A Biblioteca da Meia-Noite

A Biblioteca da Meia-Noite Matt Haig

Resenhas - A Biblioteca da Meia-noite

viny reader 31/05/2024

A Biblioteca Da Meia Noite
A Biblioteca Da Meia-NoiteTodos nós temos nossa própria biblioteca, sala de cinema, locadora de vídeo ou qualquer lugar onde sentimos conforto e temos memórias afetivas. O que esse livro mostra é que temos que viver a vida muitas vezes sem pensar nos arrependimentos, sem pensar no que faríamos diferente ou no que mudaríamos e como isso afetaria nossas vidas. Este livro nos mostra que não devemos viver em prol da felicidade dos outros e que nem sempre teremos momentos felizes. Ele nos diz que, por mais que queiramos muitas vezes desistir, sempre há uma alternativa, às vezes ruim, às vezes boa. Para quem começou a ler
e não gostou, recomendo lê-lo no momento em que achar que tudo está desmoronando, que sua biblioteca está caindo sobre você, que tudo perdeu o sentido, pois esse livro vem com essa proposta: mostrar que a vida vai além de escolhas ruins e boas.
Deixa um trecho do que ela diz no livro
Uma coisa que aprendi
(Escrito por uma ninguém que já foi todo mundo.)

É fácil lamentar as vidas que não estamos vivendo. Fácil desejar que tivéssemos desenvolvido outros talentos, dito ?sim? para diferentes convites e ofertas. Fácil desejar ter trabalhado mais, amado mais, cuidado melhor das finanças, ter sido mais popular, feito parte de uma banda, ido à Austrália, dito sim para o café ou frequentado mais aquelas malditas aulas de ioga.Não exige esforço sentir falta dos amigos que não fizemos, do trabalho que não realizamos, das pessoas com quem não nos casamos e dos filhos que não tivemos. Não é difícil se ver através da lente de outras pessoas e desejar ser todas as diferentes versões caleidoscópicas de você que elas queriam que você fosse. É fácil se arrepender e continuar a se arrepender ad infinitum até nosso tempo acabar.Mas não são as vidas que nos arrependemos de não termos vivido que são o problema de verdade. É o arrependimento em si. É o arrependimento que nos faz encolher, murchar e nos sentir como nosso pior inimigo, além de ser o pior inimigo das outras pessoas.Não dá para dizer se qualquer uma dessas outras versões teria sido melhor ou pior. Essas vidas estão acontecendo, é verdade, mas você está acontecendo também, e é nesse acontecimento que temos de nos concentrar.Obviamente, não podemos visitar todos os lugares, conhecer todas as pessoas, nem fazer todos os trabalhos, mas muito do que sentiríamos em qualquer vida está disponível para nós. Não precisamos jogar todos os jogos para saber qual é a sensação de vencer. Não precisamos ouvir cada canção já composta no mundo para entender música. Não precisamos ter experimentado todas as variedades de uvas de todos os vinhedos para sentir prazer com o vinho. Amor, riso, medo e dor são moedas universais.Nós precisamos apenas fechar os olhos e saborear o gosto da bebida diante de nós e ouvir a música enquanto toca. Estamos tão completa e totalmente vivos como em qualquer outra vida, e temos acesso ao mesmo espectro emocional.Precisamos ser somente uma pessoa. Precisamos sentir apenas uma existência. Não precisamos fazer tudo a fim de ser tudo, porque já somos infinitos. Enquanto estamos vivos, carregamos em nós um futuro de possibilidades multifacetadas.Então, sejamos gentis com as pessoas em nossa própria existência. Olhemos para cima, de vez em quando, do ponto em que estamos, porque, onde quer que estejamos, o céu acima de nós se estende infinitamente.Ontem, eu sabia que não tinha futuro, e que era impossível para mim aceitar minha vida como é agora. E, no entanto, hoje, essa mesma vida confusa parece cheia de esperança. De potencial.O impossível, acho, acontece com o viver.Minha vida será miraculosamente livre de dor, desespero, mágoa, coração partido, dificuldades, solidão, depressão? Não.Mas eu quero viver?Sim. Sim. Mil vezes, sim.

Rayssa97 31/05/2024

O que você faria em uma vida alternativa
Sei que deveria trazer aqui os pontos do livro mas esse marcou demais pessoalmente.

Não tinha refletifo sobre as escolhas da minha vida como o livro apresenta e, sem dúvidas, trouxe outra forma de enxergar.

Um dos melhores livros que eu li esse ano (não que seja algum critério isso kkkk)

lguarilha 31/05/2024

Maravilhoso
Indico esse livro para todos que não estão 100% felizes ou realizados.
Esse livro nos faz pensar em muitas coisas, analisar e trazer coisas dele pra nossa vida.
Leitura gostosa, enredo interessante. Muito gostoso e agradável de ler. Um dos meus favoritos.

Ana Leeh 30/05/2024

Gostei muito do livro, e de todo o conceito da história. Só esperava mais do final, mas a história é muito boa!
lguarilha 30/05/2024minha estante
Achei o final previsível, sabe? Mas amei muito! O conceito dele, as sensações que ele nos trás.

Ana Leeh 30/05/2024minha estante
Sim, também achei o mesmo

ThainA90 30/05/2024

Bonzinho
Longe de ser ruim mas não me agradou tanto... sla, meus gostos são questionáveis e na maioria das vezes não sei oq achei
só q sla

Vih Sousa 30/05/2024

Um Livro Sobre Escolhas e Arrependimentos
"A Biblioteca da Meia-Noite" apresenta uma premissa muito interessante, que mergulha o leitor em uma jornada de reflexão sobre suas próprias escolhas e existência. Quem nunca se pegou imaginando como seria se pudesse voltar atrás e fazer escolhas diferentes, reconhecendo e evitando arrependimentos do passado? Esta é a essência do livro, explorando o famoso "e se".

Embora o tema seja rico e promissor, o livro apresenta uma narrativa que, em alguns momentos, parece forçada. A coincidência de diversos eventos acontecerem simultaneamente na vida da protagonista (como o gato, o emprego, interações com o vizinho e a aula de piano), pode parecer conveniente demais. Esses elementos, embora plausíveis, são apresentados de forma muito conveniente.

Nora Seed, a protagonista, é retratada como uma personagem com habilidades e talentos variados. No entanto, essa caracterização pode causar certa distância entre ela e o leitor, especialmente devido ao seu comportamento por vezes ingrato e irritante.

No entanto, apesar de suas falhas, "A Biblioteca da Meia-Noite" oferece uma leitura satisfatória, explorando um tema intrigante que convida à reflexão. A ideia de poder revisitar escolhas passadas e explorar diferentes realidades é envolvente e inspiradora. No geral, o livro é bem interessante e gostaria de ver mais histórias com diferentes sliders.

Paula1735 30/05/2024

Este livro traz muitas reflexões sobre a vida, nossas escolhas e arrependimentos.
Numa onda depressiva onde Nora se culpa por suas decisões a terem levado ao que considera o fracasso, ela não enxerga um futuro pra sua vida, e decide dar fim a sua dor se suicidando. O que Nora não esperava era acordar em uma biblioteca com prateleiras infindáveis de livros em tons de verde, e logo descobre que estes livros são na verdade, rumos de sua vida conforme decisões que poderia ter tomado. A missão agora era simples: pensar em algo que gostaria de ter feito diferente, e ser transportada pra vida que teria tido com essa escolha. Nora poderia vivenciar quantas vidas quisesse, mas teria que escolher uma pra ser sua. Então ela viaja entre vidas que foi esposa, nadadora olímpica, estrela musical, vidas que foi pobre, e outras rica demais. Mas será que ela foi feliz em suas outras vidas? Será que ela teve os bens mais preciosos que tem em sua vida natural? As pessoas que mais ama?
É exatamente isso que ela Nora descobre na biblioteca da meia-noite.

Agat(h)a 30/05/2024

Nao concordo com o felipe neto, achei mto bom, mas realmente só percebi que o autor era meio coach depois que ele falou KKKKK sei la as vezes é bom lembrar que a gente tem escolhas na vida e acho que foi por isso que eu gostei

Lara.xs 30/05/2024

A vida vale apenas sim.
O livro vai trazer a história de uma menina perdida com a sua própria vida.
E entre a vida e a morte, existe uma biblioteca.
E é justamente nessa biblioteca que ela vai aprender e ver que sua vida vale apena sim. E talvez procurar um vida perfeita não seja tão perfeita assim.

Fernanda1725 30/05/2024

A vida e a beleza das possibilidades
Primeiro de tudo: fui meio burra por colocar a edição diferente do livro aqui sem querer, a que eu estou lendo tem mais páginas, o que acho que são capítulos extras, talvez?
Segunda coisa: LI UM LIVRO, SERÁ QUE É O FIM DA RESSACA??
Esse livro fala sobre tantas coisas e enquanto lia, me sentia conectada com a personagem a cada página. Nora é encantadora e o melhor de tudo, real. Posso facilmente encontrar diversas dela em minha vida e até mesmo ser um pouco dessa protagonista.
Eu imaginava o desfecho desde o início do livro, mas relevei porque a trajetória foi tão linda. Ver a protagonista querendo viver e seus arrependimentos durante a vida me fizeram enxergar tantas coisas. Esse livro me fez refletir e pensar sobre a vida e eu amei isso.

esteles 30/05/2024

?a única maneira de viver é vivendo?
Eu subestimei mais esse daqui, ele já começou marcante e passou a ser envolvente, curioso, enigmático um suspense que só aumentava a ânsia beber cada vez mais capítulos, livros, vidas. ele te faz viajar e viver as vidas de nora, te faz pensar e repensar, mas não como um livro de autoajuda, mas sendo algo totalmente original que te apresenta de forma intrigante e prazeirosa várias perspectivas e te mostra que a melhor não é a que poderia ter sido, mas a que você pode ser.
?Não posso ser todas as pessoas que quero e viver todas as vidas que quero. Não posso desenvolver em mim todas as aptidões que quero. E por que eu quero? Quero viver e sentir as nuances, os tons e as variações das experiências físicas e mentais possíveis de minha existência.? Sylvia Plath

jbueno2023 30/05/2024

Este livro é ótimo
Gostei muito deste livro, é a segunda vez que leio. Nora acha que tudo deu errado na sua vida, mas através da biblioteca da meia-noite e com a ajuda da bibliotecária, ela reflete sobre tudo que poderia ter acontecido na sua vida, e que tudo depende das escolhas que ela fez. Muito bom, recomendo.