Ester na Casa da Pérsia

Ester na Casa da Pérsia Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Ester na casa da Pérsia

Mari 23/10/2022

Emilio sendo Emílio ?
Um livro lindo de morrer!
Nunca vi uma exposição bíblica escrita com tanto cuidado com o leitor. A linguagem fluida de Emílio facilita tudo, e as reflexões vão sempre além do óbvio.
Vale muito a pena a leitura

marianalimareal 18/10/2022

Assimilação na vida secular
O livro nos trás uma visão objetiva do Livro bíblico de Ester.
Pará além dos momentos em que uma órfã judia vira Rainha de um grande império, sendo esta escolhida pelo próprio Rei, por ter se agradado da mesma.
Aqui o autor fez um panorama sobre o momento de vida histórico que os personagens principais percorriam em suas vidas e como tudo se entrelaçou através de um grande projeto divino, para salvar o povo do SENHOR.
Muito rico em conteúdo, explicações detalhadas, e com reflexões para nós que vivemos neste mundo secular.

Misael Neves 06/10/2022

Como um judeu (cristão) deve viver na Pérsia (no mundo)
Atual e necessário, este maravilhoso livro de Emílio Garofalo Neto traz lições preciosíssimas para os crentes do século XXI que residem em um mundo muito semelhante a Pérsia de Assuero.
Assuntos como: soberania de Deus, responsabilidade humana, assimilação, ausência de Deus (?), vingança, triunfo, decisão e supremacia de Cristo são explorados de maneira singular pelo autor.
É extremamente louvável o fato de que Emílio encerra com Jesus em cada capítulo, esta sua habilidade de encontrar Cristo facilmente nos textos veterotestamentários me encantou.
Indico com força a todos os meus amigos que querem auxílio prático bíblico de qualidade de como Deus espera e quer que vivamos neste mundo que moramos apesar de não pertencermos a ele.

Amanda3913 27/09/2022

Nunca mais verei Ester da mesma forma
É fascinante o que o Emílio faz nesse livro. Em 30 anos de caminhada cristã, nunca havia ouvido sobre os pontos aqui levantados. Que lindo o paralelo construído, que precioso lembrar que, mesmo em meio à casa da Pérsia, "o cuidado de Yahweh nunca abandonou o seu povo".
MahCordeiro*.* 29/09/2022minha estante
Esse livro ?

vet_leitora 27/09/2022

Ester na Casa da Pérsia
**** "Ester é um livro que nos ajuda a viver em um mundo onde não vemos Deus atuando milagrosamente de forma cotidiana." (p.190) ****

RESUMO

Esse livro é de estudo sobre o livro bíblico de Ester. Um dos pontos mais comentados pelo autor é o fato de Deus não ser citado na história uma única vez.

Há aqui uma representação do nosso mundo atual pela "Casa da Pérsia". Os israelitas estavam no exílio, onde muitas vezes parecia que Deus não estava lá. Da mesma forma é o nosso mundo atual, e por isso essa história nos traz conforto.

O livro mostra a humanidade de Ester e Mordecai, que muitas vezes não é percebida quando lemos o livro sozinhos. Eles cometem erros (e muitos) como nós. E mesmo sem eles citarem o nome do Senhor, ele está agindo a todo tempo.

**** "O livro de Ester é acerca disso. Do dia da vitória de Deus. Do dia do descanso. Do triunfo da casa de Deus sobre a casa da Pérsia. Olhando essas boas novas, vai ser possível viver melhor no aguardo pelo Dia." (p.193) ****

CLASSIFICAÇÃO

Eu gostei muito do livro, achei super envolvente. Eu não gosto muito de livros de estudo, porque acho que são muito travados e cheios de perguntas. Mas esse me surpreendeu bastante e não queria parar de ler por um segundo.

"E é libertador nos reconhecermos neste mundo como gente pequena que erra e 'apronta'. Que somos mais Ester e Mordecai do que somos Daniel." (p.68)

É muito bom isso de poder tirar Ester do pedestal no qual ela é colocada pelas histórias infantis, e perceber que ela não foi sempre a rainha corajosa.

rhoudini 20/09/2022

Essencial
Este livro é uma obra-prima, essencial para quem deseja compreender melhor o livro de Ester sem apelar para explicações fantasiosas. Padrão Emilio Garofalo Neto de qualidade!!

Léo_Martins 04/09/2022

Ester na casa da Pérsia e a vida cristã no exílio secular
Em Ester na casa da Pérsia, o leitor é transportado a um mundo, ao mesmo tempo, distante e próximo de nossa própria época. Emilio Garofalo Neto mostra que a vida de Ester e do povo de Deus na Pérsia do século V a.c guarda impressionantes semelhanças com a vida cristã no mundo secular de hoje, além de chamar o leitor a afirmar sua identidade cristã, seus valores e sua fé em meio aos poderes de uma cultura perigosamente sedutora e terrivelmente hostil ao Deus da Bíblia e seu povo.

_helenabss 22/08/2022

Emilio nem peca
(okay, brincadeiras a parte)

Deus abençoe grandemente a vida do rev.

Esse livro é de uma delicadeza impressionante. Admiro a capacidade do Emílio em falar detalhes de forma simples, prática. Ele extrai do texto bíblico conexões vivas com quem somo e como agimos.

Não se trata de um livro difícil, pelo contrário, MUITO acessível, realmente uma benção.

Uma leitura maravilhosa.

maressaneves 16/08/2022

Sempre achei que sabia a história de Ester...
Mas descobri coisas tão reveladoras e que me fizeram olhar para Ester de forma tão mais humana e atual, gente como agente sabe?
Amei demais o paralelo com a vida cristã nos dias de hoje e indico demais a leitura! Sensacional!!!

Gabriela 31/07/2022

Estamos na casa da Pérsia...
Estamos na casa da Pérsia, distantes de nossa terra, de nosso lar celestial, mas não é por isso que devemos nos envolver com as coisas da Pérsia, com as coisas do mundo. O autor explica, de forma excelente, fatos ocorridos no livro de Ester, incluindo informações externas que não contém na bíblia, enriquecendo nosso conhecimento. Confesso que foi um baque pra mim deixar de ver Ester como aquela princesinha obediente e cheia de qualidades (que aprendemos desde sempre), mas ainda bem que existe na bíblia alguém parecido comigo, uma mulher pecadora, que se envolveu com as coisas da Pérsia, escondeu a sua identidade, mas mesmo assim, Deus a usou de forma maravilhosa para o engrandecimento do Seu nome. Sério, leia esse livro, super indico, marcou a minha trajetória cristã e enriqueceu o meu conhecimento sobre a palavra de Deus.

Nathalia 23/07/2022

Estamos na casa da Pérsia
Em "Ester na casa da Pérsia e a vida cristã no exílio", o leitor é transportado a um mundo distante, porém com desafios muito parecidos aos da nossa própria época.
Emilio Garofalo Neto expõe o livro de Ester de modo envolvente e apaixonante, mostrando que a vida de Ester e o povo de Deus na Pérsia se semelhança com nossa a vida cristã no mundo secular.
Ao longo da narrativa o autor vai desconstruindo o ideal romântico que rodeia o imaginário cristão sobre a história da rainha, ao mesmo tempo em que afirmar a importância da identidade cristã, seus valores e a fé em meio a uma cultura pagã. Sem dúvida uma das melhores leituras do ano!
É impossível não se identificar com Ester e não perceber que também estamos na Pérsia.

italofsr 30/06/2022

Com uma leitura leve, Emilio, traz as histórias de Ester para os dias atuais, nos mostrando que os sonhos de poder e luxo deste mundo são apenas ilusões e facilmente se tornam tirania e vergonha.

Sarah Mota 29/04/2022

Que livro tremendo!
Sobre o que é esse livro?

É sobre Assuero?

Sim, é sobre o fato de que a terra tem reis poderosos e o que eles fazem acaba de uma forma ou de outra por influênciar nossa vida.
Seja qual for a casa(país) em que você vive, é uma casa com gente poderosa, sim, que pode mudar nossa vida.
Mas não se impressione demais com eles, não.
Sim, é sobre Assuero, mas não demais.

É sobre Mordecai?

O judeu com nome de pagão que tinha alguma influência na corte e que disse para Ester esconder sua identidade judaica.
Ele que um dia disse "não mais" quando se viu ordenado a dobrar os joelhos diante de Hamã. Que de humilhado em pano de sacos e cinzas termina exaltado e poderoso em toda a Casa da Pérsia.
Ele nos lembra que podemos mudar o rumo de nossa história mesmo que tenhamos fraquejado por muito tempo.
O livro é a respeito dele?  É sobre ele, sim, mas não principalmente.

É sobre Ester? Deve ser, não? Temos até o nome dela no livro!

É sobre essa moça judia originalmente chamada Hadassa, que recebeu o nome gentio de Ester e que conseguiu por seus encantos se tornar rainha do mundo pagão.
Como nós, ela muitas vezes deixou de agir como deveria e não é lá o maior exemplo de comportamento em boa parte do livro.
Mas, quando entende que é parte de algo maior, ela intercede em favor de seu povo e se identifica com ele, com prudência coragem e a risco próprio.  É sobre Ester? Não. No final das contas, não.

O livro, é sobre o dia em que se nos mudou a tristeza em alegria. O luto em festa.
É sobre o fato de que mesmo que aqui neste mundo onde vivemos exilados parece que Deus não está agindo, ele está sim.
Deus agiu de forma escondida nessa história. Ao mesmo tempo escondido e presente.

Cris 23/04/2022

Que livro maravilhoso! Eu já conhecia a história de Ester, judia que vivia na Pérsia de Assueiro, já tinha feito um estudo sobre o livro, mas essa leitura ampliou muito a minha visão teológica e bíblica sobre a história. Recomendo muito.