O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias

de Paula 15/05/2021

Contos do mestre
Bem, o que dizer da escrita de Oscar Wilde? Estava muito ansiosa para ler o Fantasma de Canterville, mas a editora Leya que publicava a obra já não tinha reimpressão há um tempo, por isso, quando me deparei com o título na livraria, não perdi a oportunidade e li no mesmo dia. Como é agradável passar um tempo com uma boa escrita e histórias fascinantes, que vão além do que está escrito nas páginas, o entendimento está nas entrelinhas e contexto histórico.

A narrativa que nomeia o livro é muito divertida, conectando o conservadorismo inglês com a prepotência americana, mantendo, no entanto, a humanidade na pequena Virginia, que a meu ver pode ter alguma relação com o autor de Eneida. A maior crítica do conto O crime de Lorde Arthur Savile é sobre a religiosidade e crenças espíritas que surgiam em meio a era Vitoriana, mas há pequenas relações sobre o assunto em Fantasma de Canterville, muito embora a reflexão se dê pela aceitação da morte e a finitude da vida, assim como o amor e a pureza, que são completamente ignorados pelo jovem Arthur, que em sua história está aficionado pelo destino.

As duas últimas histórias se tratam de honestidade e filantropia, assim como o mistério ser fascinante e até afrodisíaco, mas nem sempre as coisas são o que parecem. O autor sempre traz morais para a vida humana que são geniais e perspicazes, mostrando o tato apurado que tinha sobre as vivências e questões que julgava que mereciam seu sarcasmo. A escrita é fluida e simples, ao mesmo tempo que marcante e tocante.

A tradução se assemelha a de editoras grandes como Nova Fronteira e Leya, com um custo benefício ótimos, por isso, se esse for o receio, aposte nesta edição. O tradutor Otavio Albano tem diversas obras assinadas por ele, um profissional de renome que fez um ótimo trabalho nesta coletânea.

alinetiemi 11/06/2021

São contos bem escritos, um livro bem rapidinho, para quem quer rir um pouco com uma leitura leve.

vinicius 16/06/2021

Machado de Assis irlandês
Ao pagar somente 10 reais no livro, não imaginava que leria alguns dos melhores contos que já vi.

Oscar Wilde tem muito a ver com Machado Assis. Com exceção da metalinguagem, tem a mesma irreverência e sagacidade ao criticar aquilo que todo mundo deveria sempre que tivesse oportunidade: a futilidade burguesa.

Lohanie 01/09/2021

Leitura interessante e de fácil entendimento
Foi meu primeiro contato com o Oscar Wilde, e eu gostei muito dos contos. São rápidos e fáceis de ler, mas profundos e cheios de reflexão. Wilde critica a burguesia da época com fervor, expondo sua superficialidade de forma leve e irônica.

vanda 15/09/2021

mt legalzinho
mt legal esse compilado de contos. Dei mt risada no 1°, mtt bom pra passar o tempo e conhecer a escrita dele

Luis.Henrique 20/09/2021

Wilde... Wilde... Wilde...
Fofo, cômico, crítico... Esse livro de Oscar Wilde é o mais divertido que você vai ler. O primeiro conto é sobre um fantasma que não mete medo em ninguém, o segundo é sobre a quiromancia, o terceiro é sobre um jovem mesquinho, o quarto e sobre o mistério de uma mulher... Não vou falar muito vou deixar o mistério para vocês descobrirem...

Katherine 16/10/2021

Quatro contos incríveis
Me diverti horrores com os três primeiros contos, e não posso desprezar as qualidades do último.
São histórias sátiras e sarcásticas, com um humor elegante e cheio de críticas sociais. Pra quem quer estudar o período vitoriano, são histórias muito ricas de informações sobre o período.

Rauta 17/10/2021

Infelizmente não foi O Fantasma de Canterville que me cativou nesse livro, e sim os outros contos nele descritos. O meu preferido foi O Crime do Lorde Arthur Savile.
A escrita do Oscar Wilde é maravilhosa, apesar de se passar em tempos antigos não chega a ser rebuscada e cansativa. Os contos são maravilhosos e cômicos, o que acaba nos prendendo. Espero ainda ler mais do autor!

Maju 15/12/2021

-O fantasma de Canterville
(3 estrelas)
gostei bastante, a história não foi como pensei e isso foi o que mais gostei. Sua crítica é totalmente Oscar Wilde de ser e a leitura é indispensável.
-A esfinge sem segredo
(3 estrelas)

AsereT 15/12/2021

Viajar enquanto lê
Lendo é possível conhecer o estilo de escrita de Wilde mas também detalhes da Londres do fim do século XIX isso diz respeito tanto à cidade quanto às pessoas. É possível notar na sociedade londrina algumas de suas características como o verdadeiro assombro em perder o protagonismo no mundo mesmo tempo a inclinação para o exotérico e uso do Francês.

Christiane.Sérgio 11/01/2022

Se não me engano, só havia lido O Retrato de Dorian Gray. Estes contos de Oscar Wilde são muito divertidos. Amei O fantasma de Canterville, aliás gostei de todos, mas este me cativou um pouquinho a mais.
Os contos não são de temas atuais, mas retrata de firma bastante crítica a alta sociedade vitoriana. Vale a pena ler!

Klysmanz 18/01/2022

Uma ótima coletânea
Esse livro tem 4 histórias, a minha preferida foi "o crime do porde Arthur Savile".
Por incrível que pareça a que eu menos gostei foi a histórias que está no título do livro. Mas no geral é ótimo, uma leitura excepcional.

Ana Gouveia 15/02/2022

Meu primeiro contato com Oscar Wilde
Finalizei o livro ontem (14/02) e a única coisa que tenho pra falar é: Oscar Wilde você é perfeito. Uma narrativa melhor que a outra contendo os aspectos da sociedade inglesa e um pouquinho da francesa da época, um deboche e um escárnio pela burguesia super elegantes e umas sacadas de mestre nas reviravoltas dos contos. Eu amei cada detalhe, mas o meu favorito foi "O Crime de Lorde Arthur Savile", é incrível ver como o autor permeia pelo misticismo característicos daquela época de modos diferentes em cada conto do livro, principalmente nos dois primeiros.

Renata 20/02/2022

Leitura leve e divertida
Leitura leve e divertida. Perturbações podem vir de outros seres, não só de fantasmas. Oscar Wilde nos leva a um final diferente do que normalmente se espera. Além disso, é relevante dizer que, ademais do conto "O Fantasma de Canterville", o livro ainda traz mais três histórias interessantes, como é o caso de "O Crime de Lorde Arthur Savile".