A Filha do Guardião do Fogo

A Filha do Guardião do Fogo Angeline Boulley

Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Duda.Zimmermanm 25/12/2023

Apesar da cena desnecessária (que deveria ter aviso de gatilho, inclusive), o desenvolvimento da história é muito bom com personagens muito bons e com um final ótimo e inesperado. sobre o plot, acho que poderia ter sido melhor, ele foi construído de uma forma legal e tudo, mas teria sido muito melhor se não deixasse na cara tão de início quem seria "os malvados". é isso.
Ana 15/01/2024minha estante
Amiga qual é o gatilho? Quero ler mas fiquei com medo agora

Duda.Zimmermanm 15/01/2024minha estante
é abuso sexual ?, acontece após ou no cap 40 (n lembro agr) e é mencionado de uma forma prévia nos caps seguintes

Ana 15/01/2024minha estante
Vish

Luana 12/02/2024minha estante
Meu Deus, SIM! Essa cena não tinha absolutamente nenhuma finalidade, não acrescentou nada na história, só fez a Daunis sofrer. Totalmente desnecessária :(

Vitor16Hq 26/11/2023

Uma investigação, questões sociais, luto e um romance.
Uma investigação, questões sociais, luto e um pouco de romance, isso é o que se encontra ao ler esse livro.

A história é narrada por Daunis, uma jovem de 18 anos que vive em dois mundos, a família da mãe- branca e conservadora, e a do pai- indígenas da reserva Ojibwe, e ela se sente uma estranha em ambos os lados. Quando Jamie chega a cidade, ela sente que a monotonia de seus dias acabaram. Porém ela testemunha um assassinato dentro da reserva e de uma hora para outra se vê em uma investigação do FBI sobre uma nova droga que vêm fazendo cada vez mais vítimas.

Em resumo, essa é a sinopse do livro, e na primeira camada, como uma história de investigação ele funciona muito bem, essas partes são muito bem escritas.

O livro intercala essa trama de investigação com questões sociais envolvendo os indígenas, e dentro dessa temática, eu também indico a série Yellowstone, que também aborda isso, mas de uma forma completamente diferente, e ambas fazem isso muito bem.

A construção da personagem principal é a melhor coisa do livro, o livro narra sobre uma pessoa tendo que lidar com questões familiares, planos de faculdade adiados e tragédias pessoais ao mesmo tempo, na parte do luto, a autora utilizou muito bem a escrita para transmitir o que essa personagem sente

Voltando a investigação e o romance com o Jamie, são duas coisas que são muito boas no começo, são dois personagens com muita química em suas interações, mas depois do meio, começou a se perder um pouco, na parte em que a importância do Hóquei para Daunis é mais explorada, voltou a ficar bom, mas não é a mesma coisa que no início.

Apesar de eu ter gostado do final, algumas coisas do meio até ele não me agradaram.

É uma leitura que eu indico apesar de seus problemas, é um bom livro que valeu a pena a leitura, pela construção de narrativa e pelos temas que ele aborda.

Kaonashii 02/11/2023

De repente esse livro ficou interessante.
A protagonista em alguns momentos me irritava, mas nada demais.
No fim a história me prendeu e eu não consegui parar de ler, mas demorou um pouquinho pra isso acontecer.
No geral eu gostei MUITO e recomendo ??

Csdud111 20/10/2023

Perfeito!!
Traz uma história totalmente fora do cotidiano, também fala sobre vários temas super importantes. O que mais gostei foi como a protagonista ama também a sua cultura.

Laíssa 18/10/2023

Indígenas e drogas
Esse livro retrata de uma maneira muito objetiva o uso de drogas, que afeta não somente a população indígena, mas sim o mundo todo! A trama tem bastante ação, romance e um pouco de mistério! Recomendo a leitura!

Erika 27/09/2023

Assunto diferente
Gostei bastante do contexto do livro, do assunto abordado, sobre os indígenas, a luta contra as drogas, a luta pra ser reconhecida pelo seu povo, etc.. achei q poderia ter sido mais abordado a parte do romance, e alguns assuntos apenas comentados e não resolvidos ao final do livro.
Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas é uma leitura leve e boa, pode causar gatilhos..
O plot no final é intrigante demais!

Bea.nayra 17/09/2023

Nossa...
Esse livro foi uma grande surpresa em todos os aspectos.

Aqui é retratado a cultura indígena e o dia a dia de um povo. É de extrema importância salientar que a política que rege comunidades indígenas é sempre falha, e nesse livro não foi diferente e a autora fez questão de deixar isso escancarado.

Por consequência dessa cultura própria e, por vezes, fora de nosso conhecimento, encontramos muitas palavras e costumes que acabam por tornar a leitura mas lenta, e densa, mas em nenhum momento deixa ela menos prazerosa.

Daunis é uma das protagonista mais forte que já vim em um livro, ela só tem apenas 17 anos e já adquiri uma consciência e inteligência invejável. A história do livro começa com todo o surgimento dos novos sofrimentos de nossa protagonista e, infelizmente, termina com mais sofrimento (pq tanta dor autora ?). Porém em nenhum momento a história deixa de ser bem articulada.

Também encontramos o que vou chamar de um mini romance que acalenta um pouco nosso coração e o de Daunis, ou nem tanto. Esse parte do relacionamento achei que poderia ter um pouco mais de maturidade porém temos pessoas no início da fase adulta querendo si encontrar, então é justificável essa teimosia (eu acho). O livro busca sempre mostrar a importância de nossos anciãos e como devemos respeitá-los e aprender com eles, querendo ou não eles já passaram pelo o que estamos passando.

O foco aqui não é mostrar os povos indígenas na realidade, porque é uma ficção, mas apesar disso a autora nos mostra como crimes acontecem nesses povos por causa da politicagem.

O livro possui muitos gatilhos e aconselho a você checar antes de ler.

Enfim, foi uma leitura arrebatadora que me deixou aflita do meio para o final. Recomendo que todos leiam porque esse tipo de livro trás uma opinião muito pessoal e aconselho a não se deixar levar pelas críticas. LEIAM!!!

Eduarda2073 07/09/2023

Que mistura de sentimentos boa.
É um livro que demora de engatar, mas me pegou muito em certas partes, é gostoso de se ler em certos momentos e te deixa muito tenso em outros,ele desenrola bem e te deixa com vontade de terminar logo, o final te deixa aliviado e bem.
Leiam.

Ellen30 03/09/2023

Mulheres fortes são feitas de dores.
Que livro forte. Quem diria que uma ficção sobre uma investigação me traria tantas reflexões.
A história do livro foi muito bem construída, não existe final feliz, mas sim uma realidade forte e muito bem esclarecida.
Esse livro pra mim foi a real definição de quem ama supera dores que nem se comparam. Amar é deixar partir.
Daunis é cativante, esperta e espirituosa... Acho que por isso gostei dela.
Muito bom, sério.

day 10/08/2023

Eu tinha grandes expectativas para esse livro e preciso admitir que me decepcionei um pouco
o início eu sentia um enorme potencial para o desenvolvimento de personagens (incluindo o da protagonista) e da própria trama mas no decorrer da leitura não senti que estava ganhando isso
eu não vi sentido algum no romance principal e senti muita infantilidade da parte da protagonista em relação a isso. teve um potencial para ser algo com muita química e desenvolvimento mas parecia que quanto mais eu lia mais frustada eu ficava
o final ficou muito confuso pra mim, não passou a ideia e o sentimento que eu acho que deveria passar
a escritora deveria ter aproveitado mais o enredo que tinha em mãos e não entregar o que eu acabei de ler
em conclusão, não foi péssimo mas eu esperava mais

rebcp 26/07/2023

Mais um livro que eu demorei pra pegar embalo, muitas palavras difíceis, o que é completamente entendível por ser um livro que aborda cultura indígena.
É um livro que tem temas sensíveis, mas que são abordados de forma breve. Uma leitura intrigante, estou entre ter gostado e não ter gostado, mas acho que é mais por não ser (mais uma vez) uma leitura da minha zona de conforto, porem, ainda acho que é uma leitura interessante.

Ana.oliveira21 25/07/2023

Thiller diferente dos quais já li
Essa história é muito completa, aquilo que mais enriquece a leitura é a cultura dos povos originários contendo muitas coisas que eu não conhecia, a maldade do ser humano como sempre está presente em altas doses, drama adolescente pela personagem principal ter 18 anos e estar saindo do ensino médio, as perdas e alegrias de crescer e uma trama de tirar o fôlego, várias vezes parei oq estava lendo fechar o livro e respirar digerir "what isso realmente tá acontecendo?" A daunis é única não é igual várias outras de thillers que parece que lemos a mesma personagem em vários livros, a autora arrasou nessa obra, julgo um dos melhores livros lidos esse ano.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 17/07/2023

Pelo título e pela capa esperava uma fantasia mas, é um livro de suspense. A representatividade é muito bem elaborada mas a trama em si deixa a desejar, eu estava muito mais curiosa sobre a cultura do que sobre o suspense em si além da personalidade/ caráter da protagonista ser um tanto quanto duvidosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6