A Irmandade das Calças Viajantes

Resenhas - A Irmandade das Calças Viajantes

1 | 2 | 3 | 4

juliepam 13/04/2009

Lindo !!
Uma linda historia de como as diferenças podem ser beneficas quando estamos dispostos a amar e aceitar as pessoas como elas são !
Uma amizade incrivel mesmo com tudo diferente ainda é possivel encontrar uma aprendizagem com cada novo acontecimenho !

Lua 19/11/2012

A Irmandade das Calças Viajantes por Luana
Esse é um daqueles livros adoráveis que tem fazem ficar triste quando acaba!

Com uma história envolvente sobre adolescência e amizade, faz você se sentir parte da Irmandade e ficar torcendo para que cada uma das protagonista tome a melhor decisão em cada situação! Repare que isso é diferente de torcer para que o melhor simplesmente aconteça.
Essa também é uma história sobre amadurecimento.

Joice (Jojo) 06/09/2009

Ann Brashares escreve muito bem, utilizando um estilo descontraído, mas sem ser coloquial demais. Muito bom!

Camila 11/02/2010

A Irmandade das Calças Viajantes
Um livro que conta a história de 4 amigas que fazem de suas diferenças o maior elo entre elas. Esse é o primeiro verão que vão passar longe umas das outras, e olha que elas já tem 15 anos... Para uní-las está uma calça jeans que, por mágica, serve muito bem nas quatro, apesar de elas terem tamanhos e formatos de corpo bem diferentes! As quatro amigas terão novas experiências e enfretarão momentos difíceis, mas sempre se lembrando do que é mais importante: o amor e a amizade! O livro é lindo!!!

Mih Del Debbio 08/04/2010

Calças Mágicas
Esse é um dos poucos livros que considerei o filme melhor.

Gostei da mensagem que o livro passa, da questão da amizade inabalável, do amor entre amigas/irmãs, da preocupação entre elas e da forma que encontraram de estar juntas mesmo que muito distantes.

Achei muito legal também que todas voltaram pessoas melhores das férias de verão.

Fora isso o livro não tem grandes emoções, nem muitas aventuras, nem romances realmente interessantes.. enfim café com leite. Vale pena prova de amizade!!

Alisson 16/12/2012

Era uma vez um par de calças.
Este é o livro que dá inicio à série com o mesmo nome. Também foi base para a adaptação cinematográfica com o nome de 4 amigas e um Jeans Viajantes.

Posso dizer que um livro que fala sobre calças mágicas não chamaria muito a minha atenção. Mas o que me surpreende neste livro não é o fato destas calças servirem em quatro amigas completamente diferentes. A mágica dele esteve na forma como a autora trata de assuntos divertidos e delicados impecavelmente.

A Irmandade das Calças Viajantes é formada por quatro amigas totalmente diferentes mas com muitas coisas em comum. Além de servirem em um mesmo par de calças Lena, Tibby, Carmen e Bridget também nasceram em setembro e são amigas desde vieram ao mundo, ou melhor, desde antes disso.

Lena é a bela. Leva as calças durante o verão na Grécia e depois de um banho no lago que gera uma tremenda confusão começa a pensar sobre seu comportamento e o rumo que está levando.

Tibby ficou em casa neste verão, no começo achei a parte dela a mais chata , mas com certeza foi melhorando e em seus capítulos ocorreram as coisas mais emocionantes! Não quero contar muito pra não estragar o enredo.

Carmen tem os pais separados. E quando pensa que finalmente vai passar o tão sonhado tempo com o pai ela acaba tendo surpresas nada agradáveis. E acaba se transformando na enteada mal criada!

Bridget é corajosa e tem muita atitude. Em um verão em um acampamento de futebol acaba se envolvendo com o treinador e isso vai abrir rachaduras nunca fechadas como o seu relacionamento com o pai e a morte da mãe.

Como disse no começo da resenha e autora trata de assuntos distintos de forma impressionante. Posso dizer que lendo esse livro e ri e depois chorei ao virar uma página. Não que tenha apelo a nenhuma dessas partes, é só uma questão de que Ann Brashares explora os personagens de um jeito muito transparente e real. Como as pessoas realmente são. É um livro pautado no amor e na amizade verdadeira.

Mais resenhas em http://contandolivros.blogspot.com.br/

Liz 04/11/2011

"[...] estava triste porque pessoas como Bee e Kostos, que tinham perdido tudo, ainda se viam abertas para o amor, enquanto ela, que nada perdera, fechava-se."

Bee, Lena, Carmen e Tibby são muito diferentes umas das outras, mas a amizade entre elas é forte e verdadeira. Quando, num verão, percebem que não passarão as férias juntas, elas decidem compartilhar um par de calças que consideram mágicas para dar sorte em suas aventuras e continuarem unidas mesmo separadas. Acompanhamos todas as quatro durante esse tempo, vendo como cada uma lida com os problemas que surgem.

Eu já tinha lido esse livro há um tempão, por ter gostado do filme. Naquela época era quase uma criança e só havia lido por pura diversão mesmo; desta vez, li com um pouco mais de atenção. Não gostei tanto como tinha antes, mas nem por isso foi uma leitura desperdiçada. Brashares é uma ótima escritora, e acho que tem um enorme potencial para gêneros mais maduros.

Todas as protagonistas possuem desenvolvimentos muito bem construídos e, com exceção de Lena, são muito carismáticas.às vezes os problemas pelos quais elas passam não são, digamos, graves, mas o drama feito em torno deles sempre me parecia bem exagerado. Isso me irritou um pouco, mas acho que seja um ponto positivo, pois uma vez que são adolescente, devem se comportar como tais - quantas vezes já não fizemos um alvoroço por um problema que depois se mostraria ser tão idiota?

De todos os personagens, foi de Lena quem eu menos gostei, mas também foi a que realmente me fez parar para pensar. Desde o começo achei-a uma pessoa bem irritante e enjoada, além de ter no livro uma história muito arrastada. Mas eu acabei percebendo que (tirando a beleza) eu sou quase uma encarnação da garota, eu me pareço muito com ela. Passei a pensar mais nos meus atos, em como ajo com as pessoas. Bom, nem por isso passei a gostar dela.

A história de Tibby foi a que mais me emocionou e a minha favorita, tanto na 1ª leitura quando nessa. Ela foi a personagem que mais e melhor evoluiu. Também gostei bastante do arco de Bee, mais pela personagem do que pela história em si. Acho que, das quatro, é a minha favorita. Simpatizei-me muito com ela, incrível como alguém consegue ser tão alegre mas tão triste ao mesmo tempo. Já de Carmen não gostei muito, não sei o porquê. Talvez seja - como ela mesma comenta no começo - porque ela não tem uma personalidade própria como as suas amigas. O arco dela também é legal, mas acho que deve ser mais interessante para quem já tenha passado por uma situação parecida com a dela.

Enfim, A Irmandade das Calças Viajantes é um ótimo livro infanto-juvenil. Achei-o realista e até profundo, e recomendo para qualquer um que não tenha repulsa por um melodrama.

Nii. 23/10/2010

"A Irmandade das Calças Viajantes" narra o primeiro verão que elas passaram afastadas umas das outras e os desafios que cada uma vai ter que enfrentar. Quando elas encontram(em uma ida às compras) uma calça que cabe em todas, esta se torna uma mágica calça que irá ser o elo entre as quatros durante esse verão.

Cada uma tem sua particularidade e esse verão vai por a prova os seus limites. Bridget, em um acampamento no méxico, é corajosa e determinada e terá que enfrentar descobertas bem fortes em função disso. Lena, na grécia,tem difulculdade em dizer o que pensa e em confiar e essa viagem vai exigir mudanças em suas atitudes. Carmen vai passar um tempo com o pai na Carolina do norte e lá encontra muitas novidades, e ela odeia surpresas. A Rebelde Tibby tem o verão que mais emociona no livro. Me fez derramar muitas lágrimas...

Gostei muito da história. A Brashares escreve muito bem e escreveu uma Irmandade apaixonante. Me identifiquei com um pouco de cada uma, são personagens bem reais e a sensibilidade com que a autora descreve me cativou ainda mais.

Mais em:

Paula 29/01/2011

Comecei a leitura não colocando muita fé no livro (já que nunca tinha visto o filme), nas primeiras páginas fui devagar, não estava instigante o suficiente. Mas depois que as férias começam e você se familiariza com as 4 amigas não consegue parar de ler. É sério, comigo foi assim.

O livro gira em torno de Bridge, Carmen, Lena e Tibby.
As 4 amigas com personalidades completamente diferentes, começam a aventura quando encontram a calça velha que misteriosamente serve em todas ( o que faz dela mágica) e como todas iram passar o primeiro verão de suas vidas separadas a calça se torna o elo entre elas. Aí é só rir da cara de pau de Bridge, se emocionar com Tibby, chorar com carmem e se render como Lena.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Esse é um livro sobre adolescentes e para adolescentes, mas como sou uma leitora sem idade definida, passeei pelas suas páginas também. Creio que seja essa a magia que a literatura exerce sobre mim, posso ter qualquer idade, estar em qualquer lugar e viver em qualquer tempo, seja ele passado, presente, futuro ou alguma era mitológica.

Mas A IRMANDADE DAS CALÇAS VIAJANTES é um livro que agrada apenas o seu público alvo, não é como os da saga Harry Potter que atingiu uma diversidade enorme de leitores. A história se assemelha muito com as daqueles filmes americanos sobre acampamentos de férias que assistia na “Seção da tarde”.

A irmandade é formada por quatro amigas: Tibby, Carmen, Bridget e Lena; e a amizade que as une é muito antiga já que suas mães são amigas e elas se conhecem desde o tempo em que usavam fraldas. Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar as férias de verão separadas umas das outras.

Preocupadas com o que a distância poderia causar nessa forte ligação, elas decidem, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado.

Essa é a parte da história que eu achei um pouco surreal, pois pelo que o livro descreve, elas não são nada parecidas fisicamente, assim seria impossível uma calça jeans vestir perfeitamente as quatro meninas, mas, é exatamente isso que acontece, como se a calça fosse mágica. Isso fez com que ela fosse eleita por unanimidade o símbolo de amizade da irmandade e passou a pertencer às quatro amigas igualmente.

O acordo feito é o seguinte: uma delas é sorteada para ficar com a calça em um primeiro momento, depois ela envia a calça pra uma das outras amigas acompanhada por uma carta contando o que lhe aconteceu de especial enquanto usava o jeans, pois elas acreditavam que algo mágico sempre aconteceria a quem estivesse usando esse “amuleto”. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.

E assim segue a história, com a calça viajando de um lado para outro fazendo com que suas usuárias vivam momentos intensos, passem por grandes provas, solucionem grandes problemas, superem decepções, façam descobertas... enfim, cada uma delas passa por experiências inesquecíveis, onde a calça mágica faz realmente a diferença.

É na adolescência que a gente descobre a importância de uma calça jeans, e acabamos levando isso para a vida adulta, essa peça é tão básica no nosso vestuário que acabou se tornando uma espécie de uniforme que pode ir à escola, ao trabalho ou a uma festa. Esse foi o primeiro livro que li que focou isso, e até agora o único, me fez parar para pensar no quanto eu uso jeans.

Outra coisa que essa história me levou a refletir foi na importância que damos a amizade durante a adolescência, não que ela não tenha importância em outras fazes da vida, já que é fundamental em qualquer uma delas; mas desta fase é só o que nos importa, não ligamos para a família, por exemplo, queremos pertencera um grupo e esse grupo é o dos amigos, geralmente da escola.

Tibby, Carmen, Bridget e Lena fizeram com que eu me lembrasse muito da minha adolescência, pois também fiz parte de um grupo de quatro amigas do qual eu sinto muita saudades. Pois é, uma história sobre adolescentes que despertou uma nostalgia muito agradável em meio as minhas lembranças.

Marina Russo 18/07/2011

Eu terminei a leitura há pouco tempo e sinceramente não consigo encontrar palavras para dizer o quanto eu amei esse livro. Eu não tenho nada negativo a acrescentar. Foi uma leitura gratificante, onde fui capaz de me identificar com tudo: da narrativa até as personagens.

Eu vi um pouquinho de mim em cada uma das quatro amigas. Eu me vi em Carmen e sua situação complicada com o pai, eu me vi em Bridget e sua necessidade em sempre ter alguém ao seu lado para dizer que o mundo não está vazio. Me vi em Tibby e sua mania de julgar as pessoas sem conhecê-las. E acima de tudo eu me vi em Lena, a mais fechada e silenciosa do grupo.

Lógico que não posso deixar de fora as comparações com o filme e me sinto na obrigação de dizer é uma das poucas vezes em que um filme faz jus ao livro do qual foi adaptado. Até as atrizes escolhidas se encaixam perfeitamente com a descrição feita no livro.

A Irmandade das Calças Viajantes é um livro tocante, mágico e que me fez chorar muitas vezes. Eu recomendo a todos.

Lorena 08/12/2011

Nada no mundo pode separá-las
Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas desde o nascimento. Suas mães frequentavam a academia para gestantes juntas, elas nasceram no mesmo mês e de coincidências a amizade delas foi moldada.

O primeiro livro começa no verão em que elas se separam pela primeira vez. Cada uma com seus medos e receios por dar um passo à frente sem as suas amigas inseparáveis que quando juntas, invariavelmente, se sustentam.

A calça foi comprada por Carmem, em um brechó, e em um pacto maluco elas decidem compartilha-la por todo o verão para que assim continuassem unidas, de certa forma.

Por todo o livro a calça vai e vem com sonhos, medos e experiências únicas para cada, formando um elo entre elas e dimensionando experiências incrível da descoberta adolescente.

Ann Brashares traz uma mensagem encantadora sobre medos, amizades e descobertas. Uma linguagem simples, continua e envolvente. Não há como não se encantar e se ver espelhada em uma das meninas.

Li em poucos dias e na mesma época assisti o filme com Blake Lively e Alexis Bledel. Ambos são encantadores à sua maneira, histórias suaves de adolescentes para adolescentes.

Não decidir se recomendo ou não a leitura. É um tipo de história que vale a pensa ser lida para relaxar. Se é interessante ou não, envolvente ou não, depende dos olhos de quem lê.

A irmandade das calças viajantes possui quatro volumes, no Brasil: A irmandade das calças viajantes, O segundo verão da irmandade, Meninas de Calça e Para sempre azul. Também foram lançados dois filmes: Quatro amigas e Jeans viajante 1 e 2.

Mais em milalices.blogspot.com

Poli 28/08/2012

Um Livro Juvenil para adultos.
História Maravilhosa!!

1 | 2 | 3 | 4