A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 03/09/2013

"Toda vez que você diz que não acredita em fadas, uma fada morre." Peter Pan - J. M. Barrie
A maior parte da história se passa em Londres. Na noite em que Melanie Aine das Fadas, a Mel, completa 18 anos, seu pai morre. Logo depois sua mãe vai embora e a jovem descobre que é uma fada e que precisa completar uma missão. Não é o melhor presente de aniversário que alguém possa receber, não é?
Na busca pelo seu destino, Mel encontra o jovem bruxo Arthur Wales de uma forma não muito convencional. Segundo uma visão de Mel, ele poderia ajudá-la nessa missão que nenhum dos dois sabe direito qual é. Mas no passado de Arthur também aconteceram coisas ruins que o marcaram, o que pode afetar a relação dos dois.
Eu já gostava desse livro antes mesmo de lê-lo. Desde a primeira vez que o tive em minhas mãos, fiquei encantada com os detalhes da parte visual, era tudo muito bonito. E a história foi tão bonita quanto a aparência do livro! Acho que até melhor do que eu esperava.
Dá pra conhecer um pouco de Londres; se encantar com Fairyland: o lindo mundo das fadas (achei a descrição dos cenários muito bem feita). Tem um suspense bom na forma como a história é contada; a gente vai descobrindo a história da Mel e de seu povo aos poucos, algumas vezes descobrimos junto com ela. Tem uma cena de ação que é de tirar o fôlego. Tem coisas clássicas de contos de fadas: uma história de amor, um baile com uma princesa usando um lindo vestido. Tem bruxo, vampiro, anjo, de tudo um pouco, mas muitíssimo bem dosado para não perder o foco: a missão da fada. E no final, quando você já está conformado (ou inconformadíssimo) com um desfecho que não é o que você esperava, tem uma surpresa, uma virada que me fez gostar ainda mais da história.
Uma coisa que gosto em livros com personagem-narrador é quando o autor nos permite ver além do que o personagem diz, a gente entende o que ele está sentindo e passando sem que ele precise dizer. Isso aconteceu em "A Fada", os sentimentos da Mel transbordavam das linhas.
Sobre a parte visual/diagramação do livro (edição da Fantasy-Casa da Palvra): as folhas são amareladas, o tamanho da letra e das margens é ótimo. A capa e a contracapa são lindas! Cheio de detalhes, a parte interna da capa é dourada e cheia de borboletas (ou devo dizer fadas?), a história é divida em datas e tem capítulos curtos e numerados.
Essa edição vem com o conto "Outra vez na escuridão" no final, "inspirado nas Leanan Sídhes, fadas que encantaram milhares de leitores no livro 'O inverno das fadas'" (o segundo escrito pela autora). Gostei do conto também, apesar de ele ser meio sombrio.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2013/09/resenha-livro-fada-carolina-munhoz.html

Vanessa Sueroz 14/08/2013

Hoje viemos com um livrinho nacional. Nele conhecemos Melanie uma menina que cresceu no mundo dos humanos e ao completar 18 anos, descobre que é uma fada, porém na mesma noite do seu aniversário e da descoberta seu pai acaba morrendo e sua mãe acaba indo embora por outros motivos que descobrimos ao longo da leitura.

Melhor do que ser uma fada, Mel descobre que é uma princesa, a princesa das fadas. Ela é a herdeira do trono em Fairyland na dimensão das fadas.

Mas Mel não pode ir para o mundo das fadas assumir seu trono, Mel tem uma missão para cumprir na Terra, uma missão que ela nem faz ideia do que seja.

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/a-fada/

Alexandre | @estantedoale 28/07/2013

Reli esse livro depois de 10 anos
As páginas com manchas amarelas, os errinhos de escrita - que mais uma revisão resolveria - e a birra de Melanie Aine não me impediram de fazer esta releitura. Também não me fizeram parar de gostar de “A Fada”.

Como consta em uma das páginas: “Afinal, perfeição não existia no mundo. Ou existia? Não… Nada nunca seria perfeito”.

Como o primeiro livro de minha adolescência, e o que me fez descobri escritores vivos e em plena atividade no Brasil, essa é uma história que nunca deixará de fazer parte da minha trajetória. Porém, depois de tanto tempo e de mudar tanto ao longo desses anos, qualquer mente leitora descobriria as imperfeições e os pontos em que se discorda de uma história como essa.

Rever Mel, uma princesa das fadas, vivendo um turbilhão de emoções com a morte do pai, a descoberta de suas origens e a busca pelo próprio destino é complicado. Por um lado, toda a fantasia envolta na história é colorida, mas permite perguntar para onde vai tudo isso quando, do nada, a protagonista se envolve e se apaixona pelo homem que tem seu destino nas mãos.

Sou amante de fantasia, e sei como o enredo pode e deve fazer parte da realidade mágica da obra. A proximidade com o final - e só darei UM spoiler mais à frente - me faz lembrar porque gostei tanto desse livro quando o li em seu ano de relançamento, em 2012: a diversidade de seres mágicos e o cruzamento da magia com o mundo humano.

No último capítulo, Carolina se transforma em personagem, lançando este mesmo livro como uma garota de 16 anos - uma forma de contar a própria história através do que foi escrito. Uma espécie de “inception” que se forma na mente leitora.

Hoje, admiro essa Carolina da vida real. Uma mulher com vários livros de fantasia publicados por grandes editoras e, hoje, roteirista de alguns dos maiores serviços de streaming do mundo, tendo contribuído para os roteiros de séries como “Cidade Invisível” e “O Escolhido”.

Certamente, “A Fada”, nos dias de hoje, merece uma releitura e, quem sabe, alguns ajustes. E se transformaria numa história incrível para leitores que, assim como eu - naquela época - ainda podem se apaixonar pela literatura nacional contemporânea.

Eri Guimarães 26/07/2013

Bonjour Anges!

Hoje é dia de mais uma leitura da nossa “Pilha do Anjo”. E dessa vez trago pra vocês um livro nacional. Fazia um tempinho que eu queria resenhar os livros da Carolina Munhóz, e aproveitei o clima que a visita dela à São Paulo para o lançamento de seu novo livro trouxe e aqui estamos.

A Fada é o primeiro livro da autora, que ela escreveu quando tinha apenas 16 anos, ela passava por momentos conturbados e graças a um sonho surgiu a inspiração para a história.

O livro em primeira pessoa é narrado pela Melanie Aine das Fadas, uma garota que cresceu solitária e que na noite em que completou 18 anos acabou ganhando sua primeira festa de aniversario, uma surpresa e tanto! Mas, o presente não parou por aí, na mesma noite seu pai acabou falecendo e uma estranha tatuagem de fada apareceu magicamente em sua pele.

Depois de todas essas surpresas, Mel ainda se deparou com uma verdade que nunca havia imaginado, a jovem na verdade era uma fada. E mais, não uma fada qualquer, mas a princesa delas, herdeira do trono em Fairyland, a dimensão das fadas.

Com tudo isso na cabeça, a jovem ainda tem que aguentar mais um baque: sua mãe simplesmente a abandona e, mesmo humana, se muda para Fairyland, para governar a dimensão. Você deve ter se perguntado: se a Melanie é a herdeira do trono por que ela não se mudou logo para a dimensão das fadas? Ela até teria ido, se pudesse, mas uma missão a prende na dimensão dos humanos.

Com sua vida de pernas pro ar e sem saber qual é a bendita missão que a impede de ir para a dimensão das fadas, Mel se torna alguém deprimida, amargurada e extremamente triste. Ela não vê luz em seu futuro e não tem motivação para nada.

Mas, isso muda quando ela encontra Arthur Wales. E é a partir desse encontro que essa história toma o rumo para uma mensagem de amor muito linda. Os dois aprendem e amadurecem juntos e acompanhar essa evolução é bem interessante.

E nessa evolução há muita magia, não apenas a sobrenatural e fantástica, mas a magia humana, onde o conhecimento de si mesmo e a compreensão do seu lugar no mundo abre portas para a luz e para uma vida mais feliz.

Uma coisa que não posso deixar de comentar é sobre o romance relâmpago. Tudo bem que tem toda uma explicação e uma magia toda envolvida, mas o fato de que Melanie e Arthur se apaixonam e juram amor eterno em questão de horas (literalmente) é um pouco incomodo.

O ponto mais alto da história está em seu final, há uma reviravolta em tudo o que foi construído durante a leitura e que realmente me surpreendeu (e confesso que me fez chorar também).

A edição da Leya na verdade é a terceira. A primeira edição foi lançada pela editora Arte Escrita e a segunda edição pela editora Novo Século. Eu tenho a versão da Novo Século também, mas tenho que citar que a edição atual é a mais linda das três, não só pela capa, mas toda a diagramação e organização, tendo muitas borboletas.

E há um acréscimo nessa edição, tem incluído o conto Outra Vez na Escuridão que é inspirado no universo do Inferno das Fadas, segundo livro da autora, também publicado pela editora Leya. Esse conto tem a Leanan Sidhe Sophie em um de seus relacionamentos onde ela inspira o artista para poder recarregar sua energia. E pra quem já leu tudo o que a autora já lançou pode dizer com segurança, é a melhor criação dela. O conto é fantástico!

Então mais que recomendo o livro pra quem curte fadas, pra quem não conhece e é curioso com esse mundo fantástico e pra quem é romântico ou está precisando de um pouco de ânimo e amor na vida. Essa é uma leitura que vale muito a pena.

Aline 19/06/2013

Chato demais!!!
Não consegui ir até o fim...

Nelmaliana 18/05/2014

Olhe com cuidado, pode ter uma fada ao seu lado...
Melanie Aine mora em Londres e é uma garota retraída que tem poucos amigos. Ela está completando 18 anos, e ganha uma festa surpresa, a primeira de sua vida. Mas, junto com isso vem o falecimento inesperado do pai, o abandono da mãe, uma tatuagem nas costas que surge do nada e a descoberta de que é uma fada.

E agora sozinha, ela tem que lidar com tudo isso, e ainda descobrir e cumprir uma missão para a qual foi designada.

No meio desse momento turbulento ela encontra Artur, um garoto vindo de uma família de bruxos, e que desempenhará papel importante nessa missão.

O livro me chamou a atenção por se tratar de uma história de fantasia sobre fadas e o seu mundo. Porém, exatamente essa parte pra mim é pouco desenvolvida, sendo que o foco principal do livro é o relacionamento amoroso dela com Artur.

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2014/04/olhe-com-cuidado-pode-ter-uma-fada-ao.html

Mikaela 17/05/2013

Alguns jovens ganham presentes caros, passagens aéreas ou festas surpresa em seus aniversários de 18 anos. Melanie Aine ganhou o falecimento do pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano. Como se tudo isso não fosse suficiente, Melanie ainda descobriu, por detrás da enevoada e mística cidade de Londres, um mundo fantástico que até poderia ignorar, se não fosse parte importante dele. Um legado que traz com ele diversas tragédias e problemas pessoais ao qual ela não espera se adaptar, mas não sabe se terá opção. A única parte recompensadora parece ser seu encontro com um homem misterioso, oriundo de uma família bruxa poderosa, cuja relação caminha em uma linha bamba e tênue que separa afeto e fúria. Um afeto que pode levá-la à transcendência e à vida eterna. Uma fúria que pode conduzi-la a morte e ao esquecimento. Dentre muitos feitiços, lutas, criaturas mágicas e eventos sobrenaturais, A Fada é uma história de descobertas e superações, sobre como o amor pode fazer várias pessoas redescobrirem a vida e a magia nela. “Uma história repleta de magia e espiritualidade. Uma candidata a seguir os passos de Alexandra Ardonetto e Cassandra Clare.” Revista Época.

"Que as fadas te iluminem"Carolina Munhóz

Yas 20/04/2013

Surpreendente
Confesso que quando comecei a ler não sabia que o livro era nacional, em mesmo ao decorrer da leitura, por ter muita cultura inglesa em si no livro.
Mas gostei bastante do livro, a historia em si e desenvolvida bem e chama a atenção.
Melanie Aine das Fadas, mora em Londres e quando completa seus 18 anos, coisas estranhas acontece. Uma nova tatuagem, a descoberta de um mundo novo, a perda do pai, e a distancia da mãe.
Com a descoberta de um mundo novo, descobre também uma missão que tem que ser feita.
Para essa missão ser cumprida, ela precisa de Arthur, um homem misterioso e apaixonante que ela encontra no meio do caminho, e que vive um intenso amor.
O final me surpreendeu, não espera que a missão fosse a dita o final, porém gostei bastante, pois isso chama bastante a realidade um romance na atualidade.
Porém o que não me agradou no livro é que ele traz muita cultura Inglesa, perde um pouco a nacionalidade do livro. Temos tantas coisas bonitas, e tanta criatividade para aproveitar isso num livro, por isso acho que deveria ter mais "toques" brasileiros.
Mas o livro em si é muito bom, a historia é muito envolvente e fácil de ler. Adorei, recomendo.

Laisy 14/04/2013

A Fada
Palavras que definem bem este livro na minha opinião: Mágico, surpreendente e emocionante!

Melanie Aine das Fadas, vive em Londres e é uma menina que nunca teve uma vida muito normal. Ter muitos amigos, festas de aniversário e todas essas coisas de uma jovem normal nunca fizeram parte de sua vida. Porém, ao completar 18 anos, quando finalmente as coisas parecem estar normais pelo menos uma vez, pois é quando ganha uma festa de aniversário com direito até a presença de seus dois únicos amigos, Vicento e Olinda, ela ganha uma misteriosa tatuagem, sofre uma grande perda e tem uma revelação que mudará a sua vida para sempre... Mel é a princesa das fadas!

Esta grande descoberta não seria um fardo para ela, caso ela tivesse com quem contar e tivesse alguém que a ajudasse a descobrir sua missão. Pois além de todos esses acontecimentos, Mel também descobre que possui uma missão a ser cumprida em nosso mundo.

Perdida, triste, se sentindo abandonada e sem saber o que fazer, Mel pede ajuda a Grande Mãe e aos seres mágicos para que possam guiá-la e ajudá-la a seguir seu caminho e cumprir sua missão, e é neste momento que ela tem uma visão um tanto intrigante... Ela tem a visão de um olhar. Desesperado, porém lindo. Ela não sabe muito bem o que isso significa, mas sabe que o dono daquele olhar irá ajudá-la de alguma forma a descobrir e cumprir a sua missão.

Com isso, depois de passar um tempo sentada em sua praça favorita, a Praça Trafalgar, ela esbarra com o dono do olhar que teve em sua visão, e o dono do par dos lindos olhos seria Arthur Wales. Mas como as coisas nunca são muitos fáceis para a Mel, ela o perde de vista e não sabe como o encontrar de novo. Porém, da maneira mais inesperada, eles se reencontram e seus caminhos se cruzam como deveria ser.

Aos poucos, eles vão se conhecendo, Mel descobre mais sobre si mesma e sobre o que é o amor. Logo, com a ajuda de Arthur, as coisas acontecem como deveriam acontecer.

Em A Fada, a forma como a história se desenrola é tão tocante e tão gostosa que não dá vontade de parar de ler. Adorei o fato da Mel ser uma personagem de dezoito anos, pois noventa e nove por cento dos livros jovens são com personagens de quinze ou dezesseis anos. Achei a Mel uma personagem divertida, com as inseguranças e perguntas de qualquer adolescente indo para a fase adulta, além do fato de ter adorado a linguagem dela... Bem jovem. É como se você estivesse falando com alguém real, o que faz com que a leitura flua maravilhosamente bem.

Quando finalmente as coisas vão se encaminhando no livro, elas também vão ficando mais tensas e em vários momentos me via quase roendo as unhas de desespero para querer saber o que iria acontecer. Rs...

O final... Gente, o final foi absolutamente surpreendente!!! Eu não sabia se eu chorava por ser tão tocante, se eu ria por estar tão empolgada de estar lendo algo tão diferente, ou se ficava de boca aberta. Acho que no fim fiz tudo... rs... (só me controlei pra não chorar por que terminei de ler o livro no intervalo de uma aula para a outra na faculdade, então não podia simplesmente chorar na frente de todo mundo rs).

Também tenho que comentar dos detalhes lindíssimos que achei do livro, que são: a capa (que achei maravilhosa), e que antes de alguns capítulos somos agraciados com desenhos maravilhosos (no qual me fizeram perder vários minutos admirando-os) rs.

É muito bom quando adoramos um livro, e esse foi um desses livros. Não é a toa que a Carol Munhóz se destacou. Seu livro me surpreendeu e tenho certeza que vai surpreender a todos também. Tenho que enfatizar também, que ela se tornou a minha escritora brasileira número um.

Espero que tenham gostado da resenha e super recomendo à todos! Bjos

Esta resenha pertence ao blog Perdidas na Biblioteca (www.perdidasnabiblioteca.com)

folha_mf 27/03/2024

Não quero simplesmente escrever "esse livro é uma merda", mas é o que dá vontade.
Depois de muito insistir, de me obrigar a ler, eu finalmente terminei esse livro e posso sim categoriza-lo como o pior livro que já li na minha vida, não sei o que é pior, uma história xoxa, uma protagonista capenga ou uma escrita manca, faltou tudo nesse livro, coerência, personagens reais e uma trama que tivesse o mínimo de sentido, não dá, tudo que eu consegui foi passar raiva com esse querido, e só posso agradecer por ter chegado ao último ponto final.

/QMD/ 05/03/2013

Sophia não é uma fada.
A Fada é um daqueles livros que te ganham pela beleza. A capa é bonita, tem vários detalhes ao longo do livro e nos inícios de capítulos... É tudo muito belo e foi esse o grande motivo de eu comprá-lo. Outro motivo pode ter sido a sinopse: ela realmente chama a atenção.

O livro conta a história de Mel. Quando ela completa 18 anos, é abandonada pela mãe, o pai morre e uma tatuagem de uma fada aparece misteriosamente, junto com um par de asas. Ela, então, descobre que tem uma missão, mas não faz tanta ideia assim do que ela seja... Além disso, o livro ainda traz um romance: Melanie se apaixona por Arthur, um bruxo, na sua busca pela missão.

Em uma entrevista, Carolina, a autora, disse que escreveu esse livro quando tinha 16 anos. Isso pode realmente ser comprovado, afinal, apesar da história ser diferente e criativa, a escrita chega a ser infantil em algumas passagens. Tudo acontece rápido demais e me senti perdida algumas vezes.

Uma coisa que me incomodou também foi a falta de detalhes em algumas partes importantes e o excesso deles em momentos aleatórios. Ela não conta muita coisa sobre o universo paralelo das fadas, mas descreve milimetricamente quando uma borboleta pousa no seu dedo.

O RESULTADO
Apesar da grande quantidade de "defeitos", acho quem gosta de livros infanto-juvenis pode curtir A Fada, sim, por se tratar de uma leitura bem leve. Eu, particularmente, achei mediano.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/01/afada.html

Aglaia 28/02/2013

Eu realmente me envolvi muito na história. Tive um tempo sem ler por compromissos, mas eu compreendi cada palavra do livro. A história é envolvente, dramática, romântica, e deixou um gostinho de 'quero mais'. Odiei o fato da Mel não ter ficado com o Arthur, mas seria muito normal se eles tivessem ficado juntos. Sempre achei, desde o começo que o Patrick tinha algo diferente, e que ele nao apareceu aquele dia sem razão. Amei e amei o livro, recomendo! :)

"Que as fadas te iluminem" - Carolina Munhóz

Jéssica 23/02/2013

Poderia ser bem melhor...
Encontrei esse livro em uma promoção online, quando vi a capa linda e uma história sobre fadas de uma autora brasileira comprei sem pensar duas vezes.

Comecei a leitura muito animada e de inicio gostei de como a história estava sendo conduzida, porém no momento que a Mel conhece o Arthur a impressão que eu tive foi que eu tinha pulado alguns capítulos sem ver, pois tudo acontece muito rápido e não leva a lugar algum.

Basicamente vemos uma garota tímida achar seu lugar no mundo, nesse caso a rainha das fadas, através do amor e todas as descobertas, sensações, incertezas e bla bla bla que ele trás.

Não digo que seja uma historia ruim, ela tem seus momentos bons e personagens legais, porém tudo é muito superficial e aquela sensação de querer saber qual é o mistério da trama não aparece justamente por ter sido tratado de forma superficial.

Porém, a forma que autora lidou com o misticismo foi bem encantadora e deu um toque de vida a história. Também o conto extra que vem no final do livro nessa edição que eu comprei (não sei qual) merece todos os devidos créditos, pois foi muito bem escrito e ainda lida com assuntos polêmicos em meio a fantasia, o que me faz pensar que a autora tem realmente talento e com a experiencia ela poderá usar todo o seu potencial.