O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias

Magpies 20/11/2022

Oscar Wilde
Como sempre ele fez uma maravilhosa história, é uma descoberta de culturas, é um desenvolvimento rapido mas completo, ainda assim é um livro cativador, pode até conter algumas histórias rápidas, mas de uma excelente percepção.

Camila 05/07/2022

O fantasma de Canterville
É um livro muito bom q conta 4 história, mas a mais longa é a do fantasma de Canterville que me prendeu bastante pois mistura romance, ação e mistério, gostei recomendo

Ally 27/05/2022

Uma leitura leve, divertida e rápida

Esse é o primeiro livro que leio de Oscar Wilde é eu amei, as histórias são bem divertidas e rápidas.

Klysmanz 18/01/2022

Uma ótima coletânea
Esse livro tem 4 histórias, a minha preferida foi "o crime do porde Arthur Savile".
Por incrível que pareça a que eu menos gostei foi a histórias que está no título do livro. Mas no geral é ótimo, uma leitura excepcional.

Helaina 15/07/2023

Contos com surpresas inesperadas pelas reviravoltas, ou a ausência delas
O primeiro conto é o que dá título ao livro, e foi uma das histórias de fantasma mais inusitadas que eu já li. O ministro americano, Hiram B. Otis resolve comprar de lorde Canterville a mansão de mesmo sobrenome, e se muda para a Inglaterra com a esposa e filhos. Entretanto, nenhum deles fica com medo da ameaça sobrenatural, que segundo o lorde assombra a mansão desde o ano de 1584 e sempre aparece antes da morte de algum membro da família, e não ficam alarmados com os fenômenos, ao contrário tentam silenciá-lo. Confesso que fiquei com pena do fantasma, mas superei rápido depois de descobrir o motivo pelo qual ele morreu.

O Crime de Lorde Arthur Savile, meio que alugou apartamento na minha cabeça. Durante uma festa o lorde tem o seu futuro lido por um quiromante, sr. Podgers, no entanto, o que era apenas para saciar sua curiosidade, acaba se tornando um fardo para Arthur, que acaba convencido a adiar seu casamento com Sybil Merton até que se resolva o impasse que ele passa a temer. O problema é que o rapaz mal pode esperar pela união com sua amada, e a moça corresponde da mesma forma, isso o motiva a resolver o problema com as próprias mãos. Eu não pensei que um tema como o desse conto me faria rir, mas fez. Lorde Arthur parece tomar uma rasteira do destino após a outra, atrapalhando seus planos e o desfecho me deixou com a dúvida que levarei para sempre comigo. Afinal, o quiromante era um charlatão ou não?

O milionário modelo é o terceiro conto e um dos dois mais curtos do livro. É uma história simples e objetiva com aspecto daquelas tramas que parecem querer ensinar uma lição. Hughie Erskine é um homem belo, de bom coração e pobre. Consegue atrair o encantamento das pessoas, até mesmo do pai de sua amada, Laura Merton (não sei se ela é parente da Sybil do conto anterior, não me lembro de ter lido qualquer referência a isso), mas não tem a permissão dele para o casamento exatamente por sua falta de dinheiro. Um dia, ao visitar o amigo Alan Trevor, ele tem uma atitude capaz de mudar seu destino. Não foi difícil adivinhar o final e confesso que me deixou com um sorriso no rosto.

A última história, A Esfinge sem segredo, não está entre minhas favoritas. Não que seja um conto ruim, é curtinho como seu antecessor, só que e depois das duas primeiras histórias minha expectativa por algo surpreendente ficou muito elevada. Talvez se esse fosse o primeiro ou segundo conto eu teria gostado mais. Ao encontrar por acaso lorde Gerald Murchison, o narrador nos transcreve sua conversa com o antigo amigo a quem achou muito ansioso e confuso, diferente dos tempos em que conviveram em Oxford. O motivo do desalento é lady Alroy e sua curiosa conduta que deixou o homem apaixonado, porém intrigado o suficiente para se afastar dela sem levar adiante o relacionamento. Como falei, o conto tem uma conclusão, é interessante, mas depois dois outros 3 acabei esperando mais do que encontrei (talvez seja exatamente essa a genialidade desse último conto - quem já leu vai entender).

Foi meu primeiro contato com Oscar Wilde e gostei bastante da escrita do autor, dele eu só conhecia ‘O Retrato de Dorian Gray’ através de filme. Os contos são descomplicados, objetivos e com reviravoltas interessantes. Os três primeiros são narrados em 3ª pessoa e apenas o último está em 1ª pessoa (agora não consigo parar de pensar na conclusão a que cheguei no parágrafo anterior). Recomendo para quem está buscando uma leitura rápida, sem drama, porém interessante. Esses contos despertaram minha vontade de ler o romance que é um dos maiores sucessos de Wilde.

"Ele me fez ver o que é a vida, o que a morte significa e porque o amor é mais forte do que ambos." Pág.59

"A maioria dos homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis para os quais não tem qualificação." Pág.74

"Um policial olhou-o com curiosidade enquanto ele passava e um mendigo, que arrastara-se por detrás de uma arcada para pedir-lhe esmolas, assustou-se ao ver uma miséria maior do que a sua." Pág.79

"No fim das contas, não se tornou nada, um jovem encantador e inútil, com um maravilhoso perfil e nenhuma profissão." Pág.126

"Apaixonei-me completa e estupidamente, e a indefinível atmosfera de mistério que a envolvia despertou minha mais ardente curiosidade." Pág.140

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2023/06/resenha-o-fantasma-de-canterville-e.html

martianblossom 09/01/2023

O Fantasma de Um Dia Monótono e Outras Inferições
Em uma primeira análise, é preciso compreender que o livro "O Fantasma de Canterville e Outras Histórias", de Oscar Wilde, o famigerado autor de "O Retrato de Dorian Gray" é uma coletânea de criativos e únicos contos do escritor, de modo que é preciso contemplar cada obra com a atenção e o esmero necessários.
O primeiro conto da coletânea, "O Fantasma de Canterville" narra a saga de um fantasma secular e infeliz tentando assombrar uma família de "americanos modernos", como o narrador assim descreve. No entanto, fugindo das histórias convencionais, é a própria família que assombra o fantasma. Vemos raros traços de crítica à sociedade burguesa e materialista. A personagem-chave deste conto, Virgínia, conquista nosso coração logo no primeiro momento. Sua afabilidade e gentileza trazem de volta a feminilidade de uma delicada donzela - traço esse que tem sido distorcido e repudiado pela sociedade "revolucionária" atual. E é justamente sua personalidade que dá à estória do espectro infeliz, Sr. Simon, um final digno e agradável aos leitores. Sem dúvidas, é o melhor conto da coletânea! (À luz da opinião de quem escreve).
A segunda história, "O Crime de Lorde Arthur Savile" é intrigante. Na mesma medida em que é misterioso e perspicaz, é tedioso. Foram despendidas muitas páginas em arranjos que, no fim, não levaram a nada senão à um assassinato impulsivo e sem premeditação e um final surpreendentemente feliz.
O terceiro conto, em contrapartida, foi leve e divertido. É essencialmente curto e despretensioso, e a grande surpresa que nos revela é leve e animadora. Enfim, essa singular coletânea finda-se com outro curto conto: "A Esfinge Sem Segredo", que é, igualmente ao anterior, leve e um tanto surpreendente, explorando o lado incógnito da mulher sem tecer-lhe ofensas.
Logo, conclui-se que este livro é uma leitura mais do que adequada para um dia monótono. São contos que vão prender sua atenção e divertir-lhe, mas não tem a intenção de serem maravilhosos. Para todos os efeitos, trata-se de um bom livro.

Mateus.fariadc 27/02/2023

Gostei bastante do primeiro conto, faz uma crítica excelente aos americanos daquela época, e cria uma grande relação entre a Virgínia e o fantasma que vai além do sobrenatural.
O segundo conto não me empolgou tanto, acho que tudo foi repentino demais e sem emoção.
O terceiro tem uma mensagem legal que mostra um pouco de como a bondade, sem ver a quem, pode te trazer coisas boas durante a vida.
O quarto é a exposição da visão do Oscar sobre as mulheres: "as mulheres foram feitas para serem amadas, não para serem compreendidas."

ccaroll 05/12/2022

O fantasma de Canterville
Após esse livro tive certeza que o Oscar Wilde é um dos meus autores favoritos da vida. Todos os contos são uma delícia, engraçados, leves, irônicos e no final ainda cabem uma reflexão.

de Paula 15/05/2021

Contos do mestre
Bem, o que dizer da escrita de Oscar Wilde? Estava muito ansiosa para ler o Fantasma de Canterville, mas a editora Leya que publicava a obra já não tinha reimpressão há um tempo, por isso, quando me deparei com o título na livraria, não perdi a oportunidade e li no mesmo dia. Como é agradável passar um tempo com uma boa escrita e histórias fascinantes, que vão além do que está escrito nas páginas, o entendimento está nas entrelinhas e contexto histórico.

A narrativa que nomeia o livro é muito divertida, conectando o conservadorismo inglês com a prepotência americana, mantendo, no entanto, a humanidade na pequena Virginia, que a meu ver pode ter alguma relação com o autor de Eneida. A maior crítica do conto O crime de Lorde Arthur Savile é sobre a religiosidade e crenças espíritas que surgiam em meio a era Vitoriana, mas há pequenas relações sobre o assunto em Fantasma de Canterville, muito embora a reflexão se dê pela aceitação da morte e a finitude da vida, assim como o amor e a pureza, que são completamente ignorados pelo jovem Arthur, que em sua história está aficionado pelo destino.

As duas últimas histórias se tratam de honestidade e filantropia, assim como o mistério ser fascinante e até afrodisíaco, mas nem sempre as coisas são o que parecem. O autor sempre traz morais para a vida humana que são geniais e perspicazes, mostrando o tato apurado que tinha sobre as vivências e questões que julgava que mereciam seu sarcasmo. A escrita é fluida e simples, ao mesmo tempo que marcante e tocante.

A tradução se assemelha a de editoras grandes como Nova Fronteira e Leya, com um custo benefício ótimos, por isso, se esse for o receio, aposte nesta edição. O tradutor Otavio Albano tem diversas obras assinadas por ele, um profissional de renome que fez um ótimo trabalho nesta coletânea.

JP Scofield 10/03/2023

1° livro do Clube Literatura Morreste
Scofield: Eu achava que iria ser uma história de terror, mas o autor me surpreendeu muito positivamente quando se mostrou um crítico assíduo da sociedade consumista. De um jeito extremamente engraçado e divertido, Oscar ganhou um espaço no meu coração literário.
Meu conto favorito: O crime de lorde Arthur Saville

Eudes: O ritmo do autor é deveras estável e recorrente, quando se inicia qualquer conto, vc consegue notar trejeitos em sua escrita, sua identidade é sempre bem humorada, mas de forma que não se enjoe, não digo que virou um dos meus autores preferidos, mas é de se tirar o chapéu.
Meu conto preferido: A Esfinge Sem Segredos

GG: Logo no começo fui surpreendido com a temática do livro de maneira positiva, a escrita não é cansativa e acaba sendo uma leitura rápida e interessante. Todos os contos apresentam situações bem diferentes conquistando pessoas de diferentes pontos de vista, abrangendo histórias mais detalhadas e outras bem simples, porém com a parte crítica sempre presente.
Meu conto preferido: O Milionário Modelo e A Esfinge sem Segredos

Lucas: Por mais que seja um livro do século 19, não senti tanto o peso da leitura cansativa e de palavras difíceis. A proposta dos contos no geral me surpreendeu em cada um deles, onde no início tinha a imagem de algo, e em seu final algo totalmente inesperado por mim.
A crítica unida ao sarcasmo e a situações inusitadas ou até mesmo simples foram bem construídas.
Meu conto preferido: O Fantasma de Canterville

Marcos Toledo 14/10/2022

Amei todos os contos. Fiquei pensando muito sobre ele até bem depois de terminar.

Gosto muito de Oscar Wilde, as leituras são sempre muito cheias de símbolos, reflexões e beleza.

A escrita dele me atrai muito, é muito bela.

O primeiro conto, do fantasma, foi o meu favorito.

Recomendo demais!

Anna 01/10/2022

O fantasma de Canterville e outras histórias
Minha primeira experiência lendo Oscar Wilde, neste livrinho bem rápido com 4 contos bem famosos do autor.

O Fantasma de Canterville e o Milionário Modelo foram meus preferidos! E devo acrescentar que o primeiro é realmente hilário!!!

Realmente posso dizer que o autor tinha uma ótima habilidade para sátiras.

Maju 15/12/2021

-O fantasma de Canterville
(3 estrelas)
gostei bastante, a história não foi como pensei e isso foi o que mais gostei. Sua crítica é totalmente Oscar Wilde de ser e a leitura é indispensável.
-A esfinge sem segredo
(3 estrelas)

vanda 15/09/2021

mt legalzinho
mt legal esse compilado de contos. Dei mt risada no 1°, mtt bom pra passar o tempo e conhecer a escrita dele

alinetiemi 11/06/2021

São contos bem escritos, um livro bem rapidinho, para quem quer rir um pouco com uma leitura leve.