Ester na Casa da Pérsia

Ester na Casa da Pérsia Emilio Garofalo Neto

Resenhas - Ester na casa da Pérsia

Hosana 13/04/2023

Uma história que aponta para Cristo
Emílio trouxe a muitos(inclusive eu)uma nova perspectiva da história da Ester, muitas vezes dita como heroína mas que na verdade é uma pecadora (redimida pela graça) _ como todos nós, e sua história se olhada dessa maneira tem muito mais beleza pois nos aponta ao Deus que trabalha no silêncio, ao Cristo que venceu nossas batalhas na cruz _ apesar de nossos insistentes pecados.

Tamy Sousa 08/04/2023

Somos muito mais Ester e Mordecai do que Daniel.
Adoro que a escrita do Emílio sempre flerta com música, arte e cultura pop. Cada capítulo traz citações à música, filme, textos. Nunca tinha lido o texto de Ester da perspectiva em que é apresentado nesse livro. Como bem diz o autor, é sempre muito romantizada a história de Ester na nossa infância cristã.

A leitura é didática, de fácil assimilação e alimenta no leito o anseio de saber o que vem no próximo capítulo.

"Examine seu coração. Você não é Daniel coisa nenhuma. Você é povo de Deus, sim, mas seu nome é Mordecai. Seu nome é Ester. Você é de Deus, mas você em alguma medida teve sua mente e coração moldados pelo mundo em que vivemos. Não devemos nos conformar com este século, mas isso acontece com facilidade assustadora.?"

Uma exposição bíblica excelente no livro de Ester.
Em toda a leitura somos confrontados, questionados e orientados a como viver no mundo secular, nossa Pérsia, como exilados e Israel de Deus.
O autor faz paralelos interessantes quanto a nossa história e a de Ester, nossas dificuldades e desafios no mundo atual, e nossa postura diante do que somos expostos estando ainda por aqui.
Também nos mostra como a história de Ester e o povo de Deus aponta para a história da redenção e a esperança que nos alegra e conforta em todo tempo: somos exilados, peregrinos, caminhando para o nosso lar.

Vale a pena cada minuto de leitura.

Rayane Rocha 15/03/2023

Perfeito
A história de Ester na casa da Persia é uma exemplificação de que Deus age nos mínimos detalhes, sem ao menos ser mencionado no livro. Ele faz isso em todos os momentos na nossa vida.
Que livro maravilhoso! Um dos melhores da vida.

Sarah.Almeida 07/03/2023

Ester na casa da Persia é um livro que não só abre o nosso entendimento a cerca desse livro da bíblia como também nos leva a uma reflexão profunda de como estamos vivendo na casa da Persia.

Estamos sendo como Assuero? Indiferentes com as coisas do reino, que aceitam qualquer coisa.
Como Hamã, perversos, fazendo o mal para o povo de Deus.
Como Mordecai que viveu em omissão mas quando chegou a hora ele disse ?não mais!? e começou a lutar dia e noite pelo povo de Deus.
Ou será como Ester, a corajosa que clamou pelo seu povo mesmo correndo risco de morte, mas, que até um tempo atrás escondia suas origens de todos?

É um livro espetacular, com várias citações importantes e abre nossa visão acerca da
casa da Persia e nos lembra de que todos os dias sao de festa pois o a maior festa ja esta chegando e essa será ao lado do Pai!

Laryssa7 02/03/2023

Gostei muito da escrita, fluída e até rolava umas ironias rs mas trazem muitos princípios importantes pra nossa vida relacionado a história de Ester na Casa da Pérsia como o autor chama, no começo ele trouxe uma perspectiva diferente de alguns pontos, mas vale super a pena a leitura ??

Dayy 28/02/2023

Maravilhoso

Cris Cristo Alves 28/02/2023

Muitas perguntas retóricas
Um texto escrito de forma muito simples, na qual te faz muitos questionamentos.

Ele cita muito dois autores ao longo do livro. Porém, apesar destas minhas ponderações, considerei a leitura positiva, pois aborda os textos do livro de Ester de forma mais atual. Coloca o leitor na mesma condição dos personagens para meditar e ponderar aspectos da vivência na Pérsia.

Bruna 02/02/2023

Simplesmente incrível!!!!

Trouxe uma exposição bíblica e perspectiva muito rica acerca do Livro de Ester (que nunca tinha visto/lido em canto nenhum hahah)!

O autor faz uma relação maravilhosa de todo o Livro/vida de Ester e do povo de Deus com nossa vida cristã no mundo secular em que vivemos. Dentre tantas lições valiosas e reflexões edificantes que podemos tirar com essa leitura, destaco algumas delas: a importância de afirmarmos nossa identidade e não nos assimilarmos na ?Pérsia? secular que vivemos, como Deus age mesmo quando parece que Ele não está agindo- por diversas vezes Ele age de forma escondida na nossa história; escondido, mas ao mesmo tempo presente. E que Ele pode usar as más intenções dos inimigos para avançar Seus planos redentivos. E no final de tudo isso, haverá o triunfo da casa de Deus sobre a casa da Pérsia.

Não lerei mais a história de Ester da mesma forma. Que eu possa sempre me lembrar que assim como Ester e Mordecai, faço parte do povo de Deus, algo muito maior do que eu!

Rayane 18/01/2023

Maravilhoso!
Emilio tem o dom de pregar e escrever com excelência. Já escutei inúmeros sermões dele e dessa vez resolvi aproveitar uma promoção e finalmente ler um livro desse magnífico pregador.

E que grata surpresa! Nessa obra, o autor conversa com o leitor e mostra, com uma linguagem simples e divertida, tudo o que se pode extrair do livro de Ester.

O mais legal do livro, é que ele não é cansativo, cheio de versículos e citações, não, parece realmente um diálogo, como se fosse uma pregação transcrita.

Confesso que antes, eu possuía uma visão romântica do livro, sem compreender com profundidade o que de fato se passou lá. Como o próprio autor afirma: "A gente tende a querer classificar as pessoas como heróis e vilões. E Ester, assim como tantos outros, resiste a essa classificação simplista".

Profundo, mas fácil de ler, com ótimas referências e bom senso de humor, uma excelente leitura.

Nanda 22/12/2022

otimo
um ótimo livro, descontraido e atual. Emilio conseguiu trazer muito bem o conteudo para os dias atuais. Ia lendo o livro conforme fui lendo os capitulos do livro de Ester na biblia

sterbookshelf 18/12/2022

Incrível!!
Você consegue visualizar perfeitamente Ester e Mardoqueu na sua frente passando por dilemas e duvidas com a suas identidades como judeus no exílio.
Mais uma exposição sensacional do Emilio, li o livro sobre Eclesiastes e decidi ler outros dele e estou muito feliz que fiz isso!!
Incrível!!

Natha 14/12/2022

A visão de Ian Duguid nas palavras de Emílio
Antes de mais nada quero dizer que o livro de Ester se trata de Deus agindo? ausente, mas agindo.

Primeiro dizer que minha visão sobre o livro era muito ínfima, eu diria que algo como a garota que vira rainha.
Esse livro do Emílio amplia os horizontes, ele busca o cerne, nos mostrando que, embora o nome de Deus não seja citado, se trata de um livro onde Deus continua agindo.
Onde o povo de Deus novamente é ameaçado de extermínio (bora combinar se a gente parar pra pensar os judeus ao longo da história sempre enfrentaram muitas lutas) isso tudo implicava no plano de redenção de Deus.

Ele mostra que Ester e cia agi mal quando ainda permanece naquela terra, era judia apenas de nome, ou seja, nas palavras de hoje seria aquele crente de boca que diz que é cristão, mas vive no mundão.

Em seguida mostra como Deus instrui e prepara o momento certo para que sua vontade prevaleça.

Que o livro muda nossa visão, isso é inquestionável. Todavia, as infinitas citações do livro ?Ruth & Esther? de Ian Duguid, me fizeram pensar que o Emílio basicamente traz a visão desse outro autor, isso porque eu fiquei curiosa pra ler o livro original. Isso me incomodou de uma certa forma, e por isso penso se tratar da visão de Ian nas palavras do Emílio.

Por outro lado, Emilio quando escreve parece está conversando com alguém, a escrita dele é muito simples, às vezes eu me imaginava sentada no banco da igreja ouvindo ele falar sobre o pensamento do Ian, fazendo suas ressalvas.

Resumindo senhores(as) o livro de Ester como diz o Emílio no final?

?Ester é um livro que nos ajuda a viver em um mundo onde não vemos Deus atuando milagrosamente de forma cotidiana.?

?Como nós, ela muitas vezes deixou de agir como deveria e não é lá o maior exemplo de comportamento em boa parte do livro. Mas, quando ela entende que é parte de algo maior, ela intercede em favor do seu povo e se identifica com ele.?

?O livro de Ester é acerca disso. Do dia da vitória de Deus. Do dia do descanso. Do triunfo da casa de Deus sobre a casa da Pérsia.? (Aqui eu chorei ?quando me dei conta de como essa verdade queima no meu ? ao ansiar por esse dia)

É isso leiam!!!!