A Influencer

Ellery Lloyd
Ellery Lloyd

Resenhas -

MarianaCota 20/10/2022

Achei muito arrastada a história. Pela sinopse esperava algo diferente. Mas até que é legalzinho. Porém cansativo.

Taka 09/06/2022

Só a premissa que se salva...
Personagens chatos que não me conquistaram de jeito nenhum!!!
Maaass!!! O tema é muito interessante e necessário. Deve-se dar créditos para o assunto tão sério como a vida na internet e a todos os ricos que ela nos expõe! Apenas por isso que dei 3 estrelas.

Bru | @umoceanodehistorias 11/06/2022

Perfeito? Não, mas interessante
Emmy possuí um perfil de sucesso no instagram e compartilha as dores e delícias da maternidade. Ela faz tudo com honestidade e, com isso, conseguiu mais de um milhão de seguidores, marcas querendo divulgar seus produtos e uma assessora maravilhosa, mas será que a vida de Emmy – e de sua família – é perfeita assim?

Alternando a narrativa entre Emmy, Dan, marido de Emmy, e uma pessoa anônima, A influencer vai nos fazer pensar em como as redes sociais influenciam em nossas vidas e se tudo o que compartilhamos é verdade ou chega perto disso.

Assim que recebi o livro em casa, fiquei tentada a ler, pois, como influenciadora é algo que sempre pensei; como as redes sociais influenciam nossa vida. No entanto, ainda que o livro nos faça pensar isso, ele vai além, nos fazendo refletir sobre como os outros recebem nosso conteúdo.

Emmy foi uma personagem que não me agradou. Achei muito falso o que ela fazia e não condizia com o que Dan compartilhava sobre a família. Dan, por sua vez, parecia amargurado. Ele teve um primeiro livro de sucesso e, hoje, não consegue mais escrever, vivendo, praticamente, em função do trabalho da esposa nas redes sociais. Os filhos do casal são Coco, a mais velha, que possuí uma personalidade forte, e Bear, um recém-nascido.

O terceiro personagem que narra a história é uma incógnita e a trama conseguiu me enganar facilmente numa questão.

O livro demorou a acontecer, as primeiras 70 páginas se arrastaram por dias e pensei em abandonar, mas prossegui com a leitura e me surpreendi lendo quase 150 páginas numa sentada. Depois que peguei o embalo, não consegui parar e nada me preparou para o epílogo, pensei que tinha acontecido algo que até acelerou meu coração.

A influencer não é um livro perfeito, aliás, está longe de sê-lo, mas foi uma leitura me agradou e me deixou empolgada por mais.

site: https://www.instagram.com/p/CemX58bPuHl/

Coisas de Mineira 19/07/2022

A INFLUENCER: A VIDA (IM)PERFEITA NA INTERNET
A Influencer é o primeiro romance de Ellery Lloyd, que na verdade é o pseudônimo do casal Collete Lyons e Paul Vlitos (casados). Foi enviado na caixa de número 44 do #clubeintrinsecos, da Editora Intrínseca, e que já teve seus direitos de adaptação comprados.

Emmy Jackson tem sua vida organizada, com muito planejamento e dedicação. Ela criou o perfil @mama_semfiltro, onde compartilha as alegrias e dores da maternidade. Mãe de duas crianças – Coco de 4 anos e Bear de 8 semanas, é casada com Dan, um escritor que está há 8 anos escrevendo um segundo livro, após o sucesso do primeiro. Não parece dar muito crédito para as atividades de Emmy, mesmo sabendo que ela é quem paga as contas.

Com mais de 1k de seguidores, parece que a vida de Emmy é perfeitamente imperfeita. Afinal, são um casal de propaganda de margarina, ainda que ela se esforce para demonstrar o contrário, chegando a desarrumar a sala para um clique – que mãe tem uma sala perfeita? Mesmo suas roupas e pouca maquiagem são pensados para manter a imagem de uma mãe que não se importa de abrir mão do controle da casa em prol de seus rebentos.

Contudo, esse lado que aparece para os fãs é totalmente intencional, construído e refletido cuidadosamente, tanto por Emmy, quanto por sua agenciadora, Irene. Tem uma sessão de fotos? Que tal ‘esquecer’ de retocar as raízes do cabelo? E assim, mães que não conseguem administrar tão bem a maternidade encontram consolo. Acima de tudo, Emmy controla sua vida online como uma carreira em tempo integral.

“A verdade é que tudo o que eu sempre fiz foi falar para as pessoas o que elas já queriam ouvir.”

A Influencer traz narradores não confiáveis

Enquanto Emmy navega pela fama, Dan segue buscando a inspiração perdida, ao mesmo tempo que se dedica a criar os filhos e apoiar a esposa. Ele começa a se incomodar com o que vê, já que a esposa a cada dia que passa se divide em duas pessoas: a personagem criada para o @mama_semfiltro, e a mulher com quem ele se casou. Claro que vê similaridades, mas fica muito incomodado quando a esposa decide transformar a festa de 4 anos de Coco em um evento público, além de ignorar as mensagens de sua melhor amiga. Até que uma tentativa de assalto à casa deles deixa Dan preocupado com as consequências da fama da esposa.

A Influencer traz capítulos alternados entre Emmy, Dan, e um stalker, cuja identidade e motivação vão sendo esclarecidos ao longo do livro. Nos capítulos de Emmy, vamos entendendo como ela moldou seu perfil nas redes sociais, trazendo frases curtas, metáforas, tudo ensaiado para parecerem orgânicos, o que a catapultou nas redes. Claro que uma chuva de haters aparece também, com insinuações, pedidos nojentos, pessoas que odeiam simplesmente porque Emmy alcançou o que eles desejavam.

Entretanto, é com Dan que os cuidados relativos à segurança da família veem à tona, vigiando para não revelar nenhum detalhe que evidencie onde moram. Claro que é impossível se atentar a todos os detalhes – quem é que nunca se divertiu vendo poses elaboradas, mas sem cuidado com os arredores? Se lembra do jogador tomando banho? Pois é, é assim que chegam até a família Jackson.

“Ela sempre teve uma relação bastante complicada com a verdade, a minha mulher.”

Todo o glamour da vida de um influenciador digital

Mas é o terceiro narrador quem imprime uma atmosfera de suspense. Claramente alguém com ódio, mas o motivo é desconhecido, só se revelando nas páginas finais, o que deixa o leitor preso no livro. Principalmente depois de uma invasão, um perfil falso usando fotos não divulgadas, e mensagens de ódio, que vai levar o casal a considerar se o sucesso profissional do perfil compensa…

A primeira metade de A Influencer discute a vida glamourosa do que parece ser a realidade dos grandes perfis do Instagram, além de trazer parte do trabalho duro que não aparece nas fotos. Já a segunda parte traz um lado mais sombrio, uma vez que ter a vida exposta na rede – principalmente quando envolve família, filhos, pode levar a armadilhas bem assustadoras. Há muito ódio nos dedos de alguns que consomem tão avidamente os perfis.

Ainda que seja interessante acompanhar todas as estratégias de Emmy, confesso que achei cansativo em algumas partes. Em vários momentos, havia incessantemente o reforço do quanto hipócrita pode ser a vida de um influenciador digital. Mas foram as motivações e ações do stalker que me incomodaram mais. Acredito que foi mal desenvolvido, parecendo tão superficial quanto a vida imperfeita de Emmy. Claramente na tentativa de comover, me pareceu raso, acima de tudo. Isso sem falar do final…

“E uma das coisas que Irene sempre martelou para a Emmy é a velocidade com a qual um fã que se sente ignorado, enganado ou menosprezado pode se virar contra a pessoa que ela costumava admirar e com quem costumava se identificar.”

Você vai olhar diferente para as redes sociais

O relacionamento do casal também parece distante demais, sem diálogos. Emmy dita os rumos dos negócios e, consequentemente, da família, e Dan se deixa levar. Quando ele tenta levantar alguma questão, ela o lembra de quem paga as contas… talvez intencional, já que o livro aponta para a diferença do padrão nos negócios para homens e mulheres.

Ainda assim, a discussão principal do livro é sobre a nossa necessidade de ser notado e aceito pela sociedade, e a importância que se dá a vida de influenciadores digitais. É um dedo na ferida na cultura dessa vida, com a comercialização de tudo através de poses, frases e hashtags pré-definidas. Mas é o mistério que o fará finalizar o livro, com seus três narradores não confiáveis, que vai te manter distraído – e fora das redes sociais.

Perspicaz, com um clímax melodramático e um final apressado, A Influencer vai te fazer reconsiderar sua próxima postagem, além de te fazer desconfiar dos perfis que acompanha…

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/07/a-influencer-a-vida-imperfeita-na-internet-ellery-lloyd-resenha/

Silveira 10/01/2023

Following...
Eu não sei por onde começar...

Bem, essa obra além de ter um enredo fluido e envolvente, traz muitas criticas e reflexões a respeito da maternidade que, muitas vezes são apenas romantizadas em outras historias, mas aqui foi muito bem abordado, as descrições e detalhes, os pontos de vistas da mãe e também do pai, mostrando que, não é sempre que será so flores e em alguns momentos, vai fazer você se questionar sobre suas escolhas.
Além do casal principal, a trama do antagonista dessa obra, tem uma motivação muito plausível e, em determinados momentos, conseguiu me fazer ter certa empatia a respeito de sua historia, e isso foi o que achei mais sensacional.

Terminei esse livro com aquele sentimento que, isso poderia sim ocorrer na vida real, e que a obra transmitiu um sentimento muito genuíno sobre pessoas reais, vivendo vidas reais com problemas, igualmente, reais.

Não recomendo a obra para quem tem possíveis gatilhos com o assunto maternidade, o conteúdo pode não ser muito confortável, em determinado momento da leitura. Mas é um livro fantástico!

Rachel 14/05/2022

Reviravoltas e um universo inventado
Texto muito irônico ao tratar da comunicação e vida inventada pelas influencers, a fábrica de mensagens positivas para vender mais do que imagens, produtos. Contudo, em uma universo materno, que envolve expor crianças, a questão se torna ainda mais complexa. Com muito suspense, reviravoltas, e o universo dos haters, o perigo é sempre latente e pode vir de diversos lados. O final condiz com a ironia deste universo, abrilhantado por egos inflados, bajulação, grana, mentiras, manipulação e ilusão.

Noemy 18/05/2022

Me surpreendeu
Li inúmeras resenhas negativas sobre "A influencer", então iniciei a leitura sem expectativas nenhuma, muito pelo contrário fui com o espírito preparado para não gostar. Porém o mais surpreendente é que eu gostei e muito do livro.

Entendi como uma bela crítica social em muitos aspectos, desde os influencers que fazem tudo por um like, para monetizar suas contas até os seguidores que acreditam em quase tudo que se vê na Internet.

Há uma crítica explícita às fake News, ao excesso de exposição principalmente das crianças, a falta de privacidade e principalmente a vida de mentira criada e montada especialmente para Internet.

É um livro difícil de comentar sem dar spoilers, mas  história da Emmy e sua família foi bem marcante e verdadeira. Vemos isso diariamente nas redes sociais. E quem sabe o que um hater ou um fã
com doses de fanatismo é capaz de fazer.

Afinal pessoas atrás de uma tela acreditam estarem ineputáveis e mostram muitas vezes o pior lado de sua psiquê.

Acredito que deve ser dada uma oportunidade a esse livro, é julgá-lo como sendo uma crítica muito bem feita aos pormenores das redes sociais e os posts da Internet.

Temino essa resenha com um trechinho que me chamou muito a atenção.

"....o fórum removeu o post.... Só que a Internet nunca esquece  - se alguma coisa foi postada, mesmo que por pouco tempo, ela existe para sempre..."

Gabi 27/05/2022

A Influencer
Pela premissa acreditei que a história seria beeeem melhor, tinha muito pra desenvolver e muito gancho pra desenrolar, mas o que recebi foi o contrário, uma enrolação sem fim de uma história mega arrastada com 300 páginas que poderiam facilmente ser 150. O plot final tinha tudo pra ser um estouro e foi bem fraquinho.

samscunha 28/05/2022

Poderia ser mais, mas foi menos
A Influencer tinha tudo nas mãos para ser um ótimo livro, mas infelizmente não convenceu. O tema é maravilhoso, a história vai mostrar a vida de uma mãe Influencer, que vive de compartilhar sua vida e experiências como mãe na Internet, porém o que achei muito inovador é o livro trazer outra perspectiva, estamos muito acostumados a ver na Internet as pessoas vendendo a "vida perfeita" mas o livro mostra que a vida imperfeita também é vendida.

Emmy é uma mãe que se esforça muito criando situações tristes, muitas vezes falsas ou distorcidas, e postando em seu insta para que outras mães acabem se identificando e consumindo o "produto" dela, que é sua conta denominada de Mama_semfiltro. Particularmente achei uma jogada sensacional da autora trazer esse "outro lado" pois nunca tinha parado para reparar que situações tristes ou trágicas também podem ser vendidas para comoção popular, porém, a parte boa da história  termina aí.

O livro é fácil de ler mas se tornou massante devido a uma gama muito grande de repetições, 70% é só narração de situações inventada por Emmy e reforçando o quanto as pessoas na Internet podem ser hipócritas, assim chega uma hora que satura demais!!

Outro ponto negativo é o "stalker", o livro trás uma proposta de suspense na qual nunca saberemos quem está a espreita do outro lado da tela tramando contra nós porém esse stalker é extremamente mal desenvolvido, alguns capítulos são destinados a ele porém so tem drama e força muito para nos comover, o que claramente não aconteceu, principalmente porque tudo em relação a ele gira em torno do motivo para ele querer mal à protagonista e esse motivo é totalmente inconsistente tornando o livro ainda mais chato pois não há nada de interessante.

Me incomodou bastante também como o relacionamento de Dan e Emmy é construído, mesmo insatisfeito com algumas atitudes de Emmy, Dan simplesmente não fala nada, não se posiciona, e Emmy raramente comunica alguma decisão a Dan até mesmo para pedir opinião, ela simplesmente conversa com sua agente e faz o que foi combinado sem se importar com a opinião do marido e, as raras vezes em que ele fala algo ela apenas coloca em cheque o quanto é ela e o mama_semfiltro que paga as contas e mantém o nível de vida deles já que ele é um escritor que não rende muito (para não chamar de fracassado). Esse tipo de relação não é problematizada no livro da maneira que deveria me deixando muito insatisfeita.

Por último o plot final que vem acontecer nas ultimas 40 páginas é entediante, nada inovador e desenvolvido rapidamente. Nada te prende no livro, definitivamente não funcionou.

Porém vale ressaltar que a crítica trazida é muito necessária e nos dá um choque de realidade sobre o que é a vender a vida na Internet e o que isso faz com aqueles que a vendem.

Lala.Botelho 18/01/2023

Simplesmente ruim
A escrita é extremamente chata, pelo menos 150 páginas dá pra pular sem perder nada da história. A protagonista é um ser humano extremamente fingida e ruim.
A ideia da história é boa, a execução que foi ruim, falharam bastante no final, é isso. 2 estrelas

gabrielrjf 27/01/2023

Meu primeiro livro terminado em 2023
Bem, uma leitura conjunta pra abrir esse 2023 e me decepcionou um pouco.

Gostei da escrita. Gostei das reflexões que a obra trás. Gostei até mesmo do ritmo, já que eu lia pouco a pouco durante o mês.

Porém não é um bom livro. É algo mediano, como um 2,5.

Aprendi sobre rp que eu nem sabia que existia.. pensei muito sobre como as coisas que são ditas na internet tem um poder enorme de até mesmo tirar vidas (como foi o caso da Grace que se rendeu a cama compartilhada quando a influencer que ela admirava disse que era a favor). E o pior, a Emmy havia dito por disser, pois logo em seguida vem a público falar sobre os perigos da mesma.

Me fez desconfiar ainda mais de quem compartilha ?o máximo da sua vida verdadeira? no Instagram.

O ruim pra mim foi a ponta solta, mal amarrada dos autores no final:

Spoiler

A hater que planeja toda a vingança foi uma enfermeira conhecida que ganhou até mesmo uma festa de despedida. Como que ninguém que a conhecia, nem mesmo o genro, quando veem a cara dela estampada nos jornais (a repercussão foi internacional com outros países divulgando a história) denuncia ou vem a público falar sobre ela?? Ficou muito vago e mau elaborado o desfecho e destino dessa personagem.

Gabi 23/12/2022

Essa leitura me surpreendeu! Li alguns comentários negativos, mas os comentários em si me fizeram achar que eu iria gostar do livro rs Nem sempre o que é ruim para uma pessoa tem que ser ruim para todos.
Mas enfim, achei muito legal mostrar como é a realidade da vida de influenciadores e que não podemos nos espelhar na "perfeição" que eles tentam passar. Todo mundo tem problemas, suas dificuldades e ninguém é melhor do que ninguém. Ainda mais que na frente das câmeras você passa apenas o que quer e só quem convive sabe a realidade por trás delas.