Véspera

Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Mila Araujo 21/06/2023

Que livro!
Carla Madeira surpreendeu! Segundo livro da autora que leio. Mesmo ritmo do Tudo é Rio, rápido, fluido (só uma parte pequena que ficou mais amarrada), intrigante e surpreendente. Muito reflexivo sobre nossas atitudes. Super recomendo!

Marcelo.Alencar 30/06/2022

De tirar o fôlego?
Muitas questões psíquicas em volta a problemas de relacionamentos no interior das famílias. Fatos e verdades comuns.
A vida nua e crua!
Narrativa empolgante.

Lizandra.Mirelle 02/03/2024

Dois homens, duas mulheres e uma vida entrelaçada
Um pai que registra seus filhos pelos nomes de Abel e Caim e assim, decide antecipadamente uma vida entre a cruz a espada sobre dois irmãos. Apaixonados pela mesma mulher, mas apenas um vivendo com ela, a vida desses dois tomam rumos diferentes.
A escrita da Carla, como sempre, é algo que te enlaça de uma forma que fica dificil de se controlar. Uma história que desde do inicio te deixa ansiosa pela questão central.. Uma mãe abandona seu filho. E assim, alternando entre passado e presente, vamos sendo guiados por uma séries de consequências levaram até isso acontecer.
O final foi bem chocante pra mim, não esperava por isso. Mas gosto que Carla, sempre entrega esses finais "polêmicos" que tiram o leitor da zona de conforto do "viveram felizes para sempre".
Uma ótima leitura

Tati 21/07/2023

Esse livro... é daqueles que você acaba e ele fica na sua cabeça. A Carla Madeira tem o poder de marcar a gente, revirar os pensamentos, sempre uma mistura de sentimentos profundos uma obra dela. Daquelas leituras que vale a pena cada página. Perfeito.

luisasatie 27/03/2024

Daria 4.5
Mas dei 5 estrelas.
li esse livro com uma grande amiga, em uma espécie de clube do livro particular. decidimos que leríamos juntas os últimos capítulos e, apesar de ter um clube de leitura, essa foi uma atividade totalmente nova. partilhar ao vivo as reações diante das palavras escritas por Madeira foi uma experiência muito divertida, ficamos surpresas juntas!!
Esse também foi o meu primeiro livro da autora, que já estava pra fazer aniversário na minha estante, esperando a hora de ser o escolhido. e não haveria melhor hora.
Sobre a escrita e o seu desenrolar, não foi algo que me agradou no início, mas admito: estive na pior posição que um leitor pode fazer diante de uma nova descoberta, apta a julgar e comparar escritas com outros que já muito me agradam. o maior erro que podemos cometer no mundo literário. é preciso estar aberta.
Dito isso, preciso também preciso confessar: paguei a língua e marquei e conversei com o livro, respondendo as perguntas de seus personagens como se fossem feitas à mim.
acho que assim se faz um bom livro.
pelo começo, minha nota seria um 4.5, pra representar um nove e meio.
pelo conjunto da experiência, a qual me dei conta hoje, ao compartilhar com ma minhas inúmeras anotações de leitura, minha nota é, sem dúvidas, 5.

Yasnamorada 18/02/2023

O antes do antes, a hora crucial?
Carla Madeira mexe com a gente. Ela não promete finais felizes, promete finais reais, nus e crus como a própria vida. É poeta. É rio. É véspera. O que vem antes do antes? E se fosse diferente?

A trama foi muito bem construída. A história é entrelaçada, não dá vontade de parar de ler. Mistério, vontade de descobrir e tocar e degustar cada palavra escrita. Puro suco da literatura brasileira contemporânea. Amo meu país por isso.

( Gostei mais de tudo é rio, mas esse também foi ótimo)

Boneca sem manual 27/01/2022

Tava sem conseguir ler nada nas férias, entrei numa livraria em Salvador e o livreiro me sugeriu esse livro. Me arrepiou e me fez chorar num intervalo bem curto. Uma história simples mas muito bem contada. Nos dá pequenas doses das personagens de uma forma incrível, mas não gostei do final.

Sara.Carvalho 26/08/2023

Até onde vai a conivência?
Eu achei que nenhum outro livro da Carla tomaria o top 1 de "Tudo é rio" na minha vida, mas aconteceu. Véspera fala dos caminhos que antecedem uma tragédia. A véspera da tragédia. O caminho até o rompante. A mudança de linha do tempo em cada capítulo faz muito sentido pro texto e não se torna confusa. Leiam!

geovanaedoarda 12/03/2022

"As palavras permitem todo tipo de realidade"

Mais um livro da Carla que me tirou o fôlego. Completamente viciante. Sensacional!

Rudiely 01/06/2022

Carla Madeira sabe contar uma história!
Eu me apaixonei pela escrita de Carla Madeira no primeiro contato. Nesse livro ela demora um pouco mais construindo a narrativa e os personagens.
A trama conta um passado distante, onde uma mãe sofrida com fortes raízes religiosas, tem como um afronte de seu marido Antunes a escolha e o registro de seus filhos como Caim e Abel. Caim e Abel são desenvolvidos durante a parte do passado mais distante, e acompanhamos a vida inteira deles. E em contrapartida temos um passado menos distante onde vemos o drama de Vedina.
As duas linhas do tempo se convergem em um final surpreendente.
A história é profunda, cheia de nuances e Carla consegue fazer com que tenhamos asco por Abel e não sentir nenhum pingo de sentimento triste pelo seu desfecho. Por outro lado nos importamos com todos os outros personagens, incluindo o cativante Caim, Veneza, e até a carola Custódia.
Mais uma história linda e marcante que eu me lembrarei com imenso carinho.

Emilia.Reis 26/12/2023

A experiência com esse livro superou muito Tudo é rio, o enredo tem seus conflitos e dramas mas matem uma doçura boa de acompanhar.

O final aberto e algumas questões que ficaram no ar quase me deixam maluca, porém não anulam o quanto o livro é bom e causam muitas emoções.
Vitoria.F 26/12/2023minha estante
Notão! Fechando bem o ano

Emilia.Reis 26/12/2023minha estante
sim!! Ótima leitura

Fabio 27/12/2023minha estante
Eu costumo descrever esse livro, em uma palavra!
Impactante!
Otima resenha, Emilia!

Emilia.Reis 28/12/2023minha estante
uma boa definição, Fábio

Debora815 27/11/2023

Arrebatador
Carla Madeira escreve poesia em forma de prosa. É incrível como sua escrita cativa, comove, entristece, exulta, enlouquece!

Fiquei muito impactada com essa história incrível!
Helvark 27/11/2023minha estante
esse livro é foi Meticulosamente tecido em cada frase, é surreal como tudo foi feito pra te chocar

Mateus P. 23/12/2023

Uau
Carla sendo carla ,
eu to em um estado de reflexão tao intenso q é dificil explicar !
a leitura fluida , gostosa , limpa , clara , poética, gostosa , perfeita !
eu não tenho nada a reclamar sobre o livro , mas confesso q eu queria maisss, mais do final , por isso não dei 5 estrelas e por isso 4.5 estrelas , porem é um favoritado c toda certeza !
QUE LIVRÃO , as relações interpessoais contruidas nessa historia são incríveis e me fizeram decolar em milhares de pensamentos e atitudes , muito obrigado carla madeira ??