Max e os felinos

Resenhas - Max e os Felinos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 26/06/2022

Não entendi o propósito
Não sei se eu que sou burra, oq pode ser, mas não entendi no que o livro queria chegar tipo qual o objetivo.
Gostei por ser brasileiro e falar de um estado pouco retratado em livros.
Eu li por causa da escola, mas não leria de novo.
Não faz meu tipo de leitura e por isso não gostei.
Talvez eu que interpretei mal o livro, pode acontecer.
Tá mas o jaguar realmente existiu?

Jeff_Rodrigo 01/09/2023

Ai! Os felinos em nossa jangada furada!
O livro tem uma narrativa excelente. É curto, gostoso de ler.

Há quem aponte elementos bíblicos nessa obra, onde o personagem passa: por perseguição (a Alemanha nazista); martírio (a absurda e surreal história do Jaguar no escaler); renascimento (a reconstrução da vida e a descoberta do amor no Brasil); e a redenção (o enfrentamento do problema que o persegue desde a Alemanha).

Mas, talvez, a obra também nos mostre um ensinamento simples: não é possível ficar alheio aos problemas do mundo, porque quando o fazemos, eles surgem inesperadamente à nossa frente, como Jaguares que pulam do mar para dentro de nosso barco.

Quantos jaguares, portando suásticas, rosnaram no Brasil de 2018 pra cá? Perdi a conta.

Karol com kah 25/08/2021

Incrível
É um absurdo que a galera invente desculpas pra justificar a cópia descarada que a vida de Pi fez do livro do Moacyr!! O livro original obviamente é muito mais sucinto, mas ainda assim passa a mensagem necessária. Esse é o tipo de livro curtinho e rápido de se ler, mas que tem uma msg poderosíssima!!

Luis 15/12/2014

Livro ótimo, edição péssima
Excelente história, curta, alegórica e de múltiplas interpretações. O autor cria uma jornada que é ao mesmo tempo universal e particular, circunscrita a determinado tempo histórico.

A edição que tenho data de 2004, e incluiu dois textos no prefácio que abordam a polêmica com 'A Vida de Pi', um do próprio autor e um outro texto com análise e comparação das obras. O único problema disso é que há diversos spoilers, e o leitor desavisado pode acabar lendo o resumo da história antes mesmo de começar a leitura!

Paolla.Giovanna 20/08/2022

Leia metaforicamente
Um livro sobre nazismo, imigração e, principalmente, traumas. E como o Max lida com tudo isso ao longo da vida.
Não será uma leitura que vai agradar a todos, é sucinto mas ao mesmo tempo um tanto complexo. Achei interessante a abordagem do autor, o quão bem ele usa de metáforas e nos confunde. Mas pra entender o objetivo do livro, só refletindo bem mesmo e não levando tudo que está escrito ao pé da letra.
Um livro bom se você for metafórico (que, convenhamos, é o intuito do autor). Se for literal, não é tão bom.

Adele 25/01/2023

Um livro encantador!
Que livro maravilhoso, Moacyr Scliar nos faz mergulhar na história. O filme de PI, plágio. Sem dúvida.
Recomendo!

Leila de Carvalho e Gonçalves 18/07/2018

Tigre Ou Jaguar?
O sucesso do filme "As Aventuras de Pi", lançado em 2013, trouxe a tona uma antiga discussão, envolvendo o livro homônimo do escritor canadense Yann Martel cuja a narrativa exibe a história de um menino que passa um longo tempo perdido no mar, a bordo de uma jangada na companhia de um tigre.

Para surpresa geral, quando lançado, o autor afirmou que o texto havia sido baseado numa novela de um escritor brasileiro, Moacyr Scliar, que conta uma aventura semelhante na qual um jovem fica a deriva num pequeno escaler junto de um jaguar. Foi mais além, criticou o texto, afirmando que se tratava de uma boa ideia, mas mal explorada, porém, "distraído", sequer lembrou de pedir licença para realizar uma nova versão da narrativa...

A confusão estava criada e as opiniões divididas, inclusive, foi aventada a hipótese da abertura de um processo por plágio. Sclyar não tomou essa atitude e todo o episódio está contado nessa edição, colocando um ponto final no assunto.

Com relação as duas obras, se elas guardam semelhanças, apresentam também muitas diferenças. Apesar das duas personagens realizarem uma viagem fantástica para chegar à América, a trajetória de Pi apresenta uma conotação religiosa e acaba quando ele chega ao Canadá. Quanto a Max, um judeu fugindo do Nazismo, a história segue até a velhice, apresentando sua luta para reconstruir a vida e vencer um trauma de infância.

Essa última fábula, muito mais abrangente, ultrapassa a perspectiva individual para apresentar uma visão histórica da época em que foi escrita. Em 1981, Max representava o Brasil, um país atormentado por um regime militar que perseguia seus adversários. Logo, ao enfrentar seus inimigos, ele representa a luta de um povo pela democracia e a garantia de seus direitos civis. Hoje em dia, essa história continua atual e evidencia a importância da superação dos medos, reais ou imaginários, para a formação de um ser cidadão capaz de buscar uma sociedade mais justa.

Particularmente, aprecio mais a novela de Sclyar de quem sou fiel admiradora. Sem dúvida, essa escolha envolve um quê de ufanismo como também por ter vivido esse processo histórico. No entanto, o livro de Martel, premiado e prestigiado, é encantador e muito bem escrito, portanto, fica a indicação das duas leituras.

igor 20/08/2014

O tapa necessário
Achei esse livro de uma composição tão curiosa.
O prefácio do próprio Moacyr me foi um tapa na cara, pois cheguei a esse livro justamente pela cegueira da vaidade que ele logo no começo tratou de condenar; peguei-o só para constatar (veja como como eu já fui cheio de certeza) o quanto ele era melhor que o tal de Aventuras de Pi e acabei por aprender uma belíssima lição do Moacyr. Mestre! Mesmo se a história fosse ruim (o que absolutamente não é!), só o prefácio já me havia sido um ganho.
Agora quanto à história: é simples, curiosa (como eu disse no começo) e de uma criatividade linda. É de longe a maneira mais original que eu já vi de se abordar os horrores da Segunda Guerra Mundial sem mostrar (pelo menos nem tanto assim) os horrores da Segunda Guerra Mundial. Muito, muito bom!
Mais triste que alguns acontecimentos da vida do protagonista Max, só as circunstâncias sob as quais eu e mais uma levada de leitores chegamos a essa obra tão brilhante: o escândalo do plágio. Mas tenho a esperança de que todos tenham terminado a leitura com o mesmo tapa na cara transformador que eu levei.

Lindy.Heller 01/12/2021

MAX E OS FELINOS
No decorrer das páginas, entendemos o que levou Max a fugir da Alemanha nazista e o nafrágio que o levou até Porto Alegre. Na tocante narrativa, Moacyr Scliar apresenta as consequências da jornada traumática ao psicológico de Max, que o leva aos extremos de paranoias e perseguições.

O livro tem tudo o que se espera de um bom romance, onde o destino sempre bate na porta cobrando pelas ações do passado.

⏳ tempo de leitura: 15 dias
⭐ nota: 5 / 5

site: https://www.instagram.com/p/CTsz3wQF324/

Diego 09/04/2013

Através dos Olhos de Vidro

Sou mais um movido pela notoriedade de "Life of Pi" que chega a "Max e os Felinos". Surpreendeu-me logo de início ao revelar uma alemanha nazista como ponto de partida, o que me despertou certa simpatia e interesse por me remeter a sensações de um dos meus livros favoritos, "A Menina que Roubava Livros".

Dado certo momento do livro, pode-se dizer que as semelhanças entre as obras relamente não podem ser coincidências, separadas apenas por míseros detalhes. Mas logo percebemos que o naufrágio do garoto não passa de uma pequena aventura em alto mar que não ocupa sequer meio capítulo. Os desdobramentos, então, passam a ser completamente diferentes, em que este descreve a vida de Max em passos largos, por meio de episódios de dificuldades, até uma idade mais avançada.

O que acho mais fantástico, mesmo no filme dirigido por Ang Lee, é a poesia da representação do medo. A presença mortal do animal lhe ofere a luta pela sobrevivência. Devido a um passado nostálgico e traumático, Max associa qualquer ameaça a uma fera com garras. Ao declarar guerra a cada um deles, Max consegue domar seus temores e viver em paz com seus monstros.

Joice (Jojo) 13/01/2016

Instigante
Antecipo que esta resenha visa a tratar somente do livro de Scliar, sem tecer qualquer comparativo dele com "As aventuras de Pi", do canadense Yann Martel. Há outras resenhas com esse objetivo aqui mesmo no Skoob. :*

Cativar: vtd. Ganhar a simpatia, a estima de; encantar. Instigar: vtd. Incitar, estimular. Com isso definido, digo que por mais que a história de Max não tenha me cativado, certamente me deixou bastante instigada. A narrativa de Scliar é curta, pouco mais de 100 páginas, mas é fluida e em cada página somos confortados pelo domínio que o autor tem da arte de escrever.

Apesar de curta, a história é intensa e exige algumas pausas estratégicas por parte do leitor para assimilar e refletir sobre tudo o que está acontecendo. Max é um personagem instigante (eis a palavra novamente), complexo, afligido por demônios internos que parecem se apoderar dele após a fuga para o Brasil, e que o fazem travar batalhas muitas vezes imaginárias.

Gostei. Uma leitura instigante. ;)

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2022

Max e os Felinos é um romance de Moacyr Scliar, lançado em 1981. A obra teria servido de inspiração para Life of Pi, de Yann Martel. Scliar considerou processar por plágio, mas desistiu depois que Martell admitiu a influência.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525410481

Sil 13/01/2017

Legal
Gostei desse livro, mas confesso que fiquei com medo do felino. HAhaHAha

1 | 2 | 3 | 4 | 5