Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Vania.Cristina 06/03/2024

Perdoar para se libertar. Mas a verdade precisa ser dita.
Aqui, mais uma vez, Carla Madeira traz personagens sólidos, uma história impactante e uma narrativa poética.

Tudo começa com um narrador misterioso e depois duas faixas temporais que se intercalam nos capítulos.

Na primeira delas temos a história de Vedina a partir do momento que começa o dia e percebe que seu marido Abel não dormiu com ela, acorda o filho de cinco anos e o prepara para a escola. Mas os pensamentos de Vedina estão tomados pela raiva e pela mágoa acumulada, não consegue tirar Abel da cabeça. O menino é agitado e peralta, e vai quebrando coisas e aprontando no caminho para a escola. Vedina, num impulso, abre o carro, larga a criança na calçada no meio do nada e parte, deixando-a para trás.

Imediatamente se arrepende mas a via é de mão única e Vedina tem que enfrentar o trânsito para conseguir retornar. Quando consegue não encontra mais a criança e se desespera. Como se perdoar?

A segunda faixa temporal se passa bem antes, e narra a história dos gêmeos Caim e Abel, filhos de Tonico e Custódia. Eles vivem em Minas Gerais, Tonico tem uma pequena loja e Custódia é uma dona de casa amarga, muito religiosa e reprimida. Não entende o motivo do marido gostar de fazer sexo. Sente repulsa por ele.

Já Tonico é alcoólatra, mas é também trabalhador e apaixonado pela mulher. Tonico está magoado com Custódia pela forma como está sendo tratado e culpa a religiosidade dela. Registrou os filhos com os nomes de Caim e Abel para magoar Custódia. Se arrepende depois, mas não tem mais como reverter. A esposa não o perdoa por isso.

Os nomes bíblicos para Custódia tem um peso enorme, de profecia, e ela passa a vida se esforçando para que os filhos sejam próximos e cuidem um do outro. Mas vive um medo frequente de que algo ruim aconteça entre eles.

Na primeira infância tudo está mais sob o controle da mãe, mas quando começam a frequentar a escola, a diferença entre os irmãos cresce:

Caim se torna cada vez mais comunicativo, Abel calado; Caim cada vez se dá melhor com os estudos, Abel é limitado por sua timidez; Caim amigável e expansivo, Abel obsessivo; Caim se dá bem também nas atividades esportivas, Abel começa a sofrer bullying de um professor; Caim é generoso e empático, Abel centrado em si mesmo e no seu sofrimento.

Com o tempo, a semelhança física entre os gêmeos diminui porque Caim desenvolve músculos e um bronzeado, enquanto Abel permanece magro e pálido.

Na adolescência, Caim é um rapaz generoso e Abel egoísta e cruel. Caim é cheio de vida e Abel é apático, sombrio e desmotivado.

Outros personagens são combustível para a história: Pedro Parede, o agitado melhor amigo de Caim, e as amigas da escola Veneza e Vedina.

Carla Madeira explora as dualidades não apenas com os irmãos gêmeos, mas com boa parte dos personagens: Veneza e Vedina, padre Tadeu e padre Alberto, os professores de matemática Bruno Jardim e Adilson Valente. Um sempre representando a positividade, o equilíbrio, a justiça, o perdão, e o outro a negatividade, a mágoa, a raiva e a opressão.

A mulher forte, íntegra, equilibrada, madura desde sempre, é Veneza. A mãe a deixou com o pai, quando pequena, para viver um grande amor. Veneza não guarda rancor, ao contrário, admira a coragem da mãe e sua busca pelo amor verdadeiro. Não se sente abandonada, embora seja mais próxima do pai, não recusa o contato com a mãe. Faço um paralelo entre Veneza e Dalva de Tudo é Rio. São belíssimas e inspiradoras personagens.

E aqui neste livro estão também temas recorrentes na obra de Carla Madeira, o fluxo da vida e a importância do perdão. Não para o outro, mas para o fortalecimento pessoal e a libertação.

Os personagens sofridos são aqueles que não conseguem perdoar. Custódia e Vedina, por exemplo, não perdoam os pais e os maridos. Por sinal, o arco final de Custódia é um dos momentos mais bonitos do livro.

Outros temas importantes da obra são a sincronicidade, o tempo e a omissão. O que não é dito continua minando as relações.

Acho bom alertar que o final do livro é um dos mais abertos da autora, então não espere ver todas as pontas fechadas.

Enfim, é mais um grande trabalho de Carla Madeira.
Elton.Oliveira 06/03/2024minha estante
Espetáculo de resenha Vânia!

Eu admiro muito o trabalho de Carla Madeira , já li os principais livros dela ! A sua resenha serviu bastante para mim ! Esclareceu alguns detalhes que só quem entende tão bem ,das marcas e impressões do trabalho dela , pode frisar com tanta propriedade, como você fez !!! Me fez gostar mais ainda de Carla ?!

Eu reli esse livro recentemente pois estava na dúvida/esquecido do final porque ela realmente deixa pontas soltas que brincam com nossa memória!!!

Parabéns mais uma vez Vânia !??????????

Vania.Cristina 06/03/2024minha estante
Ahh, obrigada Elton! Que bom que gostou. Não sei se entendo tão bem... rs, foram apenas minhas impressões. Também gosto do trabalho da Carla, acho especial e pra mim os livros dela se encaixam.

luizbrbs 08/03/2024

Clube do Livro Fevereiro de 2024.
Fevereiro foi um mês muito parado em relação aos outros meses, senti que nenhuma leitura estava fluindo direito.
Mas com Véspera me senti um pouco mais fora da ressaca.
Aqui Carla Madeira traz uma formula mais parecida com Tudo é Rio, o que eu gostei muito mais do que A Natureza da Mordida. Não sendo comparáveis entre si.
Gosto muito da construção das personagens dos gêmeos Caim e Abel. Temi por muitos personagens durante a leitura, mas é incrível como todos tem nuances e por mais nojentos que alguns possam ser em certos momentos, há sempre algo de muito humano por trás.
Uma leitura cinco estrelas que trouxe de volta meu amor pela Madeira.
edu basílio 08/03/2024minha estante
eu também apreciei muito, embora ainda prefira "tudo é rio" (e não tenha lido o outro cujo título esqueci agora) :-)))

Carolina 12/03/2024minha estante
????

Ana 09/04/2024

Nenhuma grande decisão é tomada de repente. Mesmo aquelas que parecem ser abruptas na verdade foram tomadas graças a vivências do passado. Sempre irá existir uma véspera. E todos nós iremos viver, mesmo sem saber, a véspera de todas as grandes dores das nossas vidas, desconhecendo que elas estão por vir.

Carla Madeira você é um acontecimento. E eu sinceramente não me lembro das vésperas da leitura desse livro. E nem quero. Porque ele me mudou pra sempre.

Acompanhar essa família, esses dois irmãos, essa mãe e sua decisão, é uma daquelas experiências que tu revoluciona. É uma grande dor, mas sempre vale a pena.
graazifarias 09/04/2024minha estante
Achou esse melhor que Tudo é Rio? Caso tenha lido esse tbm

Ana 09/04/2024minha estante
Eu acho Tudo é Rio muito insuperável, talvez a Carla nunca consiga hahaha, mas gostei mais desse do que Natureza da Mordida

ana factor 28/12/2023

Resenha ?Véspera? - Carla Madeira
?Houve pela primeira vez a morte.
Já não me lembro se foi Abel ou Caim.?
Sinceramente, adoro o jeito que os livros da Carla me deixam ao final deles, minha cabeça vai explodindo ao poucos conforme vou lendo e esse livro é a prova real disso.
Na história acompanhamos duas visões, uma conta a trajetória de Abel e Caim desde pequenos juntamente de sua família, e a outra se passa com Vedina, a esposa de Abel ( muito tempo depois) onde ela abandona o filho deles em uma rodovia e precisa achá-lo.
Ao longo do livro, nos vamos conhecendo personagens e vendo acontecimentos que vão ligando cada vez mais essas duas visões. Vamos, também, conhecendo mais sobre os gêmeos Caim e Abel, o por que do nome deles serem esses e como são muito diferentes um do outro.
E confesso que me surpreendi no final, tive que voltar para ler várias vezes.
Não tem como explicar a sensação, só lendo mesmo, eu recomendo muito!

Rodrigo 21/01/2023minha estante
Mas 3.5 estrelas não é muito bom ... ?

marina.siqueira 26/09/2022

Carla Madeira tem uma escrita única, profunda, visceral e envolvente. Não se consegue largar as páginas, que fluem rapidamente.
Os personagens são bem construídos e têm seus defeitos escancarados, o que só contribui para deixá-los mais reais e humanos. É possível amar e odiar na mesma intensidade cada um.
É inevitável comparar os livros, gostei mais de Tudo é rio. O final de Véspera me deu uma sensação de injustiça em uma parte. Queria que houvesse mais consequências para Abel.
Max 26/09/2022minha estante
Ótima resenha, concordo em tudo que falou!

marina.siqueira 26/09/2022minha estante
Obrigada!

leticiathan 26/07/2023

Véspera
Ninguém escreve como Carla Madeira.
Véspera é mais um fenômeno, que tive o prazer de conhecer.

Que torrente de emoções pode levar uma mãe a abandonar o próprio filho, sozinho e ferido, em uma avenida de mão única?

Essa leitura é ansiosa, inquieta. O que vai acontecer com Augusto, afinal? Quando Abel se tornou quem se tornou?

As personagens são atravessadas por angústias, remorsos, arrependimentos; mas também por inegável afeto e cuidado, desejos profundos e irrefreáveis - tornam a história que é contada em linhas temporais diferentes quase viva.

Carol 23/03/2024

Não sei o que dizer
Eu estou triste que esse livro acabou.. que final foi esse????? Pelo amor de Deus!!!! Eu tô presa nessa história, preciso saber mais, preciso entender mais, parece que não foi o suficiente. Será que vou ter que reler?? É um misto de: quero chorar, mas tb de quero maissss!!! Carla Madeira eu te venero, sem mais
6ustavo 23/03/2024minha estante
Me arrependi de não ter comprado ele na semana do consumidor:(

madudu. 23/03/2024minha estante
efeito carla madeira

Talita 23/03/2024minha estante
Já prepara Na Natureza da Mordida pra ler. Na minha opinião conseguiu ser melhor.

Jamile157 02/07/2023

Para quem não gostou de tudo é rio.
Feliz por ter dado uma nova chance a Carla Madeira. Quando li tudo é rio detestei a história, me incomodou em muitos aspectos, porém não tem como negar o quanto a escrita da Carla é linda e poética. Então esperei a história esfriar na minha cabeça para tentar ler outro novamente. E que bom que fiz isso, aqui é tudo completamente diferente, o que não muda é a escrita impecável.

Os personagens são complexos, porém todos tem algo que me identifiquei ou ao menos foram mais palpáveis. Não há como sentir raiva, cada um lidou com as suas amarguras do jeito que pode. E foram super bem construídos, a narrativa se reveza entre presente e passado e me deixou presa na história. Em nenhum momento senti que perdeu o ritmo, quanto mais eu lia mais queria saber tudo o que aconteceu até chegar aquele desfecho.

O final me deixou de queixo caído, nossa não imaginei que seria daquela forma. Mas gostei muito, que enredo envolvente e que escrita PERFEITA.

ekundera 19/04/2022

?Cada acaso tem poderes de deslocar os acontecimentos?
O impacto do texto de Carla Madeira sempre pega a gente de um jeito arrebatador. Desta vez, a história retorna no tempo pra gente entender tudo que levou a uma tragédia pessoal. Os acontecimentos vão esclarecendo, de maneira bem gradual, sem pressa, as relações entre os personagens. Apesar de terem praticamente passado pelas mesmas experiências na vida, o comportamento de dois irmãos gêmeos vai sendo lapidado de maneira bastante distinta. Enquanto um se torna sociável e alegre, o outro passa a ser apático e se fecha para o mundo. As situações que surgem a partir dessas diferenças são decisivas para o desenrolar dos fatos. E o que se descortina impacta de maneira assombrosa cada envolvido.

auroras 20/10/2023

Se nos quisesse perfeitos, nos fizesse perfeitos.
?Sabe-se lá de onde vem a força de uma primeira impressão, menos ainda para onde vai. Mas há nesse começo um grande poder.?

Incrível? Extraordinário? Excepcional? Não sei dizer ao certo, me faltam palavras para expressar tudo que estou sentindo após finalizar essa leitura, sigo completamente impactada.

Véspera inicia com a epígrafe "se nos quisesse perfeitos, nos fizesse perfeitos" que vai de encontro com a história e seus personagens. O livro traz uma narrativa nua e crua da realidade, é real, é doloroso, é sobrevivências, é sobre um vislumbre agradável e desagradável do quão errôneos e humanos são esses personagens. Um ponto é a forte presença de diversos conteúdos bíblicos e faz todo sentido com o que nos é apresentado, não somente nisso, mas com a vida em si - uma vez que é capaz de tocar o nosso particular. Na vida existe o bom e o mau, é por isso que ver os dois se misturando pode não ser tão fácil de engolir, cito isso ao refletir em relação a vivência dos personagens Caim e Abel por conta do nome que carregam, um sendo bom e o outro mau. Eu gostaria de citar sobre a capa do livro, em um primeiro momento fiquei curiosa e sem compreender, mas ao chegar no meio do livro fui percebendo algumas nuances e refleti que a ideia do vulcão faz menção as emoções, acontecimentos e reviravoltas que acontecem e assim nos deixando na expectativa da erupção - e ela acontece. A escrita da Carla Madeira é poética e intensa, ela te puxa e te prende de uma forma surreal. Devo dizer que é o meu livro favorito dela, até o momento, me prendeu do começo ao fim e atiçou ao máximo o meu lado reflexivo. Mas, fiquei um pouco incomodada com o final por precisar de mais, queria saber mais, só depois entendi que esse foi o fechamento, essa é foi a erupção. Recomendo a leitura, ela não é fácil, em alguns momentos tende a ser bem difícil de engolir e por isso recomendo, às vezes é bom sairmos da nossa zona de conforto.

?Segundo as regras do silogismo aristotélico: de duas premissas particulares nada se pode concluir. Duas verdades, mal postas, podem bem contar uma grande mentira.?
Henrique Sanches 21/10/2023minha estante
Que resenha empolgante... parabéns pela leitura!

malditinho 22/10/2023minha estante
depois dessa resenha com certeza vai entrar pra lista de leituras

auroras 23/10/2023minha estante
Obrigada por ter lido a minha resenha, Henrique.

auroras 23/10/2023minha estante
Viiiiiiii, você precisa ler Véspera e Tudo é rio.

annacsfraccaro 14/01/2023

Caim e Abel!
Carla Madeira mais uma vez arrasou!
Mais um livro da Carla Madeira em que fiquei obcecada!
Essa é uma história bem diferente de ?Tudo é Rio?, mas é envolvente, impactante, magnética, extraordinária do mesmo modo.
Nesse livro acompanhamos a história de Caim e Abel, dois irmãos gêmeos, que o final eu imaginei que seria outro. E também temos a história de Vedina e Veneza, duas amigas. E a história de Vedina e Augusto, e o final da história dos dois eu jamais imaginei que acabaria do modo que acabou, estou até agora desconcertada com esse final.

Gabi 03/11/2021

"Com o amor, medo da perda. Com a liberdade, medo das escolhas."
"Não há consolo em dizer que o que nos acontece, nos acontece.
Parte fazemos, parte nos fazem.
Às vezes, é preciso ir longe para chegar vindo de trás e alcançar a véspera da véspera da véspera do acontecimento. O momento preciso em que tomamos ou somos tomados por uma direção e um belo dia... ou um triste dia, somos o que somos."

Nesse livro, Carla Madeira, nos apresenta a história dos irmãos Caim e Abel, que já começa conturbada desde o registro de nascimento.

Gêmeos idênticos que foram batizados com esses nomes em forma de protesto! O pai deles, ao tentar atingir sua esposa, registra os filhos como Caim e Abel... Desesperada com esse mártir na vida dos filhos, Custódia, mãe dos meninos, os cria de maneira totalmente igual, inclusive os chamando de "Abel e Abelzinho". A mulher fica pirada mesmo...

Até que, quando os meninos completam 6 anos e são matriculados na escola, um deles terá que assumir sua identidade (inesperada, principalmente para uma criança de 6 anos), e tornar-se, finalmente, Caim.

Óbvio que toda aquela obsessão da mãe de que eles fossem totalmente idênticos caí por terra. Na escola os meninos irão se descobrir e as diferenças se tornarão cada vez maiores com o amadurecimento de ambos. É a véspera...

Anos depois algo muito ruim acontece e o tempo os aprisiona.

Misto de sentimentos ao fazer essa leitura. Mas a narrativa é tão maravilhosa e tem trechos tão perfeitos que é impossível largar.

Heloisa.Agibert 29/12/2021minha estante
Que enredo!!!!Achei muito bom esse paralelo dos irmãos, Caim e Abel. A sutileza em nos contar uma história bíblica , trazendo para os dias de hoje, onde sempre permeia a , inveja, amor , ódio entre irmãos e familiares.

Karina Mucarzel 07/02/2024

Chocada?
Não tinha uma expectativa boa com esse livro mas estou sem palavras com tudo que acontece e como mágoas mal resolvidas podem afetar a vida das pessoas.
O melhor livro de Carla Madeira para mim?
zxsaturno 07/02/2024minha estante
Para mim também!

Sarah587 28/04/2024

Carla Madeira, como sempre, incrível
Eu tinha altas expectativas antes de ler esse livro, já que li ?Tudo é Rio? antes. Não me decepcionei. A maneira como Carla Madeira descreve cada momento e cada pensamento de cada personagem é incrível e faz com que a leitura de ?Véspera? seja fluida e inesquecível