura boa a beça!

Tiffany 27/06/2023

Uau
Estou surpresa com esse livro e eu quero uma série fiel agora na minha mesa!!
Comecei a ler achando que seria uma fantasia (pelo visto preciso ler mais as sinopses kakaka), mas me surpreendi ao encontrar uma drama policial muito bem arquitetado que dá um gosto bom de ler!
Comentei desse livro com muita gente e a conclusão é de que ele é muito bom!
A personagem principal tem uma mente analítica invejável e uma série de traumas que são desenvolvidos de uma forma incrível. Além disso, amei o desenvolvimento da trama e da forma como a autora relaciona muito bem ciência e cultura.
O brilho desse livro com certeza é esse tópico: a cultura se beneficia da ciência e a ciência se beneficia da cultura. É incrível ver como a autora coloca isso em cada página.
LuaTeresa 20/07/2023minha estante
É livro único?

ephemelis 19/06/2023

Muito forte
Nós precisamos ler (e as editoras, publicarem!) livros escritos por autores indígenas e que contem as suas histórias (reais e fictícias)

é muito forte o que li, não somente pela temática e pelo ritmo frenético do final, como também por uma certeza de que consigo entender um pouco melhor uma realidade a qual não pertenço.

Gabriela Trinca 14/06/2023

Emoções diversas.
Comecei gostando muito do livro. Me surpreendi quando percebi que não era uma fantasia, eu não tinha lido a sinopse, então descobri a história lendo direto mesmo.
Me envolvi com os personagens, eles são bons, a maneira como ela nos mostra a cultura indígena é bem legal, eu gostei de conhecer, o mistério por trás da investigação é interessante também, mas a história tem muitos pontos onde a autora deu uma tropeçada, ao meu ver.
Achei meio lento o progresso, ela perde tempo com coisas que eu acredito que não tinha motivo. Ela colocou cenas e assuntos que eu achei completamente desnecessários, são assuntos muito sérios e complexos para serem tratados com superficialidade, quase de maneira nula, como se não houvesse tido impacto. Nesse ponto do livro eu quase abandonei, fiquei bem chateada, mas segui e no final, somando prós e contras, é um livro bom, mas podia ser bem melhor.

amoragamora 13/06/2023

Maravilhoso!
Criei uma expectativa muito grande com esse livro e estou maravilhada!
A Angeline Boulley consegue abordar de uma forma poética e cativante temas que, infelizmente, estão presentes nas comunidades indígenas, como o tráfico de drogas. A ação começa mesmo a partir da metade do livro, mas acredito que a demora pra desenvolver mais a fundo a trama é justificável.
Esse livro é uma mistura de força, luto, esperança e amor. Você vai se emocionar em várias partes, vai ficar com raiva e com um sentimento de injustiça em outras, e vai se encantar com a garra e conexão de Daunis Fontaine e de sua comunidade. Pra mim, o final não poderia ser melhor.
Leia "A Filha do Guardião do Fogo"!!!!

OBS.: Espero que a Netflix não estrague a história na série rs.

Ana Carolina 28/05/2023

Doloroso e bonito?
Termino essa leitura encantada e com o coração partido.

Amei conhecer um lugar novo, uma cultura tão distante da minha realidade, sob um ponto de vista diferente do meu.

Mas esse não é apenas um livro sobre amor, comunidade e união, é uma história de dor e trauma.

Mesmo não achando esse livro perfeito, ele conseguiu me envolver muito nos acontecimentos e o saldo final é agridoce, porque amei muitos aspectos de uma história tão dolorida, que retrata e aborda tantos temas pesados.

Demorei pra concluir essa leitura e não foi fácil chegar ao final, mas estou muito feliz de tê-la feito e vou recomendá-la muito ainda!

Willian 16/04/2023

Bom livro
Livro com história boa, falando de certa forma sobre a cultura indígena, a história em si me prendeu um pouco porém esperava mais ao desenrolar da história.

wikibibs 13/03/2023

A filha do guardião do fogo não foi um livro fácil pra mim, não tive a mínima conexão com ele, não me identifiquei em nada com a personagem principal nas questões de personalidade (pra ser justa, até me identifiquei com a parte do não pertencimento), mas achei muito linda a descrição de como ela se importa com seu povo e faz questão de sempre estar conectada a sua cultura.
Esse livro é um thriller bem diferente dos que estou acostumada, o ritmo dele não se mantém e ele se torna bem cansativo, não sei se pelas descrições ou pela forma que foi escrito. Também não tive muito interesse na parte policial, muito menos pelo romance desnecessário que resolveram enfiar no meio.
Apesar de entender a importância desse livro pela questão do acometimento das drogas em comunidades indígenas, como a comunidade acaba por ser afetada e o descaso do governo, os mil plot twists e o carinho como tratou a explicação do povo indígena Ojibwe, eu não gostei da forma como foi escrito.
Tive preguiça de ler, mas até valeu a pena a leitura. É interessante, mas não uau, não me conquistou como achei que conquistaria, infelizmente.

Giovanna.paginasda 18/02/2023

Um estilo de livro que nunca vi antes. @paginasdagio
? Já começo dizendo que amo livros que nos mostram culturas diferentes no mundo, então imagina minha surpresa quando descubro que os Ojibwe realmente existem em parte dos EUA e Canadá, eu amei como a cultura deles foi colocada no livro e como o próprio idioma indígena fez parte da história.

? É um livro que é uma mistura de muitas coisas, thriller, New Adult e um livro cultural também. Mas por algum motivo eu não consegui me conectar com ele.

? Eu consigo ver a importância desse livro, sobre o uso das drogas em tribos indígenas, e como que isso afeta a vida de toda uma comunidade, e como é uma minoria que está sofrendo, o governo não se importa o suficiente, só querem saber quem é o traficante, prender e dane-se as pessoas de verdade.

? A Daunis é uma das personagens mais fortes que já li, o fato dela ser filha de brancos com indígenas faz ela se sentir excluída por ambos os lados, os indígenas não a consideram nativa o suficiente, e a família branca de sua mãe não gosta de indígenas. Mas é lindo ver como mesmo assim ela quer continuar aprendendo mais e fazendo parte da sua cultura.

? O livro é sempre cheio de descobertas, pessoas que eu nem imaginava que faziam parte do esquema de tráfico, e a raiva que eu sentia quando alguns se safaram no final, é um livro que faz questão de mostrar a realidade da justiça.

? Eu queria muito que o James e a Daunis tivessem tido um melhor final, eu entendo a decisão dela, mas mesmo assim eu queria um epílogo mostrando os dois, ou que a gente pelo menos descobrisse o nome real dele.

? Foi um livro que ao mesmo tempo eu tinha muita preguiça de ler, eu ficava dias sem ler ele porque simplesmente não tinha vontade, mas quando eu sentava e o pegava, não conseguia soltar mais. Talvez eu não estivesse no meu momento ideal de lê-lo e aproveitá-lo 100%, mas ainda assim ele mereceu as 4??.

yas 07/02/2023

ótimo thriller
gostei mt apesar do final aberto, to ansiosa pra saber como o proximo livro vai se conectar com esse

G.B 29/01/2023

Um bom livro
Sempre procuro fantasias para ler, acredito que the fire keepers daughter deixou a fantasia para o titulo.
Pq o livro trata de problemas bem reais como drogas, estupro e política.
Eu esperava um pouco mais de fantasia, mas o livro é excelente as referências as culturas indígenas e os problemas atuais é mto interessante. Uma pitada de romance e vale a pena ler. :)

Ana 22/01/2023

Tudo, menos um thriller
Gente, resumindo: eu achei ruim porque não gostei do desenvolvimento. O suspense é fraco, os personagens são insossos, o final é extremamente previsível, a motivação para TUDO é muito fraca... Tem tanta coisa sem necessidade que juro, dá pra ler as primeiras e as últimas 50 páginas sem perder o conteúdo geral.
Além do mais, acho que faltou um aviso de gatilho... Isso porque existem várias "pequenas" violências contra mulher no decorrer das páginas e, pasmem, um estupro. Não é gráfico, mas está lá, a gente sabe o que aconteceu. O pior de tudo é que foi tratado como uma coisa coriqueira, sem importância. Sim, é algo que, infelizmente, acontece com as mulheres o tempo inteiro, mas é sério e grave. Um assunto a ser tratado com empatia de delicadeza, não como um acontecimento comum. Além do mais, acho que é DEVER de livros que têm cenas como essas RESPONSABILIZAR o abusador. Sim, eu sei que na vida real muitas denúncias não dão em nada, mas não precisa reforçar isso. DENUNCIEM SEUS ABUSADORES! Procurem apoio psicológico e conforto com amigos e familiares!

site: https://www.roendolivros.com.br/

Diih 09/01/2023

A Filha do Guardião do Fogo
É um livro baseado na cultura indígena, inclusive a autora é indígena, então ela acaba mostrando para nois leitores um pouco da vida dela. O que é incrível, porque foi maravilhoso conhecer uma pouco sobre a cultura, os costumes, as tradições e até algumas palavras.
Sobre o enredo, eu até gostei, mas não foi uma história que me prendeu tanto.l, achei mal elaborado e até meio chato, e o final não foi o que eu esperava.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6