Star Wars: Luz dos Jedi

Resenhas - Star Wars: Luz dos Jedi

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ricardo533 10/02/2023

Leve e divertido
Uma história bem escrita, em uma era bem anterior aos filmes clássicos. Chega de Skywalkers \o/
A história é bem trabalhada com bons personagens e detalham bem os mundos.
Achei um pouco lento no começo, com um acontecimento que se alongou demais, com varias visões do acontecimento de vários personagens, mas o restante do livro tem um ritmo bom.

FremenJeff 05/02/2023

O início da Alta República
Baseado no alto do poder dos Jedi na república, este livro introduz ao universo de Star Wars o auge do poder da ordem e tambem o ague da destruição em massa. Com um ritmo que começa extremamente frenético, essa é uma grande e complexa introdução a uma nova era de Star Wars.

Luz dos Jedi é um romance canônico parte de um grande esforço de vários escritores em conjunto para criar um universo coeso auto titulado The High Republic. Este volume especificamente é escrito por Charles Soule é o primeiro desta campanha de publicação.

Os eventos do romance se passam dois séculos antes dos eventos de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, e a história segue a Jedi Avar Kriss enquanto a Ordem Jedi enfrenta uma nova ameaça.

Muito antes da Primeira Ordem, antes do Império, antes mesmo da Ameaça Fantasma... Jedi iluminou o caminho para a galáxia na Alta República.

É uma época de ouro. Batedores intrépidos do hiperespaço expandem o alcance da República para as estrelas mais distantes, mundos florescem sob a liderança benevolente do Senado, e a paz reina, reforçada pela sabedoria e força da renomada ordem de usuários da Força conhecida como Jedi. Com os Jedi no auge de seu poder, os cidadãos livres da galáxia estão confiantes em sua capacidade de resistir a qualquer tempestade. Mas mesmo a luz mais forte pode lançar uma sombra, e algumas tempestades desafiam qualquer preparação.

Quando uma catástrofe chocante no hiperespaço despedaça uma nave, a enxurrada de estilhaços que emergem do desastre ameaça todo o sistema. Assim que o pedido de ajuda sai, os Jedi correm para o local. O escopo do surgimento, no entanto, é o suficiente para levar até os Jedi ao seu limite. Enquanto o céu se abre e a destruição cai sobre a aliança pacífica que ajudaram a construir, os Jedi devem confiar na Força para vê-los em um dia em que um único erro pode custar bilhões de vidas.

Mesmo enquanto os Jedi lutam bravamente contra a calamidade, algo verdadeiramente mortal cresce além dos limites da República. O desastre do hiperespaço é muito mais sinistro do que os Jedi poderiam suspeitar. Uma ameaça se esconde na escuridão, longe da luz da era, e guarda um segredo que pode causar medo até mesmo no coração de um Jedi.

As cem primeiras páginas deste livro têm um ritmo surreal que entra em impacto totalmente com o que é desenvolvido nessas páginas. É uma corrida contra o tempo desesperada e de fato Charles consegue transmitir essa sensação em cada palavra escrita.

Isso cria-se uma enorme vontade de acompanhar o que está acontecendo junto com uma parcela bem considerável de personagens que são inseridos diretamente neste impacto que são muito bem-vindos (Mas calma, ao decorrer deste texto eu retorno aqui novamente para falar sobre personagens inseridos de acordo com o cenário de impacto que está acontecendo na leitura) e cria um senso total de emergência.

Por outro lado, quando acontece finalmente o grande impacto causador desta nova era canônica as coisas começam a ficar lenta demais (Para mim) o que causa um certo cansaço e desconforto ao decorrer da leitura.

Para mim, a grande ameaça deste novo arco é meio que confusa e até mesmo jogada de qualquer jeito com uma desculpa exasperada que será desenvolvido futuramente e ele se perde totalmente no proposito deste povo, explicarei mais sobre esse ponto em particular nos próximos parágrafos.

Enquanto poderia desenvolver o arco que já possuí em mãos após o impacto gancho ter sido desenvolvido e tido em vista suas consequências, aqui, Charles prefere perder tempo trazendo mais parcelas de personagens que são extremamente descartáveis. Vou usar um exemplo claro para quem estiver lendo seguir como exemplo.

Vamos cogitar que eu estou em uma missão e este mundo está prestes a explodir em uma batalha por território, seguindo o pensamento do autor, ele dá um giro rotacional entre pessoas que estão sendo afetadas por esta batalha apenas para (minha opinião) deixar o livro mais gordinho de páginas enquanto ele poderia simplesmente apenas aprofundar os personagens que já estavam bem desenhados e ir direto ao ponto.

Lembram que eu coloquei entre parêntese ao decorrer deste texto que retornaria para falar sobre personagens inseridos de acordo com o cenário de impacto que está ocorrendo na leitura, não é? Então, é este problema que eu falo. Nas cem primeiras páginas isso é até bem-vindo, porém, quando você chega na página trezentos e ainda tem personagem sendo jogado goela abaixo para você se adaptar e tentar criar empatia para a história dele, é um pouco demais para mim.

Uma das escritoras deste universo que eu mais gosto da escrita é a Claudia Gray pois em determinados momentos de histórias que ela desenvolve, ela tem uma gama bem menor que este livro (Bem menor mesmo) e o que ganha em suas histórias é justamente o desenvolvimento de personagens beirando a perfeição.

Isso entra em contraste pois Charles consegue criar conflitos muito bem, porém tive a sensação que ele se perde ao decorrer do desenvolvimento do conflito e tem ideais mirabolantes que beira ao cansaço.

Citarei outro exemplo, página Alguns Jedi estão em um conflito territorial em Elphrona no capitulo trinta, página 278 para ser exato e temos um desenvolvimento imensuravelmente enorme de o que é manter a paz e até onde a moralidade de um Jedi vai para manter esse estado social perante a inocência de pessoas afetadas por conflitos territoriais e quando chega ao ápice, o autor concluí o capitulo e no seguinte traz novos personagens para você tentar (Digo tentar mesmo) criar empatia, porém, dado os conflitos já estabelecidos tudo o que eu senti ao decorrer foi um sentimento do tipo: Cara eu não dou a mínima para vocês. Volta para o conflito principal.

Como tudo não é só reclamação, eu tenho alguns pontos para levantar da história que achei interessante, a principal é a forma diversa de como os Jedi se comunicam com a força. Alguns com música, outros com meditações, outros como um vento e assim vai. Achei isso extremamente belo e entra em coesão com o arco dos Jedi, dado que o propósito da história é mostrar o ápice do poder dos Jedi.

O desenvolvimento de cenários de batalha, causa e efeito de desastres e conflitos tambem é extremamente bem desenhado (Quando o autor foca nisso) trazendo um senso de grandiosidade do que a ordem Jedi pode fazer.

Vinicius.MercAs 27/01/2023

O AUGE DOS JEDI
Resumo deste livro: nunca subestimem seus inimigos, por
mais "inofensivos" que eles pareçam! E os jedi fazem isso
bastante.
Conheça a história do auge dos Jedi, do auge da luz dos Jedi,
do conselho e da ordem, mostrada de uma forma perfeita,
inclusive toda a "inocente arrogância" deles!

Rafael Silva 22/01/2023

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante...
É, Luz dos Jedi, sem dúvidas, dá um ótimo ponta pé inicial a uma nova onda de histórias nesse universo já tão conhecido que é Star Wars. Embora pareça ser enfadonho em alguma poucos momentos, a história contada por Charles Soule é tão encantadora e os personagens são tão carismáticos que a gente esquece isso facilmente.

Uma grande ameaça à Alta República e aos Jedi surge em Luz dos Jedi, e eu não posso esperar para ver como isso vai se desenrolar.

Ruan 17/01/2023

Luz (e o inicio da escuridão) dos Jedi
Meu primeiro livro de SW q leio e minha experiência foi absurdamente boa, o livro e bem escrito, tem personagens incriveis é uma mistura de emoções q nao da pra descrever, o unico problema dele é o ritmo de alguns capitulos (principalmente na 2ª parte) q ficam mais lentos e extenso do q os da 1ª parte do livro
@Matcholo 07/04/2023minha estante
Também foi meu primeiro de Star Wars e sai com a mesma impressão que você, adorei demais o livro e a história e também observei essa questão dos capítulos na segunda parte que ficam mais extensos o que deixa um pouco arrastado. Mas mesmo assim a história me prendeu muito e valeu super a pena.

Oscar.Valeriano 16/01/2023

Um belo começo
Conhecer a ordem dos Jedi's, seus antigos cavaleiros e metres torna ainda mais real esse universo, ler Luz dos Jedi é gostoso e prende a atenção, esperando o que vai surgir na próxima página.
Recomendo a todo fã ler e aproveitar esse belo romance.

Lara Tine 27/12/2022

Luz dos Jedi
Eu fui atrás desse livro com altas expectativas por ser tratar de uma época lá atrás, bem longe dos personagens fomosos que conhecemos da saga e lá estava pronta para o totalmente novo! Só que por um motivo que eu não sei explicar, não consegui me prender direito a história. No inicio sim, criou uma atmosfera imédiata de tensão e mistério, mas mais pro meio fui me desprendendo. Precisarei ler novamente, talvez sou mais apegada aos nossos personagens conhecidos da saga e senti falta deles. A escrita é ótima e o ritmo é bom.

Emerson 25/12/2022

Uma surpresa agradável
Grande parte dos livros de Star Wars usam muito de personagens e histórias que já conhecemos, sobrando histórias as vezes chatas ou desnecessárias.

Aqui é diferente: a história é boa, os personagens são bons e se passa em um período completamente novo. É um respiro muito bem vindo pra saga.

Joaoitalo18 20/10/2022

Alta República ???
Lina Soh que mulher maravilhosa?
A república se expandindo e o Farol Estelar ?sendo terminando de ficar pronto, A república no seu auge.
Um monte de Jedi novos que estão muito fodas!
Avar Kriss já virei fã! ??
Um livro que te deixa eufórico e apreensivo!
Vilões muito bem desenvolvidos uma história bem contada.

Nós somos a república. ??

emily728 01/10/2022

a luz dos jedi
perfeito do começo ao fim, começa em um ritmo acelerado e permanece assim até a última página. o bell e a avar entraram definitivamente no meu top tres jedi favoritos.

ps: os melhores jedi usam sabres verdes e isso é canon.

d4vid 25/09/2022

we are all the republic
A introdução dessa nova era de SW não poderia ser melhor, nos mostra a Ordem Jedi no seu auge em um tempo de otimismo e feitos heroicos ao mesmo tempo uma República em expansão, com essa expansão em curso eles acabam "esbarrando" em uma ameaça.

O livro tem um ritmo frenético nos deixando apreensivos e eufóricos em cada capítulo.

ju ! <3 15/09/2022

meu deus
esse é o livro mais PERFEITO AAAAA eu já amo star wars e esse livro pra começar o universo expandido é perfeitooooo com certeza o meu personagem favorito é o elzar mann pq ele explorava mesmo a força e pra mim, graças a ele os jedi sabem usar bem a força.

GomesJr 30/07/2022

Minha primeira viagem pela Galáxia tão tão distante
Brincadeira já conheço o universo, mas como és antes de tudo, então és a primeira vez.
Excelente livro, mesmo que confuso de início e cheio de nomes que esqueci a cada novo capítulo, tem seu propósito de introdução acertado.

Logo menos leio os próximos espero que mas ninguém dos queridos morram do nada.

Somos todos a República

beca.pinhel 27/07/2022

Luz dos Jedi
Bom, gostei do livro. Não vou dizer que foi ótimo, tem os seus defeitos. Gostei da história, mas como disse, não é ótima. Em certos pontos foi bem parada, mas esses capítulos finais foram bem legais, e me deixaram com vontade de ler os outros livros. Gostei como o autor não foca em um personagem só, mas em vários personagens, e até mesmo faz a gente ter empatia por eles.
Enfim, uma boa leitura para um fã de Star Wars.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6