A Pequena Ilha da Escócia

A Pequena Ilha da Escócia Jenny Colgan

Resenhas - A Pequena Ilha da Escócia

Maisa @porqueleio 29/06/2022

Resenha / A Pequena Ilha da Escócia /@porqueleio
Flora MacKenzie vive na correria da agitada Londres, uma advogada em início de carreira. Acredita que tem um longo caminho para trilhar, mas se sente feliz longe de Mure, uma ilha na Escócia de onde fugiu de uma vida acomodada. Tem uma fixação pelo chefe, Joel.

Até que um dia, Joel recebe um pedido de um cliente especial, que comprou uma propriedade em Mure, e quer Flora o representando, já que os moradores da pequena ilha não estão muito felizes com o novo vizinho.

Flora estava adiando a volta para casa há muito tempo, mas não vê como evitar o pedido de Joel, e parte para um passado de conflitos para, quem sabe, se permitir uma segunda chance na vida.

Recebi a edição da Editora Arqueiro, e estava encantada de cara pela ambientação. A autora faz uma declaração de amor à Escócia logo no prefácio, e conta como criou uma ilha fictícia para ambientar sua narrativa. A ideia era a do reencontro com o lar e suas raízes, mais que o romance em si.

Mesmo tendo gostado muito do livro – e do final, adianto que é uma estória que caminha lentamente. Flora se apagou em grande parte da sua própria jornada, na fixação por uma pessoa que nunca lhe deu um segundo olhar. Por isso é fácil não gostar do Joel - até descobrimos mais sobre o passado dele.

Em relação à ambientação, Jenny é perfeita: me senti na pequena ilha onde o sol nunca se põe no verão. O desconforto com o vizinho era óbvio, e a Flora conseguiu resolver fácil essa parte. Já com o pai e os irmãos, foi mais complicado. Amei encontrar um casal homossexual num romance contemporâneo, a forma como um personagem encontra sua identidade sexual foi muito bonita.

O livro é uma combinação de receitas – deliciosamente fornecidas ao final do livro, e discussões sobre relações familiares, recomeços, luto, abandono, naquele ar escocês que aprendemos a amar – sim, temos kilt! Uma jornada de autoconhecimento, numa ambientação que pode te agradar.

site: https://www.instagram.com/p/CfM6PEIPxel/

Adriana.Ferraz 09/10/2023

A Pequena Ilha da Escócia
Flora precisa voltar pra ilha da Escócia onde nasceu para um trabalho muito importante. Mas muitas coisas do passado vão deixá-la assombrada.
Seu chefe Joel, um homem rude e egoísta, mas que ela tem uma atração muito grande também precisa ir pra lha.
Flora conhece na ilha, Charlie, um lindo homem, sensível e aventureiro. O homem perfeito.
Agora ela precisa vencer os problemas do passado, resolver os problemas do trabalho e tentar encontrar um amor.

Jóice 05/09/2023

Estou adorando todos os livros da autora. O núcleo de personagens é muito envolvente e carismático. Já quero ler mais desse lugar.

Sarah 22/07/2022

Eu amo a Jenny. Amo mesmo. Mas esse livro não deu ne? O mais fraco de todos. As estrelas só foram dadas porque a autora é ela. Se fosse outra eu nem teria terminado.
Primeiro que as histórias sobre selkies eu nao entendi nada. Ela realmente poderia ter explicado mais.
Segundo que o Charlie foi um surto ? Não entendi a justificativa pra ele vazar. Poderia ter explorado mais.
Os problemas do Joel também é outro ponto que poderia ter sido explorado. Não da pra entender muito bem de onde vem todo o trauma que ele tem!
Com certeza tem mais coisa, mas a mais marcante foi o final. Eu entendi aquele último capítulo mas ficou muito largado! Foi do nada. E termina do nada. Tem que pensar muito pra entender a relação daquela bendita menina no gelo.
Não gostei ? mas ainda sou sua cadelinha Jenny!!

Aninhalaz 27/03/2023

Leveza
Romance leve, leitura gostosa e fluida, sobre reviravoltas que a vida dá e como podemos sempre recomeçar, enxergando o lado bom das coisas.

Gabi Voss 05/07/2023

Coração quentinho!
É o terceiro livro da Jenny Colgan que eu leio e esse foi o que menos gostei, porém o livro não é ruim, só demora pra história se desenrolar.
A ambientação como sempre é incrível, as descrições são muito bem feitas, capazes de nos transportar para os vários cenários deslumbrantes.
Adorei a construção e a evolução da protagonista, apesar de ter me incomodado um pouco no início com vários comportamentos dela, principalmente em relação aos irmãos.
Os personagens secundários também são bem trabalhados e o Fintan foi meu favorito, tem todo meu coração.
O romance achei meio fraquinho, mas gostei do fato dele não ser o foco da história.

Vânia 25/09/2023

Ilha de Mure #1 (Flora & Joel)
Mure. Uma ilha criada pela autora para nos brindar com esta história de volta às raízes e fazer as pazes com a família e com quem se foi.

Flora MacKenzie achava-se feliz morando em Londres, trabalhando como assistente jurídico num grande escritório (onde ela tinha um crush pelo chefe, Joel) e terminando sua faculdade de Direito.
Há três anos ela não aparecia em casa, na ilha, desde a morte da mãe, Annie, uma cozinheira de mão cheia e muito amada por todos na ilha.
Mas um cliente importante, Colton Rogers, havia comprado uma grande propriedade na ilha e estava enfrentando problemas (queria impedir a construção de um parque eólico no local), e para cuidar disso, ele requisitou Flora, pessoalmente, por saber que ela era de lá e entenderia melhor da situação.
Com isso, Flora se viu obrigada a enfrentar seu passado.

Nos dias seguintes, Flora teve que ajudar sua família (física e emocionalmente). Seu pai e seus três irmãos: Innes, Fintan e Hamish; reencontrou a amiga de colégio e tantas tardes juntas, a atual diretora primária, Lorna; conheceu Charlie, um guia turístico de executivos barulhentos, o que financiava o trabalho filantópico com crianças de famílias carentes.

De uma maneira leve, e às vezes engraçada, a viagem emocional de Flora desfila perante nossos olhos, com conclusões às vezes doídas, catárquicas e necessárias. Um novo olhar para um lugar tão conhecido e, ao mesmo tempo, tão novo. Uma delícia de leitura.
4,5 estrelas

Nikki 07/08/2022

A pequena ilha da Escocia
"Após anos sem falar com a família por causa do trabalho flora volta a ilha de mure para revê-los. Lá ela vai se encontrar com os irmãos e o pai, com quem ela vai ter que conviver e ajudar."
Não dava nada para esse livro mas ele entregou tudo, achei fofo e engraçado, em alguns momentos perdi completamente a paciência com a flora mas entendo ela em alguma ocasiões.

Emanuela 16/03/2023

Leitura leve num cenário deslumbrante
?A pequena ilha da Escócia? me acompanhou nos primeiros dias de 2023. A história se passa fictícia Ilha de Mure, inspirada nas localidades mais ao norte da Escócia. Foi de lá que Flora, nossa protagonista, ?fugiu?. Ela foi para Londres trabalhar como advogada numa grande firma, cujo chefe? ah? vocês podem imaginar: lindo, talentoso, inteligente e zero interesse em ter um relacionamento.
A vida seguia até um importante cliente com interesse na Ilha de Mure aparecer e Flora ser chamada para ajudar com o caso já que ela é de lá. Ter que voltar à ilha envolvia muitos dilemas que ela preferia não encarar. A última vez que havia estado na cidade, há 3 anos, no velório da mãe.
Ainda moram lá seu pai, seus três irmãos e sua sobrinha. Apesar de difícil no início, como é de se imaginar, as coisas vão se ajeitando. Os fantasmas vem à tona e o amor familiar vai conseguindo abraçar as necessidades de cada membro.
Paralelamente, Flora vai descobrindo outras habilidades suas bem diferentes das desempenhados como assistente jurídica que ela desempenha em Londres.
Ela também conhece Charlie (Sim, temos um triângulo! Não sou fã, mas a verdade é que o romance em si com nenhum dos dois chega a empolgar. Como nos outros livros da coleção, o mais importante é a jornada da protagonista.
De modo geral, é uma leitura leve, num cenário deslumbrante. Acho seguro dizer que os livros de Jenny Colgan são os meus favoritos da coleção ?Romances de hoje?, da Arqueiro. Ela consegue construir personagens interessantes e um senso de comunidade muito forte.
No início do livro, a autora deixa um recado para os leitores que já amolece os corações. Parece que está falando com um amigo próximo e nos sentimos imediatamente envolvidos com ela e com a história prestes a ser contada. Já no final, temos as receitas. Alguém se arrisca a testar?

Patrícia Emydio 09/08/2022

Ah... a Escócia...
Amei a leitura! Primeiro livro da autora que leio e vou confessar que só comecei por ele, pois sonho em conhecer a Escócia!
Uma leitura leve e fluida, me fez querer ainda mais conhecer o País. Ainda tem umas receitas no final das páginas, adorei!

Renata.Orlando 23/11/2023

Gostosinho
Um clichêzinho bem delícia em que você já sabe o que vai acontecer desde o primeiro capítulo, mas bem ambientado e bonitinho.

Miryan Jussara 17/12/2023

Uma selkie!
Uma linda história p sair um pouco dos trillers! Dar uma aquecida no coração, né?!

Uma ilha encantadora q eu com certeza queria fugir p lá! Gostei bastante, recomendo.

Kamila 24/08/2022

Escritora que acerta
Jenny sempre acerta nos livros dela, mas nesse senti a falta de uma continuação do romance da prota

driisas 26/12/2023

ENTEDIANTE
Gente eu não imaginava que esse livro seria tão chato e sem sal como foi. a vontade de abandonar essa leitura foi tentadora. a protagonista é muito chata, a narrativa tem muitos furos e muita enrolação. não existe tradução pra algumas falas que é em outra língua (simplesmente a autora deixou lá em algumas páginas e os leitores que lutem pra decifrarem os significados). o romance tá mais pra um drama chatíssimo. casal sem química, sem desenvolvimento. eu não senti nenhuma emoção. totalmente entediante ?