A Biblioteca da Meia-Noite

A Biblioteca da Meia-Noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

Patricia 20/05/2024

Quase desisti dele. Achei o início muito triste (acho inclusive que deveria vir com alerta de gatilho), e todo ele tem muitas partes melancólicas. Mas é um livro instigante, por vezes amei, por vezes detestei. Partes são suco de auto ajuda barata (eu gosto de auto ajuda, mas acho que frases prontas não ajudam ninguém e às vezes só complicam mais). Mas tem partes de uma auto ajuda muito coerente. Gostei de não ter desistido, gostei da mensagem que ele traz, mas não é um livro que eu diga: "uau! quero ler de novo".

Nick_Name 20/05/2024

Não é pra mim
É um livro bom, que faz você pensar. Mas definitivamente não foi pra mim, talvez se eu tivesse lido a uns anos atrás, talvez eu tivesse gostado mais, nada desse livro de fato me fez pensar, tudo escrito ali eu já pensei em algum momento da vida. Talvez se eu tivesse lido em uma fase da minha vida em que eu não tinha perspectiva de vida, provavelmente eu teria me interessado mais.
É um livro bom, mas não foi pra mim

Beatriz111 20/05/2024

O livro tem diversas citações filosóficas. É uma história interessante, que te faz ter diversas reflexões sobre a vida é suas possibilidades?

No geral, não é uma leitura pesada, mas em alguns momentos me arrastei para continuar. Achei um pouco repetitivo.

Heysugarmagik 19/05/2024

Sci fi ou fantasia?
Interessante ler esse livro logo após ler ?Matéria Escura? do Blake Crouch, por que abordam a mesma temática de universos paralelos, só que de formas bem diferentes. Enquanto lá, Crouch preza pelo lado estritamente científico, desenvolvendo um thriller sci-fi, pois estabelece um contato constante com teorias científicas. Aqui, Haig já desenvolve sua fantasia por um lado totalmente emocional, abordando temáticas com debates sérios, como depressão e suicídio. É fácil prever o final, ainda mais nestas visitas constantes (e um pouco incômodas) a realidades paralelas. Apesar disso, consegue estabelecer uma relação muito grande com o leitor, com uma protagonista que cativa bastante e uma divisão de capítulos que da um tom muito direto e simples para o livro - o que é excelente.

Aqui, a mensagem final é muito melhor assimilada e, mesmo em toda essa simplicidade, consegue trazer discussões e complexidades que colocam esse livro um patamar acima. Talvez exista uma realidade que eu prefira um livro mais técnico e sci-fi - mas não é essa.

Giovanna 19/05/2024

QUE LIVRO PERFEITO
Eu amei esse livro, que reflexão, que história, sério!! Não tenho palavras pra descrever, eu li esse livro em 2 dias, bati meu recorde, eu só quero que todos a minha volta leiam! Faz você querer viver!! Eu tô em choque com o quanto eu gostei, ele estava na minha wish list há tempos, consegui comprar e todos os meus outros livros pareciam chatos quando eu olhava pra ele embaladinho, resolvi que eu ia ler, e foi a melhor escolha que eu fiz!!

Rebecca.Cazelato 19/05/2024

Perfeito demais
Que livro incrível, te faz pensar do começo ao fim e te prende com uma leitura leve e ao mesmo tempo instigante, ótimo livro

Carol2387 19/05/2024

Uma leitura necessária
Nora é uma personagem em que todo ser humano pode se reconhecer, nem que seja um pouco, e acompanhar sua história nos faz refletir sobre a vida e as escolhas que fazemos. A escrita do autor é incrível, repleta de citações filosóficas e exemplos inteligentes que demonstram que a sagacidade de Nora vem do quanto Matt é inteligente. Ao ler este livro, me vi imersa em reflexões sobre arrependimentos e escolhas, levando-me a considerar a possibilidade de ter minha própria biblioteca da meia-noite, mas logo descarto. Pois, assim como Nora, percebo que sou o resultado de minhas decisões, e essa é uma mensagem poderosa que o livro transmite.
A história me fez pensar bastante sobre minha própria jornada e sobre quem eu sou hoje. Cada página trabalha com a valorização da vida, de quem somos e como podemos seguir em frente, sendo assim a mensagem desse livro. A narrativa me envolveu de uma maneira única, me fazendo refletir não apenas sobre o passado, mas também sobre o presente e o futuro.
Estou tocada e feliz por ter lido essa história. Nora e suas reflexões estarão comigo, lembrando-me da importância de ser fiel a quem sou e de seguir em frente com coragem e determinação.

Gabby.Jorge 19/05/2024

Reflexões
É um bom livro pra fazer pensar sobre a vida, sobre o futuro.
Várias possibilidades, vários arrependimentos, vários caminhos. O livro é triste em vários momentos, mas vale a pena a leitura. Vale mesmo ^-^

Ilná 19/05/2024

Muito bom, a leitura embarca de uma maneira fantasiosa em questões psicológicas e filosóficas. Muita gente se pega pensando que poderia está vivendo outra vida melhor, mas nunca se satisfaz quando realmente alcança o que quer. Nos faz pensar bastante que realmente estamos onde deveríamos estar, e que somos gratos pelo que temos e o mundo a nossa volta.

Niâ¡ 19/05/2024

Leia quando estiver em crise
Gostei, porém não me prendeu. Provavelmente por ter uma vibe de autoajuda, então se encaixaria em: livros para ler quando estiver frustrada com a vida, o que no momento não estou mais serviu de aprendizado.

clara 19/05/2024

"Arrependimentos não somem. Não são picadas de mosquito. Eles coçam para sempre"

Sem dúvidas, uma das melhores frases do livro