O Homem de Palha

O Homem de Palha Pablo Zorzi

Resenhas - O Homem de Palha

Gustavo Rodrigues 23/08/2022

Mais um bom thriller nacional que leio! Os autores daqui não ficam pra trás quando comparados com os de fora, e isso é massa demais.

A história é boa, bem construída, mas acho que o autor exagerou um pouquinho nas voltas que deu. Tanto é que alguns detalhes não foram explicados com clareza, mas nada que interfira muito no entendimento geral.

A explicação dada pra tudo que o(a) assassino(a) fez, e o porquê fez daquela forma, fugiu dos clichês que tem por aí. Confesso que em nenhum momento desconfiei.

O epílogo me deixou desconfiado. Na verdade, acho que nem entendi direito. ?

Começo um pouco lento, dos 40% pra frente engrena de vez, mas tem algumas coisas agridoces no fim. No geral, o saldo é positivo.
Carol.Macario 24/08/2022minha estante
Achei a narrativa e a história do livro muito boas. Apesar de subentender praticamente tudo o que aconteceu, me incomodou o fato do autor não explicar, deixar os detalhes todos jogados por conta do leitor.
Li ele em uma LC, eu infelizmente perdi o debate pois passei mais de 2 semanas entubada na UTI, mas depois vi que o pessoal se sentiu perdido e não tinham entendido muitas coisas, devido a falta de clareza.
Sobre o epílogo, vem continuação por aí...

Gustavo Rodrigues 24/08/2022minha estante
Exatamente isso, Carol! O autor incorporou muita coisa na história, mas esqueceu de explicar alguns pontos no final.

Espero que você esteja melhor ??

Juliano 24/08/2022minha estante
Eu não senti que ficou nada subentendido. Única coisa em aberto foi o lance do encanador, porque o livro vai ter continuação. De resto tudo fechadinho. Talvez tenha faltado um pouco de atenção aos detalhes na leitura. Pra mim foi o melhor do ano.

Alexia 27/08/2022minha estante
Achei que faltou explicar apenas o teatro todo em cima do Gustavo, mas provavelmente isso possa ser explicado no livro 2

Vinicius767 12/05/2024minha estante
Achei o livro muito bom a historia muito bem introduzida em cada aspecto amei a historia espero a continuaçao

Beatriz 23/08/2024minha estante
@Juliano concordo totalmente, não achei nada mal explicado, eu simplesmente amei esse livro, foge de todos os clichês que tenho lido, nem tenho mais formas de elogiar

Thayná Krueger 01/10/2023

4 estrelas
O livro merece muito as 4 estrelas, ele começa muito bem, capítulos curtos e muito mistério que faz o leitor ficar preso por horas tentando descobrir o que está acontecendo. Eu devorei o livro, terminei às 4:40, pois precisava entender tudo o que estava acontecendo. A escrita do autor é super fluida e gostosa.

Mas o final foi muito fraco, para ele eu daria 2,5 estrelas. Eu não descobri o plot e nem quem era o assassino, mas também não achei grande coisa o que o autor inventou. Tudo se resolveu nos últimos capítulos, deixando tudo muito confuso e a resolução muito rápida. Ficaram vaaaaaaarias pontas soltas e muita coisa que o autor forçou demais, ficando difícil engolir certas coisas.
Aline 01/10/2023minha estante
Eu fui com tantas expectativas para ler esse livro e me frustrei com o final também

Thayná Krueger 01/10/2023minha estante
O final sempre pode estragar um livro hahahhaha. Esse estava indo tão bem....

CPF1964 02/10/2023minha estante
Charlie Donlea fez escola.....???

Thayná Krueger 02/10/2023minha estante
Pior, só li um do Donlea e ele peça exatamente em escrever finais hahahahahha

CPF1964 02/10/2023minha estante
???. O Donlea é uma vaca holandesa. Dá 100 litros de leite.. ao se virar chuta o balde....

Anna.Hilrys 03/08/2022

Intrigante e confuso
Infelizmente não foi um dos melhores que li, tinha tudo pra ser, começou muito bem com vários detalhes, nos fazendo mergulhar na mente do assassino.. mas depois enrolou tudo, ficaram pontas soltas, deixando o leitor confuso com alguns fatos, sem falar uns trechos ninguém sabe quem está falando.
Anna.Hilrys 04/08/2022minha estante
Não querido, li perfeitamente bem, cada um com a sua opinião, aprenda a respeitar ?

Cris Matos @cristhiematos 04/08/2022minha estante
Concordo plenamente com vc. Um livro que tinha td pra ser maravilhoso, se tornou uma confusão gigantesca, e com um final mto tosco. Vai pra troca no fim do mês. Desperdício de tempo....

pablolzorzi 06/08/2022minha estante
Dudu, cada leitor tem sua própria experiência com livros. Anna, obrigado pela leitura. Se quiser tirar alguma dúvida, meu direct tá sempre disponível :D. Cris, que pena que para ti a leitura foi confusa, tosca e um desperdício de tempo. Tentarei melhorar no próximo.

Cris Matos @cristhiematos 07/08/2022minha estante
Oi Pablo, realmente não precisa se esforçar. Não comprarei mais. Realmente foi uma experiência que não rolou pra mim. Mas desejo sucesso pra vc.

Lays 27/04/2023

Thriller dos bons
Esse livro tem uma pegada muito diferente, não é uma escrita de outro mundo, mas você senti que ele não tem pressa pra desvendar os mistérios, mas também não fica parado no tempo. O autor sabia exatamente onde queria nos levar e que não precisava correr pra chegar lá, que ele podia nos surpreender com calma no caminho.
Muitos momentos que me pegaram de surpresa, o plot final realmente não esperava e achei que terminou de forma bem coerente para todos os personagens, mesmo meu coração ficando bem apertado, queria um final feliz que não chegou.
Agora e esse encanador? Quer que ele procure algo nos canos ou é impressão minha?
Dri 01/05/2023minha estante
O final da Claire acabou comigo dms

Lays 02/05/2023minha estante
Acabou comigo, achei que seria um final feliz, mas sendo realista era meio impossível.

Dri 02/05/2023minha estante
Sim, mas só precisava desse final feliz ? eles mereciam tanto

Victoria (Vic) 14/07/2022minha estante
Olá Pablo, você poderia por gentileza apontar onde essas páginas estão no e-book?

Monise Nunes 18/07/2022minha estante
A parte de Claire eu realmente não peguei; mas as duas personalidades não eram "más", existia uma que descobriu sobre a outra assassina e tentava pará-la de alguma forma, quando ele salva Gabriela ele pede um pouco mais de tempo pra conseguir chegar ao fim, então ele se mata ao final do livro.

Anna.Hilrys 07/08/2022minha estante
Eu fiquei tão confusa quanto você, mas descobri que o Dimitri era o colega dela perseguidor, então o sequestro dela foi premeditado, explicando assim a obsessão no Gustavo.

Felipe 24/07/2023

Gustavo Prado, um brasileiro no Alaska.
O livro se trata de um investigador brasileiro que mora desde pequeno em uma cidade pequena no Alaska e se vê em uma investigação após um acidente envolvendo um Motorista bêbado e uma jovem desaparecida.

Desde então, descobertas "sinistras" e perseguições implacáveis começam a um possível Serial Killer.

Que livro, senhoras e senhores! Pablo Zorzi deu aula nesse suspense. Eu vi algumas avaliações negativas antes de comprar e fiquei com o pé atrás, mas quero saber quem é que faz avaliação negativa de um livro maravilhoso! Uma grata surpresa pra aqueles que amam um bom suspense, e um grande "UAU" para aqueles que ficaram pensando o que mais poderia acontecer. Tentei adivinhar o final, mas só chegando perto de revelar que fui falando: GÊNIO.

Se vocÊ gosta de thrillers, por favor apenas LEIA!
Renata.g 25/07/2023minha estante
Quero muito lê ??

Aline MSS 25/07/2023minha estante
Coloquei na lista.???

Felipe 26/07/2023minha estante
Vale muito a pena, eu gostei bastante

Somente Leituras 23/08/2022

Homem de Palha
É nacional e muito bom, cheguei a ficar confusa algumas vezes, pq eram tantas coisas acontecendo, vários crimes, vários suspeitos, não da para confiar em ninguém.
A escrita é fluída e não fica monótono em nenhum momento, fique atento aos pequenos detalhes, ele esteve ali por bastante tempo.
Os crimes são bem gráficos.
Caio 23/08/2022minha estante
Acertou o assassino?

Somente Leituras 24/08/2022minha estante
Não ?

Caio 24/08/2022minha estante
Faz parte. Rs

Amigas Entre Livros 20/06/2022

Um thriller incrível!
Nossa história começa em uma madrugada gelada de Natal no Alasca, no ano de 1993, onde um motorista teria atropelado um alce.

Devido a isso, um dos nosso protagonista, o investigador Gustavo Prado, um brasileiro que mudou-se para o Alasca, é chamado para averiguar o caso.

Chegando no lugar do atropelamento, Gustavo descobre que não era um alce, mas sim uma mulher nua, porém o mais chocante é que a vítima era uma mulher que tinha desaparecido há 10 anos.

Para participar desse caso, Gustavo foi indicado para trabalhar com Allegra Green, que foi transferida recentemente e irá comandar a investigação.

Após o médico legista examinar o corpo, disse para os investigadores que o assassino usou um método de empalhamento, o que permitiu manter o corpo em um bom estado por tanto tempo. Mas não para por aí, dentro da vítima é encontrado vários bonecos de palha e também um feto feito de palha.

A partir disso, mulheres grávidas começam a desaparecerem na pequena cidade Riacho do Alce, e seus corpos aparecem com sinais de tortura e sem o bebê.

Com uma escrita viciante, capítulos curtos e capítulos narrados por diversos personagens o escritor nos proporcionou uma história com um serial killer de nos deixar chocados.

O Homem de Palha é aquele thriller que o leitor parece fazer parte da própria equipe de investigação, e a cada capítulo nós surtamos com uma nova descoberta (É surto atrás de surto ?).

Então, para quem gosta de uma boa investigação, reviravoltas e mistério, esse é o livro perfeito! Mas não espere uma simples história, pois você vai embarcar em um trama policial chocante do início ao fim!
Linyjjuni 20/06/2022minha estante
Sua resenha me instigou a ler

Leonardo.Ferreira 20/06/2022minha estante
O livro é nacional?

Amigas Entre Livros 01/07/2022minha estante
Oi! É nacional ?

Coisas de Mineira 19/07/2022

O HOMEM DE PALHA – PABLO ZORZI, UM LIVRO QUE MERECE SEQUÊN-CIAS!
O Homem de Palha (2022) é um livro nacional, que conheci quando a Editora Astral Cultural enviou para o Coisas de Mineira, o arquivo para termos nossas primeiras impressões. Bom, eu fiquei alucinada com aquelas poucas páginas. Já fiquei querendo saber quando que viria o livro, para eu passar ele à frente das outras leituras (vida de leitor… ô dureza!).

“Nunca somos nós mesmos quando há plateia.”

O Homem de Palha – renascimento ou imitação?
Em primeiro lugar, saiba que estamos no Alasca, em Riacho do Alce e adjacências. E como no sul do Brasil estamos vivendo dias muitíssimos frios, eu me senti bem ambientada. Todavia, estou consciente que em 13° negativos, eu provavelmente já tinha passado dessa para uma melhor. E é nesse clima gélido, com muitas camadas de neve e de casacos, que iremos conhecer o protagonista, Gustavo Prado. Ele é brasileiro, e chegou aos Estados Unidos de maneira irregular/ilegal quando tinha apenas 5 anos. Seu pai veio atrás do famoso “sonho americano”.

Numa véspera de Natal, Gustavo recebe uma ligação de seu chefe e amigo, direcionando-o para um acidente. Aparentemente um velho conhecido dos moradores ao derredor, como sempre muito bêbado, bateu em algum animal. No entanto, eu já tinha minhas dúvidas a partir desse momento. Livros de suspense policial geralmente não deixam ponto sem nó. Dito e feito! Chegando lá, Gustavo descobre que o motorista, sobretudo, estava morto, e dentro de sua boca tinha um pequeno Boneco de Palha.

O Homem de Palha está aprontando com Gustavo e Allegra
Como não poderia deixar de ser, o bêbado não atropelou tão somente um cervo, por exemplo. Quando Gustavo começa a olhar com mais cuidado a cena, descobre que uma mulher, nua, estava em baixo da caminhonete. Caraca! Já logo pensei em como alguém poderia estar sem roupas térmicas e que a protegessem do frio. Quem é essa garota morta? O que essa cena de crime irá desencadear?

“Aprender a controlar a respiração é algo importante para um caçador.”

Uma coisa interessante, é que os policiais ali da região comentam que quando alguém é transferido para o Alasca, é porque aprontou alguma em sua cidade anterior. Ir transferido para o Alasca era ser colocado na geladeira, digamos assim. E é dessa forma que conhecemos Allegra. De Seattle, ela vem somar junto a Gustavo, em busca de descobrir quem é o Homem de Palha, como fazer para contê-lo e se possível, resgatar alguma possível vítima. Dessa forma, ambos precisarão aprender a trabalhar juntos. Allegra não faz ideia dos traumas do passado que Gustavo carrega consigo.

A verdade é que nem nós sabemos completamente o que aconteceu com Gustavo, e porque ele é tão “na dele”. Seja como for, ele é um cara direito, que trabalha bem, que se envolve nos casos a fim de chegar a um denominador comum. Só que muito machucado, psicologicamente abalado. E Allegra chega com esse ímpeto de investigar tudo e todos. Era certeza que eles trabalhando juntos, só poderia dar coisa boa (e é aqui que mora minha esperança de uma continuação de O Homem de Palha; mais propriamente dito, livros com Gustavo e Allegra – pensa com carinho, Zorzi.).

Porque o thriller nacional brasileiro tem surpreendido cada vez mais!
Nesse thriller nacional temos todos os elementos necessários para um bom suspense policial. Zorzi consegue nos cativar em sua escrita, mesmo falando a respeito de crimes tão hediondos. Em certos capítulos estamos navegando livremente pela mente deturpada do assassino. Portanto, poderemos imaginar (ou não?) o que está acontecendo. Eu simplesmente DUVIDO que você vá descobrir o plot twist (carpado!) que o autor lançou aqui em O Homem de Palha. Pablo Zorzi não foi ousado, mas foi pungente. Ele soube como amarrar a história de forma que no fim do livro, você só consegue atribuir nota máxima.

“Violência é vida. (…) Violência é evolução.”

Do que é feito o ser humano? Onde nascem nossas mazelas? Por que alguém se acha ‘eleito’ à tirar uma vida que não foi ele quem criou, quem fez respirar e viver? São questões complexas, e sem respostas. Mas, em O Homem de Palha, você poderá, mesmo que fronteiriçamente, dar uma olhada dentro da mente de um serial killer, um psicopata que constrói suas próprias verdades. Alguém que acredita ser digno de reescrever os caminhos de várias pessoas… seja para a vida, seja para a morte!

Infelizmente, tudo que é bom uma hora acaba
O autor trabalhou com tudo que tinha em O Homem de Palha. E eu, que estou me tornando cada vez mais fã dos thrillers policiais brasileiros, me vi tão envolvida, que mesmo em um fim de semana, com 3 filhos pequenos e demais afazeres, li a obra em menos de 24h. E isso é muito importante que você saiba, para entender que o livro não quer sair das nossas mãos. As páginas querem ser viradas uma após a outra.

Finalizando, saiba que Pablo Zorzi quer ser lido, consumido. Ele quer que O Homem de Palha fale tanto com você, quanto falou comigo (e com minhas amigas da Leitura Coletiva!). Se não quisesse, não teria nos escrito uma obra desse calibre, com essa qualidade. Isso que eu nem entrei no mérito da edição. Está linda! A capa está perfeita, a diagramação é muito bem feita, e o papel confortável que todo leitor ama. Deixo aqui minha recomendação de um dos poucos livros que receberam as famosas 5 estrelas no ano de 2022.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/06/o-homem-de-palha-resenha
Clau Melo 16/08/2022minha estante
Amei tua resenha Carol!
Concordo plenamente!!! O Homem de Palha realmente é 5 estrelas!!!

Coisas de Mineira 22/08/2022minha estante
Aquele plot twist foi fantástico, né Cláudia? Acho que foi o que me fez favoritar o livro. Mas o Zorzi me ganhou desde o começo. Muito bem escrito!!!

Clau Melo 22/08/2022minha estante
Sim, fantástico!!! Realmente muito bem escrito. ?

Bianca.Bugari 21/07/2022

Envolvente do começo ao fim
Mais um livro nacional pra lista e eu preciso exaltar esse livro e esse autor!

A escrita te prende do início ao fim, o mistério também te leva a imaginar mil situações possíveis para desvendar o que está rolando e os personagens são bem desenvolvidos.

Tem crime, investigação, cenas bem pesadas (eu amo), drama, conflitos...

Apesar de eu ter entendido o que estava rolando com os assassinos em 40% isso não fez perder a graça porque isso era só uma parte do que precisava ser descoberto.

O final é arrebatador e triste. O epílogo me deixou nervosa a ponto de ir na dm do autor kkkkk

Com certeza lerei mais livros dele!
Cássia 21/07/2022minha estante
Já vai pra minha lista.

Bianca.Bugari 21/07/2022minha estante
Leia sim, vale a pena!

Luiza 04/07/2023

Nunca fui tão feita de trouxa
Que livro! Que plot! Queria não ter enrolado tanto par ele...
No inicio preciso admitir que estava chato. MUITOOOS detalhes. Mas depois, conforme as coisas iam acontecendo, fiquei presa na história e não queríamos largar. Não dei favoritado, porque achei o final mt corrido.
Prongsflower0 17/07/2023minha estante
O livro mais nojento que vc já leu

Luiza 18/07/2023minha estante
KSKSKKSKA SIM

Paloma 29/01/2023minha estante
Achei que a obsessão não era com o Gustavo e sim com a Claire. Fiquei muito intrigada com o final, quem poderia ser o tal encanador? Será que realmente o assassino e o empalhador são pessoas diferentes, mas o assassino achou que era ele?

Juliana777 20/03/2023minha estante
Eu entendi que o assassino (dimitri) é o homem de palha são a mesma pessoa. Ficou subentendido que ele tem a doença de múltiplas personalidades. Seria isso ?

Jessica Pereira 16/06/2022

Amantes de Thriller investigativo vão amar!
Um thriller nacional super bem construído, com narrativa que lhe prende, personagens muito bem desenvolvidos e com epílogo que fica na cabeça, tive que falar com o autor sobre o epílogo! Livro nacional simplesmente sensacional!
Bella 18/08/2022minha estante
Vc entendeu o epílogo? Fiquei confusa hahaha

Jessica Pereira 22/08/2022minha estante
Foi para emendar para uma possível continuação rs

pablolzorzi 13/07/2022minha estante
Adorei as anotações haha!

Camila1856 29/07/2022minha estante
Amei as anotações muito legal! Mas minha maior dúvida é: pq a clair foi escolhida para ser a ?esposa e mãe dos bebês? e pq ela aceitava isso de boas

Rafael.Brina 06/12/2022

Ótimo suspense
Esse livro é uma suspense perfeito, onde vc fica muito instigado a ler e descobrir o assassino que anda assombrando o Alasca
Mariana 06/12/2022minha estante
Interessante! Coloquei na lista

Rafael.Brina 06/12/2022minha estante
Sim, e o escritor é brasileiro,. É uma história super bem escrita e instigante