Ester na Casa da Pérsia

Ester na Casa da Pérsia Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Ester na casa da Pérsia

italofsr 30/06/2022

Com uma leitura leve, Emilio, traz as histórias de Ester para os dias atuais, nos mostrando que os sonhos de poder e luxo deste mundo são apenas ilusões e facilmente se tornam tirania e vergonha.

Sarah Mota 29/04/2022

Que livro tremendo!
Sobre o que é esse livro?

É sobre Assuero?

Sim, é sobre o fato de que a terra tem reis poderosos e o que eles fazem acaba de uma forma ou de outra por influênciar nossa vida.
Seja qual for a casa(país) em que você vive, é uma casa com gente poderosa, sim, que pode mudar nossa vida.
Mas não se impressione demais com eles, não.
Sim, é sobre Assuero, mas não demais.

É sobre Mordecai?

O judeu com nome de pagão que tinha alguma influência na corte e que disse para Ester esconder sua identidade judaica.
Ele que um dia disse "não mais" quando se viu ordenado a dobrar os joelhos diante de Hamã. Que de humilhado em pano de sacos e cinzas termina exaltado e poderoso em toda a Casa da Pérsia.
Ele nos lembra que podemos mudar o rumo de nossa história mesmo que tenhamos fraquejado por muito tempo.
O livro é a respeito dele?  É sobre ele, sim, mas não principalmente.

É sobre Ester? Deve ser, não? Temos até o nome dela no livro!

É sobre essa moça judia originalmente chamada Hadassa, que recebeu o nome gentio de Ester e que conseguiu por seus encantos se tornar rainha do mundo pagão.
Como nós, ela muitas vezes deixou de agir como deveria e não é lá o maior exemplo de comportamento em boa parte do livro.
Mas, quando entende que é parte de algo maior, ela intercede em favor de seu povo e se identifica com ele, com prudência coragem e a risco próprio.  É sobre Ester? Não. No final das contas, não.

O livro, é sobre o dia em que se nos mudou a tristeza em alegria. O luto em festa.
É sobre o fato de que mesmo que aqui neste mundo onde vivemos exilados parece que Deus não está agindo, ele está sim.
Deus agiu de forma escondida nessa história. Ao mesmo tempo escondido e presente.

Cris 23/04/2022

Que livro maravilhoso! Eu já conhecia a história de Ester, judia que vivia na Pérsia de Assueiro, já tinha feito um estudo sobre o livro, mas essa leitura ampliou muito a minha visão teológica e bíblica sobre a história. Recomendo muito.

Sandra452 10/04/2022

Leitura mais do que recomendada!
Esta obra traz uma reflexão sobre a famosa história bíblica de Ester e faz importantes considerações sobre a jovem e seu parente Mordecai que eu nunca havia parado para pensar... Fui surpreendida!
Os cristãos aprendem sobre a rainha Ester desde a mais tenra idade, na Escola Bíblica Dominical. Eu, inclusive, me converti ouvindo a história de Ester numa EBF (Escola Bíblica de Férias). O Rev. Emílio Garofalo, no entanto, faz uma análise de toda a situação que envolve a escolha da nova rainha e o porquê de sua identidade judia ser mantida em sigilo.
Mas a obra faz também um "link" com a nossa vida nessa pátria que também não é a nossa. Nós também vivemos na "casa da Pérsia" e nosso desafio é não nos conformarmos a esta cultura, é sermos cristãos num mundo pagão. Somos como estrangeiros em exílio, mas um dia (que eu aguardo ansiosamente) estaremos em nossa pátria celestial.
Ana Paula Medeiros 24/07/2022minha estante
Terminei de ler ontem e amei ??

MahCordeiro*.* 02/04/2022

Fantástico
Mais uma vez Garofalo surpreende, trazendo visões dantes jamais percebidas do livro de Ester. Tantas e tantas reflexões e analogias são aqui possíveis que só consigo dizer que recomendo a todos.

Deborah.Lima 01/04/2022

Muito bom!
Neste exemplar do Reverendo Emílio Garofalo, ele vem comentando de forma clara sobre o livro de Ester da Bíblia. E ele faz um paralelo com os dias atuais e o que vivenciamos muitas vezes em nosso cotidiano.

Está dividido em 9 capítulos e é comentado conforme cada capítulo do livro de Ester.

Em minha leitura bíblica ao iniciar o livro de Ester, utilizei o livro para me auxiliar na melhor compreensão do livro.
E este livro desmistificou tudo o que eu pensava sobre Ester, pois nos filmes e livros de ficção que tive contato me deram um pensamento muito romântico da história e muitas vezes quando eu lia o livro de Ester tinha o mesmo pensamento romântico. Mas dessa vez, consegui compreender melhor o que aconteceu naquela época com Ester e Mardoqueu, na Casa da Pérsia.

??Se não, eu indico a leitura juntamente com a leitura bíblica do livro de Ester.

Carla Gracy Tavares 24/02/2022

Tesouros escondidos.
Esse livro nos leva a mergulhar e refletir na nossa vida cristã como peregrina nessa terra, nos faz analisar quanto ao nosso posicionamento, a dar uma basta em algumas situações, a se decidir, não pensando apenas no seu bem estar, mas de todo uma nação.
Deus agiu de forma escondida dessa história. Ao mesmo tempo escondido e presente.

Evy 22/02/2022

Que perspectiva
Eu amo a história de Ester, mas confesso que antes de ler Ester na casa da Pérsia ainda tinha uma visão romântica dos fatos.

Emílio me levou aprofundar sobre quem era Ester e Mardoqueu, suas falhas e seus acertos, suas fidelidades a Deus e seus deslizes, mostrou que Ester não era uma heroína era gente como a gente!

Super recomendo a leitura, ela é profunda, trás riqueza histórica e teológica.

Foi uma leitura que me enriqueceu bastante!

Pedro.Felippe 29/01/2022

Maravilhado
O livro de Ester é pouco estudado e por isso li este livro e foi muito enriquecedor para a minha vida Cristã, pois a sua temática está mais proxima de nós do que imaginarmos.

Melina 26/01/2022

O livro trás uma perspectiva diferente para a já tão familiar história da rainha Ester, uma não tão romântica, mostrando a adequação com a casa da Pérsia por parte da rainha e do seu povo, o povo de Deus. O livro nos mostra o agir de Deus no dia a dia, de forma não tão evidente p/ a gente. O autor compara e nos apresenta as semelhanças da casa da Pérsia com a vida cristã na atualidade. Ele nos lembra que não devemos esperar que esta terra vire o céu antes da vinda de Cristo, pois ainda estamos na Casa da Pérsia.

Gostei muito da escrita do autor, o pastor Emilio Garofalo Neto, é muito didática, de fácil compreensão e leitura, e com divertidas notas.

Lice 20/01/2022

Foi meu primeiro livro do Emilio Garofalo, mas com certeza não será o último.
Tem uma linguagem muito clara e simples, muito bom especialmente para quem está começando nos estudos bíblicos.

paulafreire 18/01/2022

surpreendente!
longe de ser mais um resumo expositivo histórico do livro de Ester, o pastor Emílio, com sua sabedoria e franqueza, nos leva a refletir sobre o nosso presente, nossa postura, nosso legado, nosso testemunho cristão.

revi conceitos antigos sobre essa história tão rica (e ainda hoje pouco esclarecida) e abri meus olhos para vários aprendizados necessários à minha vida.

a história não é apenas sobre Ester, ou sobre Modercai, ou sobre Assuero... é sobre você, sobre mim, sobre a vitória de Cristo por nós e sobre seu retorno triunfal à Terra para nos levar para a tão esperada glória eterna!

leia e reveja o que você já aprendeu sobre esse momento marcante, doloroso e especial dos judeus (e se sinta parte da história deles).

Fernanda 13/01/2022

Um deleite ?
Nunca havia tido contato com um estudo tão belo sobre Ester. A Ester, que também é Hadassa... mesmo que uma Hadassa escondida.

É sobre as dores e as delícias que vivemos aqui, na casa da Pérsia; debaixo de governos muitas vezes injustos e assistindo a tudo como se Deus não estivesse lá... (Mas ele está).

Além disso, há o lembrete implícito: Lembre da sua identidade em Cristo. Aprenda com os erros alheios e etc...

Eu amei desde as notas introdutórias às notinhas de rodapé (admito, também ri muito com essas últimas).

Foi o primeiro livro do Emílio que eu li, apesar de já ter ouvido seus sermões.

Uma benção poder ler isso aqui.

Thalyta 15/12/2021

Acho que esse vai ficar gravado na memória!
Esse livro me trouxe uma nova visão sobre esses personagens da bíblia e da situação como um todo dessa história. Trazer as emoções de Mordecai e Ester para o nosso tempo era uma coisa que eu não fazia ao ler esse livro(não sei o porquê), mas que abriu meus olhos para relacionar mais as passagens da bíblia com o tempo atual.

É uma leitura que indico para TODOS. A linguagem é muito simples de entender e o tema é de suma importância. Seria um bom livro para ser trabalhado nos pequenos grupos das igrejas.

Particularmente eu não gosto dos trechos em que o autor fala diretamente com o leitor(deduzindo emoções e pensamentos) e isso tinha bastante no livros. E gostaria que nas notas tivesse mais informação, pois alguns tinham só o pensamento brincalhão do autor. Fora isso o livro é excelente.

Borboliteraria 02/12/2021

Guerra e festa na casa da Pérsia
Só conheço a vida no exílio, mas esse livro me lembrou que Deus é presente aqui, me dando coragem e força para lutar nas guerras.
E principalmente, por meio de Jesus, me dando esperança para celebrar até que Ele volte!!!