A Segunda Vida de Missy

A Segunda Vida de Missy Beth Morrey

Resenhas - A Segunda Vida de Missy

Alessandra @euamolivrosnovos 25/01/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Quando se tem setenta e nove anos, como Missy, a vida já não é mais tão agitada quanto antes e, muitas vezes, sua maior companheira é a solidão.

Com os filhos já crescidos, a ausência permanente do marido e o único neto morando longe, a melancolia e a rabugentice tomaram conta de seus dias.

Porém, uma oportunidade de sair da rotina aparece quando Missy aceita cuidar de uma cadelinha chamada Bob, temporariamente. Sem saber o porque de ter aceitado esse encargo, seus dias ganham um novo brilho e ela passa a despertar para uma nova existência que achava não poder mais se dar ao luxo de viver.

Ler uma história pelo olhar de uma protagonista mais velha tem suas vantagens. A experiência de muitos anos e as diversas situações diferentes vividas trazem uma carga dramática com menos melodrama, porém mais pungente.

Missy não é aquela senhorinha que você vai amar de cara. É necessário passar pelos capítulos e tentar compreender sua rigidez para a vida com base nas experiências pelas quais ela passou.

Um livro que demorou um pouco para me prender, mas que conseguiu me arrancar lágrimas no final, valendo a pena ser lido, com certeza.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Luan 13/09/2021

Daquelas raras leituras que impactam e mudam o leitor de forma profunda
A segunda vida de Missy é daqueles livros simples, com uma história até aparentemente boba, que facilmente conquista um leitor que está em busca daquele tipo leitura ou que está aberto a isso, sem esperar algo mirabolante. Há aqueles que torcem a boca quando leem a sinopse, mas ali está o segredo da obra. E se o leitor encontrar, certamente vai se deparar com uma histórica marcante.

O livro conta a história de Missy, de 79 anos, que está se sentindo cada vez mais sozinha. A velhice está cada vez mais internalizada nela e a dor da solidão vai afetando sua forma de lidar com a vida. Mas ao encontrar novas pessoas e fazer novas amizades, a vida vai provar que nunca é tarde para viver. Ao lado de uma simpática cachorrinha, Missy vai superar um momento difícil.

De leitura rápida e fácil, o livro tem uma escrita que chama a atenção do leitor. Os diálogos criados pela autora Beth Morrey são únicos, sinceros e naturais. Sem contar os personagens. Poucas vezes nos deparamos com histórias em que eles são tão bem construídos e reais. O desenvolvimento do livro, que parece bobo no início, vai crescendo e fazendo o leitor querer conhecer cada vez mais a história dessa senhora tão simpática e machucada. Do início ao fim, tudo é muito coerente.

A segunda vida de Missy é mais do que um entretenimento. Tem uma mensagem clara para o leitor de todas as idades. Impossível não sair mudado dele depois de terminada a leitura. Eu gostaria, com certeza, de fazer parte daquele grupo que se criou ali e aprender tanta coisa com aquelas pessoas. Beth acertou demais ao construir essa história e deixou bem clara sua intenção. Sensível, o livro é um retrato de algo que acontece muito por aí e a gente nem percebe – ou que ocorre até mesmo conosco.

Jane 57821 04/07/2023

Lindo, lindo, lindooo
Comprei esse livro despretensiosamente e saí dessa leitura bastante surpreendido... A história começa de forma um pouco amarga, com uma protagonista que parece meio fria mas que vc vai desnudando as camadas dela conforme a narrativa se desenrola, é bem emocionante e te faz ter um quentinho no coração no final do livro.

Brunomorai 26/11/2021

Achei muuuito detalhista, lenta na maioria das vezes, mas é um livro que nos mostra a delicadeza do envelhecer e principalmente da vivência feminina desse processo, muitas vezes anulada e sendo obrigada a engolir coisas a seco. Porém também no ajuda a ver que muitas coisas também podem mudar e ser vividas de uma forma diferente.

Vivi 19/11/2020

Temos aqui mais um livro fofo e por vezes emocionante. Como senti Missy tão próxima e como me coloquei em seu lugar em várias vezes. E também vivi suas recordações, sua solidão, seu presente a angústia e inseguranças de um novo recomeço Me assustei com o novo assim como ela.
E a vida na real é assim como foi esse enredo. Quem não tem erros do passado? Afinal somos humanos. Magoamos e somos magoados seja lá com intenções ou não. Um dia o nosso alicerce se desmorona , os filhos voam, quem amamos pode partir e cabe a nós mesmo com medo ter recomeços. A importância de abrir a porta para uma nova realidade, novas amizades que por vezes é a nossa salvação e aceitar o que não pode ser mudado e uma importante fórmula para seguir. E que foi os momentos também com sua cachorrinha Bobby? ( lembrei da minha que foi uma construção de amor a cada momento). Aprendemos com Missy que nunca é tarde para realizar sonhos, que enquanto a vida segue, algumas coisas do passado pode ser consertado. E que a vida é isso mesmo, uma montanha russa de emoções . Sim eu ri, chorei e me apaixonei. Nunca vou esquecer essa leitura.
Ronan Furtado 30/11/2020minha estante
Perfeito ! Também amei o livro !

Vivi 02/12/2020minha estante
Ronan eles tem acertado nos ultimos livros né?

Erica.Barone 19/04/2023

Adorei a leitura. Ri e chorei. Na verdade acho que sou parecida com Missy, me identifiquei com suas emoções e receios, apesar de ter 30 anos a menos. Amei seus amigos, inclusive Bob, deu até vontade de ter um cachorrinho.

Wilza.Alves 17/10/2022

Parecia ser um drama "bobo", mas ao avançar das páginas várias reflexões foram surgindo. Aos 79 anos Missy percebe e nós conta, que nunca é tarde para começar ou voltar a viver. Foi uma grata surpresa e recomendo a leitura.

Li Caldas 07/06/2021

Lindo
Que leitura agradável! Devorei o livro, que me cativou desde as primeiras páginas.
O enredo é lindo, delicado, tocante e sensível. Interessante ver uma protagonista idosa, assim como todos os problemas e dramas que vêm com a idade. Todos envelheceremos, então ver a perspectiva de Missy mexeu muito comigo.
Recomendo a leitura!

Ally 28/11/2020

Sensível
Li algumas resenhas dizendo que faltou profundidade, mas pra mim, foi tão profundo que não consigo tirar da cabeça.
Ser uma pessoa parecida com Missy me fez entender perfeitamente quase todos os dilemas e acontecimentos dela.
De forma sensível e sutil aborda tantos aspectos (alguns inevitáveis) da vida.
Pra ser sincera, não consigo fazer uma resenha decente sem dar spoiler, mas o livro fala acima de tudo, sobre perdão, viver e amar.
Sou extremamente grata ao clube intrínsecos por trazer essa incrível experiência à minha vida ???

Lucia | @lucia_esta_lendo 25/03/2021

Missy e muitos aprendizados
Primeiro, não é um livro fofo. Ele é denso, mas com sentimentos tão reais que é impossível não ter empatia por tudo o que Missy viveu.

Adorei como cada amizade pôde transformar uma parte da vida de Missy.

Bobby... ela ensinou tanto, mas tanto, não merecia aquele final.

Missy no geral é muito amarga, mas porque sua vida não foi fácil. O ensinamento que tirei nessa leitura foi de aproveitar muito a vida ao lado das pessoas que amamos e nunca perder a oportunidade de dizer a elas o quanto as amamos. Vi como isso corroeu Missy ao longo de sua vida. Foi preciso uma comunidade e uma imensa dose de amor canino e fraternal para que ela pudesse entender isso.

Andrea 30/11/2020

Solidão e mágoas
Quem narra a história é Missy, uma senhora de quase oitenta anos, que não atende as ligações do banco por estar endividada, e vive em meio a sua solidão relembrando tristezas e mágoas.

A mudança de percurso ocorre já no primeiro capítulo, em um dia frio ela vai até um parque ver um evento que atrai vários moradores da cidade. No local uma mulher oferece croissants a todos, e ela que vai socorrer Missy quando esta desmaia.

Os capítulos da história intercalam o passado de Missy desde a sua infância, passando pela vida universitária até a rotina do dia-a-dia quando virou dona de casa, com o dia-a-dia, quando a vida lhe oferece uma segunda chance de olhar a sua volta com mais alegria e leveza.

Embora seja um livro relativamente curto, eu achei a personagem Missy um tanto pesada, muitas vezes me sentia angustiada ao ver como as suas escolhas do passado se tornaram verdadeiras prisões que a fazem se arrastar pelos dias. O misto de sentimentos com os quais ela convive a tornam muito humana, e terrivelmente real.

Ao final pode ser inevitável o próprio leitor avaliar o quanto muitas de suas escolhas influenciam ainda hoje no seu dia-a-dia, se muitas coisas que o incomodam não são heranças de situações que ele insiste em carregar desnecessariamente.

Resenha completa no blog:

Lidiane.Malheiros 19/06/2021

Reflexivo e Emocionante
Se não fosse pela LC eu não teria escolhido esse livro pra ler. Mas que bom que participo desse grupo. Eu amei essa leitura.

Esse livro vai contar a história de Missy. Que é uma senhora que mora sozinha em um casarão onde antes viviam ela, marido e filhos. Mel, que é sua filha mais velha, não era tão próxima da mãe. Ao longo da historia vemos que tem um assunto mal resolvido entre elas. O filho mais novo, Ali, vive na Austrália com esposa e filho, o único neto de Missy de quem ela sente muita falta. O marido Léo, já não estava com ela.

Desde sempre foi muito dificil para Missy fazer amizades, ela sempre acha que está atrapalhando ou incomodando as pessoas. Isso faz com que raramente ela aceite um convite para um social.

Em uma de suas poucas caminhadas, uma mãe com seu filho (Angela e Otis) chamou a atenção de Missy. Ia rolar um evento no parque que essa mãe ia com seu filho e Missy resolveu ir também. Nesse evento Missy conhece Sylvie. Missy como sempre se retrai, mas mal sabe ela que aquele seria o inicio de uma grande mudança em sua vida.

Ela começa a sair mais e passa a se esbarrar com essas pessoas e assim cria uma espécie de coleguismo. Aos poucos ela vai dando espaço pra essas pessoas entrarem em sua vida.
Por conta da saudade que ela sentia de seu neto Arthur, Missy se envolveu muito com Otis, que passou a ocupar esse espaço vazio. Angela e Missy se tornam muito amigas. Uma amizade muito linda, por sinal. E em um momento inusitado, Angela pede que Missy cuide de uma cadela(Bob) de sua amiga que estava passado por problemas e ai que história fica linda demais.

Através de Bob, Missy vai começar a ter uma vida mais sociável, começar a conhecer gente nova e construir laços de amizade.

A narrativa intercala entre presente e passado. Com isso vamos entender porque Missy tem essa personalidade. É envolvente, queremos saber o tempo todo o quanto essas mudanças vão impactar a vida de Missy e ao mesmo tempo descobrimos gatilhos que levaram Missy se tornar daquela forma. É uma história que abre para vários questionamentos de como Missy foi como mulher, como mãe, o quanto ela foi boa ou não. Essas imperfeições que torna a história tão real. Quem nunca errou? Quem nunca tomou um caminho que não queria seguir? E vemos toda a mudança ao longo do tempo.

Esse livro me fez refletir muito sobre como é o olhar do idoso, do medo do novo, medo de se relacionar com outras pessoas, essa solidão que vivem por conta dos filhos irem embora, companheiro, etc. Fiquei pensando como seria comigo daqui a alguns anos.

Na segunda vida de Missy ela passa a ser protagonista de sua história, passa a se preocupar com ela, a se entregar a si mesma. É lindo ver Missy florescer.

No final eu amei demais. Super recomendo a leitura. É leve e muito emocionante.
Senti falta de um encontro especifico (quem leu vai entender de quem estou falando), mas foi perfeito.

Jana Diglio 20/11/2021

Chocolate 80% cacau X Milka ao Leite
Nesse livro conhecemos Millicent Carmichael, a Missy.
Missy hoje uma senhora beirando seus 80 anos, sem mais o amor da sua vida ao seu lado, com seus filhos já crescidos, casados... e seu pequeno neto morando longe dela! Bem diferente do que ela previa a sua velhice, ela se vê sozinha em uma imensa casa recheada de passado!
Até que... um cachorro, uma criança, uns vizinhos mudam tudo... e ela passa a enxergar uma nova possibilidade de vida, uma segunda vida!

Pra mim foi um início de leitura um tanto irritante. Como alguém se anula tanto? Como alguém engole tanta coisa? No fundo a gente percebe que os grandes problemas são a comunicação, a falta de diálogo!
Até que Missy passa a ser transformada, ou melhor... ela volta a ser aquela pessoa segura de si, cheia de confiança.
Existe uma herança da família que ela tinha deixado esquecida com todos os antigos objetos no sótão.
Aliás, escrevendo agora eu compreendi a ligação do sótão com a própria Missy, conforme ela vai conseguindo reviver, limpar e transformar o cômodo, ela muda junto.

Pra mim, a protagonista pode ser comparada a um chocolate 80% cacau, sabe? Um tanto amargo, mas ainda sendo um doce. E no final ela se tornou aquele Milka ao Leite... hahaha

Enfim, eu comecei o livro meio truncado... irritada, mas acabei com sorriso nos lábios e lágrimas rolando soltas no meu rosto.
E com a lição de que não existe tempo certo, momento certo... toda hora é hora de começar, recomeçar, reconciliar... toda hora é hora de ser feliz!

:)) 14/06/2022

Um livro muito bonito sobre sair da zona de conforto e como as amizades e conexões podem transformar nossa vida.

"[...] pessoas que eu amava, que me amavam. Elas não o diziam, não era necessário, porque transparência em tudo que faziam."