Chain of Thorns

emmacarstaris 08/05/2023minha estante
amo tanto

Marco 04/05/2023

Satisfatório
Acho que esse volume conclui a trilogia de forma bem satisfatória, mas, pra mim, "Princesa Mecânica" continua sendo o melhor desfecho das séries/trilogias da Cassie — pode ser porque antes muita coisa era novidade e agora a Cassie reutiliza muitas tramas e subplots dos outros livros (o que me fez não adorar inteiramente CHoT).
Esse é o vigésimo livro do mundo das sombras que eu leio (sem contar o Codex), então já consigo identificar muitos padrões nas histórias, tramas repetidas, resoluções similares, etc. De qualquer forma, gostei muito do desenvolvimento de alguns personagens e do finais que tiveram, então acabei apreciando a leitura apesar das minha ressalvas.

Bia 01/05/2023

Fico triste de dizer, mas não gostei desse livro tanto quanto eu gostaria de ter gostado. Na verdade eu não achei ele de todo ruim; eu me diverti lendo, surtei bastante com os personagens, os romances, os dramas e a ação. Mas pra mim a quantidade de problemas do livro atrapalhou bastante a minha experiência com ele.

Gosto muito dos personagens dessa série. No primeiro livro eu lembro que não tava me sentindo muito conectada com eles, mas depois de ter terminado o terceiro livro, eu percebi o quanto eu me apeguei a eles, e isso fez eu mergulhar mais na história. A escrita e a ambientação também me cativaram, como é normal com os livros dessa autora. Não importa se eu ache o livro bom ou ruim, eu sempre gosto muito de ler histórias nesse universo e com a narrativa da Cassandra.

Não achei o enredo ruim, eu gostei e até que me prendeu bastante (só não mais do que o do segundo livro), e os ganchos no final dos capítulos também facilitaram a fluidez da leitura. O problema é que teve várias coisas que eu achei meio mal explicadas ou só convenientes demais. Algumas coisas que eu tava esperando entender mas acabou que ficaram sem uma justificativa decente.

Além disso, eu gostaria que tivesse tido mais destaque pra trama do livro, que perdeu muito o foco pros dramas dos personagens, que eu preciso comentar que passou muito dos limites. Se eu tava achando que o final de Corrente de Ferro foi digno de novela mexicana, nem se fala desse livro aqui. Eu entendo quem gosta, e que faz parte sofrer com os conflitos dos personagens, mas chegou uma hora que ficou extremamente clichê e forçado, e cansou demais. Juro que ainda não me desce a Cassandra ter enfiado certo personagem no meio do conflito amoroso principal, de tão desnecessário que isso foi.

Acho que teve alguns assuntos que poderiam ter sido melhor abordados, e eu fiquei bem frustrada com o final, que, pra um livro de 800 páginas, acabou sendo muito rápido e fácil. Eu também quero reclamar sobre como fiquei decepcionada com a maneira mal feita com que a morte de um dos personagens foi escrita, eu nem consegui sentir o impacto dela de tão fraca e apressada que foi a cena. E eu fico muito irritada com a desculpa fajuta que a Cassandra usou pra só cagar em cima da árvore genealógica que ela tinha feito.

Mas enfim, apesar de tudo, não quer dizer que eu não tenha curtido a leitura. Eu me emocionei e soltei boas gargalhadas em vários momentos. Me diverti com as interações dos personagens, com a ação e a adrenalina em algumas cenas. Mas a real é que eu não consegui gostar tanto assim pela quantidade de coisas que me incomodaram. Espero gostar mais da próxima série da Cassandra!

Ana 11/04/2023

É, Cassandra Clare...
Quem me conhece sabe q eu sou simplesmente apaixonada pelos livros e pelo universo da CC, mas esse livro não foi o que imaginava.

Por ser o último livro de uma trilogia, achei que ele seria mais dinâmico que os anteriores, mas achei extremamente lento e arrastado, poderia ter sido facilmente cortado na metade.

Como sempre, sinto que as vezes a "grande batalha final" é resolvida de maneira muito tranquila, o que não me agrada muito mas é uma recorrente nos livros dela, então não me incomoda mais tanto assim.

Mas o livro não é de todo mal: tem cenas que me prenderam bastante e cenas de romance que gostei bastante, mas, no fim, acredito que tenha sido um dos piores livros de encerramento dela, infelizmente.

beatriz3345 08/04/2023

Finalmente terminei essa tortura psicológica! Foi horrível do início ao fim. Até os 60% não tinha acontecido nada e quando aconteceu tbm foi escrito da forma mais preguiçosa possível. Que pesadelo foi isso aqui, eu realmente só não abandonei porque já li uns 20 livros desse esquema de pirâmide e me recusei a largar de mão, mas foi uma tortura durante DOIS MESES. Enfim, não recomendo nem pra quem me odeia.

Mari 07/04/2023

Um final digno
Não sei o pq de tantas reclamações sobre o livro gostei muito e entendi o porquê do desenvolvimento dos personagens e gostei muito do arco de redenção da Grace a única coisa q achei jogada foi a morte de um dos personagens. Mas em geral gostei muito da trilogia principalmente pq sou apaixonada por peças infernais e agr acabou de vez Não vou mais ler sobre Will Herondale ou Cordelia Carstairs mas todo ciclo chega ao fim e com certeza essas duas trilogias me acompanharam por mt tempo, agr vou terminar instrumentos mortais para poder ler artifícios das trevas.
nandasc 24/04/2023minha estante
Até que enfim uma resenha com a qual eu concordo plenamente kkkkkk

Venuz 05/04/2023

Sempre disse que esse livro é como uma novela, com tantos personagens e seus dramas e isso que deixa a gente tão preso, ver como esses dramas e dinâmicas entre os personagens funcionam e se desenrolam é muito interessante.
PS: Thomas e Alastair maior casal do livro, eles são tão fofos, amo muito.

G@by 01/04/2023

Eu demorei a escrever essa resenha porque eu ainda estava digerindo esse final. E apesar de tudo eu ainda não sei muito bem o que pensar sobre todas as 800 páginas lidas. Eu provavelmente vou mudar a minha avaliação, porque ela foi feita no calor do momento e hoje com mais de um mês de reflexão eu consigo ver que "Chain of Thorns" tá muito abaixo do nível dos outros dois livros da série.
O motivo pelo qual eu digo isso é que o grande vilão da série não tem um motivo bom e convincente para tudo o que ele fez, sério, é ridícula a justificativa que ele da para todo o caos que ele criou. Fora que como assim uma trilogia da Cassandra Claire acaba com praticamente todos os personagens felizes e contentes, isso não faz sentido.
É óbvio que eu gostei que a Cordelia e o James terminaram do jeito que terminaram, mas me pareceu bastante forçado o final. E ela conseguiu fazer com que eu ficasse com raiva da Lucie e torcesse pra Grace, tipo, wtf. Ah e não posso me esquecer que o personagem que ela escolheu matar foi com certeza uma escolha pensando nos fãs, porque dentre os outros personagens ele era o que teria o menor impacto negativo os fãs.
Esse foi sem sombra de dúvidas o livro mais fraco da série, porém ainda é muito melhor do que a trilogia original.

emmacarstaris 26/03/2023

Chain of Thorns
Eu, sinceramente, nem sei como começar isso. Desde que tinha 14 anos, eu amo as crônicas dos caçadores de sombras. É um amor incondicional que superou anos, eu simplesmente amo esses livros como tudo que há dentro de mim. E finalizas as The Last Hours foi tão, tão triste. Porque eu amei. Amei o James, Lucie, Cordélia, Jesse, Grace, Kit. Amei o Will. Amei a Tessa, o Jem, a Charlotte e todos de The Infernal Devices. Se vocês puderem, leiam esse livro. Se apaixonem, chorem, gritem e fiquem felizes. Deem uma chance a esse livro, porque vale a pena.
nandasc 24/04/2023minha estante
Essa resenha me definiu completamente kkkkkkk concordo com tudo e me sinto igual vc ... também comecei a ler Cassandra Clare com 14 anos e sou completamente apaixonada pelo universo
Não entendo o porquê desse monte de resenha falando que não gostou

emmacarstaris 01/05/2023minha estante
eu amei, sério! talvez as pessoas esperaram mais mas eu achei perfeito

Josie 13/03/2023

???
"How much love people have denied themselves through the ages because they believed they did not deserve it. As if the waste of love is not the greater tragedy."

Eu havia criado expectativa de algumas coisas diferentes mas adorei a farofinha

Isabel.Pessoa 13/03/2023

Eu amei todo o desenvolvimento da saga, mas sinceramente, achei muitas partes arrastadas, que poderia serem simplificados, assim como no confronto final, esperava algo mais elaborado. Senti falta de desenvolvimento de algumas cenas que apenas foram citadas brevemente no epílogo, como a conversa do Math com Deus pais.
Assim como adorei o livro, apesar dessas gafes da CC, ainda se tornou um livro maravilhoso, como uma leitura deliciosa e envolvente.

Laylla 13/03/2023

?Stories,? Cordelia said, ?are true.?
Senti que faltou algo. posso sentir que no geral amei e me prendeu em muitos momentos, é sempre uma delicia rever os personagens que cresci lendo, mas senti que faltou um certo tempero que tinha nos outros, mas uma vez não sei se o problema sou eu....

mas to animada e angustiada pensando no desfecho, que venha the wicked powers