Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Carol Luques 31/05/2024

Vi a série na AppleTV, fiquei encantada pela história e não sosseguei até que pudesse ler o livro, que se centra na vida de Elizabeth Zoth, uma cientista química, que precisou enfrentar muitos desafios para exercer sua profissão nos anos 1960.

Ela é a única pesquisadora mulher do Instituto Hastings, um centro de pesquisa, onde é sempre menosprezada pelo fato de ser mulher. Mas, quando ela conhece Calvin Evans, o pesquisador mais brilhante do local, Elizabeth encontra um interlocutor para suas inquietações investigativas e um amor. Depois de uns anos, Elizabeth, que nunca pensou em ser mãe, está criando sua filha Mad e já não trabalha no instituto, mas é apresentadora de um programa de culinária, o Hora do Jantar. As descrições dos bastidores do programa são interessantíssimas.

A escrita de Bonnie Garmus tem o tom certo entre o drama e o humor, já que a personagem principal é uma mulher muito endurecida pela vida (e não tem como não ficar enfurecida com as injustiças que acontecem com ela). Mas, por outro lado, os personagens secundários - Calvin, Harriet, Mad, Seis e Meia, Walter - trazem uma leveza para a história. A forma como a autora constrói a narrativa pode parecer confusa em um primeiro momento, mas depois fica bem interessante e nos dá o panorama de toda a história da protagonista.

Eu também me identifiquei muito com a profissão da Elizabeth, já que trabalho com pesquisa em uma universidade pública. Nunca vivenciei nenhum tipo de menosprezo pelo fato de ser mulher na minha área de atuação, mas consigo perceber uma série de situações que são exclusivas de nós, que ainda hoje precisamos conciliar o trabalho com outras funções que não deveriam ser inerentes ao gênero. Portanto, acho que Elizabeth representa muitas mulheres!

O livro tem muitos gatilhos de violência física e emocional, que são bem pesados. Então, se isso for um problema para você, recomendo cautela na leitura. Mas, se não for, é uma leitura maravilhosa e com muitas reflexões importantes.

nita 31/05/2024

O melhor livro que já li na vida
Eu estava com poquissima expectativa para esse livro, e ele virou literalmente meu livro favorito.
A história entretem a gente e parece que a gente faz parte da história.
Confesso que eu chorei bastante, porque a vida da protagonista Elizabeth Zott, uma mulher com personalidade muito forte e marcante, tem partes extremamente tristes. Ele faz a gente pensar bastante e dá um certa vontade de "mudar o mundo" rsrsrs.
O final é feliz sim, mas de uma forma surpreendente.
Em me apeguei muito a vários personagens (principalmente a Mad ?), só não superou o ódio que eu peguei de alguns personagens.
Ele faz criticas muito importantes, principalmente em relação ao machismo e a sociedade patriarcal que vivemos.
Enfim, eu AMEI esse livro e se você esta em dúvida se você lê ou não, LEIA.
(espero ter ajudado ?)

loviamira 30/05/2024

Cachorro narrando
Q livro horroroso eh cada coisa viu KKKKKKK ela falando de desnaturar proteína só pra dizer q vai fritar uma carne, cachorro narrando e aprendendo a ler, a forçação de barra desse livro eh absurda

isabelawords 30/05/2024

PERFEITO
Li esse livro por recomendação de uma amiga (@lailiewinne )e acabei imersa em uma história totalmente cativante com personagens fortes e incríveis.
Elizabeth Zott me conquistou já nas primeiras páginas e a sua história parecia fazer parte da minha porque em certos momentos até senti que eu fazia parte da rede de apoio que ela construiu sem nem pedir. Com tanto personagem bom e uma história tão bem construída, ?uma questão de química? traz grandes reflexões sobre sentimentos, resiliência, força, empatia e sobretudo, amor. Um dos favoritos desse ano com certeza! Estou grata por essa história ter vindo até mim nesse momento.

Raissadxavier 30/05/2024

Elizabeth Zott tinha tudo para ser uma química renomada. A não ser por um único detalhe: ela era mulher.

Anos 60, mulheres não eram vistas como capazes. Zott sofreu por toda sua trajetória acadêmica até chegar onde chegou. Sempre foi desvalorizada e roubada. Até Calvin Harris, renomado químico.
Ele era orfão e com muita ?raiva? da vida, sua família havia morrido e ele ficara sozinho (era mesmo a sua família?), buscou nos estudos e no remo razão para sair daquele lugar.
Elizabeth também vinha de uma família disfuncional, de charlatões, seu irmão, o único que lhe importava havia tirado a vida muito jovem. Ela era sozinha.

Ela e Calvin encontraram um no outro complemento, entendiam um ao outro e valorizavam um ao outro profundamente. Elizabeth não quis se casar. Adotaram seis e meia, seu cachorro excepcional, quase humano.
Num trágico acidente Calvin deixa Elizabeth mais uma vez sozinha, e surpresa, grávida.
Mais uma vez humilhada, sem emprego, porque não aceitavam uma adultera, Elizabeth encontrou um meio de sustento ajudando seus ingratos ex colegas de trabalho no laboratório improvisado de sua casa, sua vizinha que veio a ser sua amiga e no remo, o qual Calvin a levara certa vez.

Sua filha Mad, claro, também era excêntrica e esperta e com a ajuda de sua amiga e vizinha (com a vida também conturbada, marido alcoólatra, com sonho de voltar a faculdade) a criavam com muito amor.
Por acaso do destino Amanda, colega de Mad, comia seu lanche, refeições bem preparadas por Elizabeth e fez com que a conhecesse seu pai, que lhe ofereceu um programa de culinária. Os dois precisavam daquilo.

Muito relutante e à sua maneira Zott virou um fenômeno em seu programa, inspirando diversas mulheres.
Em paralelo, Mad descobria mais sobre seu pai e tudo aquilo que Elizabeth também não sabia sobre ele.
Amei o plot, apesar de ter imaginado em certo ponto que seria isso. Mas foi surpreendente e caloroso. Livro incrível!

Geysa Ferraz 30/05/2024

Uma questão de química ???
Uma questão de química retrata a vida de Elizabeth Zott é uma linda mulher, química talentosa e a frente de seu tempo.

Nos anos 60 as mulheres eram criadas para casar e gerar bebês, mas Elizabeth quer viver da química. A comunidade científica no entanto, não possui uma visão igualitária com relação aos gêneros e despreza o trabalho não só de Elizabeth, como de diversas outras mulheres.

Todos estão favoráveis a acabar com sua reputação e carreira no laboratório em que trabalha, com exceção de Calvin Evans, um químico renomado que valoriza e admira as pesquisas de Zott. Justamente por ele enxergar além de sua beleza, eles acabam se apaixonando e a "química" entre eles é inevitável.

Alguns anos depois, Elizabeth está criando a filha Madeline e o cachorro sozinha, com muitas dificuldades já que continua sem ter respeito no laboratório, mas ajuda na pesquisa de outros químicos em segredo, pois precisa criar e dar o melhor para sua amada filha.

É nesse momento que recebe um convite inusitado para fazer parte de um programa de culinária na TV, através dessa oportunidade, Zott ensina a arte de cozinhar utilizando muita química, mas o perigo disso é que ela está fazendo as mulheres pensarem, desafiando-as a analisar seus papéis no mundo.

Ela se torna um sucesso entre as telespectadoras dos Estados Unidos, mas sua abordagem revolucionária pode lhe custar tudo novamente.

Um livro incrível que retrata as dificuldades das mulheres dos anos 60 em ter profissões ocupadas em sua maioria por homens, o que ainda é um dilema até os dias de hoje. Elizabeth é uma mulher forte, de personalidade e que luta diariamente pelos seus sonhos incentivando outras pessoas a fazer o mesmo.

Nota: 5?

Wilde.Maxssuziane 30/05/2024

Um dos melhores livros que li
Um dos melhores livros que eu li. Mesmo a Elizabeth Zott tendo um "perfil" que pode parecer frio, é impossível você não se apaixonar por ela. Acompanhar tudo que ela passa pelo simples fato de ser mulher dá uma sensação de revolta. A capa pode enganar, fazendo parecer que é um romance clichê (bobinho), mas não se enganem. É uma leitura profunda. Recomendo.

Kirby 29/05/2024

Uns dos melhores livros que eu já li!
Gente, só leiam e se deixem ser levados por essa narrativa da Elizabeth Zott.
Vocês não vão se arrepender!

Uma coisa que me chama muito a atenção sobre o livro, é a forma que a autora trata a desvalorização das mulheres na sociedade em geral. Ela consegue mostrar de uma forma prática e lúdica essa situação sem ficar aquele discurso cansativo. Isso me agrada muito!

Amo a personalidade da Elizabeth, ela é certeira nas palavras dela e não tem medo de ser quem ela é. É totalmente possível compreender as suas emoções e os seus pensamentos, o que faz o leitor se aproximar dela e se sentir participante da história ( minha opinião).

É muito incrível o fato da autora deixar de conhecimento geral os pensamentos e as opiniões do cachorro Seis e Meia. Ele é muito divo e eu amo quando mostra a mente dele.

Que Plot Twist esse final hein...não suspeitei em nenhum momento, porém confesso que amei.

Esse é aquele tipo de livro que fica guardado na sua memória para o resto da vida. Nunca me esquecerei de Elizabeth Zott e a contribuição dela para a culinária e para a ciência.

Obs: queria muito que tivesse um programa de culinária como o Hora do Jantar na vida real, tenho certeza que eu seria viciada.

Flavia Flavitchia 29/05/2024

Uma questao de luta!
Eu amei esse livro! Tem partes bem tristes, mas é incrível a resiliência e inteligencia dessa da personagem.

Pensar que é uma ficção ambientada há muitos anos, que tem como pano de fundo a luta pela igualdade da mulher e que esse assunto ainda é tao atual, não é fácil, mas seguimos!

Helen Sippel 27/05/2024

QUUUUUEEEEE ISSSOOOOOO
Que livro mais esquisito, minha gente. Não fala nada com coisa alguma, quer abordar muitos temas mas tudo sai de uma forma esquisita e superficial. A gente não entende direito o que a Elizabeth pensa, só acompanha como ela age e pra mim isso perde o sentido. Diálogos muito chatos, o programa de culinária que foi a parte que mais me empolgou no começo se tornou chato também, não faz sentido nenhum, nada conversa com nada. Muito esquisito, não recomendo.

olivmalu87 27/05/2024

Indico a leitura
Um romance com muito humor e um tanto de tragédia!
fiquei tão envolvida com o livro e apaixonada pelos personagens que tentei assistir a série, porém mudaram toda a ordem dos acontecimentos da história e não passei do episódio 2.

Priscila 27/05/2024

Todo mundo deveria ler. É espetacular!!!!
Que livro, senhoras e senhores!!!
Maravilhoso do início ao fim!
Muito revoltante ver o quão menosprezadas eram as mulheres antigamente, fiquei enjoada com várias situações que Elizabeth (e outras personagens) enfrentou. E por falar nela, que mulher surreal!!! Virou uma das minhas personagens favoritas da vida!!! Queria ser vizinha delas e que Mad fosse a melhor amiga das minhas filhas. ?
Ah! E eu não sabia que precisava do POV de um cachorro do mais absoluto nada até ver o Seis e Meia em ação. Perfeito!
Termino com vontade de esquecer toda a história só pra ler de novo como se fosse a primeira vez (isso só acontece com livros magníficos!).

Juliana 26/05/2024

Diferente do que imaginava
Algumas coisas no livro são um pouco surreais, mas mesmo assim, o livro é bem legal! Demorei um pouco para pegar o ritmo, mas depois a leitura fluiu super bem.

A história é muito boa, mostra bastante os desafios das mulheres no mercado de trabalho, ainda mais nos anos 50-60, época que a história se passa (interessante como ainda se repete mesmo nos dias de hoje, evoluimos, mas não 100%).

Achei muito legal como ela também explorou o cachorro, apesar de achar uma parte um pouco forçada, mas também é um livro de ficção que pode ter essa licença.

Marina516 26/05/2024

Por mais histórias como essa
A escrita da autora é cativante, a história é original, e mesmo fazendo alguns retornos ao passado a narrativa não é confusa.
Há muito eu não me divertia e não me comovia tanto lendo algo.