A Pequena Ilha da Escócia

A Pequena Ilha da Escócia Jenny Colgan

Resenhas - A Pequena Ilha da Escócia

Marina 10/07/2023

A escrita e o diálogos são meio desconexos o modo como a história e contada e uma bagunça, a história e bem lenta o romance e péssimo os personagens não se destacam muito e bem chato todo esse enredo nada muito interessante acontece.

-Koraline 10/09/2022

De todos os livros da autora, esse foi o que menos gostei. Não sei se por que meu estilo coml leitora está mudando, ou se o enredo desse realmente não é nada atrativo. A história é fraca, as motivações dos personagens são bobas, os personagens não são nada cativantes, mas pelo menos tem o mínimo de representatividade.
Lygia Lopes 10/09/2022minha estante
É pq esse é muito ruim mesmo.. tb não gostei dele!

Nanna 10/09/2022minha estante
Eu do li um livro dela, a pequena livraria, algo assim... Achei isso aí que tu falou e nunca mais li nada dela kkk mas não li pq sabia que não era a minha vibe, então nem tentei outros pq sabia que daria nota baixa e não seria justo com a autora, já que ela faz livro pra um público que não sou eu

Jóice D. 07/10/2022minha estante
Esse também foi o que menos gostei da autora. Os personagens também não me cativou. Terminei tipo, por obrigação. Lembrando o preço que paguei do livro.

Sarah587 04/11/2022minha estante
Sim! Eu achei que a história seria muito boa pela quantidade de resenhas de booktubers, mas achei muito raso, péssimas motivações e não consegui gostar de nenhum personagem. Nem terminei de ler, abandonei em uns 90% e nem me interessei pelo final.

Deise 09/01/2024

Livro cozy que te faz viajar bem longe
Li um livro da Jenny Colgan que gostei muito (a pequena livraria dos sonhos) e então resolvi ler esse também, ambos são ?livros-conforto?, mas esse não é tão bom quanto, achei a história um pouco mais enrolada, e de forma alguma o casal me cativou, apesar de a história não focar no romance, há muito mais, há superação de luto, recomeço, se reencontrar, conflitos familiares, perdão, etc, a descrição das paisagens é incrível. O livro trás algumas receitas, algumas que a Flora ou sua mãe faziam inclusive, numa atmosfera muito ?cozy?. Gostei, mas não amei!
Mariana_ 09/01/2024minha estante
Esse faz parte de uma série de 6 livros aqui. Esse é o primeiro, depois tem um conto que é o segundo e o terceiro que, vamos combinar , não termina adequadamente. Acho que terá,ganchos a cada final dos livros, para o próximo.... das autoras do selo, Jenny é a mais "fraca" pra mim

Marcia Pimentel 25/03/2024

Conhecendo a ilha de Mure
Achei que fosse gostar mais. Flora vive em Londres, mas por causa do trabalho, volta para a ilha onde morou até a morte de sua mãe. A volta para o antigo lar traz muitas lembranças para a protagonista, algumas não tão boas. No começo os irmãos e o pai a tratam de forma fria. Depois que Flora começa a cozinhar algumas receitas de sua falecida mãe, sua relação com a família começa a mudar. O livro inteiro fala mais sobre a relação da Flora com a família. Tem poucas cenas de romance. Mas as poucas cenas que tem, já me deixou suspirando. O bom é que no final tudo deu certo.
Mel 25/03/2024minha estante
A pequena livraria dos sonhos é melhor.

Marcia Pimentel 29/03/2024minha estante
Está na minha lista para esse ano. Ia ler logo depois desse, mas como não gostei muito, resolvi esperar mais um pouco, e o coloquei mais para o final da lista.

dim_e_oslivros 03/05/2024minha estante
Quero muito ler esse livro, está na minha lista de leituras desse ano

Mireille 06/06/2022

Quero visitar Mure
Esse livro trouxe um gostinho de vontade de conhecer Mure, apesar de ser ficcional essa cidade sabemos que a autora retrata os costumes da cidade de Flora.
Apaixonante maneira de viajar sem sair de minha casa, mais sonhar com toda história de vida e sofrimento da família e o retorno com sua redenção e mudança de vida!
neide.euzebio 10/06/2022minha estante
Mure é um lugar fictício, criado pela autora

Mireille 12/06/2022minha estante
Eu li na introdução a autora fala sobre isso. Mas da vontade de conhecer Howards ou Narnia ou qq local real ou ficcional qfo lemos ?

Queria Estar Lendo 17/05/2022

Resenha: A Pequena Ilha da Escócia
Recebido em cortesia da Editora Arqueiro, A Pequena Ilha da Escócia é um romance contemporâneo da autora Jenny Colgan, de A Pequena Livraria dos Sonhos. Um livro rápido e doce sobre segundas chances.

Na história, Flora MacKenzie vive em Londres com um emprego normal em uma empresa de advocacia. Ela não é bem sucedida e nem alavancou sua vida longe de Mure, a ilhazinha na Escócia onde cresceu, mas está ok com o que conquistou.

Quando seu chefe - Joel, por quem tem uma crush - a coloca para representar a empresa com um cliente rico, que está fazendo mudanças e melhorias em um antigo casarão da sua ilha natal, Flora precisa voltar para casa e enfrentar conflitos que deixou inacabados com sua mudança abrupta. E lá, quem sabe, possa encontrar espaço para perdoar seus erros e dar uma segunda chance para tudo.

A Pequena Ilha da Escócia é um livro legal. Mas eu confesso que esperava mais, tanto em narrativa quanto de personagens. A autora abre essa história com uma carta super carismática falando sobre seu amor pela Escócia e como teve cuidado em criar Mure, lugar fictício inspirado nas terras altas; com tamanho carisma nessa apresentação, eu fui com sede ao pote.

Mas o livro é um pouco mais arrastado e menos emocionante do que o esperado.

O cenário é, sim, deslumbrante, e como a grande apaixonada pela Escócia que sou, dá pra sentir que a Jenny Colgan colocou todo o seu coração nessa ambientação. O clima, as paisagens descritas, a pequenez da cidadezinha que habita essa ilha. É tudo muito querido, muito interiorano, muito real.

Por isso, em comparação com essa parte da história, os personagens deixaram tanto a desejar. Enquanto a ilha e seus habitantes são vivos e interessantes, Flora é blasé. E não dá pra sentir tudo que ela está sentindo quando a narrativa falha em passar essas emoções.

Eu queria ter me importado com sua história e com sua jornada e desenvolvimento, mas estava o tempo todo só "ok" com o que a Flora vivia. Sua relação com os irmãos poderia ter sido mais maduramente explorada; um bando de adultos agindo como crianças não me ganha, e sim me irrita.

E o pai, também, que tinha uma carga dramática tão forte, ficou meio apagado no meio das picuinhas e da falta de carisma da família toda.

O romance... Foi outro ponto fraco. Eu esperava aquele clichêzão de filmes da Hallmark com a moça voltando para sua terra natal, emburrada e sem perspectiva, e encontrando um escocês querido com quem vai discutir e por quem vai se apaixonar; ou quem sabe até um desenvolvimento legal da crush dela (que nem faz o menor sentido, se me permite a crítica, porque é instalove) no chefe.

Mas... Nada. Não tem faíscas, não tem clichê gostoso, não tem nenhum empurrãozinho que tenha me incentivado a torcer pelo casal principal, ou por alguma reviravolta.

A Pequena Ilha da Escócia tinha potencial para ser uma história muito arrebatadora, mas não explorou ele completamente. Para uma história que fala tão bem sobre o amor pela culinária, as emoções conectadas através de receitas e de criar esse ambiente familiar e acolhedor através das refeições preparadas, sobre legado e luto, faltou um pouco de tempero.

A edição está linda, com uma tradução ótima feita pela Dandara Morena, diagramação bem espaçada e confortável pra leitura. Eu adorei o toque especial da autora de colocar as receitas que aparecem na história lá no fim do livro - com certeza vou tentar fazer cada uma delas!

Mas, para quem busca uma leitura rápida, eu recomendo porque o encantamento que vem com a ambientação e com a atmosfera de culinária e Escócia pode te agradar.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/05/resenha-pequena-ilha-da-escocia-jenny.html

Dani Santos 15/04/2023

Peço desculpas, mas eu gostei (LOL)
Li várias resenhas falando do romance improvável deste livro e eu concordo. Meio forçadinho, mas acho que fez algum sentido na minha cabeça, por isso já aviso que o romance não é bem o forte. Mas, eu gostei da Flora se reencontrando, mesmo que sem querer consigo mesma e dos conflitos familiares.
Sem falar que tem um trecho que eu gostei, já nas primeiras páginas.
"Se você pudesse parar e perguntar como ela se sente nesse momento, é provável que a resposta fosse: "Cansada", pois é assim que as pessoas se sentem em Londres. Elas estão cansadas ou exaustas ou completamente frenéticas o tempo todo, porque... Bem, ninguém sabe por quê."

Acho que os livros da Jenny Colgan trazem um pouco disso, o desejo de ir para outro canto, resgatar suas raízes, viver uma outra realidade.

Trix9 30/03/2024

Livro fraco!!
O casal nao tinha química resultando em um romance que pareceu muito forçado. A história em geral é enrolada e confusa

Dani @oslivrosdadani 12/06/2022

RUMO A ESCÓCIA ???????.
Flora MacKenzie está segura de que ter saído da pacata ilha escocesa onde nasceu, para se aventurar na imensidão de Londres, foi a melhor decisão que já tomou em sua vida. Afinal, o que havia para ela em Mure? Um lugar onde todos a conhecem, e seus erros passados nunca são esquecidos. Já na grande cidade ela pode ser quem quiser, inclusive poderá se entregar a uma paixão mesmo que sem um futuro promissor com seu chefe.

Mas a jovem é forçada a voltar para a sua cidade natal. De início nem mesmo as belas paisagens e o mar azul brilhante conseguem animar seu espírito... Mas, à medida que ela se reconecta com sua família, também se entrega ao seu novo amor, a culinária. E assim, talvez conseguirá aceitar os erros do passado e descobrir exatamente onde está seu futuro.

Com uma escrita cheia de humor e com a capacidade de nos transportar para qualquer lugar do mundo ao qual está escrevendo Jenny Colgan dessa vez nos imerge em uma história envolve e fluida, capaz de ser consumida em poucas horas.
Este livro é tão cheio de sentimentos! Jenny tem um jeito único de construir uma história até um clímax emocionante. Assim como seus personagens que se de desnudam e ganham ?corpo? ao longo da narrativa, conquistando a afeição dos leitor através das forças e vulnerabilidades.

O cenário base desta história merece um capítulo a parte. Desde a pequena ilha onde o sol nunca se põe no verão, aos mitos e lendas que são totalmente acreditados, que trazem um aconchego imensurável para a leitura.

Apesar de achar o final um pouco abrupto, defronte a outros pontos mais explorados ao decorrer da narrativa, e considerar desnecessária uma inserção ao contexto (não mencionarei, pois pode ser considerado spoiler), gostei dos pontos abordados. Afinal este livro não era realmente sobre o romance, mas sim a oportunidade de explorar o que ?lar? realmente significa, e a possiblidade de se encontrar em seu próprio mundo.

Em suma, esta é uma leitura fluida, divertida, com belos locais, comidas deliciosas e personagens críveis que conquistam o leitor ao nos contar suas histórias.

Gleiciane 13/05/2022

Não me envolveu
Gostei do livro e da história, mas não consegui me envolver com os personagens do mesmo jeito que aconteceu com os outros livros da autora.
maria valeria 15/05/2022minha estante
Também achei a história meio fraca e não consegui gostar da Flora. Já li todos os outros livros da Jenny Colgan e gostei,mas esse não conseguiu me envolver.

gabi.rodrigues. 19/05/2022minha estante
Qual dela gostaram mais? Ainda não li nenhum dela.

Helen 18/04/2022

?Porque somos selkies, meu amor e é isso que fazemos.?
Uau, sou suspeita quando se trata de livros em que o cenário é a Escócia e ainda mais as Ilhas. Apesar de achar que alguns personagens poderiam ter sido mais explorados, o livro me tirou o ar. Poder ler sobre selkies, tradições, aurora boreal e tudo que envolve o cenário místico e lendário das Ilhas me traz uma sensação de saudade. Jenny, sempre delicada, com uma escrita fluída, não me decepciona, passei por esse livro como alguém que passa por um lugar que traz muita saudade, vontade de estar num dos meus lugares favoritos nessa terra.

?Voltei para a casa, para a terra onde nasci, e (assim como a protagonista) descobri que ela estava esperando por mim esse tempo todo.?

Acredito que essa seja a sensação de todos que um dia podem voltar para as terras altas sentem. ????????

Mariana_ 16/06/2022

Não é meu favorito...
Uma história de auto descoberta e autoconhecimento. Mas acho que faltou um pouco de emoção e conflitos. Mesmo assim é um bom livro.....

Fabi | @ps.leitura 28/06/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Flora Mackenzie mudou-se de Mure, uma pequena ilha escocesa onde cresceu, para a cidade grande e acredita que foi a melhor escolha. Será mesmo?

Morar em uma pequena ilha era algo muito difícil para Flora, afinal, todo mundo se conhecia e ninguém a deixaria esquecer algo de seu passado.

Mesmo todo mundo achando que a conhecia, ninguém sabia da dor que carregava em seu peito. E foi por isso que ela decidiu se mudar para Londres, um lugar onde ela poderia ser anônima e ambiciosa.

Só que sua vida muda completamente quando um novo cliente no escritório de advocacia exige a sua presença em Mure. Ela é a única pessoa que conhece a pequena ilha melhor do que ninguém. Então ela se vê obrigada a conviver de novo com seus irmãos e seu pai, assim como todas as lembranças do passado.

Imagina você sair de um lugar onde as pessoas sempre estão comentando sobre você, fazendo com que isso te afete de alguma forma, e se vê obrigada a retornar porque isso pode fazer com que a enxerguem de outra maneira em sua carreira. Será que eu conseguiria agir com tanta tranquilidade, assim como Flora?

Pensei bastante sobre isso ao desenrolar da trama, afinal, quantas vezes deixamos algumas coisas para trás e não queremos mais reviver determinados momentos, mas algo acontece, nos forçando à isso. Foi nesse ponto que tive empatia pela personagem e comecei a me questionar se tudo isso fosse comigo, como eu reagiria.

Inicialmente, Jenny Colgan nos apresenta uma trama na cidade grande, onde a vida de Flora é totalmente diferente do que ela vivia em Mure. Ela tem o emprego dos sonhos e até mesmo uma paixão não correspondida. Tudo parecia realmente bem e estava gostando do livro assim, mas quando ela volta para a pequena ilha da Escócia, a história fica mais envolvente.

É quando a gente começa realmente a entender mais sobre o passado da personagem e o motivo que a fez deixar tudo para trás. É perceptível que ela tem problemas com seus irmãos e pai, assim como um boatos do passado que a apavoram até agora, só que ela faz o possível para manter o profissionalismo e não deixar que nenhuma questão a afete.

Só que essa volta às raízes vai muito além do que ela esperava. Flora descobre um amor pela culinária, algo que sua mãe tinha um dom incrível e isso faz com que ela encontre um novo sentido à sua vida, assim como percebe que ela precisa perdoar alguns erros do passado para conseguir seguir em frente.

Como sempre, esse selo romances de hoje, da Editora Arqueiro, entrega tudo! A escrita da autora também ajuda muito, principalmente na forma como conhecemos personagens que são praticamente reais, com dilemas cotidianos e faz com que o leitor crie um vínculo com tudo ali descrito.

"A pequena ilha da Escócia" é uma jornada de autoconhecimento e de romance na medida certa. Um livro que proporciona um quentinho no coração, mas que também nos faz refletir sobre a importância de encontrar nosso lugar no mundo.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/06/resenha-a-pequena-ilha-da-escocia.html
Carol 28/06/2022minha estante
Eu adorei os outros livros da autora, mas, infelizmente, empaquei nesse, não consegui passar da metade ainda. Acho que o projeto da história é significativo e de uma beleza ímpar, mas a superficialidade dos personagens, sobretudo da Flora (sem falar na relação infantil dela com os irmãos, todos adultos) azedou todo o resto para mim. ?

Paulinha 27/09/2023

Nada demais...
Achei a história desconexa e os personagens mal trabalhados. Os diálogos são ruins e o desenvolvimento amoroso da Flora com o Charlie foi melhor trabalhado do que o dela com o Joel, o que não faz sentido.
Até agora não entendi porque Flora e Joel se apaixonaram se eles mal passaram tempo juntos? Ela conhece o Charlie muito melhor, passa muito mais tempo com ele.
Enfim, eu ouvi esse livro no Audible enquanto fazia as coisas em casa, então não perdi meu tempo, foi bom pra preencher o silêncio. Haha
O legal é que a autora fala um pouco da cultura escocesa, mas só também.
Alice 02/10/2023minha estante
Estou ouvindo tb enquanto faço serviços de casa pra preencher o silêncio kkk