O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas - O Último Desejo

Clio0 13/07/2023

Este livro é uma coletânea de contos primeiro vistos em revistas de fantasia e outros tipos de publicações especializadas que não temos no Brasil, mas que ainda são regulares na Europa. Como muitos, meu primeiro contato com o universo Witcher foi através do RPG que de tão bem construído me fez procurar a criação original.

São seis contos narrando o cotidiano do Bruxo Geralt, ou melhor dizendo, do caçador de monstros cujo conceito não nos é tão estranho, pois sua própria mitologia faz referência ao Frankenstein de Mary Shelley. Não se engane, o universo criado por Sapkowski pode parecer original aos olhos de quem nunca participou de uma campanha de RPG, contudo os monstros e a própria mitologia são adaptações do folclore europeu.

Um exemplo disso é o conto Um Grão de Veracidade em que o autor mistura o clássico A Bela e a Fera com uma variação de vampiros inexistente em terras tupiniquins. Isso não detrata em absoluto a obra; a história é bem conduzida e o tema central não é a apresentação de novos monstros, mas sim a jornada de Geralt.

Em nenhum momento, o personagem é retratado como um jovenzinho inexperiente. A proposta do autor é demonstrar como alguém preso entre dois mundos (humano e não-humano) tenta seguir uma ideologia - no caso, o código dos Bruxos. Geralt é alguém com moral, um filósofo bruto formado pelas observações e conhecimento empírico, e ainda assim otimista.

Esse é o mote que norteou as produções polonesas - Netflix não foi a primeira a trazer essa saga para as telas - as emoções e a dificuldade em equilibrá-las com a razão. Isso se reflete nas histórias tanto nas batalhas quanto no momento em que a decisão de não participar de tais é apresentada.

A escrita de Sapkowski parece variar com seu interesse no que está escrevendo, algumas passagens são belamente retratadas e as partes intimistas são descritivas, algo bem raro hoje em dia. É difícil dizer o quanto da repetição de certos termos são resultado do estilo do autor, de peculiaridades da língua polonesa ou da tradução.

A minha edição foi traduzida diretamente do polonês por Tomasz Barcinski e isso é ponto para a editora Martinfontes que fez um bom trabalho na produção, com papel de qualidade e capricho nas capas.

Recomendo.

Alberto 28/04/2021

Contos desordenados e muito bons
Eu gostei muito da série da Netflix e, como o livro foi quase todo utilizado como referência, acabei achando muito bom também. Diria que gostei mais desse Bruxo dos livros que da série, pois ele é mais sarcástico e bom de papo. Vale notar que o livro é todo em contos fora de ordem, e não um romance com início, meio e fim — o que para mim não foi problema algum. Muita coisa não foi respondida, provavelmente para fazer o gancho com os demais livros, os quais pretendo ler também. :)
Lanna 07/12/2021minha estante
Comecei a ler hoje... amei a série e acredito que os livros sejam melhores ainda.

Alberto 07/12/2021minha estante
Concordo. Gostei muito da série, mas o Geralt dos livros é diferente.

Ysabelly.HAvila 01/01/2022minha estante
eu adoro a série, já quero ler o livro!!

Rodrigo.Loppe 06/01/2022minha estante
Para os fãs da série o começo pode ser um tanto lento, mas vale cada minuto lendo, uma vez que a cada capítulo a história fica mais e mais intrigante, terminando em um capítulo final perfeito, aguardo com ansiedade a leitura do livro 2 da série.

Lourdes 09/01/2022minha estante
Comecei a ler recentemente e estou adorando. A leitura é muito fluída também, o que faz a vontade de ler mais uma página ser maior

Lilinhafofa 11/01/2022minha estante
Gostei bastante também e concordo muito com a diferença da personalidade do Geralt, achei no livro ele muito mais divertido além de apresentar reflexões muito interessantes!

Dayanna 12/01/2022minha estante
Adorei a série, estpu louca pra começar a coleção

Sr wayne 21/06/2022minha estante
Conclui o livro ontem e to amando esse universo

gio.vono 02/02/2023minha estante
comecei a ler e tô amando!! tô com todos os 8 livros aqui e pretendo devora-los

Camila 17/02/2023

Fiz algo que não tenho o costume: assisti a série antes de ler o livro... Mas não me arrependo! Foi muito bom ler todos esses contos e relembrar as versões dos mesmos no decorrer da série.
Com certeza irei ler todos! A escrita do autor é muito fluida. Eu realmente estava precisando de um livro de fantasia!

William LGZ 25/07/2022

Nada tão grandioso mas parece promissor
Admito que me desapontei um pouco porque estava esperando um romance e veio-me uma coletânea de contos, mas gostei bastante de alguns deles e me encantei principalmente pelo universo de magia e monstros desenvolvido pelo autor.

Toda a mítica dos bruxos e variedade de criaturas e feitiços mostradas nesta primeira parte foram de verdade fascinantes, e, ainda que não tenha sido uma obra que cravei como muito boa por completo, fiquei ansioso para ler os próximos da coleção pelo seu potencial.

Meu conto favorito foi "Um grão de veracidade", mas o que dá nome ao livro também foi bem legal, quanto aos outros tive sentimentos mistos com alguns tendo me deixado realmente confusos pela quantidade de personagens presentes com tão pouco tempo para elaborá-los.

Ao analisar a leitura como um todo, avaliei que ela valeu realmente a pena para mim e indico a experiência à todos que chegaram até aqui. Principalmente para aqueles que jogaram a franquia de jogos ou assistiram a série da Netflix, coisa que não fiz e que poderia ter contribuído para uma maior imersão e conexão.
Ozzy 25/07/2022minha estante
O romance mesmo, a série de livros propriamente dita começa mesmo a partir do livro 'O Sangue dos Elfos', o terceiro na ordem BR, eu gostei muito de reler ele, acho que dessa vez consigo pegar a série para ler toda :v

Heloise 25/07/2022minha estante
Penso que a coisa mais interessante desse universo são os conceitos de bruxos e feiticeiras. É o grande diferencial dessa fantasia.

Diego 24/01/2022

Que livro! Que história!
Depois de ter assistido a 2ª temporada da série, descobri que ela era baseada em livros (eu antes achava que era baseada no jogo).

Para minha surpresa, não é apenas 1 livro, são 10!! E pra mim que já gosta de ?leitura interminável? isso é uma maravilha!!

Gostei muito do livro. A não linearidade dos capítulos confunde um pouco até você se acostumar.

A história é muito mais detalhada no livro do que na série (óbvio), mas senti falta, na série, de personagens importantíssimos no livro, por isso vale muito a pena lê-los.

E agora vamos ao segundo!
Alex64 24/01/2022minha estante
Também achei que era baseado no jogo kkkk preciso ler o livro e ver a série logo?

Diego 24/01/2022minha estante
Veja a série primeiro antes de ler o livro, senão você vai de decepcionar com algumas adaptações.

Adegilson.Alves 24/01/2022minha estante
Eu li esse livro ano passado. Achei sensacional!! Eu achei que eram 7 livros kkkk

Diego 24/01/2022minha estante
Pois saiba que são ?só? 10. Hehehe. Quanto mais, melhor!

Adegilson.Alves 24/01/2022minha estante
O bardo teve uma cenas hilárias no primeiro livro. Amei!!

Diego 24/01/2022minha estante
Tô achando ele muito chato no livro. Gosto mais na série.

Adegilson.Alves 24/01/2022minha estante
Pois fique sabendo que ele arrancou algumas risadinhas. Apesar de o personagem propor um pouco dessa chatice. Na série deixaram ele mais cômico

Diego 24/01/2022minha estante
No livro ele é insuportável. Geralt é muito tolerante com ele. Na série acho ele bem engraçado.

Kai 26/01/2022minha estante
Pois saiba que o segundo é ainda melhor, Diegão. E sobre o Jaskier, pelo menos a partir do segundo livro eu achei ele HILÁRIO, rio alto com ele até hj

Diego 28/01/2022minha estante
Ah, bom saber!! Já já vou começar o segundo!

Vamlirynna 01/08/2023minha estante
NÃO VEJO A HORA DE COMEÇAR ESSE ?

Diego 02/08/2023minha estante
Comece!! São muito bons!!

Nícolas_Moura 09/08/2023

Uma Fantástica Jornada no Universo de "O Último Desejo"
"O Último Desejo", escrito por Andrzej Sapkowski, é uma obra literária que mergulha os leitores em um mundo repleto de magia, intrigas e personagens cativantes. Esta resenha tem como objetivo destacar os pontos positivos dessa obra, que encanta e surpreende desde a primeira página.

Sapkowski nos apresenta um universo rico e complexo, onde humanos, elfos, anões e outras criaturas míticas coexistem em um cenário que mistura elementos de fantasia medieval e mitologia. Através de sua prosa habilidosa, o autor tece uma trama cheia de reviravoltas e surpresas, mantendo o leitor imerso em um enredo que mistura aventura, ação e suspense.

O grande destaque do livro são os personagens profundamente desenvolvidos e multifacetados. Geralt de Rívia, o protagonista, é um bruxo caçador de monstros, mas sua complexidade vai além de suas habilidades sobrenaturais. Ele é um homem atormentado por escolhas difíceis e dilemas morais, o que o torna incrivelmente humano e fácil de se relacionar. Além disso, os coadjuvantes também têm suas próprias histórias intrigantes, o que enriquece ainda mais a trama.

O estilo de escrita de Sapkowski é envolvente e cheio de nuances. Ele não hesita em explorar temas profundos, como o significado da moralidade, a natureza humana e as consequências das ações. Essas reflexões dão uma dimensão extra à narrativa, tornando-a não apenas uma aventura emocionante, mas também uma exploração intelectual.

A estrutura não linear da narrativa é outro aspecto fascinante do livro. Através de uma série de contos interligados, o autor revela aos poucos a vida pregressa de Geralt, ao mesmo tempo em que avança o enredo principal. Isso mantém o leitor curioso e ávido por mais informações, incentivando-o a devorar cada página.

"O Último Desejo" é uma porta de entrada perfeita para a série "The Witcher". Ele introduz o leitor ao vasto mundo criado por Sapkowski, instigando o interesse em explorar mais dos livros subsequentes e adaptarções. Com uma narrativa rica, personagens memoráveis e uma trama que não dá trégua, este livro é uma verdadeira pérola da literatura de fantasia.

Em resumo, "O Último Desejo" é uma obra-prima da literatura fantástica, repleta de elementos que cativam e prendem a atenção do leitor. Andrzej Sapkowski criou um universo mágico e repleto de nuances, trazendo à vida personagens complexos e desafiadores. Se você procura uma leitura que mistura ação, magia e reflexões profundas, este livro é a escolha perfeita para você.

Vee_1008 18/04/2022

O lobo branco
Sempre quis ler The Witcher, então começar essa saga tá sendo uma experiência muito boa. Porém ainda tinha me deixado com o pé atrás no começo.

O livro me fez ficar bem confusa em que nota dar, eu simplesmente amei a escrita, a história é super fluída e não dá para parar de ler, o problema pra mim foi mais voltado na passagem de tempo, no início me senti perdida por ser um livro basicamente feito por contos que não estão em uma ordem clara, mas indo para o meio do livro tudo foi ficando claro e bem mais fácil, no final isso deixou de ser um fato relevante.

Embora esse quesito tenha me deixado meio perdida às vezes, para o início de uma saga esse livro é fantástico, ele te instiga a continuar lendo, os personagens são extremamente carismáticos e bem trabalhados, estou ansiosa para ver mais disso nos próximos livros.

Eu amei ver a relação que o Gerald tem com o Jaskier, meu único contato até então foi só com a série, que é bem diferente em algumas questões, como nessa, a amizade deles é muito incrível.

Não digo que recomendo a saga pois ainda estou no início e tudo pode mudar, mas como um livro de fantasia é muito bom e vale a pena arriscar.

jordanpessanha1 22/05/2021

Simplesmente sensacional!!
Esse é o primeiro audiobook que consumo e estou simplesmente apaixonado e impressionado com a qualidade de imersão dessa mídia!

Acompanhar toda essa jornada na excelente narração do Mauro Ramos foi uma experiência maravilhosa!

A história se passa num período medieval, onde acompanhamos o Geralt de Rívia, também conhecido com Lobo Branco ou Carniceiro de Blaviken. Ele é um bruxo que vaga pelas cidades buscando boas recompensas para derrotar os mais diferentes tipos de criaturas.

Nesse primeiro livro da saga The Witcher acompanhamos Geralt nas mais diversas situações, que são ótimas e por isso facilmente me cativou.

Durante essas histórias temos a adição de ótimos personagens, como por exemplo: o bardo Jaskier e a feiticeira Yennefer de Vengerberg. Ambos tem ótima interação com o protagonista, o que me deu ainda mais vontade de querer acompanhá-los em sua jornada.

Adorei tudo nesse livro e estou ansioso para o próximo, que também pretendo consumir em audiobook. Super recomendo essa obra, e se possível aproveitem para conferir esse excelente audiobook!
Arthicus 23/05/2021minha estante
É muito bom, né? Acompanhar Geralt nestes trabalhos foi uma ótima maneira de apresentar a estes personagens e mundo.

jordanpessanha1 23/05/2021minha estante
Exatamente! E a experiência foi ainda mais satisfatória com toda a qualidade da narração. Valeu mesmo por me falar que tinha no Spotify!
Agora preciso dar um jeito de ouvir os próximos livros da saga porque adorei a experiência com audiobook!

Julia Agnes | @pontoparagrafoo 27/07/2021minha estante
E o jogo? Hahaha

jordanpessanha1 28/07/2021minha estante
É a obra que serviu de base para os jogos! Kkk

Aline Michele 06/04/2021

Fantástico
Esse livro é muito bom!

Cheio de criaturas mitológicas muito loucas, lutas de espadas, recheado de sarcasmo num mundo com uma fantasia única.

Porém o livro não segue uma cronologia, ele é bem fora de ordem por assim dizer. Na verdade, eu havia lido que esse primeiro (e o segundo) é uma coletânea de contos. Se é verdade eu não sei, mas sendo ou não contos ele é muito bom.

Geralt é único. O humor dele e suas ironias dão um tom delicioso para o livro. Eu dei muita risada em algumas partes, principalmente nas referências que ele fazia aos contos de fadas.
A mitologia aqui é muito rica e se o autor fosse a J.K Rowling acredito que ela lançaria um livro só com os seres mitológicos, explicando sobre eles porque são muitos, cheios de gravuras e afins.

O final te deixa assim pensando como o autor termina o livro dessa forma? Sem dar uma pista do que foi aquilo que aconteceu, o que tem na profecia que deixou a sacerdotisa tão apavorada. Claramente foi feito para você ler o próximo rsrsrs. O que é claro que eu vou fazer.

Então se você gosta de livros com seres mitológicos incríveis, um protagonista que segue seu próprio código e outros personagens secundários tão bons quanto, sim é de você que falo Yennefer, esse livro é para você.

Agora se você gosta de livros com literalmente início, meio e fim, sugiro que leia mesmo assim, dê uma chance, porque vale a pena conhecer esse mundo.
Lucas.Santana 19/04/2021minha estante
ver em animação tipo nos jogos é louco demais tbm

Aline Michele 20/04/2021minha estante
Eu nunca joguei ?

MArio142 02/01/2022minha estante
Ele é uma coletânea de contos sim, assim como o segundo. O romance inicia-se no terceiro livro. :)

jusousan 30/01/2022

O Último Desejo
O Último Desejo é uma coletânea de contos que se passa no mesmo mundo, tendo o mesmo personagem como protagonista e uma narrativa que desenrola-se em um fundo que liga todas as histórias em um clímax muito bom.

A escrita do autor é ótima, prende o leitor e não sente-se dificuldades na narrativa. O mundo criado tem uma abordagem rápida, ainda mais por ele usar uma abordagem bem realista, apesar de ser fantasia, em sua narrativa ? o mundo parece vivo e tudo tem suas consequências.

Sigo ansiosa pelas próximas leituras. Recomendo!
Kai 30/01/2022minha estante
O segundo livro é ainda melhor, Ju. E o terceiro (verdadeiro início da saga) também foi maravilhoso, quando terminar Sombra e Ossos devo ir pro quarto (se não ler Six of Crows antes)

jusousan 30/01/2022minha estante
To realmente ansiosa pelas continuações!

Natália Simião 09/04/2021

Tinha muita vontade de ler esse livro desde do ano passado, e finalmente esse ano consegui! Amei as aventuras de Geralt, o meu conto preferido com certeza é o Último Desejo, título do mesmo. Como na maioria das vezes o livro possui muito mais detalhes do que na série, e também algumas mudanças algo que as vezes não me agradava tanto. Mas no geral tanto a série como o livro são maravilhosos! Amei os dois e já estou bem curiosa para o próximo livro! ??
Thiago.Barros 19/07/2021minha estante
Estou no aguardo da próxima temperada.

Natália Simião 19/07/2021minha estante
Eu também! ?????

Thiago.Barros 20/07/2021minha estante
Esse corretor, putz! Dei muita risada agora, "temperada" ????????????

Natália Simião 20/07/2021minha estante
Eu também! ????
Não tem problema!

Thiago.Barros 20/07/2021minha estante
??????

juliarfs 11/12/2020

incrível
minhas espectativas para essa série estavam altíssimas, mas para os dois primeiros livros nem tanto, por serem contos

eu comecei a abrir mais minha mente pra contos esse ano, mas ainda assim tenho um certo receio, mas nesse não tem como não gostar

a forma como o autor vai nos mostrando os personagens e nos introduzindo ao universo é fantástica, já estou super ansiosa para os próximos

Rai 14/12/2021

Inicio de um ciclo
Como eu só tinha visto a série foi legal saber mais sobre os pensamentos do bruxão Gerald. Descobri que nos livros ele é muito mais falante, parceiro e mais "[*****], vou fazer mesmo" do que eu achava. Para quem não gosta de se envolver, ele se envolve até demais ?

Livro muito bem escrito e ansiosa para as próximas leituras.
Beto 14/12/2021minha estante
Eu tive a mesma experiência com o livro! Porém larguei a série para seguir nos livros e tô simplesmente amando!
Estou no quarto livro e sério, que estória perfeita.

M. Lia 14/12/2021minha estante
Acho ele até bem engraçado nos livros

keigowins 12/02/2022

gostei muito da narrativa, até na não continuidade dos contos a falta da cronologia fez as coisas ficaram mais interessantes. Pra quem virou fã pela série é uma pedida muito boa pra continuar nesse universo e conhecer mais.