A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

jojo henry 21/07/2012

Um romance bonito e emocionante
Bom, eu gostei do livro no geral, li a primeira edição, e achei bem escrito, a autora escreve muito bem.
Gostei do enredo, uma fada que vive entre os mortais sem saber que é uma fada, e recebe uma surpresa no seu aniversario de 18 anos.
As reviravoltas, o amor inesperado, são cenas que me prendem, amo romances, e aventuras.
Gostei do mundo criado pela autora, é um mundo vasto que se pode criar muito.
É uma história de amor bonita mas cheia de mistérios.
mas o final me deixou feliz, senti aquele suspiro apaixonado quando Melanie se depara com o amor de sua vida, o que nos mostra que nem sempre temos certeza de quem amamos, e quando menos esperamos, ele estava ali o tempo todo.

Cami 13/08/2012

Para tudo! Ainda estou tentando entender meus sentimentos em relação. Que final foi esse? Simplesmente mágico!
Bem, deixe-me começar do começo. O livro conta a estória de Melanie Aine das Fadas, que há pouco tempo descobriu que era da corte real das fadas. Imagina como ela devia estar se sentindo, ainda mais que sua descoberta culminou com a morte do pai. Triste, não? Mas o livro não tem nada de triste.
Então sua vida bagunçada, fica mais bagunçada quando ela conhece um garoto de olhos marcantes que ela não consegue esquecer. Esse garoto é Arthur, um bruxo poderoso de uma família poderosa. E logo eles se apaixonam e aí a estória fica boa.
Cheio de reviravoltas e com um final de tirar o fôlego, A Fada me prendeu do início ao fim. Amei a escrita da Carolina, personagens super bem construídos e encantadores.
Me apaixonei por Arthur, tão doce e apaixonado pela Mel. Gostei muito do final, adorei a ponte que ela fez, quem leu ou quem vai ler, vai saber do que estou falando. Não vou falar para não estragar a surpresa. Tenho que ler os outros livros da Carolina, ela é genial!
Vocês tem que ler esse livro! É simplesmente mágico!

Lu 07/09/2012

Banana Pirata - A Fada
Oi gente!!
Leiam a resenha lá no blog!!

YEY!

folha_mf 27/03/2024

Não quero simplesmente escrever "esse livro é uma merda", mas é o que dá vontade.
Depois de muito insistir, de me obrigar a ler, eu finalmente terminei esse livro e posso sim categoriza-lo como o pior livro que já li na minha vida, não sei o que é pior, uma história xoxa, uma protagonista capenga ou uma escrita manca, faltou tudo nesse livro, coerência, personagens reais e uma trama que tivesse o mínimo de sentido, não dá, tudo que eu consegui foi passar raiva com esse querido, e só posso agradecer por ter chegado ao último ponto final.

Thyeri 02/01/2013

www.restaurantedamente.com
Em seu aniversário de 18 anos coisas estranhas acontecem. Seus pais estão diferentes, tratando-a bem na comemoração de seu nascimento: prepararam uma festa surpresa, lhe deram presente, e seus amigos, os poucos, apareceram em sua casa para a festa. Coisas que Melanie não imaginava que poderiam acontecer. O que ela não sabia é que nesse dia aconteceria coisas ainda mais estranhas...

Que tipo de coisas?

Uma dor estranha invade seu corpo, e um grito é escutado vindo de fora do seu quarto. No meio de uma tragédia, ela descobre que é uma fada. Melanie Aine das Fadas, agora, precisa descobrir qual sua missão aqui na Terra e cumprir seu destino.

Um livro que me surpreendeu. Com uma história que normalmente não me prenderia, por focar nas descobertas adolescentes de uma menina, pelo fato de eu não me identificar com a personagem (que foi o que aconteceu), me vi não conseguindo parar de ler. Pois a escrita de Munhóz me prendeu, sua simplicidade tanto na escrita quanto na história, passando uma mensagem muito bonita, me agradaram bastante.

Gostei da forma como que os fatos foram sendo desenvolvidos. Estava achando a maneira com que a autora os expôs um pouco ruim, mesmo eu gostando de histórias não lineares; mas ela estava me dando a impressão de que eu estava perdendo acontecimentos, pois já no começo me deparei com lacunas na história de Melanie. Mas na medida que fui avançando, fui percebendo que aos poucos as lacunas foram sendo preenchidas.

Nesta edição do livro foi acrescentado um conto baseado no segundo livro da autora, O Inverno das Fadas, que me fez interessar ainda mais por continuar a lê-la. Uma história um pouco mais sombria e pesada que A Fada, algo que me agradou mais, mas mesmo assim não tão pesado para o publico alvo do primeiro livro. Também gostei da construção do conto, e da relação de Jade com as pessoas ao seu redor, e principalmente com Sophia, a Leanan Sídhe, uma fada que se alimenta de sentimentos humanos.

Uma leitura rápida, com uma história simples e envolvente. Um ótimo livro para se ler depois de uma leitura mais densa.

Diéssica 13/01/2013

Cinco estrelas!
O livro é escrito de uma forma muito simples, descontraída e atrativa. A narrativa é em primeira pessoa, deixando ainda mais real todos os sentimentos da personagem principal, que narra de forma muito expressiva. Os detalhes são dados na medida certa, nem demais, nem de menos.

Melanie Aine é uma fada, mas que não sabe muito sobre o mundo “mágico”. Descobrir, entender e sentir sobre este mundo com Melanie é fantástico. Envolvente do primeiro ao ultimo capítulo. Uma leitura bastante gostosa e irresistível. E, quando o jovem e misterioso Arthur Wales entra na estória, fica impossível parar ler.

Ao longo do livro, ri, chorei, amei e sofri com Melanie. E sem dúvidas terminei apaixonadíssima pelo galã, Arthur Wales.

Carolina Munhoz, sem dúvidas, inaugurou sua jornada de escritora com cinco estrelas.

ou

Leitora Viciada 18/01/2013

Este livro rendeu à Carolina o Prêmio Jovem Brasileiro de 2011 e depois de ter lido e me apaixonado por O Inverno das Fadas, seu segundo romance (resenha), eu não aguentava mais de ansiedade para ler seu romance de estreia A Fada.
A autora, embora jovem, batalhou muito para que o livro A Fada fosse publicado. Ela confiou em seu trabalho e conquistou o sucesso perante a mídia e o público leitor.

Agora o livro ganha uma edição definitiva lindíssima pelo selo Fantasy da Casa da Palavra. Acho que ele não poderia receber um tratamento melhor. A capa está deslumbrante com a fada brilhante de costas iluminando uma trilha em meio a uma floresta. No centro de sua visão uma silhueta masculina encaixa-se exatamente no meio do lampião ao longe.
A imagem simboliza o grande caminho a ser desbravado pela fada Melanie, que possui uma missão na Terra a ser cumprida antes de assumir o trono em Fairyland. A floresta mostra a enorme ligação da magia com a natureza. O esboço do homem seria parte de seu destino? Sim, existe um homem em seu caminho. Estará lá para ser guiado ou guiá-la?
Além da bela imagem, o título parece feito de luz, assim como as borboletas presentes na contracapa: Tão reais que parecem saltar do papel! E o fato do "A" inicial e final estarem "cortados" na verdade é uma jogada de marketing. Ao colocar um livro ao lado do outro nas livraras percebe-se claramente que todos se completam e se ligam. Seria outra interpretação de Melanie se sentir incompleta e buscar por si própria?
O livro é realmente muito bem diagramado e trabalhado. Existem milhares de borboletas enfeitando-o.

A Fada não ganhou apenas um visual à altura do conteúdo nesta edição pela Fantasy - Casa da Palavra; ganhou um conto extra com trinta e seis páginas. O título é Outra Vez na Escuridão - História baseada no romance O Inverno das Fadas e é uma noveleta (acho uma longa história para ser apenas um conto) com a Leanan Sídhe Sophia.
Esta "fada negra" é a protagonista de O Inverno das Fadas e aqui a Carolina nos mostra uma história sombria, melancólica e dramática. A vítima é uma jovem cantora britânica que alcançou o estrelato com sua personalidade e voz fortes e consagrou-se eternamente como a diva do pop jazz. Óbvio que o leitor descobre em quem Carolina se baseou para criar Jade. É uma homenagem bela e ao mesmo tempo um alerta ao perigo de uma vida sem regras e inconsequente.
Uma história tão madura e intensa que já seria o motivo para eu comprar esta edição de A Fada. Adorei ler mais páginas com Sophia, uma personagem que realmente me cativa. Adoraria futuramente ler mais dela.

Mais antes de Outra Vez na Escuridão temos o romance A Fada com sua nova revisão.
A primeira surpresa que tive ao ler A Fada é que Carolina realmente é talentosa, pois não parece ser uma história escrita por uma moça tão jovem. Não que a história seja tão madura quanto O Inverno das Fadas, mas a facilidade que a autora tem em escolher as palavras e trazer magia às páginas é visível logo no começo.
A Fada é um livro juvenil, intenso, cheio de sentimentos exagerados, como todos os adolescentes são. Já O Inverno das Fadas, por ser mais sombrio e explícito, é para o público jovem adulto. Talvez isso tenha sido influenciado pela idade que Carolina tinha ao escrever cada um dos livros.
Notei também que a escritora evoluiu muito na forma de transportar os sentimentos para a história e delinear personalidades.

Melanie é uma fada que sofre e possui dúvidas profundas em relação ao seu futuro. Ela é a Princesa das fadas, mas sabe que tem uma missão a cumprir na Terra. O problema é que sua vida sofreu uma reviravolta chocante e a fada está perdida e ao mesmo tempo com os sentimentos à flor da pele.
Ela não carrega o fardo mortal de Sophia de O Inverno das Fadas, mas ter um aniversário como o último a deixou deprimida e a modificou para sempre.
Seu pai faleceu e sua mãe a abandonou. E ela recebeu uma marca e a descoberta de que é uma fada, precisa encontrar seu rumo, cumprir a sua missão e assumir o trono em Fairyland. Tudo isso de uma só vez.
Melanie não sabe por onde iniciar essa jornada dura e se sente fraca.

A autora utiliza da Fantasia, magia e de uma fada para expor vários sofrimentos adolescentes do mundo real. Através das perdas de Melanie, o leitor percebe que não está sozinho, que infelizmente a vida é difícil e que podemos a qualquer momento perder nosso porto seguro e ter de enfrentar o mundo.
Particularmente me liguei à dor de Melanie, pois perdi minha mãe aos quinze anos de idade e meu pai aos vinte e um. Então ela perder o pai logo no próprio aniversário e ser abandonada pela mãe me emocionou muito. A protagonista pode ser uma fada, porém seus dilemas e sentimentos são reais como os de qualquer outro adolescente que enfrenta traumas. A dor é real.

Outro ponto abordado pela autora é o amor juvenil. Uma paixão arrebatadora, um romance do tipo que parece eterno, forte, inconsequente. Um amor impossível de ser controlado, que chega a ser possessivo e ciumento e em outros momentos carinhoso e aconchegante. Opostos que se atraem e se repelem a todo instante. Uma relação marcante e única como o primeiro amor. Qual adolescente que não sofre um amor intenso?
Melanie se envolve com um rapaz incomum, assim como ela. Ele também possui o psicológico abalado, obrigações a serem seladas e um fator que o diferencia dos humanos comuns. Um rapaz bruxo, de uma família muito poderosa e tradicional no meio mágico.
Um relacionamento fugaz e faminto. Um bruxo e uma fada se apaixonam loucamente e precisam descobrir cada um o seu caminho e seu papel na vida.

E esse é o terceiro ponto crucial nas entrelinhas: A busca pelo "eu", as dúvidas pessoais, traçar o próprio destino. Como todo adolescente, a fada e o bruxo precisam assumir cada um o seu papel e suas respectivas responsabilidades.
Enquanto cada um guarda as suas dores, eles explodem em um romance. Mas eles sabem que precisam ir além e encontrar cada um seu verdadeiro caminho.

Além de ser um livro sobre a adolescência, perdas sofridas nessa fase, o primeiro grande amor e a busca pelo futuro e pela própria essência, existe magia.
Mágica, feitiços, seres e mundos sobrenaturais enfeitam a trama transformando os receios de uma adolescente nos receios de uma adolescente fada, deixando o livro mais interessante e atraente ao jovem leitor.
Atraente também está a narrativa da Carolina. Mesmo com os temas abordados, ela é descontraída, leve e agradável. Não é cansativa e o romance arrebatador é intenso como os amores e dores adolescentes.
A Fada foi dividido em vinte e cinco capítulos e um epílogo. Existe também outra divisão paralela, que é pela data. Independentemente da numeração dos capítulos, estes são acoplados as datas. Tudo começa em 20 de fevereiro e vai até... Não posso contar!

E para quem acha que tudo ocorre rápido e intensamente demais em A Fada, pense em como são os sentimentos, hormônios e impulsos juvenis. Depois acrescente o peso da magia e Fantasia e então sim analise o livro.
Ele cumpre o seu papel, que é entreter o público juvenil com Fantasia e seres sobrenaturais e fazer esse público se identificar com os temas abordados..

Após ler e analisar A Fada e O Inverno das Fadas tenho algumas conclusões: Carolina evoluiu muito como escritora, mas já possui o dom; cada um dos livros foi escrito em uma época diferente, tanto da vida e idade da autora quanto o momento cultural e editorial; cada um possui um público alvo diferente; ambos são ótimos e atingem seus objetivos; Carolina Munhóz ainda será uma escritora melhor e de mais sucesso se continuar seu trabalho nessa linha.
Por ter vinte e oito anos de idade, gostei mais de O Inverno das Fadas, porém A Fada me fez perceber e relembrar de tanta coisa que aconteceu comigo há dez anos atrás, quando eu tinha a idade de Melanie.

Heloísa Macedo 12/02/2013

Comparar um livro com outro nem sempre é a coisa mais decente a se fazer, mas já que os dois são da mesma autora me atrevo a fazê-lo: "A fada" não chega nem aos pés do envolvimento que tive com "O inverno das fadas". Vendo, porém, que "A fada" foi escrito primeiro, parabenizo a escritora pela evolução, notável, de um livro para o outro. Não diria que foi uma leitura decepcionante, longe disso, apenas não foi uma leitura memorável, não me deixou citações para decorar ou personagens para amar. O final chegou rápido demais, as emoções não foram bem transmitidas. Se um dia for reescrito pela própria Carolina, que sem dúvida está bem mais experiente, terei prazer em relê-lo.

Cristiano Rosa 15/02/2013

Diário CT: A Fada
Eu sempre acreditei que cada livro tem o seu momento para ser lido. Conheço A Fada desde o lançamento de sua primeira edição; anos depois comprei um exemplar direto com a autora, que veio com uma linda dedicatória, e desde então o guardei, esperando sua vez para leitura. Essa hora chegou, e foi muito bem-vinda.

A obra de Carolina Munhóz tem 224 páginas e 25 capítulos, na versão publicada pela Editora Novo Século. A história narra 12 dias – 10 deles consecutivos – da vida de Melaine Aine, que se descobre fada no seu aniversário de 18 anos.

Na mesma data, ela é abandonada pela mãe, perde seu pai e ganha uma tatuagem. Muitos mistérios têm de ser descobertos pela protagonista, que agora se vê sozinha em um mundo novo.

Narrada em 1ª pessoa, a trama se passa em Londres, com ótimas referências geográficas. Em uma floresta, Mel também passeia pela Dimensão das Fadas, onde descobre que sua mãe é a Rainha desses seres mágicos, e ela, uma princesa.

De 23 de novembro a 31 de outubro, a personagem principal conhece Patrick, um menino misterioso e que a desenha numa praça; e Arthur, rapaz pelo qual ela se apaixona e mais tarde descobre ser um descendente de uma família bruxa. O romance dos dois os fazem amadurecer, se descobrirem. O enredo que se fixa muito no drama também mescla com romance e suspense.

A narrativa da autora é cativante, percebe-se que ela colocou muito sentimento na escrita, que se assemelha a um diário pela linguagem e estrutura, que envolve e por vezes dialoga com o leitor. As ilustrações a cada nova data também são lindas, encantando ainda mais o texto, que toca a alma de quem lê.

Aos poucos Mel conhece melhor seu mundo, que também é habitado por anjos, duendes, elfos, gnomos e vampiros, além de fadas e bruxas, e busca por sua missão. Após cumpri-la, ela ficaria de vez no universo mágico e governaria o Reino das Fadas, tendo de deixar de lado todo o resto. Com a companhia de Arthur, ambos descobrem o amor, brigam, duelam e se amam.

É possível perceber referências a Harry Potter no uso da fantasia e de elementos do gênero. Não que isso seja ruim ou perca na originalidade, mas só transparece as influências da escritora, que também usa muito de suas experiências de vida na obra, o que acaba a deixando um tanto particular. Os acontecimentos ocorrem com rapidez, não há muita enrolação, e as reviravoltas chamam a atenção do leitor.

Não posso afirmar que a leitura de A Fada foi uma surpresa, pois eu já esperava uma trama cheia de magia. Destaco a diagramação do livro, com letras pouco maiores que as convencionais, que facilitam na hora de ler. O desfecho é inesperado, recuperando alguns fatos do início da história. A obra é toda em um tom leve, juvenil, com uma mensagem ao fundo sobre o amor e o ato de acreditar.

Fonte: http://www.blogcriandotestralios.com/?p=20333

Jéssica 23/02/2013

Poderia ser bem melhor...
Encontrei esse livro em uma promoção online, quando vi a capa linda e uma história sobre fadas de uma autora brasileira comprei sem pensar duas vezes.

Comecei a leitura muito animada e de inicio gostei de como a história estava sendo conduzida, porém no momento que a Mel conhece o Arthur a impressão que eu tive foi que eu tinha pulado alguns capítulos sem ver, pois tudo acontece muito rápido e não leva a lugar algum.

Basicamente vemos uma garota tímida achar seu lugar no mundo, nesse caso a rainha das fadas, através do amor e todas as descobertas, sensações, incertezas e bla bla bla que ele trás.

Não digo que seja uma historia ruim, ela tem seus momentos bons e personagens legais, porém tudo é muito superficial e aquela sensação de querer saber qual é o mistério da trama não aparece justamente por ter sido tratado de forma superficial.

Porém, a forma que autora lidou com o misticismo foi bem encantadora e deu um toque de vida a história. Também o conto extra que vem no final do livro nessa edição que eu comprei (não sei qual) merece todos os devidos créditos, pois foi muito bem escrito e ainda lida com assuntos polêmicos em meio a fantasia, o que me faz pensar que a autora tem realmente talento e com a experiencia ela poderá usar todo o seu potencial.

Laisy 14/04/2013

A Fada
Palavras que definem bem este livro na minha opinião: Mágico, surpreendente e emocionante!

Melanie Aine das Fadas, vive em Londres e é uma menina que nunca teve uma vida muito normal. Ter muitos amigos, festas de aniversário e todas essas coisas de uma jovem normal nunca fizeram parte de sua vida. Porém, ao completar 18 anos, quando finalmente as coisas parecem estar normais pelo menos uma vez, pois é quando ganha uma festa de aniversário com direito até a presença de seus dois únicos amigos, Vicento e Olinda, ela ganha uma misteriosa tatuagem, sofre uma grande perda e tem uma revelação que mudará a sua vida para sempre... Mel é a princesa das fadas!

Esta grande descoberta não seria um fardo para ela, caso ela tivesse com quem contar e tivesse alguém que a ajudasse a descobrir sua missão. Pois além de todos esses acontecimentos, Mel também descobre que possui uma missão a ser cumprida em nosso mundo.

Perdida, triste, se sentindo abandonada e sem saber o que fazer, Mel pede ajuda a Grande Mãe e aos seres mágicos para que possam guiá-la e ajudá-la a seguir seu caminho e cumprir sua missão, e é neste momento que ela tem uma visão um tanto intrigante... Ela tem a visão de um olhar. Desesperado, porém lindo. Ela não sabe muito bem o que isso significa, mas sabe que o dono daquele olhar irá ajudá-la de alguma forma a descobrir e cumprir a sua missão.

Com isso, depois de passar um tempo sentada em sua praça favorita, a Praça Trafalgar, ela esbarra com o dono do olhar que teve em sua visão, e o dono do par dos lindos olhos seria Arthur Wales. Mas como as coisas nunca são muitos fáceis para a Mel, ela o perde de vista e não sabe como o encontrar de novo. Porém, da maneira mais inesperada, eles se reencontram e seus caminhos se cruzam como deveria ser.

Aos poucos, eles vão se conhecendo, Mel descobre mais sobre si mesma e sobre o que é o amor. Logo, com a ajuda de Arthur, as coisas acontecem como deveriam acontecer.

Em A Fada, a forma como a história se desenrola é tão tocante e tão gostosa que não dá vontade de parar de ler. Adorei o fato da Mel ser uma personagem de dezoito anos, pois noventa e nove por cento dos livros jovens são com personagens de quinze ou dezesseis anos. Achei a Mel uma personagem divertida, com as inseguranças e perguntas de qualquer adolescente indo para a fase adulta, além do fato de ter adorado a linguagem dela... Bem jovem. É como se você estivesse falando com alguém real, o que faz com que a leitura flua maravilhosamente bem.

Quando finalmente as coisas vão se encaminhando no livro, elas também vão ficando mais tensas e em vários momentos me via quase roendo as unhas de desespero para querer saber o que iria acontecer. Rs...

O final... Gente, o final foi absolutamente surpreendente!!! Eu não sabia se eu chorava por ser tão tocante, se eu ria por estar tão empolgada de estar lendo algo tão diferente, ou se ficava de boca aberta. Acho que no fim fiz tudo... rs... (só me controlei pra não chorar por que terminei de ler o livro no intervalo de uma aula para a outra na faculdade, então não podia simplesmente chorar na frente de todo mundo rs).

Também tenho que comentar dos detalhes lindíssimos que achei do livro, que são: a capa (que achei maravilhosa), e que antes de alguns capítulos somos agraciados com desenhos maravilhosos (no qual me fizeram perder vários minutos admirando-os) rs.

É muito bom quando adoramos um livro, e esse foi um desses livros. Não é a toa que a Carol Munhóz se destacou. Seu livro me surpreendeu e tenho certeza que vai surpreender a todos também. Tenho que enfatizar também, que ela se tornou a minha escritora brasileira número um.

Espero que tenham gostado da resenha e super recomendo à todos! Bjos

Esta resenha pertence ao blog Perdidas na Biblioteca (www.perdidasnabiblioteca.com)