O Fantasma de Canterville e outras histórias

O Fantasma de Canterville e outras histórias Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville e outras histórias

ccaroll 05/12/2022

O fantasma de Canterville
Após esse livro tive certeza que o Oscar Wilde é um dos meus autores favoritos da vida. Todos os contos são uma delícia, engraçados, leves, irônicos e no final ainda cabem uma reflexão.

Maju 15/12/2021

-O fantasma de Canterville
(3 estrelas)
gostei bastante, a história não foi como pensei e isso foi o que mais gostei. Sua crítica é totalmente Oscar Wilde de ser e a leitura é indispensável.
-A esfinge sem segredo
(3 estrelas)

vanda 15/09/2021

mt legalzinho
mt legal esse compilado de contos. Dei mt risada no 1°, mtt bom pra passar o tempo e conhecer a escrita dele

Christiane.Sérgio 11/01/2022

Se não me engano, só havia lido O Retrato de Dorian Gray. Estes contos de Oscar Wilde são muito divertidos. Amei O fantasma de Canterville, aliás gostei de todos, mas este me cativou um pouquinho a mais.
Os contos não são de temas atuais, mas retrata de firma bastante crítica a alta sociedade vitoriana. Vale a pena ler!

EddMnezes 19/05/2024

Um toque de humor no gótico europeu
Meu primeiro contato com a escrita do Oscar Wilde foi com este livro, onde paguei menos de 15 reais apenas para pegar frete grátis em outra compa.

São quatro histórias, curtinhas e surpreendentes, até. A história que da título ao livro: "O Fantasma de Canterville", se passa na Inglaterra e narra a rotina de um fantasma que assombra os moradores da residência de Canterville há +300 anos, mas isso tudo muda com a chegada de novos moradores, americanos que não somente não sentem medo algum do fantasma, como também desdenham e fazem o possível para o ridicularizar em suas tentativas falhas em cumprir seu dever como fantasma e assustar a família. Aqui, Oscar Wilde trata de diversos esteriótipos e comportamentos da sociedade inglesa em contraste com a americana, usando de um tom humoristico para conduzir a trama.

A segunda história, assim como a anterior, possui tom cômico e é a minha favorita das presentes no livro. "O Crime de Lorde Arthur Savile" irá contar a história de Lorde Arthur, que conhece um famoso quiromante que é comhecido por seu trabalho lendo a mão de seus clientes, fazendo observações precisas sobre o passado e trazendo intrigantes previsões para o futuro. Sr. Podgers, como é chamado o quiromante, no entanto vê uma coisa horrível no futuro de Lorde Arthur: ele cometeria um assassinato.
Prestes a casar, Lorde Arthur teme que sua noiva seja a vítima da previsão assustadora de Sr. Podgers, então Arthur decide escolher meticulosamente sua vítima entre seus conhecidos. E, nessa jornada cômica e até sarcástica, "O Crime de Lorde Arthur Savile" pôde me proporcionar algumas boas risadas, que eu com certeza não esperava.

Os outros dois contos, do tamanho de um capítulo das histórias anteriores, tratam de temas mais íntimos, problemas da mente. Falando sobre amor, dinheiro, mistérios e de forma super leve.

Gostei muito desse lirvo, e recomendo que e dêem uma olhada.

Wukng_Shadw77 31/03/2024

Uma ótima leitura
Para ser bem sincero eu gostei do livro, embora tenha demorado muito para ler por ressaca literária.
O primeiro conto na minha opinião é bom, mas não consegui encontrar o "tom" que o autor quis passar.
No segundo eu admito que por um momento me senti lendo um conto do Poe, o final porém quebrou essa sensação.
Tanto o terceiro quanto o quarto são bons mas são bem curtos.
Num resumo é um ótimo livro, recomendo.

Manu368 27/03/2024

Só vai...
No começo pensei que não iria gostar, mas tava errada! tive que ler pela escola mas depois de ler leria de novo mais umas 500 vezes!!! todos os momentos me chocaram (até o mais óbvio de todos) foi um dos primeiros livros que eu fiquei vidrada e só sabia falar daquilo

Iara 12/03/2024

Quando li O Retrato de Dorian Grey, fiquei fascinada pela obra de Oscar Wilde e curiosa pra ler mais de sua escrita. Por isso me interessei por esse livro. Me decepcionei. Dos quatro contos, só gostei do segundo deles, que realmente me deixou instigada e surpresa. Nos outros não vi nada de especial, é como se nem fosse mais o mesmo autor. Não valeu a pena não. Deveria ter poupado o dinheiro pra livro melhor.

Luis.Henrique 20/09/2021

Wilde... Wilde... Wilde...
Fofo, cômico, crítico... Esse livro de Oscar Wilde é o mais divertido que você vai ler. O primeiro conto é sobre um fantasma que não mete medo em ninguém, o segundo é sobre a quiromancia, o terceiro é sobre um jovem mesquinho, o quarto e sobre o mistério de uma mulher... Não vou falar muito vou deixar o mistério para vocês descobrirem...

Natália 17/08/2023

Incrível
Que delícia de livro. "O fantasma de Canterville e outras histórias" é um livro com quatro contos de Oscar Wilde. Foi o meu segundo contato com a escrita do autor. É muito interessante como Oscar Wilde critica de forma tão inteligente e irreverente a burguesia e sua moral nesse livro.
Recomendo muito.

Resenha:
* O fantasma de Canterville
Em uma mansão vitoriana, um fantasma assombra o local há três séculos. No entanto, os novos moradores, uma família americana, não se assusta com ele e a história se inverte quando os moradores passam a assombrá-lo.

* O crime de Lorde Arthur Savile
Após consultar um quiromante, Lorde Arthur descobre que em seu destino está traçado que ele irá cometer um crime. Desesperado, Arthur resolve que deve antecipar esse destino para que possa seguir sua vida.

* O milionário modelo
Hughie é um belo jovem apaixonado por Laura. No entanto, o pai da moça não vê com bons olhos o relacionamento, visto que Hughie não possui uma renda capaz de sustentar o casamento. Um dia, depois de um ato de altruísmo, Hughie recebe uma recompensa capaz de lhe proporcionar o que tanto queria.

* A esfinge sem segredo
Em um encontro ao acaso, Murchison conta a um amigo a história de amor entre ele e uma mulher misteriosa, que ele acreditava ter segredos e o quanto lamenta o fim desse relacionamento.

Ana Gouveia 15/02/2022

Meu primeiro contato com Oscar Wilde
Finalizei o livro ontem (14/02) e a única coisa que tenho pra falar é: Oscar Wilde você é perfeito. Uma narrativa melhor que a outra contendo os aspectos da sociedade inglesa e um pouquinho da francesa da época, um deboche e um escárnio pela burguesia super elegantes e umas sacadas de mestre nas reviravoltas dos contos. Eu amei cada detalhe, mas o meu favorito foi "O Crime de Lorde Arthur Savile", é incrível ver como o autor permeia pelo misticismo característicos daquela época de modos diferentes em cada conto do livro, principalmente nos dois primeiros.

Renata 20/02/2022

Leitura leve e divertida
Leitura leve e divertida. Perturbações podem vir de outros seres, não só de fantasmas. Oscar Wilde nos leva a um final diferente do que normalmente se espera. Além disso, é relevante dizer que, ademais do conto "O Fantasma de Canterville", o livro ainda traz mais três histórias interessantes, como é o caso de "O Crime de Lorde Arthur Savile".

Celia.Celinha 13/10/2022

Descontraído
A paixão pelo "O retrato de Dorian Gray" me levou a ler os contos deste livro de Oscar Wilde. Quatro contos curtos, leves e descontraídos.
O primeiro, "O fantasma de Canterville" me arrancou risadas; algo que não acontecia há muito tempo nos livros que li. E foi, bem rápido, da comédia ao trágico contando a história de um fantasma que quer assombrar, mas é assombrado. E traz comparações entre a tradicional sociedade inglesa e a trivial sociedade americana.
O segundo conto, " O crime de Lorde Arthur Savile", (que foi o que mais gostei) trata de um assassinato "predestinado", e, o assassino, por sua vez, cumpre com seu destino deixando-se levar pela "onda do momento" (muito igual aos dias de hoje).
O terceiro " O milionário modelo" trata de um jovem com beleza excepcional, mas, pobre, e, segundo o conto, uma coisa não funciona sem a outra. Porém, dada sua generosidade, a sorte lhe abre as portas por meio de um suposto mendigo que o ajuda a realizar um desejo.
E, o último conto, "A esfinge sem segredo", traz a história de uma mulher que se passa por misteriosa, porém, é mais que isso: o mistério é uma fantasia.
Em todos os contos conseguimos identificar semelhanças nos comportamentos das sociedades do século XIX com as atuais e, por isso, considero Wilde, além de genial, um visionário. Contudo, este livro não foi dos melhores, mas, vale a leitura.

Ju Rocha 29/01/2023

Gostei muito dos contos. Alguns longos e outros curtos. Por serem contos antigos, achei a escrita bem requintada.

Déb 12/01/2023

mr rendeu boas risadas
Oscar Wilde sempre me surpreende, tamanha criatividade com humor e críticas reunidas sempre me deixam com mais vontade de ler, este é meu segundo contato com o autor.
O fantasma de Canterville me fez ler sem parar, eu ri bastante com a cômica família.
Em "O Crime de Lorde Arthur" me fez rir bastante, é uma história bem maluca, assim como O milionário modelo, que tem um final bem previsível, mas é realmente legal de ler. E quando a "A esfinge sem segredo." Me deixou com algumas dúvidas, mas foi agradável e rápido de ler.
Como todos as histórias de Oscar Wilde tem uma crítica por trás, lendo "A esfinge sem segredo", representou bem o "universo feminino", certamente, como dito por Oscar Wilde, "As mulheres foram feitas para serem amadas, não para serem compreendidas", todos tem suas manias que simplesmente mantêm para si