A Influencer

Ellery Lloyd

Resenhas -

Camilla.Conti 21/05/2022

É bom
O livro constrói uma grande crítica acerca da vida dos influenciadores da contemporaneidade e como isso pode prejudicar a vida deles e das pessoas a seu redor.

No geral, o desenvolvimento é bom. Conta com partes um pouco repetitivas, mas não chega a gerar exaustão. Por alguns momentos achei a escrita um pouco confusa. O desenrolar da trama é interessante, assim como sua conclusão.

É bom.
Andrea170 22/05/2022minha estante
O meu sentimento foi o mesmo

Luíza 08/06/2022

Reviravoltas!
De vez em quando, é muito bom ler um livro assim: sem muito papo cabeça, só uma história interessante, contada com linguagem leve e com reviravoltas surpreendentes, que deixam você grudada na leitura, do começo ao fim!

OBS: durante a leitura, pensei umas mil vezes em deletar a minha conta do Instagram ???

Ana Claudia 30/08/2023

Emmy é casada com Dan, um escritor que está envolvido com a publicação de seu novo livro, e juntos têm dois filhos, Coco, 3 anos e Bear, de poucos meses. Era editora de moda bem sucedida quando ficou desempregada. Encontrou na internet a oportunidade de fazer parte do mundo digital. Resolveu contactar uma agente que lhe informou que a maternidade e saúde mental estavam em alta e que Emmy conseguiria crescer rápido no instagram conseguindo muitos seguidores.

Com isso criou o perfil mama_semfiltro com a intenção de dar conselhos para as mães de primeira viagem. Com esse perfil, Emmy acabou moldando sua vida para ser exemplo para inúmeras mulheres.

Para trazer mais engajamento para o seu perfil, Emmy resolveu maquiar a sua vida de forma que as pessoas vissem suas vidas refletidas na dela. Ela mostrava seus filhos como crianças que davam trabalho para dormir, comer, que faziam bagunça na casa. E, na verdade, Coco e Bear são duas crianças super tranquilas.

A trama é narrada por três personagens: Emmy, Dan e Jill, uma enfermeira aposentada. Uma história que fala sobre a exposição excessiva na internet e as consequências positivas e, principalmente negativas, dessa exposição na vida no casal. Existe um mistério envolvendo uma mãe e uma criança, fiquei bem curiosa em saber o que realmente aconteceu e no final a explicação foi corrida e não convincente.

Ivone Gonçalves 11/07/2022

A influenciadora digital
O livro traz um tema muito atual, que é sobre Emmy,uma mãe que fez sucesso no Instagram postando sobre as desventuras e bagunças da vida cotidiana. O que torna o livro inusitado é que ao invés de fazer como a maioria, que posta sobre uma vida embelezada, com filtros e perfeita que não possuem, ela tem uma vida boa e conta versões pioradas dos acontecimentos para os seguidores, afim de conseguir likes, tudo friamente calculado. Porém tem alguém que descobriu a farsa e está querendo punir a Emmy. O livro é muito bem estruturado. Os capítulos se dividindo entre as visões de Emmy, Dan (o marido) e a pessoa vingativa. A trama é bem construída e nos faz refletir sobre algumas questões sobre o quanto de nossa vida pode ser exposta a completos estranhos através das postagens nas redes sociais e o perigo inerente a isso.

duartesamanda 18/05/2022

Mais um livro que cresceu nas minhas expectativas por conta do marketing da intrinsecos e mais um vez terminei decepcionada com o estilo de mistério que a autora tentou criar.

A história foca na vida de Emmy, mas não sua vida real e sim a vida que ela decide mostrar na internet para seus mais de um milhão de seguidores, todas mães de filhos pequenos que acham que estão sozinhas nessa saga de criar um ser humano e encontram em Emmy uma força para seguir em frente, mas nem sempre só pessoas boas seguem sua vida online.

Os personagens são bem construídos no começo mas se perdem rapidamente depois de 30% do livro e entram em um ciclo de repetição de ações que fica quase agoniante de ler, você lê os capítulos e a sensação é que a história praticamente não desenvolve. O livro já é curto e a sensação quando terminei é que poderia ser menor ainda.

O mistério tenta ser inovador em seguir uma linha mais realista mas no final acaba sendo irreal da mesma maneira, principalmente o final com o perseguidor achei completamente anticlímax.

Yaiza 05/08/2022

Não me cativou, o desenrolar acontece pra lá da metade do livro com muita enrolação e descrição das caraterísticas e motivos dos personagens, porém em contra partida o fim da trama foi bem mais corrido, sem tantos detalhes e as coisas acontecendo de forma muito rápida. A ideia do livro e ótima, entretanto a execução não acompanhou. Pela sinopse eu esperava mais

Paula 26/08/2022

Tenso!
Uma crítica ao mundo virtual das famílias nas redes sociais. E vira thriller. Acho que ficaria melhor sem a parte do thriller (estranhamente), mas eu fiquei roendo as unhas no final! Então, funciona! Contraditório? Pois é.

Laís 27/05/2022

Pela nota aqui eu achei que o livro seria ruim mas acabei gostando bastante.
Em certos momentos parecia uma distopia mas n, é só a nossa realidade mesmo.

Taka 09/06/2022

Só a premissa que se salva...
Personagens chatos que não me conquistaram de jeito nenhum!!!
Maaass!!! O tema é muito interessante e necessário. Deve-se dar créditos para o assunto tão sério como a vida na internet e a todos os ricos que ela nos expõe! Apenas por isso que dei 3 estrelas.

Clarice.Queiroz 10/01/2023

O lado sombrio da fama nas redes
Esse é o principal ponto focal da trama. Há que ponto as pessoas podem chegar para obter atenção, curtidas, comentários e manter uma vida paralelamente fantasiosa a sua realidade? O livro demora a se desdobrar, praticamente fica mais interessante após 200 páginas, até lá muito ?enrolação? cenas sendo altamente descritas sem necessidade. Pra quem gosta de algo mais objetivo, não vale a pena. Porém deixa muitos insights a questões das redes sociais. ?A linha entre os fãs e os haters é mais tênue do que se possa imaginar?

Coisas de Mineira 19/07/2022

A INFLUENCER: A VIDA (IM)PERFEITA NA INTERNET
A Influencer é o primeiro romance de Ellery Lloyd, que na verdade é o pseudônimo do casal Collete Lyons e Paul Vlitos (casados). Foi enviado na caixa de número 44 do #clubeintrinsecos, da Editora Intrínseca, e que já teve seus direitos de adaptação comprados.

Emmy Jackson tem sua vida organizada, com muito planejamento e dedicação. Ela criou o perfil @mama_semfiltro, onde compartilha as alegrias e dores da maternidade. Mãe de duas crianças – Coco de 4 anos e Bear de 8 semanas, é casada com Dan, um escritor que está há 8 anos escrevendo um segundo livro, após o sucesso do primeiro. Não parece dar muito crédito para as atividades de Emmy, mesmo sabendo que ela é quem paga as contas.

Com mais de 1k de seguidores, parece que a vida de Emmy é perfeitamente imperfeita. Afinal, são um casal de propaganda de margarina, ainda que ela se esforce para demonstrar o contrário, chegando a desarrumar a sala para um clique – que mãe tem uma sala perfeita? Mesmo suas roupas e pouca maquiagem são pensados para manter a imagem de uma mãe que não se importa de abrir mão do controle da casa em prol de seus rebentos.

Contudo, esse lado que aparece para os fãs é totalmente intencional, construído e refletido cuidadosamente, tanto por Emmy, quanto por sua agenciadora, Irene. Tem uma sessão de fotos? Que tal ‘esquecer’ de retocar as raízes do cabelo? E assim, mães que não conseguem administrar tão bem a maternidade encontram consolo. Acima de tudo, Emmy controla sua vida online como uma carreira em tempo integral.

“A verdade é que tudo o que eu sempre fiz foi falar para as pessoas o que elas já queriam ouvir.”

A Influencer traz narradores não confiáveis

Enquanto Emmy navega pela fama, Dan segue buscando a inspiração perdida, ao mesmo tempo que se dedica a criar os filhos e apoiar a esposa. Ele começa a se incomodar com o que vê, já que a esposa a cada dia que passa se divide em duas pessoas: a personagem criada para o @mama_semfiltro, e a mulher com quem ele se casou. Claro que vê similaridades, mas fica muito incomodado quando a esposa decide transformar a festa de 4 anos de Coco em um evento público, além de ignorar as mensagens de sua melhor amiga. Até que uma tentativa de assalto à casa deles deixa Dan preocupado com as consequências da fama da esposa.

A Influencer traz capítulos alternados entre Emmy, Dan, e um stalker, cuja identidade e motivação vão sendo esclarecidos ao longo do livro. Nos capítulos de Emmy, vamos entendendo como ela moldou seu perfil nas redes sociais, trazendo frases curtas, metáforas, tudo ensaiado para parecerem orgânicos, o que a catapultou nas redes. Claro que uma chuva de haters aparece também, com insinuações, pedidos nojentos, pessoas que odeiam simplesmente porque Emmy alcançou o que eles desejavam.

Entretanto, é com Dan que os cuidados relativos à segurança da família veem à tona, vigiando para não revelar nenhum detalhe que evidencie onde moram. Claro que é impossível se atentar a todos os detalhes – quem é que nunca se divertiu vendo poses elaboradas, mas sem cuidado com os arredores? Se lembra do jogador tomando banho? Pois é, é assim que chegam até a família Jackson.

“Ela sempre teve uma relação bastante complicada com a verdade, a minha mulher.”

Todo o glamour da vida de um influenciador digital

Mas é o terceiro narrador quem imprime uma atmosfera de suspense. Claramente alguém com ódio, mas o motivo é desconhecido, só se revelando nas páginas finais, o que deixa o leitor preso no livro. Principalmente depois de uma invasão, um perfil falso usando fotos não divulgadas, e mensagens de ódio, que vai levar o casal a considerar se o sucesso profissional do perfil compensa…

A primeira metade de A Influencer discute a vida glamourosa do que parece ser a realidade dos grandes perfis do Instagram, além de trazer parte do trabalho duro que não aparece nas fotos. Já a segunda parte traz um lado mais sombrio, uma vez que ter a vida exposta na rede – principalmente quando envolve família, filhos, pode levar a armadilhas bem assustadoras. Há muito ódio nos dedos de alguns que consomem tão avidamente os perfis.

Ainda que seja interessante acompanhar todas as estratégias de Emmy, confesso que achei cansativo em algumas partes. Em vários momentos, havia incessantemente o reforço do quanto hipócrita pode ser a vida de um influenciador digital. Mas foram as motivações e ações do stalker que me incomodaram mais. Acredito que foi mal desenvolvido, parecendo tão superficial quanto a vida imperfeita de Emmy. Claramente na tentativa de comover, me pareceu raso, acima de tudo. Isso sem falar do final…

“E uma das coisas que Irene sempre martelou para a Emmy é a velocidade com a qual um fã que se sente ignorado, enganado ou menosprezado pode se virar contra a pessoa que ela costumava admirar e com quem costumava se identificar.”

Você vai olhar diferente para as redes sociais

O relacionamento do casal também parece distante demais, sem diálogos. Emmy dita os rumos dos negócios e, consequentemente, da família, e Dan se deixa levar. Quando ele tenta levantar alguma questão, ela o lembra de quem paga as contas… talvez intencional, já que o livro aponta para a diferença do padrão nos negócios para homens e mulheres.

Ainda assim, a discussão principal do livro é sobre a nossa necessidade de ser notado e aceito pela sociedade, e a importância que se dá a vida de influenciadores digitais. É um dedo na ferida na cultura dessa vida, com a comercialização de tudo através de poses, frases e hashtags pré-definidas. Mas é o mistério que o fará finalizar o livro, com seus três narradores não confiáveis, que vai te manter distraído – e fora das redes sociais.

Perspicaz, com um clímax melodramático e um final apressado, A Influencer vai te fazer reconsiderar sua próxima postagem, além de te fazer desconfiar dos perfis que acompanha…

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/07/a-influencer-a-vida-imperfeita-na-internet-ellery-lloyd-resenha/

Ju Rocha 15/05/2022

Honestamente. Que vila mais sem sal. Que protagonista mais irritante. Vou dizer que adorei o final mas que a história foi totalmente lenta é difícil de se revelar.

Lívia 20/05/2022

Não era o que eu esperava
Li o livro sem ler a sinopse e achei o começo meio arrastado, a pobre mulher que era influencer materna e tinha uma vida difícil por isso. Marcado por algumas cartas de uma terceira pessoa que não sabemos quem é por boa parte do livro. Mas do meio pra frente o livro foi virando um suspense policial bem intrigante e o final me surpreendeu.
Exatamente.

Exatamente.