Chain of Thorns

Chain of Thorns Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Thorns

FremenJeff 20/02/2023

Esperava mais da conclusão.
Corrente de Espinhos é a aguardada conclusão da trilogia As Últimas Horas e traz um desfecho no mínimo sem muito riscos, mesmo quando o desenvolvimento da história mostrava totalmente o oposto disso e falaremos melhor sobre isso ao decorrer deste texto.

"Eles acordam", disse Belial. ?Você ouviu isso, neto? Eles acordam.?

Este livro começa exatamente onde seu anterior terminou mostrando as consequências dos atos causados em Corrente de Espinhos, o que é uma coisa incrivelmente bem desenvolvida ao mesmo tempo que em determinado se torna cansativo. Pois, uma ameaça beira nas entrelinhas do desenvolvimento dos personagens: A ameaça de Belial que algo está vindo.

A primeira parte deste livro com Matthew e Cordelia em Paris é extremamente admiravel e profunda até que tudo acaba ruindo, do mesmo jeito é com outro nucleo de Will, James e Magno procurando Luce e Jesse e descobrindo todo o ato de ordenar Jesse a vida.

?Estamos doentes em nossas almas por causa de velhas feridas. Eu sei que você se culpa?por Lilith, por James?e você não deve, Daisy. Nós nos recuperaremos juntos de nossa doença da alma. Aqui, em Paris, venceremos a dor.?

Entretanto tem uma coisa que gostaria de deixar claro referente outras obras de Cassandra, nessa, temos aprofundamentos de personagens que beiram a perfeição com assuntos totalmente diversos delicados como: Aceitação, sexualidade, independência emocional, alcoolismo e correção dos erros passados.

?A minha é uma história complicada e as pessoas não querem ouvir histórias complicadas. Eles querem histórias simples, nas quais as pessoas são boas ou más, e ninguém bom jamais comete um erro, e ninguém mau jamais se arrepende.?

Porém se tudo é mil maravilhas no aprofundamento em todos os personagens desta história, o arco da última parte desta trilogia eu tenho lá minhas dúvidas, acho que talvez eu tenha colocado expectativa demais porém acho que que a trama demora bastante para engatar e chegar onde quer e em vários momentos desenvolve tantas coisas que faria esta obra ser lendária e obviamente caminhando para o trágico que quando chega o final (e dar tudo bem) é até meio frustrante e acabo com a sensação que Cassandra acabou escolhendo o caminho fácil.

?Não se preocupe.? Sona largou o livro. ?Eu disse a você que o mais importante era fazer o que te faria feliz. Então você foi para Paris. Qual é o grande mal? Seus olhos escuros procuraram o rosto de Cordelia. ?Eu costumava pensar que o mais importante era resistir, permanecer forte. Mas a infelicidade, com o tempo? envenena a sua vida.?

A sinopse deste livro vende um clima de tensão extremamente épico e é aqui quando as coisas começam a acontecer (Com muito tempo de atraso, diga-se por sinal) é que está a perfeição de tudo que a Cassandra desenvolveu com esses personagens.

A morte de um personagem importante para o núcleo deixa tudo muito triste ao mesmo tempo que também um pouco chateado, dado que acho que seria lindo ver Grace tendo um final com esta pessoa (Estou sendo entusiasta).

?Sempre há esperança para as pessoas, Jesse?, disse Tessa. ?Ninguém é uma causa perdida, nem mesmo sua mãe.

Ao decorrer deste texto eu mencionei no mínimo duas vezes que Cassandra ao decorrer da história desenvolve coisas extremamente novas e perigosas para o universo de Shadowhunters para depois dar uma conclusão fácil; E isso é tudo, seja na subtrama de Belial dominando Londres, Lilith e Cordélia, Tatiana, Grace, questões familiares de Tessa e por aí vai.

É tudo muito fácil no final e isso é a única coisa que me incomoda, pois, toda a trama demora para engatinhar e quando caminha é jogada goela abaixo e tem uma conclusão no mínimo morna.

?Não digo isso porque sou ingênuo ou tolo. É só porque também enxergo coisas que não estão em béqueres e provetas, sabe. Vejo como o ódio envenena aquele que odeia, não quem é odiado. Se tratarmos Grace com a misericórdia que ela não demonstrou a James, e que nunca demonstraram a ela, então o que ela fez não terá poder algum sobre nós.? Ele olhou para James. ?Você tem sido incrivelmente forte suportando tudo o que aconteceu, sozinho, por tanto tempo. Permita que nós ajudemos você a deixar a raiva e a amargura para trás. Pois se não fizermos isso, se formos todos consumidos pelo desejo de fazer Grace pagar pelo que fez, então o que nos difere de Tatiana??

Então o que move a conclusão desta história é saber que cada personagem teve um desenvolvimento e aprofundamento extremamente cativante e que nos deixará uma dor em ansiar mais sobre os personagens ao mesmo tempo que sempre será um conforto voltar aos livros e ler mais sobre os personagens.

Já a história é apenas mais uma história de Shadowhunters, não chega nem perto do que foi As Peças Infernais e nem tão ousado quanto foi Os Artifícios das Trevas, o que me entristece dado que o início desta trilogia deixou as portas abertas para uma conclusão epicamente trágica, porém que Cassandra foi para o lado otimista dando uma conclusão de qualquer jeito de final feliz.

ve_laris 19/02/2023

DIFERENTE, PORÉM O MESMO
Posso começar ressaltando um dos comentários que eu já havia feito no segundo, mas aqui vai mais uma vez: eu odeio os triângulos amorosos que a Cassandra Clare coloca em todos os livros. No primeiro, até vai... em uma ou duas sagas, aceitável. Mas em todas? Chega! Tá bom!

Não vou também bater nessa tecla e não mencionar que teve um dos momentos, neste livro em particular, que eu berrei por conta desse triangulo, mas era evidente que iria acontecer (porque foi do mesmo jeito em todos os outros livros) e esse daqui, foi na mesma linha.

A história também demora a acontecer, ela é bastante focada na movimentação e vida pessoal dos personagens, nas narrativas individuais de cada um. É interessante porque iremos saber sobre os sentimentos singulares perante aos últimos acontecimentos, a viagem da Cordelia e do Matt, James em busca da Lucie com o Will e o Magnus. O Alastair e o Thomas.. ain ain. Mas quando a autora insisti mais um pouco demais em manter o livro assim, acaba ficando chato em muitas cenas futuras.

Em 50% temos inicio aos casos mais pesados, que envolve a fantasia, o mundo das sombras. É somente a partir dai que a equipe vai dar inicio a outra movimentação, com mais investigações e organização perante ao combate contra Belial, que ainda quer James como receptáculo.

Mais uma vez os adultos tão tirados de campo porque a história NÃO É SOBRE ELES, e sim sobre seus kids jovens e petulantes, que vão lá salvar Londres mais uma vez.

É legal, mas poderia ter sido diferente em alguns aspectos. Principalmente quando a Cassandra Clare vem com a morte de um dos personagens, que foi totalmente gratuita e eu vou falar sim que foi de graça (sem mencionar quem) porque eu garanto, GARANTO, que geral vai ficar chateado pela forma como aconteceu. Se fosse para fazer, que colocasse um pouco mais de emoção, já que isso ficou sobre os ombros dos outros personagens, e apenas...isso.

Foi mexer também com quem não deveria, mas enfim... tá escrito, tá feito.

Eu só achei o livro bastante parecido com o segundo. Claro, tem acontecimentos diferentes aqui e ali. Mas sim, semelhante. A organização deles contra o demônio maior, a ida ao inferno, o afastamento dos adultos, os salvamentos no final do livro. Tem cenas que ela poderia ter trabalho mais, e excluído outras que me causaram tédio. Momentos que ela poderia ter investido porque isso sim seria interessante de ler, mas é isso.

Cabou.

Na média geral perante aos três livros, a saga ainda tem média positiva comigo. Mas desse ultimo eu esperava mais.

Luiza 19/02/2023

A única que gostou do livro
Eu só posso ser muito louca. esse livro me divertiu horrores ao mesmo tempo que me deixou tensa, emocionada, etc. tiveram partes que eu achei que deixou a desejar no livro? Sim! mas os personagens/trama compensava ?? acho que comparando com peças infernais e artifícios das trevas, o vilão foi bem mais equivalente com os personagens principais e eu realmente achei que seria uma guerra ?difícil?. O final.. não foi exatamente o que um fã de fantasia gostaria, mas eu, que leio excentricamente pelos personagens e universo, estou de boa! acho os personagens bem desenvolvidos, cada um com uma personalidade extremamente autêntica e que EU JÁ TÔ COM SAUDADE. não poderia imaginar um final melhor pra essa trilogia :) fiquei feliz 100% lendo e isso que importa pra mim haushauh
nandasc 24/04/2023minha estante
Concordo plenamente com tudo que vc falou kkkkkkkk é uma das únicas resenhas que eu li aqui que eu concordei

fer 18/02/2023

Herondaisy meus piticos
Um ótimo jeito de dar adeus aos shadowhuhters de londres.
amo tanto esses personagens que eu leria qualquer coisa sobre eles e amaria cada segundo.
esperei um ano e meio por esse livro e não me decepcionei.
todos os personagens foram bem desenvolvidos e a história também.
mas confesso que a partir dos 75% ficou muito chatinho, não me dava vontade de ler e só peguei o ritmo de novo lá pelos 95%, 20% pode não parecer muita coisa mas para um livro grande assim, é.
esse é o único motivo pelo qual minha nota não foi 5, é claro que ainda existem outros pequenos pontos negativos, mas eu amo tanto o universo, a história e os personagens que eu deixei a maioria passar.
enfim, chain of gold continua sendo meu favorito mas eu amei chain of thorns muito muito
obs: acredito que tenha sido o último livro em que vemos will herondale vivo? e isso deixou meu coração com buraquinhos, ele é meu personagem favorito e não me encontro bem.
SPOILER:
para mim o matthew que deveria ter morrido, gosto muito dele como personagem mas faria muito mais sentido do que a morte do christopher. a cassandra nunca deixa um personagem solteiro no fim de um livro, até o jem acabou com a tessa no final. e ao matar o christopher, a cassandra não deixou só o matthew sozinho, como também a grace, mas pelo menos vou agradecer que ela não surtou e deixou os dois juntos.
o christopher tinha muito pela frente e ele estava em um momento no qual ele ganhava destaque, já o matthew além de atrapalhar a dinâmica do james e da cordelia, ele normalmente só aparecia quando estava sofrendo. mas não me levem a mal eu amo ele.

Sa Klabacher 18/02/2023

Legal, mas faltou alguma coisa
Eu estava muito ansiosa pra esse livro, na expectativa desde setembro de 2021, quando terminei de ler Chain of Iron. Não sei se foi por motivos pessoais meus ou porque a história realmente foi mais fraca do que deveria ter sido, não achei tão bom quanto eu estava esperando.
A primeira metade do livro achei muito parada e desinteressante, salvo alguns pontos envolvendo o Jesse. A história do James, do Matthew e da Cordelia, nesse começo, me encheu um pouco o saco, porque era só uma conversa entre eles que tudo teria se resolvido.
Por incrível que pareça, gostei da redenção da Grace, e a morte que aconteceu lá pro final me impactou bastante.
Num geral, me importei com pouquíssimos personagens (Alastair e Thomas, James e Jesse), os outros pra mim ficaram mais do mesmo.
Achei que o livro foi muito grande pelo que ele trouxe, e, dado o tamanho, o plot do Belial poderia ter sido MUITO melhor explorado, porque ficou parecendo vilão de filme da sessão da tarde.
Mas de qualquer forma, foi bem legalzinho de ler, mas obviamente não foi tudo o que poderia ter sido e o que eu esperava. Pelo menos o final foi fofo e fez com que o James se tornasse definitivamente meu segundo maior crush literário (só perde pro Will) KKKKKKKKKK

dragonrider 17/02/2023

Chain of Thorns
E chegamos ao fim de mais uma jornada, meus amigos.
Sei que o fim da saga é um misto de emoções no fandom no momento, mas vou tentar ser o mais razoável possível ao avaliar esse livro. Vou só tentar separar os spoilers dos comentários. Então segue os pensamentos que tive com esse livro:

No inicio, o livro retoma o fim do anterior: todo o desentendimento envolvendo James, Cordelia e Matthew; o pós retorno a vida de Jesse com poderes de Lucie; Grace ?presa? na Cidade do Silêncio; Ariadne/Anna e Thomas/Alastair em seus perrengues de possíveis casais.
O início é bem lento, principalmente porque são vários locais em que estão ocorrendo os fatos. Somente a partir dos 40% é que os personagens retornam para Londres e voltam a ?enfrentar? a ameaça que Belial e Tatiana representam.
No entanto, se o início é lento, o final chega a ser extremamente corrido. Em menos de 20% todos os problemas se resolvem (em verdade bastam alguns simples parágrafos para que os ?vilões? sejam vencidos).
No fim, acredito que este livro seguiu a fórmula básica da Cassandra Clare dos últimos anos. Não foi nada inovador, os vilões tinham razões meio ?idiotas?, colocou um triângulo amoroso sem sentido e os acontecimentos pareciam que tinham vindo de sorteios de ideias. Mas não foi algo horroroso, só básico; não entreteu o suficiente para ser bom, mas não gerou ódio. No geral, é um livro mediano e finaliza a saga com um grande ?tanto faz?. E é isso.

Agora vou seguir aos comentários com spoiler, então se você não quer ler sobre isso, melhor parar de ler essa resenha por aqui ;).

Sobre a situação da Daisy + Jamie + Math com Paris que todo mundo odiou eu simplesmente não senti... Nada? Sei lá. Eu entendo o porque de ter rolado Math e Daisy, também entendo o porque do James agir como agiu. Não senti ódio, só indiferença. Foram capítulos de enrolação e que agregaram em nada. Mas é típico da CC colocar esse plot que ninguém aguenta mais.
Sobre a "redenção" da Grace, também achei nada demais. Não chego a sentir ranço mais dela, mas para mim não passou de uma redenção forçada. CC usou do Kit para trazer a Grace para o círculo de amigos.
Falando em Kit, sua morte foi completamente insignificante. Não mudou em absolutamente nada na história. Então me pergunto: para que? Só para fazer a Grace "resolver" as mensagens de fogo? Ah pare Cassandra, você já foi melhor.
Anna e Ari não tiveram quase nenhum desenvolvimento de casal de forma certa. Toda a interação delas foi super rápida e meio nhe. Os únicos momentos que falaram real foram quase morrendo no fim do último livro. Sei lá... Não pareceu um super desenvolvimento.
Até Luce e Jesse não tiveram muitos acontecimentos. Entendo que foi por conta de "não poder tocar" o outro, mas até as conversas eram meio razas e repetitivas.
Mas a real é que praticamente nanhum personagem foi bem explorado. Tudo se resumiu em varios desentendimentos desnecessários e enrolados que não levavam a lugar algum.
Único casal que saiu de nada para algo bom foi Alastair e Thomas. Eles realmente foram muito fofos e fez sentido toda a trajetória. Mas ainda assim CC já escreveu casais melhores sim.
Não gostei também do jeito como ela abordou o alcoolismo do Math. Ela simplesmente esqueceu da personalidade dele por meio livro. Na outra metade ele virou um moribundo. E aquele fim dele viajando para sabe Deus onde? Nada do que ele fez no livro teve sentido.
E os vilões? Que porcaria de motivo que eles tinham viu. Sem contar que toda a jogada que fizeram para "conquistar" seus objetivos foi porca e preguiçosa. Pelo amor de god que bando de panaca. E eles literalmente são mortos de modos bestas e tudo se resolve fácil fácil.

Enfim... O livro só mostra que a Cassandra não faz a mínima ideia do que escrever mais nas sagas. Ela não planejou anos e anos de história ? até porque já até ignorou a própria árvore genealógica que criou.
Reafirmo que não odiei esse livro, mas não recomendaria a trilogia a ninguém. Não vale o tempo.
Juliane.Carreiro 17/02/2023minha estante
Li só o final pra n tomar um "possível" spoiler, confesso que fiquei curiosa, nunca li nenhum livro da autora e me interessei nessa trilogia... Agr estou na dúvida se devo realmente dar uma chance

dragonrider 17/02/2023minha estante
Olha eu amo o universo de Shadowhunters, mas vejo que conforme ela cria mais sagas, mais decai a qualidade. As primeiras sagas que ela escreveu foram muito melhores. Eu recomendaria tentar ler TMI ou TID que são as melhorzinhas dela

Juliane.Carreiro 18/02/2023minha estante
Vou tentar então kkk triste

Sakurazuka 17/02/2023

Essa e a trilogia mais fraca desse universo. Eu amo esse universo e um dia vou reler essa trilogia novamente.
As descrições dos eventos e dos sentimentos são ótimos como sempre, ela sabe escrever isso.
Mas enrola em muita coisa e deixa outras coisas com o mínimo de explicação, como se tivesse correndo pra explicar. O final com o Belial foi bem meia boca e previsível.
A redenção de certos personagens é chata e monótona.

ladymidnight 17/02/2023

"They willfully themselves exile from light"
Bom, eu acho que esse foi meu livro favorito da trilogia.
Vi muita gente falando mal e dizendo que é o pior livro da Cassandra, não concordo. Achei o decorrer da história coerente com o que ela propôs, gostei dos capítulos que, mesmo sendo longos, foram divertidos de ler.
Não é porque você não gostou de determinada situação que faz o livro ruim. Muitos leitores não conseguem diferenciar isso.
Eu por exemplo não concordo e acho até um pouco problemático esse triângulo amoroso entre James, Cordelia e Matthew, mas isso não fez o livro ruim. Muitas outras coisas trouxeram a mágica do universo, como a Lucie e o Jesse, a jornada da Grace, a construção da amizade e a batalha final.
Houve apenas uma coisa muito triste que aconteceu - quem leu sabe - que me deixou nervosa pois era muito desnecessário e isso ferrou a árvore genealógica já existente. Isso eu concordo.
Os primeiro 80% foram maravilhosos, bastante coisa acontecendo e interações divertidas. Os últimos 20%, quando estava realmente nos dias da batalha, eu achei um pouco maçante e repetitivo. Por isso, junto com a questão Matthew e Cordelia, tirei uma estrela.
Mas foi um livro (e uma saga) de bastante crescimento, amadurecimento e aprendizagem familiar e interna.

mgmoonlit 16/02/2023

Amei, 1 estrela
O lance de Chain of Thorns é que o livro é exatamente o que qualquer um familiarizado com os livros da Cassandra Clare, e mais especificamente os de The Last Hour, esperaria: uma bagunça. Se você começar sabendo disso, como eu, dá até pra se divertir lendo.

É verdade que mesmo eu fazendo meu melhor pra ignorar tudo que envolvesse o plot teve tantos plot holes que eu simplesmente não consegui superar? É. Houve pontas soltas? Bastante. Às vezes eu senti que a CC não sabia o que tava fazendo ou tinha só desistido de tentar fazer as coisas encaixarem? Senti, sim.

TLH é bem paradoxal para mim. É a série mais ousada do SHC, com alguns dos personagens mais interessantes e complexos que a CC já escreveu, e eu me apeguei a alguns deles, mas nunca chega em lugar nenhum. Eu não conseguia entender o motivo de CHOG e CHOI não despertar os sentimentos que deveriam mas CHOT esclareceu para mim: a Cassandra Clare tem medo de se comprometer.

Eu não tinha me importado com a maioria das inconsistências e conscientemente ignorei as que me incomodaram mas a resolução do Belial só... É a única coisa que eu não consigo superar, a completa falta de compromisso com seu próprio trabalho.

Se você não quer lidar com as consequências dos seus personagens não terem escolha além de eliminar um elemento fundamental da sua lore, talvez não faça dele uma ameaça inimiga destruidora de mundos intolerante?

E ainda sim, ainda sim, de alguma forma, contra toda razão, eu aproveitei minha leitura. Na maior parte eu dou os créditos para o Alastair. O restante é da Grace.

É brincadeira, mas eles são realmente a melhor parte de TLH mesmo que a CC não tenha expandido 1/3 de todo o potencial que eles tinham para serem explorados. O Alastair só narra uma vez????? E isso só porque não tinha mais ninguém para narrar aquela cena.

Mas sim, a Cordelia também é a melhor personagem principal feminina do SHC (ignorando como ela foi super sexualizada), Thomas, Kit, Ari e James são meus filhos, e até a Anna tava tolerável em CHOT.

A Lucie não. Ela ainda é irritante pra ? #$%!& , e o Jesse é um pedaço de papel. Ele não tem substância nenhuma, ele é o que a Cassandra precisar que ele seja no momento. E eu não quero falar sobre o Matthew. Ele ficou melhor do que eu esperava, ainda desgosto profundamente dele, mas os problemas dele são próximos demais da minha vida pra eu conseguir considerar ele justamente.

No geral, na melhor das hipóteses TLH foi morna, não teve impacto nenhum na trama geral do universo além do Malcolm, não respondeu a maioria das nossas perguntas, e eu provavelmente só releria se fosse fazer uma maratona de SHC ou sentisse muita falta mesmo do Alastair. Mesmo assim, vou esperar ansiosamente TWP pois sou uma idiota e o Kit Herondale é dono do meu coração.

manu ×× 16/02/2023

Um livro um pouco morno demais para o meu gosto
Esse livro tem alguns problemas: ele é bem morno e como finalização de uma trilogia eu esperava algo mais impactante. Claro, tiveram sequências de cenas interessantes, mas poderia ter mais, talvez? :D Além disso, o final do vilão faz sentido mas é besta demais, muito simples pra alguém que era tão grandioso... E, óbvio, não posso esquecer da pior coisa, não só desse livro, mas da trilogia como um todo: o triângulo amoroso completamente desnecessário que ninguém pediu, MAS, apesar de tudo isso, eu não consigo dar menos que essa nota, me julguem 😭 eu me apeguei aos personagens (não todos, mas a maioria) e o livro não é de todo mal. O desenvolvimento do Alastair e do Thomas é provavelmente o melhor dos casais nesse livro, especificamente, James e Cordelia continuam sendo meus favoritos mas as cenas deles em Corrente de Ferro são muito mais legais! Ponto positivo também pro desenvolvimento do James que é o melhor personagem da trilogia (nunca errou e se errou foi tentando acertar) e da relação do Matthew com o alcoolismo. Enfim, diferente de Rainha do Ar e da Escuridão eu não achei o final meio nada a ver, ele faz sentido só que é sem graça demais 🥴 Vou sentir saudades dos personagens 😭

@paolatonon 13/02/2023

Achei toda essa trilogia um desperdício de personagens muito bons numa história medíocre.
E no final ainda fiquei cheia de dúvidas, ficaram muitas pontas soltas.

Lah 12/02/2023

Atendeu minhas expectativas
Eu já tinha em mente como seria o livro, considerando os dois últimos da saga, então fiquei bem satisfeita. Sinceramente meu principal objetivo era ser finalmente ver o James e a Cordelia felizes, por isso nada mais importa a não ser o final feliz deles.