O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias

vinicius 16/06/2021

Machado de Assis irlandês
Ao pagar somente 10 reais no livro, não imaginava que leria alguns dos melhores contos que já vi.

Oscar Wilde tem muito a ver com Machado Assis. Com exceção da metalinguagem, tem a mesma irreverência e sagacidade ao criticar aquilo que todo mundo deveria sempre que tivesse oportunidade: a futilidade burguesa.

Gabis 29/07/2023

Contos divertidos
Com uma pegada diferente de ?O retrato de Dorian Gray?, o livro de contos é menos macabro, com uma escrita mais leve e de humor irônico.

O conto de o Fantasma de Caterville é uma leitura gostosa e sarcástica, que me tirou boas risadas. O apelo cristão provavelmente fez a obra ser bem aceita na época.

Os demais contos não são tão impactantes, mas também valem a leitura pra conhecer o estilo e a evolução de um dos escritores mais geniais da época.

lilines 18/04/2023

Boa opção pra se introduzir ao Oscar
é um livro bem fácil de ler, com história divertidas e sarcásticas, mas ainda sim com o tom crítico e profundo do wilde.

AsereT 15/12/2021

Viajar enquanto lê
Lendo é possível conhecer o estilo de escrita de Wilde mas também detalhes da Londres do fim do século XIX isso diz respeito tanto à cidade quanto às pessoas. É possível notar na sociedade londrina algumas de suas características como o verdadeiro assombro em perder o protagonismo no mundo mesmo tempo a inclinação para o exotérico e uso do Francês.

Rauta 17/10/2021

Infelizmente não foi O Fantasma de Canterville que me cativou nesse livro, e sim os outros contos nele descritos. O meu preferido foi O Crime do Lorde Arthur Savile.
A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa, apesar de se passar em tempos antigos não chega a ser rebuscada e cansativa. Os contos são maravilhosos e cômicos, o que acaba nos prendendo. Espero ainda ler mais do autor!

Lohanie 01/09/2021

Leitura interessante e de fácil entendimento
Foi meu primeiro contato com o Oscar Wilde, e eu gostei muito dos contos. São rápidos e fáceis de ler, mas profundos e cheios de reflexão. Wilde critica a burguesia da época com fervor, expondo sua superficialidade de forma leve e irônica.

May | @vidadaleitora 16/10/2023

Nos contos de Wilde, especialmente o que carrega o título de destaque, nos divertimos muito com um fantasma que é mais assombrado do que assombrador, tendo até crise existencial, pensando o que faz da vida, até ser acolhido por uma querida personagem. Pra vc saber mais como isso decorre, eu recomendo a leitura, porque eu adoraria saber que vc se divertiu tanto quanto eu! Como todo livro de contos, nem sempre se gosta de todos os contos reunidos, e pra quem curte historinhas, essa coletânea é uma boa pedida. Conheça mais de Wilde nesse livro!

Katherine 16/10/2021

Quatro contos incríveis
Me diverti horrores com os três primeiros contos, e não posso desprezar as qualidades do último.
São histórias sátiras e sarcásticas, com um humor elegante e cheio de críticas sociais. Pra quem quer estudar o período vitoriano, são histórias muito ricas de informações sobre o período.

Josi 30/09/2023

Sempre incrível ler Oscar Wilde! Esse livro reúne quatro contos do autor:

? O Fantasma de Canterville
Esse é o melhor conto do livro e nos traz um fantasma frustrado por não conseguir assustar uma excêntrica família americana que se muda para a propriedade. A história é muito divertida, e mescla mistério e humor, carregado com a ironia característica do autor.

? O Crime de Lorde Arthur Savile
Nesse conto, conhecemos um jovem Lorde que, após ter uma terrível revelação do futuro durante uma sessão de quiromancia (leitura de mãos), fica obcecado por cumprir discretamente e o quanto antes seu suposto destino e, assim, poder se casar com a mulher que ama, sem o risco de um escândalo. Acontece que cometer um crime se mostra mais difícil do que ele imaginava. Com um enredo que beira o absurdo e carregado de um humor sombrio, o autor nos traz uma boa reflexão sobre o egoísmo e a futilidade da sociedade, tão apegada às aparências e a uma visão distorcida de dever e honra.

? O Milionário Modelo
O enredo nos traz um rapaz bondoso e apaixonado, mas sem vocação para a riqueza, que não consegue permissão da família da amada para se casar por não ter fortuna. Sua sorte muda após praticar um ato de generosidade. Essa história tem um tom mais moralista, com a ideia de que a bondade é recompensada, e me fez pensar naquelas máximas "fazer o bem sem olhar a quem" e "quem planta o bem colhe o bem".

? A Esfinge sem Segredo
Nessa história, um homem conta a um amigo como se apaixonou perdidamente por uma mulher enigmática. Incapaz de conter sua desconfiança e sem conseguir desvendar os mistérios da amada, ele acaba a perdendo e, no fim das contas, os temidos segredos que ele acreditava que ela guardava se mostram inofensivos. Me fez refletir sobre dois pontos: como a falta de confiança e o julgamento muitas vezes nos cegam e a forma como muitas vezes assumimos personagens em busca de atenção e aceitação social. Também é desse conto a célebre citação:

? "- [...] As mulheres foram feitas para serem amadas, não para serem compreendidas."

Poliana 21/03/2023

Por isso é um clássico
Eu sempre fui doida para ler alguma obra de Oscar Wilde e amei ter começado por este contos. O fantasma de Canterville, que é o primeiro conto deste livro me surpreendeu imensamente, e a escrita do autor mais ainda, é simples e fluida e com uma mensagem muito importante.
.Os outros contos acabaram que foram caindo a qualidade, porém amei essa experiência.

rumohra 21/07/2023

Definitivamente um querido
Tô com preguiça de pensar muito pra escrever aqui, mas em resumo, adorei a leitura esse livro!!

Acho que demorei até pra engajar na leitura, mas no fim nem foi tão difícil assim mergulhar em cada conto desse livro. Adorei as histórias, quando comprei não sabia absolutamente nada, mas julgando pelo nome e pela capa achei que fosse me deparar com contos de terror. Mas não desagrada pois ri bastante durante os contos e me trouxeram bastante inspiração. Só não completo as 5 estrelas por que não entendi bem esse último conto, mas é algo que pode mudar daqui 30 segundos, não duvidoKKKKKKK

Meu Deus, eu amo ler