Copo vazio

Copo vazio Natalia Timerman

Resenhas - Copo Vazio

Gi Gutierrez 03/04/2024

Copo vazio, uma história de abandono
"... a dor volta mediante essa mera ideia porque o medo de sentir já é sentir, e talvez agora não precise mais de Pedro para tê-lo dentro de si."

lauralimx 02/04/2024

Toda mulher já passou por um Pedro
Acredito que toda mulher já teve um Pedro na vida. Algumas cortaram no início, quando captaram os primeiros sinais vermelhos, outras levaram adiante e passaram pelos questionamentos de Mirela.

Gostei do livro apesar da escrita cansar um pouco.

Camila.Longa 02/04/2024

Você tá bem, amiga?
O livro me pegou.

Passei o tempo todo com mais raiva da Mirela que do Pedro.
O cara te abandonou e sumiu, querida! Como continuar nutrindo esse amor e comparar todo mundo como se ele fosse o melhor?!

Apesar da raiva da personagem, eu quase que senti tudo que ela sentiu, tão grandiosa é a escrita da autora

oz. 02/04/2024

Um livramento?
*?ah sabe, apesar de tudo isso, acho que ele ainda gosta de mim? ESSE HOMEM TE ODEIA MINHA FILHA*

Essa resenha é apenas reclamação baseada na minha humilde opinião. Avaliei o livro com uma estrela pela tentativa de enredo que, olhando de longe (muito longe mesmo), pode ser alguma coisa.

Logo de cara, já não gostei da escrita. De primeira impressão ela passa uma visão promissora (eu, particularmente, nunca tinha lido um livro com uma narrativa na perspectiva do futuro).

O primeiro capítulo começa a contar fatos que ainda vão acontecer, é diferente. ?Um dia, Mirela abrirá a porta de casa, sairá à rua, sem a mínima ideia de que irá reencontrar o amor de sua vida?. Não é tão meloso assim, mas é um ótimo início para um livro.

Porém, o negócio desanda; a narrativa não é só na perspectiva do futuro ? o tempo fica alternando entre passado, presente e futuro. Eu costumo gostar disso, mas nessa história, só consegui ficar com raiva. Parece que a autora quer fazer o mistério sobre o que aconteceu com o relacionamento deles, alternando entre os tempos... SIMPLESMENTE NÃO ACONTECE NADA.

A história gira entorno de uma mulher sofrendo por ter levado ghosting de um homem que ela conheceu na internet. O absurdo nem é isso; ela ficava tentando forçar um relacionamento sério do qual o cara claramente não estava a fim. Ele se esquivava dela de todas as formas possíveis, a própria o descreveu como evasivo em suas respostas.

Ele era tímido, pois não queria tirar fotos ao lado dela. Era reservado, pois não revelava muitos fatos sobre sua vida pessoal. Era antissocial, pois não queria apresentá-la aos familiares e amigos. Isso é claramente sinal de que uma pessoa não quer nada sério.

Não dá para sentir pena dela em nenhum momento do livro. Ela é muito neurótica e não largava a mão de dizer que o cara a amava, sendo que o relacionamento deles é muito superficial. A única coisa mais profunda que achei foi quando ela falou que ele tem um pausao e fodia com ela por horas a fio. Ah, ele é muito bonito e tem olhos azuis (não posso esquecer). Os dois não tiveram nem uma conversa séria, não dá para levar esse livro a sério.

O final só me fez acreditar que a protagonista inventou tudo na cabeça dela quando estava selecionando os homens no aplicativo de namoro (ela tinha esses devaneios às vezes). Por isso, a pergunta vai para o Pedro: um livramento?

A autora conseguiu abordar levemente a importância da responsabilidade afetiva, uma conversa teria resolvido tudo entre eles. Façam terapia, crianças.
C4nteiros 02/04/2024minha estante
Lembrei do dia em que a autora esteve aqui na universidade e todo mundo babando pelo livro e eu: rapaz, tá certo isso? FAÇAM TERAPIA

Loh 02/04/2024minha estante
Te entendo, tortura em forma de livro, ainda fui bacana dei duas estrelas, repensando se valeria a nota, não pela escrita, mas por dar um ódio de ter escolhido pra ler.

Squep 02/04/2024minha estante
Não li esse livro, mas achei a resenha incrível! Já sei que não vou querer ler kk

Naraliz 02/04/2024minha estante
Já ouvi falar que esse livro é ruim mesmo

Tai 02/04/2024minha estante
Obrigada pela resenha, já tinha considerado ler esse livro, agora já sei que NemLi&NemLerei

maymay° 09/04/2024minha estante
Queria ter lido essa resenha antes de GASTAR DINHEIRO comprando esse livro BOMBA PODRE ?????

Luizacastrods 01/04/2024

Intrigante
Esse livro foi um misto de emoções. Ao mesmo tempo que julgava muito a Mirela por sempre estar fantasiando a realidade e sua relação com Pedro percebo que também vivo nas minhas próprias fantasias. Acho que todos nós fantasiamos muitas coisas, contudo, no caso de Mirela suas esperanças e ideias eram exageradas em um nível caricato, no qual beirava a loucura. Acho que vale ler esse livro e refletir bastante sobre observar a situação que estamos vivendo por outro espectro para que a gente consiga mover. Aprendi muito com Mirela e, até mesmo, com Pedro. Algumas coisas nunca vamos entender e acho que essa é a graça da vida: não saber todos os porquês e conseguir seguir em frente.

Bia 01/04/2024

Mirela um pouco emocionadinha
Gostei muito da escrita da autora, acho q ela escreve super bem e de forma envolvente. Como eu nunca passei por uma situação dessa de abandono( e espero nunca passar), não me identifiquei com a história e talvez por isso não tenha me conectado tanto. Msm assim, tentei entender as dores da personagem, o sofrimento e o desespero de ser abandonada e não saber o motivo, ou se sequer teve algum. Mas acho q valeu a experiência e pela escrita tbm

Martony.Demes 01/04/2024

Um livro que mostra as aflições e alegria de um mulher num relacionamento complicado. A criação de expectativas, a entrega, o abandono da parte dele, a angustia do retorno, o amor não correspondido e as tentativas de novo amor sem sucesso. E não importa o quanto você é inteligente, rica e bem sucedida. Isso tudo pode acontecer com qualquer um!

Livro bem impactante! Lembrou-me do A pediatra!

mocreia burra 31/03/2024

?Todos têm o direito de desistir a qualquer hora, todos podem retirar suas promessas. Mas isso é diferente de fingir que não foram feitas.?

quer passar raiva? então toma essa bomba. gente, que final foi esse? enfiou todo respeito por si na casa do cr-. o livro é divisor de presente, passado e futuro ilusório(??), mas isso não tira em questão o quão estressante é ver uma mulher tão obcecada por algo sem futuro, certo? como dizia márcia sensitiva:
?se deseja namorar com o seu chefe que é casado você acha que vai dar certo? não. então esse desejo vai levar à loucura e aí você vai abaixar o seu padrão vibratório vai ser aquela mulher triste chata e os impostos vem. então você não pode desejar aquilo que você não pode ter, para de ser doida!?

na minha perspetiva, teve muitos sinais que o pedro não olhava a Mirela da mesma perspectiva que ela, resumindo: não queria nada sério. primeiro: ele é mineiro; segundo: não tirava foto com ela(??); terceiro: flamenguista??

resumo do livro: é bom, mas é estressante! (todo mundo conhece uma Mirela, ou é vc, ou será você, ou alguma amiga)

?Pedro. Suas lembranças com ele já não existem mais, substituídas pelos fragmentos insuficientes obtidos através de sua busca frenética, a memória sendo então daquela procura insana por Pedro, ou seja, dela mesma. A única coisa que sobrou dos dois: a ausência dele, aquele nada que Mirela se acostumou a buscar como se fosse um resquício de Pedro, mesmo sabendo em algum lugar que não é. E a própria busca.?

Susan.Kelle 31/03/2024

Desafio 2/Março @clube.da.may

Particularmente achei a voz de Natália, tanto enquanto narradora quanto enquanto escritora, cheia de melodia. Novamente devo citar o formato como minha maior dificuldade com o livro uma vez que audiobooks não são necessariamente minha praia. Mas focando no enredo gostei das linhas narrativas se alternarem entre antes e depois, gostei de conhecer os personagens secundários que eram parentes de Mirela. Mas o foco do livro, o cara que desaparece, me deixou um pouco desanimada, mas aí novamente vem a ressalva de ser especificamente uma dificuldade minha, um preconceito com as pessoas que levam tudo que é dito muito a sério, com as pessoas que se apaixonam e criam além de expectativas uma vida todinha juntos na própria cabeça. Conheço gente assim e sinceramente Mirela me trouxe a mesma estranheza que sinto com esses conhecidos, uma vontade de gritar "acorda pra vida, la passou, parte pro próximo". Mas eu sei que ninguém sente igual a ninguém. Uma leitura poética e que envolve, mas que sinceramente não me tocou, gatilho pra quem se apaixona fácil.

vitória 31/03/2024

Infelizmente achei uma chatice, com todo respeito. Talvez tenha sido porque não consegui me conectar aos personagens nem a história, mas realmente não lembro de nada no livro que gostei.

tavim 30/03/2024

Copo vazio, de Natalia Timerman
Dá-se como um desmanche de dentro do abraço, braços ainda atados pra impedir o fim; se cessa, só que o fim se alonga desproporcionalmente a um lado só, tão só que esse fim é de si mesma. agora outra nasce aí, e sentir-se amada torna-se então sua ruína tal qual em velhos romances bucólicos, que parecem distantes e não concernir com a atualidade. mas na natureza da partida as agonias se adequam e por várias eras resistem sendo a dor como hábito. eis mais uma abandonada e é assim que vai passar a se portar pelo resto da vida.

copo vazio, de natalia timerman, te faz tomar da dose opaca que tem a solidão não escolhida, da falsa presença de um corpo colado ao seu que, como bem diz o título, é corpo e apenas isso, que não há ali com o que se embeber. e que pior, lhe traz sempre a sensação do convite ao desfrute porque o copo é simbólico: cheio é amor, vazio é a possibilidade de enchê-lo novamente. desse modo, um contato qualquer é se encharcar de ilusões, como um copo transparente visto de longe, que pra saber se está ou não cheio de água é imprescindível chegar cada vez mais perto. e, mesmo que em afirmativa, não há garantias que se poderá beber dali.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Mayara1111 30/03/2024

O dia a dia de Mirela
Uma leitura rápida e gostosa de ler, pela fluidez das palavras e da história, mas que nos parte o coração a cada novo capítulo.

Às vezes a Mirela está em mim, às vezes nos meus pensamentos, às vezes nos meus medos. Minhas amigas são Mirela e todos somos Lara, de tão pouca ajuda.

Gostaria de mais páginas deste livro que deixou um gostinho de ?ah poxa, mas conta a fofoca inteira??. Seria de válida ajuda conversar com Mirela muitos anos depois do ?depois? para saber o que aquilo a mudou. Imagino o que seria um capítulo que fosse vindo de Pedro, até porque toda história tem duas faces e detalhes fazem a diferença.

Recomendo para mentes fortes a relacionamentos, aqueles que exercitam o pensar e querem evoluir para serem melhor para si mesmos. Mirela foi mudada para sempre e também deveríamos ser nós, se nos atentarmos e aprendermos com ela.

Dsodr007 29/03/2024

Um livro pequeno que dá para ler numa tarde, achei
a maneira que ele foi escriss meio confusa pois era
uma mistura dos pensamentos da protagonista junto
com as falas dos personagens e a protagonista jan
bate bem da cabeça então o jeito obsessivo que ela pensa nas coisas acabou me deixando meio
Não é
um livro que eu leria normalmente, mas trouxe uma reflexão bem boa (e esse deve ter sido o motivo que minha psi pediu para eu ler). O final foi algo muito xoxo, capengo e manco, algo tão clichê de se ler que fez com que eu quisesse dar 2,75 estrelas. Achei muito legal como a protagonista teve um
"desenvolvimento" legal mas mesmo assim não aprendeu a lidar com seus problemas e continuou repetindo OS MESMOS erros o livro inteiro. Vou chegar na próxima sessão e falar "se eu continuar agindo como essa mulher (pq é a quantidade de vezes que eu me identifiquei com ela foi assustadora) por favor me interne, pq eu prefiro me jogar de uma ponte a ser que nem ela".

Pam 27/03/2024

Copo vazio me surpreendeu demais com a história da Millena. Me identifiquei muito com a forma que ela se envolveu com o Pedro pois até um pouco antes de conhecer meu namorado, vivi um relacionamento parecido.

Eu achava que tinha encontrado um cara tão incrível, a conexão foi coisa de outro mundo mas de uma hora pra outra tudo mudou. E com isso surtei!

Claro, que meu surto não chegou no nível da protagonista, mas reconheci o estado de negação dela. Em não enxergar os sinais e foram vários...

Gostei bastante da forma direta da autora e com algumas reflexões sem ser exagerada.