Chain of Thorns

Chain of Thorns Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Thorns

laruegoist 27/04/2024

Desperdício de personagens maravilhosos
Cassandra pelo amor de tudo que é sagrado, CHEGA DE TRIÂNGULO AMOROSO, supera que você nunca vai conseguir recriar o que fez com Will, Tessa e Jem! Sério, que trilogia chata, que enredo e plot chatos, e ela conseguiu piorar ainda mais com esse triângulo amoroso. As cenas de M e C juntos são intragáveis, o próprio M é integrável e eu fico pra morrer quando vejo compararem ele com O WILL HERONDALE, tipo monas vcs são malucas??? Enfim, apesar dos pesares o que salva são os personagens que são muito interessantes mas foram desperdiçados nessa trilogia ruim do cacete.

gi 12/04/2024

Apesar de eu ter amado muito o livro (finalmente um hot digno hein cassandra clare), eu achei ele meio genérico em algumas partes. me pareceu um pouco com as peças infernais. como eu gosto, eu também gostei desse. mas uma coisa diferente seria muito bem vinda!

Ju Valent 09/04/2024

Gosteii
Gostei da história, vou sentir saudades deles :(( achei o clímax só muito longo e previsível kkkkkk mas gostei do desfecho de tudo e do final meio q felizes para sempre!! achei a história da árvore genealógica só muito forçada kkkkk mas entendo pq ela fez isso e tals, melhor do que ignorar né
enfim gostei da saga num todo, amei a vibe meio de mistério assim, principalmente do segundo livro né, mas ainda prefiro as peças infernais!!

Vitória 04/04/2024

Chain of Thorns
Foi uma despedida do mundo dos caçadores de sombras pra mim e confesso que eu sofri horrores, acompanho esse mundo desde os meus 13 anos e ver que não terão mais lançamentos foi doloroso.
Eu adorei a história, estava com baixar expectativas pq o segundo foi uma bomba mas me surpreendi.

Leandro 26/03/2024

Decaiu ein?
Acompanho esse universo desde 2013, li City of Bones na hype do filme e desde então sigo acompanhando (quase) tudo que a Cassandra vem lançando. Gostei bastante de Chain of Gold, foi um ótimo início pra trilogia, introduziu e desenvolveu bem os personagens, aquela fórmula da Cassandra que deu certo na maior parte dos livros. Já em Chain of Iron, achei o desenvolvimento mais lento pra um final muito apressado, com aquele triângulo amoroso terrível no final, que eu já imaginava que ia chegar em nada, e foi isso mesmo que aconteceu.

O que foi perdido desenvolvendo essa história do triângulo amoroso, (e quando digo isso, quero dizer metade do livro basicamente, METADE de um livro de 800 páginas), poderia ter sido melhor aproveitado pra resolver o que acontece na segunda metade. Falando da primeira metade, senti que aconteceu o mesmo que em Chain of Iron, muito drama e pouca história, o que é um pouco normal nos livros da Cassandra já que o desenvolvimento se baseia nos personagens. Mas nada desenvolvia, e quando algo aconteceu, continuou no mesmo lugar que Chain of Iron tinha parado, só que 300+ páginas depois. A história ainda era um pano de fundo pro triângulo amoroso, o que salvou foi o desenvolvimento dos outros personagens, principalmente Kit, Grace e Alastair.

Chegando na segunda metade (ou quase nas últimas 300 páginas) a Cassandra se lembrou que era o último livro e decidiu começar a resolver as coisas. O aperto de Belial sobre os Shadowhunters e o envolvimento da Tatiana com ele ficou mais forte e realmente deu pra sentir que os personagens estavam em risco. Gostei do modo como foi tratado a relação da Cordelia como paladin da Lilith, das loucuras da Tatiana e até onde ela iria pra se vingar, independente do que precisasse. Comecei a gostar mais do livro, até pensei que não era tão ruim quanto as resenhas falavam sobre. Até acontecer aquela morte e o que seguiu depois dela.

Daqui pra frente tem alguns spoilers.

Se for pra matar um personagem e usar isso de plot twist, que seja melhor desenvolvido depois. Mas isso foi tratado de qualquer forma, em poucas páginas, nem mesmo aquela Intermissão me convenceu. Tudo começou a acontecer rápido, com resoluções fáceis. Os problemas da Clave com a Tessa e o Jesse são jogados de qualquer jeito, a resolução nem é mostrada, é apresentada em um diálogo e fica por isso, ninguém toca mais no assunto depois. A Clave descobre sobre a ressureição do Jesse, o envolvimento da Lucie com necromancia e deixa por isso. Em que livro isso aconteceria até então?

Tudo foi resolvido em no máximo dois capítulos, o que aconteceu com o James e a solução daquilo foi ruim, previsível e fácil. Digo o mesmo pro modo como termina a história da Cordelia como paladin. Tudo que acontece nesse último capítulo parece ter sido a forma mais preguiçosa de terminar uma trilogia. Sim, eu tive que me lembrar várias vezes que era o fim de uma trilogia e muita coisa ainda tinha ficado de fora, faltando apenas um epílogo pra finalizar de vez (e por sinal, que epílogo fraco). A sensação de vazio e que poderia ser melhor continua até agora, tanto que precisei desabafar aqui o quanto esse livro me decepcionou. É o quinto final de trilogia da Cassandra e eu sei que ela sabe com concluir bem, mas não sei o que rolou aqui. Alguns finais eu gostei, como o do Thomas com o Alastair, do Matthew, da Anna e a Ari. Mas aquela morte sendo totalmente ignorada com tudo se resolvendo fácil demais foi o que mais me incomodou.

Fabio.Mascarenhas 23/01/2024

Foi uma receita de bolo da cassandra clare e, para mim, esse foi o final mais fraco dentre suas trilogias. O que me cativou foram os personagens, nisso a cass sempre acerta.

Loba Literária 18/01/2024

Me entreti demais da conta com o livro. Eu não lembrava perfeitamente do segundo, mas consegui acompanhar bem. Foram muitas cenas boas e eu gosto muito de todos esses personagens.

A todo momento tem algo acontecendo, mas acho que o livro deu uma amornada quando James e Matthew foram para Edom. Mas a batalha final foi incrível. Menos toda a parte que a Cassie cita todas as partes da Abadia de Westminster mas não descreve nada, como se todo mundo fosse pra lá nos finais de semana ?

Eu já sabia como a história ia se resolver algumas centenas de páginas antes do final (Cassie deu muita bandeira), mas ainda fui surpreendida por várias coisas. Adorei ver a resolução de problemas de anos desses personagens, principalmente do Matthew. Foi uma boa despedida de todos eles.

emyemis 15/12/2023

Trilogia favorita do sdhc com certeza
Eu amo esses personagens. eu amo esses personagens. eu amo todos sem exceção. eu amo essa trilogia, e embora a segunda parte do livro tenha decaído um pouco, a primeira foi incrível, eu amo absolutamente tudo sobre. esses vilões sao na minha opinião os melhores da cassandra ate aqui, mesmo com algumas lacunas ou motivações vazias, ainda sim eu adorei eles e todo o desenrolar da história. o que tirou meio ponto pra mim foi a morte completamente desnecessária, uma pessima escolha da cassandra, o livro poderia ter de desenvolvido igualmente se nao melhor ae isso nao tivesse acontecido, mas tudo bem, ele ainda é mt bom

-Koraline 29/11/2023

Em todas as trilogias da Cassandra Clare, o primeiro livro é o introdutório, o segundo é a pura enrolação, e o terceiro é o que as coisas acontecem. Nessa trilogia foi bem diferente. No primeiro acontecem algumas poucas coisas, o segundo eu mal me lembro, e o terceiro passa 70% sem acontecer absolutamente NADA. De verdade, esse é de longe o pior livro da Cassandra, eu demorei meses pra ler, e cada vez que começava um novo capítulo eu tinha vontade de largar e pegar outro livro. Esse história poderia facilmente ter 300 páginas que nada de importante seria perdido. Além da enrolação gigantesca, o livro é extremamente repetitivo. O triângulo amoroso (que não tem química nenhuma) é tão, mas tão chato, sem fundamento, e a autora ainda faz questão de repetir cenas em que os personagens falam sobre isso todo capítulo. Eu estava lendo a mesma coisa de novo e de novo por 800 páginas. Além da história se recusar a ir pra frente, os personagens ficaram mais sem graça do que nunca, e a resolução do conflito foi rasa, fácil e sem explicação. Enfim, li esse livro só pra cumprir tabela.
VinAcius49 30/11/2023minha estante
Foi uma decepção tão grande que até hoje eu não comentei/resenhei ele por aqui

_julliemarrie 30/11/2023minha estante
abandonei esse livro com muita tristeza pq eu tinha gostado dos dois primeiros, mas esse foi péssimo de verdade. única trilogia do shc que comecei e não vou terminar

Janaína Faria 25/11/2023

Foi necessário quase um ano pra terminar... (muito, muito spoiler, não leiam!)
Como fã fervorosa da Cassie há dez anos, pra mim, declaro tranquilamente que Chain of Thorns é, de longe, o pior livro dela (sim gente, ganhou de Cidade dos Anjos Caídos porque pelo menos naquele livro tem a cena icônica do Jace e do Simon no supermercado com o Jace sem saber o que era uma manga).

É até difícil acreditar que eu dei cinco estrelas pro Corrente de Ouro. Eu simplesmente AMEI a história, me encantei pela Cordelia e achei o livro bem escrito, mas a Cassandra perdeu completamente a mão na sequência.

Já na saga dOs Artifícios das Trevas, ela tentou criar uma história com MUITOS personagens, conseguiu criar o multiverso de Thule e ela até que se saiu relativamente bem, mas tentar repetir essa fórmula nAs Últimas Horas definitivamente não rolou. Ela tentou abraçar demais a realidade de todos os descendentes do pessoal que conhecemos nAs Peças Infernais e no fim das contas, a impressão que me deu é que todo mundo ficou com os arcos pela metade, e nem os protagonistas James e Cordelia escaparam disso.

Eu acho que o segundo livro da saga, ao invés de entregar protagonismo feminino, deixou a Cordelia, a Lucie e a Grace muito sempre em função de algum homem, sendo que todas as três tinham todo o potencial do mundo para mostrarem seu lado guerreiro - e resiliente, no caso da Grace.

Mas pois bem, voltando ao terceiro livro: Eu não consegui me identificar com praticamente nenhum dos personagens. Chain of Thorns é um livro enorme e a Cassandra parece que não desenvolvia a história de jeito nenhum. Belial e Tatiana é a pior dupla de vilões que eu já li na minha vida, com propósitos absolutamente vazios que não me fizeram sentir a ameaça deles em momento algum (o que me faz pensar porquê diabos a Cassandra usou o nome de Lucifer no epílogo de Corrente de Ferro pra não usar isso pra nada no encerramento da saga). Ela ESTRAGOU a amizade que a Cordelia tinha construído com o Matthew criando aquele triângulo amoroso 100% desnecessário pro caminhar da história; precisou fazer a Ari se humilhar continuamente pra que a Anna voltasse a gostar dela; ressuscitou o Jesse e não conseguiu fechar o fio dessa nova vida perante a Clave; matou o Christopher pra ABSOLUTAMENTE NADA (ela ama acabar com a vida de um Ligthwood) além de ter começado a criar o romance entre ele e a Grace meio que do nada... Os ÚNICOS personagens que eu me apeguei foram no Thomas e no Alastair, porque a mudança no arco do Alastair na saga é gostosa de acompanhar, mas faz parte de uma das inúmeras narrativas que se perderam quando ela decidiu criar uma saga de dez personagens centrais.

Enfim, As Últimas Horas tinha muito potencial, mas ele acabou se perdendo completamente após o primeiro livro e não fiquei nenhum pouco satisfeita com o enredo do terceiro.
-Koraline 29/11/2023minha estante
Além do fato de que os capítulos são exatamente iguais, focando só no lenga lenga do triângulo amoroso

Janaína Faria 29/11/2023minha estante
Sim??? Nada me deixou mais enfurecida que o James falando desde o primeiro capítulo que iria contar pra Cordelia tudo em relação ao bracelete e isso foi acontecer literalmente na metade do livro, sabe?

E todas as vezes que a Tatiana ou o Belial apareciam eu revirava o olho, sério. Vilões da Sessão da Tarde são melhores.

-Koraline 29/11/2023minha estante
Hahahahaha pra mim, o melhor foi a motivação... quero ser rei de Londres por que tenho o título de príncipe... saudades Valentim, até a motivação do Sebastian era melhor

Janaína Faria 29/11/2023minha estante
O triângulo amoroso mais desnecessário da história do universo shadowhunter inteirinha, convenhamos. Estragou 100% toda a amizade e cumplicidade que o Matthew e a Cordelia vinham desenvolvendo com ela sendo a primeira pessoa que ele conseguia contar seu próprio segredo.