Véspera Carla Madeira

Resenhas - Véspera

Carolina.Gomes 23/01/2022

O por vir?
Comecei essa leitura bastante empolgada pelo impacto provocado por Tudo é rio.

A escrita de Carla é fluida e prende o leitor, desde o inicio, mas não tinha sido capturada, de pronto, como fui pelo livro anterior.

Foi impossível, para mim, não comparar as duas histórias e, em alguns momentos eu confesso que desgostei dessa leitura, mas a autora conduz muito bem a historia de Caim e Abel, os gêmeos assim nomeados, pelo pai, com fito de atingir a mãe beata e fanática religiosa.

No decorrer da leitura fui tomada por uma sensação de estar na véspera de um acontecimento terrível, um desenrolar catastrófico para os irmãos?será que teriam destino semelhante aos filhos de Eva?

Alternando a narrativa entre presente e passado, posso dizer que nada é previsível e o desfecho é surpreendente e impactante.

Carla Madeira já está consagrada como um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea.
Leiam!
Fabricio268 23/01/2022minha estante
Carolina, ambos já estão na lista. Suas resenhas me instigaram mais ainda.

Carolina.Gomes 23/01/2022minha estante
Q bom, Fabricio! Fico feliz em contagiar leitores. Sou sempre verdadeira em minhas impressões.

Paloma 23/01/2022minha estante
Fiquei super curiosa depois da sua resenha, Carolina. Realmente a escrita da Carla Madeira foi uma das gratas surpresas que tive ano passado.

Carolina.Gomes 23/01/2022minha estante
Gostei muito, Paloma. Quero ler Natureza da mordida.

Anny 03/03/2022minha estante
Estou quase na metade do livro, e sinto essa "véspera" junto com a chegada do extremo... depois da sua resenha fico ainda mais ansiosa para saber o desfecho.

Carolina.Gomes 27/04/2022minha estante
Que bom, Anny! Espero q vc goste.

Aqualia 12/08/2022minha estante
Comecei n gostando mt, na vdd, mas agr até q me prendeu kkkkkkkkkkkkkkk
Odeio a Dona Custódia, mas o Caim é um amoooor ?????????????????????????

Carolina.Gomes 12/08/2022minha estante
Aqualia, ela é insuportável mesmo ?

Bruno 20/10/2022minha estante
eu ja estava para comprar esse livro, falto pouquíssimo para acabar tudo é rio. Vendo os comentários vou esperar um pouco para evitar achar ruim pq achei o outro bom demais kkkkkk esperar esquecer um oouco

Rozina.Rodrigues 03/05/2023minha estante
Achei Véspera melhor do que Tudo é Rio ?

Janaina215 22/05/2023minha estante
Gostei bastante de tudo é rio, mas teve um momento q tb pensei em desistir. Mas valeu mto terminar. Vamos de véspera. Depois te conto

Carol Q. 16/08/2023minha estante
Eu não entendi muito bem o final, alguem poderia me explicar? Quem ficou com Augusto?

Amandað 16/09/2023minha estante
O livro prende bem no início, porém o final deixa a desejar.

Liceli 20/11/2023minha estante
Um livro com muito meio e pouco final. Final muito raso. Deu a impressão de que as linhas estavam acabando e ela precisou finalizar de qualquer jeito.

Marina516 28/01/2024minha estante
A leitura me pegou em 60%, mas gostei da mudança dos personagens e temática importante

Bookster Pedro Pacifico 25/10/2022

Véspera, de Carla Madeira
Eu adorei “Tudo é rio”, livro de Carla Madeira que vem conquistando leitores por todo o Brasil. Por isso, é difícil segurar as expectativas de ler um novo livro da mesma autora. E isso pode às vezes até afetar a experiência da leitura, já que muitas vezes queremos encontrar semelhanças com aquela primeira obra da qual gostamos tanto. Fica difícil não fazer comparações.

“Véspera”, no entanto, é bem diferente. Publicada 7 anos depois, a obra apresenta um enredo que promete prender o leitor até as últimas páginas. Em um total momento de descontrole, uma mãe sofrida por um casamento em ruínas abandona seu filho no meio da rua a caminho de sua escola. Vedina logo se arrepende da atitude absurda, mas quando volta para recuperar a criança, não consegue encontrá-la.

A partir disso, a autora passa a contar ao leitor os momentos que se seguiram ao desaparecimento do filho, ao mesmo tempo em que alterna capítulos com o passado de Vedina e de seu marido, Abel, que vive nas sombras do irmão. Aos poucos, vamos compreendendo os traumas e cicatrizes que marcam todo o relacionamento do casal.

Apesar de ter um enredo totalmente diferente de “Tudo é rio”, Carla Madeira nos mostra mais uma vez uma escrita com uma forte carga poética. Para mim, esse é o aspecto que mais me agradou na leitura. A forma como a autora divide os capítulos também é bem interessante, mas acabei me prendendo muito mais à parte do “passado” , isto é, à véspera do acontecimento trágico, do que aos momentos tensos que se seguiram. Talvez na intenção de prender o leitor com a curiosidade sobre o desfecho do desaparecimento, a parte do presente acaba ficando com um desenvolvimento lento - e que não me empolgou tanto.

Carla Madeira é uma autora que ainda vai nos presentear com muita coisa boa de ler! Termino essa leitura já animado pelo que ainda virá!

site: https://www.instagram.com/book.ster/
Robson68 25/10/2022minha estante
Lendo agora.

Robson68 05/11/2022minha estante
Tive os mesmo sentimentos e impressões.

-Koraline 02/12/2022

Maravilhoso
Véspera é um livro tão quanto Tudo é Rio, mas de maneiras diferentes. Em Véspera, a história retrata a vida de dois irmãos e tudo os acontecimentos que fizeram deles o que são e o que moldou suas personalidades. A narrativa, ao mesmo tempo que é crua, também é poética e carrega uma carga emocional tão grande quando se trata de decepções conjugais. controle e inveja, que mesmo sendo aspectos ruins, é impossível não se identificar com esses sentimentos. O livro é dividido em duas linhas narrativas com capítulos intercalados, e em contraponto com a história dos dois irmãos e da mãe que tem um amor quase obsessivo pelos filhos, a autora também aborda o dia de outra mãe, que ou por falta de amor ao filho ou decepção com o marido, abandona a criança na rua, e ao tentar encontrar o próprio filho, a motivação não é a criança em si, mas o medo da reação do marido, sendo a questão da maternidade a menor preocupação dessa mãe, expondo quanto a falta e excesso de cuidado podem ser tóxicos de forma semelhante. Enfim, é um livro maravilhoso, e mal posso esperar para ler o próximo livro da autora.
DêlaMartins 02/12/2022minha estante
Carla Madeira é tudibom! Adorei os 2 livros, como vc.

miri.miri 10/03/2024

"Dilacere um coração e o conhecerá por inteiro."
Caim e Abel, dois irmãos gêmeos, carregando nomes curiosamente peculiares. A história deles é intercalada com a história de Vedina, uma mãe que ama de menos o filho, ao ponto de abandonar ele no meio da rua. Pra quem leu Tudo é Rio, sabe que a autora gosta de voltar ao passado na narrativa e explorar as raízes de tudo, essa é uma fórmula de narrativa maravilhosa presente também nesse livro.

É cativante e poético, possui um final inesperado com um toque de mistério que me fez perguntar: quem? Em alguns momentos a autora viaja tanto com o gracejo e floreio nas palavras que até fica difícil se concentrar. Contar uma corriqueira história como poesia não é pra qualquer um! Sim, tem tristeza, mas não é dramático o suficiente pra chegar a ser cruel e crú demais, são linhas tortas e realistas do destino. E sinto dizer que falta a resposta: o que Abel disse pro Paulo parede, antes da desgraça acontecer?

Bem, a relação fraternal, a comparação e distinção, traição, a religiosidade... E qualquer reflexão não glamourosa da vida comum tornam esse livro uma pérola da nossa literatura nacional, que merece ser valorizada, mais um bom livro da Carla Madeira!

"Sim, a felicidade às vezes é uma manta curta, não dá para todos."
Vania.Cristina 11/03/2024minha estante
Essa mulher escreve muuiiito bem. Uma escrita fluída e poética, histórias impactantes, personagens bem construídos mas... tem sempre alguma coisa que impede que seja perfeito pra mim. No caso desse acho que foram as pontas soltas, que ela deixa assim de propósito, não tenho dúvidas, mas que foram muitas. Mas os livros dela são daqueles que a gente nunca esquece.

miri.miri 11/03/2024minha estante
Sim, concordo plenamente, é uma escrita única! Faltou muita coisa ser esclarecida, como se o livro estivesse incompleto, restou só imaginar.

Naiara 18/03/2024minha estante
ahhhh quero ler esse agora rs

Isis243 06/01/2024

Inquietante
A resenha é para falar do livro.
Mas um medo torturante me aflige, não quero antecipar nada!
Já que qualquer coisa que se fale pode comprometer seu inviolável direto de ser surpreendido.

Essa escritora é incrível!

A sua forma crua é eloqüente de narrar o corriqueiro e comum são incríveis.

Os personagens são potentes, o drama poderoso.

Como falar do bem e do mal?
Como definir o momento do fim?
Como se constroi uma tragédia?

Confesso que ao terminar o livro fiquei andando pela sala ? incrédula !

Como assim ?
Como ficou realmente tudo ?

Uau !!!
Divirta-se! Leia !
Ana Cristina de Paula Araújo 06/01/2024minha estante
Terminei agora a leitura dele e estou com vontade de recomeçar!
Que livro maravilhoso

Isis243 06/01/2024minha estante
Verdade Ana ? incrível

Rosangela Max 30/08/2022

Um mostruário de relacionamentos tóxicos.
Seja entre marido e mulher, entre pais e filhos, entre irmãos, entre professores e alunos e entre amigos.
O enredo é construído em volta de dois mistérios que permanecem misteriosos. Além disso, tem o suspense em relação se a história bíblica de Caim e Abel irá se concretizar através dos personagens dos irmãos.
Sem dúvida a autora soube como prender a atenção do leitor. Estou ansiosa para ler as próximas publicações dela.
A única coisa que me deixou ligeiramente desapontada foi o final. Como no primeiro livro, o final deste também deixou a desejar.
Recomendo a leitura.
Janaina 31/08/2022minha estante
A escrita da Carla é muito fluída e poética né. Prende a gente do início ao fim. Eu gostei mais deste livro que do primeiro, ela é mestre em detalhar relacionamentos, sobretudo os tóxicos, e qual família não tem algum tipo de toxicidade não é? Tbm estou ansiosa pelas próximas obras

Rosangela Max 31/08/2022minha estante
Com certeza! Já se tornou uma característica da escrita dela. ??

Cyntia 01/09/2022minha estante
Eu amei conhecer está escritora. Gostei mais de Tudo é Rio

Macabea 27/01/2023minha estante
Tudo é Rio me arrastou
Véspera me fez tomar remédios para ansiedade

Natureza da Mordida me arrebatou!!!

Craotchky 19/12/2023

O prelúdio das cinzas ou Uma "resenha" em versos
Primeiro a fagulha.
Depois a chama.
Finalmente o incêndio.

É a véspera das cinzas.

Há o peso da vida;
Há as nuances do viver;
Há a correnteza dos entes humanos;
Há o comprometimento do ser no devir;
Há o rasgo do útero;
Há a agressão das horas;
Há as sequelas dos dias;
Há os vestígios dos anos;
Há a corrosão e a deformação;
Há o crepúsculo e o declínio.

Diante da escolha e da imposição;
Diante da tentação e da transgressão;
Diante do crime e da punição,
Não pode haver imunidade.

Há a impossibilidade da indiferença;
Há a impossibilidade da inocência;
Há a impossibilidade da omissão.

E de repente o susto da queda;
O assombro do vácuo;
A vastidão do abismo.

É assim que o fruto cai
E o verbo se faz corpo.

Audaz, atrevido, intrépido,
O texto se arrisca a se expor
E assim precipita a descida
Até o domínio do fundo,
Sem medo de se demorar ali,
Onde contracena-se o cotidiano;
Onde revela-se a inanição da rotina;
Onde flagra-se a nudez da vida.

Existir, ainda assim, é inabortável.
Pois a vida, que é muito mais que viva,
Resiste, insiste, prossegue e se perpetua...
Flávia Menezes 19/12/2023minha estante
Resenha poética é outro nivel! ???? Mas confesso que seus versos finais foram a parte irretocável! Carla Madeira ficaria honrada em ver tanta inspiração vinda de uma obra sua.

Craotchky 19/12/2023minha estante
Flávia, querida, obrigado pelo comentário e leitura. Suas palavras me afagam.
Em se tratando de uma "resenha" inteiramente em versos autorais, essa é a primeira. Minhas resenhas de A paixão segundo G H e Aprendizagem ou O livro dos prazeres também incluem versos autorais, mas como complemento adicional à parte em prosa. Meu texto para O diário de Anne Frank é quase como que só em versos (nem eu sei direito definir heheh).
Além disso, minha "resenha" de Travessuras da menina má é tão somente a transcrição em versos de uma canção do Cazuza, que a meu ver tem tudo a ver com o livro.
Outros livros já me inspiraram o suficiente para compor textos em versos (embora estes não estejam por aqui): Clarissa do Verissimo, Risíveis amores do Kundera, Cenas de Nova York do Kerouac, além do conto O enterro prematuro de Edgar Allan Poe.
É sempre muito legal fazer algo diferente.

Flávia Menezes 19/12/2023minha estante
Você é muito talentoso. Um poeta sem dúvida. E suas leituras te inspiram. Suas resenhas são bonitas de ver, e um deleite de ler!

Craotchky 19/12/2023minha estante
Muito obrigado pelos elogios carinhosos, Flávia. O "poeta" fica por sua conta! Eu mesmo prefiro chamar de "texto em versos" para evitar a audácia de chamar de poema/poesia!

Nath 19/12/2023minha estante
OLHAAAA!! ???? "viver é inabortável", arrasou vc!
Certeza que a sua resenha é muuuuito melhor do que o livro hihihihi ??
fã ou hater?

Craotchky 19/12/2023minha estante
Nathnociva, essa é uma certeza que você não pode ter. Sem polemizar. Obrigado pelos palavras gentis.

Nath 19/12/2023minha estante
Realmente? AMO polemizar/CAUSAR hihihi ?? Mas as minhas palavras foram do fundo do coração! Sua resenha PISOU na escrita chula da autora ??

Craotchky 19/12/2023minha estante
Discordo, mas tudo bem, não vou polemizar.

amandaleu 20/12/2023minha estante
Incrível! Fico feliz que tenha gostado, Carla Madeira é elite!!

Craotchky 20/12/2023minha estante
Realmente, Amanda. E é bem provável que eu não demore muito para ler A natureza da mordida, pois Tudo é rio e Véspera foram excepcionais.

AndrAa58 20/12/2023minha estante
Você é poeta, Filipe? Arrasou, simplesmente amei sua resenha ????

Craotchky 20/12/2023minha estante
Muito obrigado, Andréa! Fujo da alcunha, mas já escrevi sim, muitos textos em versos quando era mais jovem. Outros em prosa poética também. Mais tarde copilei em dois arquivos que resultaram, por assim dizer, em dois livros. Envio gratuitamente o PDF deles para quem quiser ler. Só peço em troca um feedback sincero.
Ambos estão cadastrados de maneira simplória aqui no Skoob. Basta pesquisar os títulos: O baú de retalhos e Nemo, nós e outros eus. Caso tenha interesse, sempre envio primeiramente o Nemo, que acho de forma geral melhor.

AndrAa58 20/12/2023minha estante
Adoraria ler um trabalho seu, Filipe. Amo descobrir novos autores e talentos ?

Craotchky 20/12/2023minha estante
Pois bem, vou te enviar uma mensagem no privado para pegar seu contato para o envio. Desde já aviso: embora seja um livro curtinho, ele pode machucar! heheheheh

Esses são os melhores ??

Muito obrigado, Libélula!

Craotchky 22/12/2023minha estante
Muito obrigado, Yasmin!

Myyllenaah 08/05/2023minha estante
Esse livro realmente é muito bom! O final inesperado pra mim. O Padre melhor personagem! Haha

Kirla 08/05/2023minha estante
Deu uma vontade de abrir esse spoiler ?

Marcus 08/05/2023minha estante
Esse livro é bom, me prendeu bastante

Marcus 08/05/2023minha estante
Kirlene, nao é um spoiler tao grande, é algo q acontece no começo do livro

Ana Calderon 22/05/2023minha estante
Doida pra ler esse livroooo

Marcus 23/05/2023minha estante
Eu gostei, depois desse tive q dar um tempo de livros mais densos e cinzas pq eu estava ficando muito impactado kkkkkk

Paulinha 03/01/2023

Acontecimentos
Esse livro é maravilhoso. A escrita de Carla Madeira me conquista novamente.
Sua maneira de escrever uma história do cotidiano, sem tantas romantizações, jogando frases que te fazem ficar reflexivo por uns instantes...
Véspera, esse nome faz jus ao sentimento vivenciado na leitura. Dividido entre situações do passado e do presente, senti como se estivesse lendo sobre acontecimentos que antecedem algo bem impactante. Ainda mais pelo nome dos personagens, Caim e Abel. Diria que tem alguma semelhança com os personagens da bíblia, mas nem tanto assim. E a personalidade de um dos irmãos, Abel, em especial, me deixou bem intrigada, e com vontade de entender mais sobre ele. Talvez um spin-off? Não sei, mas o final me surpreendeu, de fato, não esperava.
Para quem gostou de Tudo é Rio, vai se encantar com mais essa obra.
Min 05/01/2023minha estante
Sigo esperando promoções pra pegar um livro dessa autora ??

Caloura.Giullia 20/03/2023

Nunca acertou tanto no nome pro livro
A Carla Madeira tem uma escrita de dar inveja a qualquer um. Nunca demoro a ler, porque estou sempre querendo saber a todo momento o que acontece na história. O que vem após cada ato? Esse livro é sobre a véspera, e quanto mais Carla imediatamente descrevia o ato que antecedia à coisa, mais eu queria, desejava e criava a necessidade irremediável de saber o que seria a ?coisa?. O que sucederia desse ato?? Quantas possibilidades há? E ainda que lendo um livro da Carla Madeira atrás do outro, não fui capaz de decifra-la a ponto de saber o que esperar do enredo. O final da história se revelou ser o meu medo desde o primeiro capítulo. No entanto, como sempre, trazendo uma perspectiva que eu sozinha não seria capaz de imaginar.

helodoll 13/02/2024

Véspera
Carla Madeira nos presenteia com um intrincado mosaico de relacionamentos tóxicos, explorando vínculos entre casais, famílias e amigos. A narrativa se desenvolve em torno de dois mistérios que pairam no ar, enquanto a autora habilmente tece a possibilidade de um desfecho bíblico à la Caim e Abel. A trama, embora envolvente, deixa um gosto de amargo de desapontamento no final. Em sua escrita poética e capítulos bem divididos, Madeira cativa, mas, por vezes, o desenvolvimento lento da parte presente da história pode frustrar.

Personagens complexos, alternando entre passado e presente, compõem uma narrativa que mantém o leitor preso até o impactante desfecho. A força das palavras da autora emerge, mais uma vez, explorando as inevitabilidades da vida e o peso das decisões em uma trama marcada pela realidade cruel. Apesar do arrastar da escrita e da previsibilidade do final, “Véspera” oferece uma leitura envolvente e impactante.

Paola 16/03/2024

Incomodo
O livro todo é um pouco incomodo e as coisas demoram a se desenrolar. da vontade de pular pra frente pra saber logo. interessante de pensar e refletir sobre gemeos, com uma criação similar, e oq os leva a terem personalidades tao diferentes
Mireille 16/03/2024minha estante
O tudo é rio eu gostei mais não favoritei fiquei pensando em ler esse vou analisar mais ??

Mari 16/03/2024minha estante
amiga concordo com tudo, e toda vez q voltava pra história do filho perdido na rua eu queria pular todas as páginas correndo

Victoria 16/03/2024minha estante
Acho que o objetivo da Carla é sempre causar esse incômodo. Esse não foi o meu favorito também, mas vale a leitura.

Silvana137 13/03/2023

Minha primeira leitura de Carla madeira e eu amei.
Não li sinopse, não li comentários, fui sem muita expectativa
O livro pra mim não prometia nada e entregou tudo.
Leitura fácil, fluída e envolvente .
Não consegui parar de ler.
Mescla fatos do passado e presente.
Achei algo bem real que mexeu com os meus sentimentos, e foram vários despertados .
A história de Caim e Abel, gêmeos , de sua mãe Custódia mãe religiosa fervorosa, que se tornou tóxica, Veneza e uma personagem ótima, coerente..forte..decidida..Antunes pai dos gêmeos que se esconde atrás da bebida, que cresceu frustado carente.
O padre Tadeu, homem sincero, Paulo parede,
Vedina, mulher dependente, carente.
Enfim uma realidade de lares complicados, dores, coisas mal resolvidas, falta de suprir necessidades, resolver impasses
Amor obsessivo, falta de amor, nossa e muito intenso. Eu gostei recomendo

Vania.Cristina 06/03/2024

Perdoar para se libertar. Mas a verdade precisa ser dita.
Aqui, mais uma vez, Carla Madeira traz personagens sólidos, uma história impactante e uma narrativa poética.

Tudo começa com um narrador misterioso e depois duas faixas temporais que se intercalam nos capítulos.

Na primeira delas temos a história de Vedina a partir do momento que começa o dia e percebe que seu marido Abel não dormiu com ela, acorda o filho de cinco anos e o prepara para a escola. Mas os pensamentos de Vedina estão tomados pela raiva e pela mágoa acumulada, não consegue tirar Abel da cabeça. O menino é agitado e peralta, e vai quebrando coisas e aprontando no caminho para a escola. Vedina, num impulso, abre o carro, larga a criança na calçada no meio do nada e parte, deixando-a para trás.

Imediatamente se arrepende mas a via é de mão única e Vedina tem que enfrentar o trânsito para conseguir retornar. Quando consegue não encontra mais a criança e se desespera. Como se perdoar?

A segunda faixa temporal se passa bem antes, e narra a história dos gêmeos Caim e Abel, filhos de Tonico e Custódia. Eles vivem em Minas Gerais, Tonico tem uma pequena loja e Custódia é uma dona de casa amarga, muito religiosa e reprimida. Não entende o motivo do marido gostar de fazer sexo. Sente repulsa por ele.

Já Tonico é alcoólatra, mas é também trabalhador e apaixonado pela mulher. Tonico está magoado com Custódia pela forma como está sendo tratado e culpa a religiosidade dela. Registrou os filhos com os nomes de Caim e Abel para magoar Custódia. Se arrepende depois, mas não tem mais como reverter. A esposa não o perdoa por isso.

Os nomes bíblicos para Custódia tem um peso enorme, de profecia, e ela passa a vida se esforçando para que os filhos sejam próximos e cuidem um do outro. Mas vive um medo frequente de que algo ruim aconteça entre eles.

Na primeira infância tudo está mais sob o controle da mãe, mas quando começam a frequentar a escola, a diferença entre os irmãos cresce:

Caim se torna cada vez mais comunicativo, Abel calado; Caim cada vez se dá melhor com os estudos, Abel é limitado por sua timidez; Caim amigável e expansivo, Abel obsessivo; Caim se dá bem também nas atividades esportivas, Abel começa a sofrer bullying de um professor; Caim é generoso e empático, Abel centrado em si mesmo e no seu sofrimento.

Com o tempo, a semelhança física entre os gêmeos diminui porque Caim desenvolve músculos e um bronzeado, enquanto Abel permanece magro e pálido.

Na adolescência, Caim é um rapaz generoso e Abel egoísta e cruel. Caim é cheio de vida e Abel é apático, sombrio e desmotivado.

Outros personagens são combustível para a história: Pedro Parede, o agitado melhor amigo de Caim, e as amigas da escola Veneza e Vedina.

Carla Madeira explora as dualidades não apenas com os irmãos gêmeos, mas com boa parte dos personagens: Veneza e Vedina, padre Tadeu e padre Alberto, os professores de matemática Bruno Jardim e Adilson Valente. Um sempre representando a positividade, o equilíbrio, a justiça, o perdão, e o outro a negatividade, a mágoa, a raiva e a opressão.

A mulher forte, íntegra, equilibrada, madura desde sempre, é Veneza. A mãe a deixou com o pai, quando pequena, para viver um grande amor. Veneza não guarda rancor, ao contrário, admira a coragem da mãe e sua busca pelo amor verdadeiro. Não se sente abandonada, embora seja mais próxima do pai, não recusa o contato com a mãe. Faço um paralelo entre Veneza e Dalva de Tudo é Rio. São belíssimas e inspiradoras personagens.

E aqui neste livro estão também temas recorrentes na obra de Carla Madeira, o fluxo da vida e a importância do perdão. Não para o outro, mas para o fortalecimento pessoal e a libertação.

Os personagens sofridos são aqueles que não conseguem perdoar. Custódia e Vedina, por exemplo, não perdoam os pais e os maridos. Por sinal, o arco final de Custódia é um dos momentos mais bonitos do livro.

Outros temas importantes da obra são a sincronicidade, o tempo e a omissão. O que não é dito continua minando as relações.

Acho bom alertar que o final do livro é um dos mais abertos da autora, então não espere ver todas as pontas fechadas.

Enfim, é mais um grande trabalho de Carla Madeira.
Elton.Oliveira 06/03/2024minha estante
Espetáculo de resenha Vânia!

Eu admiro muito o trabalho de Carla Madeira , já li os principais livros dela ! A sua resenha serviu bastante para mim ! Esclareceu alguns detalhes que só quem entende tão bem ,das marcas e impressões do trabalho dela , pode frisar com tanta propriedade, como você fez !!! Me fez gostar mais ainda de Carla ?!

Eu reli esse livro recentemente pois estava na dúvida/esquecido do final porque ela realmente deixa pontas soltas que brincam com nossa memória!!!

Parabéns mais uma vez Vânia !??????????

Vania.Cristina 06/03/2024minha estante
Ahh, obrigada Elton! Que bom que gostou. Não sei se entendo tão bem... rs, foram apenas minhas impressões. Também gosto do trabalho da Carla, acho especial e pra mim os livros dela se encaixam.

Any 21/04/2022

Véspera
"Dilacere um coração e o conhecerá por inteiro."
A autora é Carla Madeira? A escrita é complexa e viciante. Confesso que gostei mais de "Tudo é rio", mas este é um livro surpreendente. Carla pega a realidade da nossa sociedade e poeticamente nos obriga a refletir sobre tudo que muitas vezes nos negamos a perceber ou falar abertamente.